Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
Como proceder quando um usuário não consegue visualizar algum portlet
Como proceder quando um usuário não consegue visualizar algum portlet

FAQ: Como proceder quando um usuário não consegue visualizar algum portlet?

 

Produto:Datasul
Versão:10 e 11

 

Causa

Usuário não consegue visualizar um portlet na Área de trabalho (área de home portlets) ou nas áreas laterais (área de compact portlets).

Solução

O vínculo de um usuário a um portlet é realizado através do papel (grupo de usuário) que está ligado a este portlet. O usuário deve estar atrelado a um papel, e este deve estar atrelado ao portlet.

Para fazer essa configuração:

01) Acessar Foundation > Menu > Cadastros > Manutenção de Programa Produto Datasul. Neste programa, acionar o botão de pesquisa (lupa).

02) Na tela de pesquisa, acessar a aba "Descrição" e digitar o nome do portlet no campo "Programa". Exemplo: “Calendário”, “Calculadora”, etc.

03) Ao efetivar a pesquisa através do botão de confirmação (“check” verde), será pesquisado o portlet correspondente ao nome inserido e apresentado em tela. Com um duplo clique sobre ele, a tela de pesquisa é fechada automaticamente. Na tela "Manutenção de Programa", acionar o botão "Grupo de Segurança" (ícone cadeado).

04) Na tela "Atualizar Grupos de Segurança" serão apresentados os papéis aos que o respectivo portlet está relacionado. Para associar papéis ao portlet, basta selecioná-lo no painel "Grupos Disponíveis" e transferí-los para o painel "Grupos do Programa". Para desassociá-los basta selecionar o papel no painel "Grupos do Programa" e transferí-lo para o painel "Grupos Disponíveis".

05) No painel "Grupo de Programa", pode ser definido o local em que o portlet será visualizado, através das colunas "Compact" e "Home". Se for assinalado "Compact", o portlet ficará disponível na área de "Compact Form" (áreas laterais do produto, sendo visíveis tanto no Menu quanto na Área de trabalho). Se for assinalada a opção "Home", o portlet ficará disponível somente na área de trabalho.

06) Abrir a tela "Manutenção Grupos de Usuários Produtos", localizada em Foundation > Segurança > Cadastros > Manutenção Grupos de Usuários Produtos. Na aba "Geral", clicar no botão "Grupo Segurança" e verificar se o usuário possui algum dos papéis necessários para visualizar o respectivo portlet.