Histórico da Página
...
Produto: | TOTVS Colaboração 2.0 |
Versões: | 12.1 e superiores |
Ocorrência: | Parametrização para emissão de NF-e |
Ambiente: | NF-e |
Passo a passo: | 1.1 Parametrizações EspecíficasPara receber ou enviar um arquivo XML de uma NF-e, é necessário realizar as seguintes parametrizações por Filial (menu “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento >> Integrações >> Fiscal >> Dados Fiscais >> Parâmetros por Filial ”)
1.2 Recebimento de NF-e O processamento do recebimento da NF-e é realizado através das seguintes etapas:
Atenção: Para que que a opção “Inclusão de Movimento com Arquivo XML” seja habilitada, é necessário que o tipo de movimento selecionado esteja parametrizado para ‘Recebimento NF-e’. A parametrização deve ser realizada em “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento” >> Gestão de Compras >> Recebimento de Materiais >> Tipo de Movimento >> Etapa TOTVS Colaboração”, no campo ‘Integração NeoGrid’.
Os arquivos XML de Nota fiscal Eletrônica (NF-e) recebidos são iniciados pela numeração 109.
1.3 Envio de NF-e O envio de NF-e é realizado através do processo “Vendas >> Faturamento >> SPED NF-e (Estadual) >> Processos >> Enviar NF-e”. Após o envio, o registro irá assumir o status ‘Pendente’, caso não ocorra nenhum erro de validação. Neste momento, o arquivo XML será criado e disponibilizado para envio pelo ClientEDI NeoGrid. Este, por sua vez, se encarregará de resgatar o arquivo criado automaticamente, e realizar o envio do mesmo para validação junto à SEFAZ. Caso ocorra algum problema ao enviar a NF-e devido a alguma informação incorreta/inválida, o registro receberá o status de ’Inconsistente’. Neste caso, o movimento deve ser corrigido, e o processo de envio deve ser realizado novamente. Após o envio, o sistema irá aguardar o retorno da SEFAZ, realizado por intermédio da Neogrid. Através do retorno, os status das notas serão atualizados. A NF-e poderá assumir os seguintes status, que irão indicar a aprovação ou não da mesma pela SEFAZ:
Todos os status acima são atualizados pelo Job de consulta do TOTVS Colaboração em “Integrações >> Monitor de Arquivos TOTVS Colaboração >> Processos >> Serviço TOTVS Colaboração Consulta” (ver item 4 – Jobs), que é responsável por resgatar o retorno disponibilizado pelo ClientEDI da Neogrid. Atenção: Para o envio , é necessário que o tipo de movimento selecionado esteja parametrizado para ‘Envio de NF-e’. A parametrização deve ser realizada em “Ambiente >> Parâmetros >> Gestão de Estoque, Compras e Faturamento >> Vendas >> Faturamento >> TOTVS Colaboração ” no campo ‘Integração NeoGrid’.
Os arquivos de Nota fiscal Eletrônica (NF-e) criados para envio são iniciados pela numeração 170.
1.4 Carta de Correção A carta de correção é um evento da NF-e, e deve ser utilizado quando ocorrer algum erro na emissão da nota que, de acordo com a legislação, possa ser corrigido através de uma CC-e. Somente para as NF-e’s que já tenham sido autorizadas pela SEFAZ (status = ‘Autorizada’) podem ser enviadas CC-e’s. Para emitir uma CC-e é necessário acessar a opção “Vendas >> Faturamento >> SPED NF-e (Estadual) >> Processos >> Envio de Evento NF-e”. Ao entrar na tela, deve-se escolher o tipo de evento ‘Carta de Correção Eletrônica’, informar no campo texto a correção desejada e clicar em ‘Executar’. Enquanto aguarda o retorno da SEFAZ, realizado por intermédio da Neogrid, o registro de evento da NF-e recebe o status ‘Pendente’. Após o retorno , o evento volta ao status ‘Autorizado’.
Para verificar o resultado do processamento do evento enviado/recebido, é necessário verificar em “Anexos >> Eventos da NF-e” ou em “Anexos >> Histórico da NF-e ”. O histórico do evento poderá ser consultado através da tela de edição do evento no menu “Anexos >> Histórico do Evento ”. A atualização dos registros será realizada pelo Job de consulta do TOTVS Colaboração em “Integrações >> Monitor de Arquivos TOTVS Colaboração >> Processos >> Serviço TOTVS Colaboração Consulta” (ver item 4 – Jobs), que é responsável por resgatar o retorno disponibilizado pelo ClientEDI da Neogrid. Os arquivos de Carta de Correção da NF-e (CC-e) criados para envio são iniciados pela numeração 301.
1.5 Cancelamento de NF-e O cancelamento de NF-e é utilizado quando existe alguma informação incorreta que não pode ser corrigida pela CC-e. Os passos para o cancelamento são os mesmos percorridos para o envio da CC-e, ou seja, acessar a opção “Vendas >> Faturamento >> SPED NF-e (Estadual) >> Processos >> Envio de Evento NF-e”, só que ao entrar na tela, deve-se escolher o tipo de evento ‘Cancelamento da NF-e’, e informar no campo texto o motivo do cancelamento. Após o preenchimento , basta clicar em ‘Executar’. Após o envio da solicitação de cancelamento, a NF-e irá receber temporariamente o status ‘Cancelamento Pendente’ e após o retorno da SEFAZ, realizado por intermédio da Neogrid, a NF-e poderá receber um dos status abaixo:
Todos os status acima são atualizados pelo processo “Serviço TOTVS Colaboração Consulta” do Job de consulta do TOTVS Colaboração (ver item 4 – Jobs), que é responsável por resgatar o retorno disponibilizado pelo ClientEDI da Neogrid. Atenção: O cancelamento só pode ser feito dentro de um determinado prazo. A SEFAZ deve ser consultada para saber qual o correto período no qual este tipo de evento pode ser enviado. Somente NF-e’s que já tenham sido autorizadas pela SEFAZ (status = ‘Autorizada’) podem ser canceladas.
Os arquivos de cancelamento da NF-e criados para envio são iniciados pela numeração 171.
|
Observações: | Para mais informações:
|
...