Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

RECEBIMENTO DE IMPORTAÇÃO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Import Control

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Recebimento de Importação

EICDI154

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Desembaraço

EICDI502

DespesasEICA110

Parâmetro(s):

MV_EIC0060

Chamados Relacionados

TTUFTN

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versões/Release:

11.80.13

Versão Expedida:11.80.14 

Descrição

Disponibilizada a possibilidade de efetuar o rateio das despesas de importação, que fazem parte da base do imposto ICMS, pela quantidade de adições do processo de desembaraço na geração do documento de entrada. Para isso foi criado o parâmetro MV_EIC0060, onde será possível informar as despesas de importação, base de ICMS, que serão rateadas considerando este critério, tendo este esta relevância sobre os rateios padrões configurados no cadastro da despesa (por peso ou valor FOB/CIF) na apuração do valor por adição.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador UITTUFTN é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite U_UITTUFTN no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a _29_/_12_/_2015_.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e executa o compatibilizador.
  2. No módulo Configurador (SIGACFG) acesse Atualizações / Cadastros / Parâmetros e verifique que o parâmetro MV_EIC0060 é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

MV_EIC0060

Tipo:

Caracter

Descrição:

Despesas de importação base de ICMS que serão rateadas pela quantidade de adições. Informe os códigos, com separador. Ex.: 401/405/408...

Valor Padrão:

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

1. Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_EIC0060

Tipo

Caracter

Descrição

Despesas de importação base de ICMS que serão rateadas pela quantidade de adições. Informe os códigos, com separador. Ex.: 401/405/408...

Valor Padrão

 

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC0060

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

407/408 (Exemplo)

Descrição:

Despesas de importação base de ICMS que serão rateadas pela quantidade de adições. Informe os códigos, com separador. Ex.: 401/405/408...

 

Procedimento para Utilização


Pré-requisitos:

Possuir um processo de importação na fase de desembaraço.

 

       1.           No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Atualizações / Financeiro / Cadastro de Despesas (EICA110).

       2.            Acesse em modo de alteração a despesa informada no parâmetro MV_EIC0060. Na pasta Cadastrais altere o conteúdo do campo Base Imposto (YB_BASEIMP) para 2=Não e o conteúdo do campo Base ICMS (YB_BASEUCM) para 1=Sim. Na pasta ICMS UF informe para qual Estado a despesa é base de imposto. Confirme as alterações

       3.            Em Atualizações / Desembaraço / Manutenção (EICDI502) acesse a opção Despesas em Ações Relacionadas. Informe a despesa para o processo.

       4.            Conclua a manutenção do processo de desembaraço, informando os valores, taxas, invoices, adições e os dados da Declaração de Importação.

       5.            Em Atualizações / Desembaraço / Receb. Importação (EICDI154) acesse a opção Primeira, Nota Mãe ou Única para a geração do documento de entrada. Na tela principal, oberve na coluna "Desp Base ICMS (R$)" que o valor da despesa foi distribuído proporcionalmente a quantidade de adições.

                      Acessando a opção Itens, também pode ser observado que os valores da coluna "Desp Base ICMS (R$)" foram distribuidos proporcionamente pelos itens. Caso a adição possua dois ou mais itens, os valores serão rateados por estes itens respeitando o critério definido no cadastro da despesa (peso ou valor FOB/CIF).