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CADASTRO DE FILIAÇÃO
Características do Requisito
Linha de Produto: | RM | ||||||||||
Segmento: | Educacional | ||||||||||
Módulo: | Totvs Gestão Educacional | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Cadastros Iniciais: | Cadastrar aluno | ||||||||||
Parâmetro(s): | N/A | ||||||||||
Ponto de Entrada: | N/A | ||||||||||
Chamados Relacionados | N/A | ||||||||||
Requisito (ISSUE): | N/A | ||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | SQL Server e Oracle | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | VFILIACAO | ||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows 7 | ||||||||||
Versões/Release: | 12.1.8 |
Descrição
Substituição do cadastro de pai e mãe do aluno por um anexo de filiação para possibilitar o cadastro de famílias multiparentais.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (12.1.8) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
1.1 Multiparentalidade
A multiparentalidade pode ser definida como a possibilidade de uma pessoa ter mais de um pai ou mãe em seu registro civil.
Em decisão inédita no ano de 2012, o Tribunal de Justiça de São Paulo deferiu pedido para acrescentar na certidão de nascimento de jovem de 19 anos o nome da mãe socioafetiva, sem ser retirado o nome da mãe biológica. Esta morreu três dias após o parto, sendo que quando o filho tinha dois anos o pai se casou com outra mulher, postulante da ação em conjunto com o enteado.
(FOLHA DE SÃO PAULO, 2012)
1.2 Modelo de Certidão de Nascimento
Nos modelos anteriores de Certidão de Nascimento, havia apenas dois campos destinados à filiação do aluno: Pai e Mãe. Esses modelos não atendiam as novas possibilidades de multiparentalidade e parentalidade socioafetiva.
Apenas em 2011, os campos destinados ao nome do pai e nome da mãe foram alterados apenas para filiação, que é um campo livre, sem distinção de sexo e quantidade de pessoas.
Modelo Anterior - Certidão de Nascimento utilizada antes de 2010:
Modelo Anterior - Certidão de Nascimento utilizada a partir de 2010:
Modelo Novo - Certidão de Nascimento utilizada a partir de 2011:
1.3 Cadastro de Alunos – Versão 12.1.7
No Educacional só existia a possibilidade de cadastrar um pai e uma mãe para o aluno. Porém existem casos em que o aluno é registrado, em sua certidão de nascimento, com dois pais, duas mães, ou até mesmo um pai e duas mães.
Na guia Responsáveis da tela de Alunos existia apenas a opção de informar um pai e uma mãe para o aluno, e a opção de cadstrar esse pai ou essa mãe como Responsável Financeiro.
Também era possível atualizar o endereço do pai e/ou da mãe através da funcionalidade “Atualização de endereços” da guia Endereço.
1.4 Cadastro de Alunos – Versão 12.1.8
Ao abrir a tela de Alunos irá aparecer a seguinte mensagem:
“A partir da versão 12.1.8, as informações de filiação (pai e mãe) passam a ser cadastradas através do anexo ‘Filiação’ e não mais na aba ‘Responsáveis’.
A alteração foi feita para atender às novas funcionalidades de parentalidade.
Para conseguir utilizar o anexo de Filiação através do Cadastro de Alunos, é necessário configurar a permissão de acesso ao menu para os módulos Educacional e Gestão de Pessoas.”
Na guia Responsáveis da tela de Aluno não existe mais a opção de cadastrar pai e mãe.
O(s) pai(s) e/ou mãe(s) deve(m) ser cadstrado(s) através do Anexo Fiiliação.
Na tela de filiação terá o campo para selecionar a pessoa, e o campo Tipo de Relacionamento para informar se a pessoa é pai ou mãe do aluno. O campo de falecido é apenas informativo e poderá ser alterado apenas no cadastro de pessoas.
Foi criado um botão “Cadastrar PAI/MÃE como responsável”. Ao clicar no botão aparecerá uma tela para selecionar uma pessoa da filiação ou um responsável financeiro ou acadêmico.
Na tela de atualização de endereço virá a lista contendo todas as pessoas da filiação do aluno, além dos responsáveis financeiro e acadêmico
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (12.1.8) deste chamado.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab