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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Tendo as quantidades separadas será possível efetuar o processo de distribuição que deverá ser de acordo com as seguintes regras:

·         O usuário irá acessar a rotina de “Distribuição Separação” pelo menu do ACD e informa o produto, lote e sub-lote, caso exista, (Passo 01) e com base nestas informações o sistema irá verificar se existe um ou mais pedidos de venda que possuem quantidades para serem distribuídas.

 

·         Caso não exista nenhum pedido será informado ao usuário que o produto não faz parte de nenhuma distribuição em andamento ou pendente. Caso exista, será mostrado uma listagem dos pedidos de venda (Passo 02) com as suas respectivas quantidades e o usuário deverá escolher um destes pedidos.

 

 

·         Escolhido o pedido, será verificado se já existe algo distribuído para este pedido e será indicado ao usuário para levar este pedido para o mesmo endereço (Passo 03) solicitando a confirmação do mesmo.

 

·         Caso não exista nada distribuído, será solicitado para o usuário informar um endereço (Passo 04) para este pedido e será gravado este endereço como destino para a distribuição deste pedido, forçando todos os outros itens do mesmo pedido a serem distribuídos neste mesmo endereço.

 

 

·         Junto com a confirmação do endereço, deverá ser solicitado a quantidade que o usuário estará distribuindo, pois pode ser que não esteja distribuindo toda a quantidade separada numa mesma movimentação.

 

·         Após informados estes dados serão gravados os campos “Quantidade Distribuída” e “Endereço Distribuição”, quando as quantidades original, separada e distribuída baterem, será considerado o item e o pedido como finalizado.

 

 

·         Caso seja feita uma nova liberação deste mesmo pedido, num momento posterior, deverá verificar se este pedido está todo faturado.

 

·         Caso esteja, deverá criar um novo registro de distribuição para este pedido.

 

·         Caso não esteja, deverá reabrir esta mesma distribuição e somar a quantidade original para este mesmo pedido de venda.

 

·         Nas validações do endereço a ser utilizado para alocar um pedido durante a distribuição será apenas consistido se neste mesmo endereço não existe um pedido já alocado que esteja ainda em processo de distribuição. Pois como não há um processo de “desalocação” da distribuição, uma vez finalizado a distribuição, será considerado que aquele endereço poderá ser ocupado por outro pedido assim que for fisicamente liberado, ficando a cargo do operador da distribuição identificar os endereços que estão fisicamente livres.

 

·         Deverá ser criado uma rotina de acompanhamento deste processo de distribuição que permitirá monitorar este processo pelo desktop. Esta rotina será semelhante ao processo de “Monitor de Recebimento” e “Monitor de Volumes”, seguindo o mesmo estilo de telas e visualização. Porém, esta rotina será apenas para acompanhamento, não será possível interagir com este processo nem fazer a distribuição por esta tela, apenas visualização.

·         Caso seja estornada uma ordem de serviço de um pedido de venda destas distribuições, será desfeito este processo de distribuição independentemente de onde esteja o processo, ou seja, as quantidades original, separada e distribuída serão descontadas com a quantidade estornada das movimentações. Caso não esteja tudo distribuído, preferencialmente será descontado apenas da quantidade separada.

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

 

Módulo

 

Segmento Executor

 

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

 

Réplica

 

País

(  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Ajustar o processo de expedição para tratar a aglutinação ade atividades conforme utilizada no processo de endereçamento e disponibilizar a opção de aglutinação por produto, que permitirá a aglutinação de produtos iguais de diferentes pedidos de venda.

Possibilitar através da separação por onda, que aglutina produtos iguais de diferentes pedidos de venda a distribuição dessa separação no endereço destino, separando as quantidades referentes a cada pedido de venda, direcionando para um endereço exclusivo e assim realizar a montagem de volume e expedição.

Exemplo de aplicação:

Separação por Onda

No processo de expedição atual a aglutinação de produtos ocorre somente na montagem de carga, onde permite juntar produtos iguais de pedidos da carga ou pedidos da carga e assim gerar uma ordem de serviço de separação aglutinada, contudo, acaba não permitindo a a rastreabilidade das quantidade do pedido, pois não temos como identificar na ordem de serviço gerada, a quantidade de cada pedido.

Para permitir uma separação por onda de expedição, será implementado o mesmo conceito de aglutinação do processo de endereçamento, que aglutina somente na execução das ordens de serviço as atividades que as regras WMS permita.

As aglutinações configuráveis no cadastro de tarefas x atividades são:

  • 1 = Não Aglutina - Não aglutina as atividades;
  • 2 = Documento - Aglutinará os produtos iguais dentro do mesmo documento, quando o documento de entrada ou pedido de venda possuírem itens iguais em sequencias diferentes;

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

  • 3 = Cliente / Fornecedor - Aglutinará os produtos iguais de documentos que sejam do mesmo cliente e fornecedor;
  • 4 = Carga - Aglutinará produtos iguais dos pedidos de venda da mesma carga (Somente expedição);
  • 5 = Carga / Cliente - Aglutinará produtos iguais dos pedidos de venda da mesma carga e clientes iguais (Somente expedição);
  • 6 = Produto - Aglutinará os produtos iguais de qualquer documento ou pedido de venda
Observação: Respeitando as regras do WMS, como por exemplo a norma.

Distribuição da Separação

Como o processo de separação por onda acaba juntando os pedidos de venda e disponibilizando para expedição na doca, se faz necessário um processo de que permita a distribuição na doca dessas quantidades aglutinadas separando-as nas quantidades solicitadas de cada pedido de venda, direcionando para endereços dentro da doca como colmeias para posterior montagem de volumes e expedição desses pedidos.

Para atender a necessidade será disponibilizado o processo de distribuição da separação que gerenciará as quantidades de cada pedido e endereço destino que serão acondicionados os produtos.

Definição da Regra de Negócio

Separação por onda

Deverá ter a possibilidade de realizar a separação por onda, onde as atividades se separação poderão ser aglutinadas por documento, cliente / fornecedor, carga, carga / cliente ou produto.

Hoje os produtos de uma mesma carga já são aglutinados na montagem de carga, gerando a ordem de serviço (DCF) aglutinada, para que funcione corretamente, será necessário retirar do processo de montagem de carga a junção dos pedidos de venda, passando a ser feito somente na execução das ordens de serviço.

No cadastro de tarefas x atividades o campo "Tipo de Agl." (DC6_TPAGLU) determina que tipo de aglutinação será aplicada para a atividade, deverão ser criadas duas novas opções para esse campo, "5 = Carga/Cliente" e "6 = Produto".

Ao executar as ordens de serviço, será verificado se a atividade do serviço poder ser aglutinada conforme informado no cadastro de tarefas x atividades, serão buscadas as atividades executadas ainda não iniciadas para analisar a possibilidade de aglutinação, lembrando deverá respeitar a norma do respectivo produto.

Deverá possibilitar o estorno de um pedido de venda de uma separação aglutinada, para isso, após efetivar a separação, as movimentas do estoque devem ser realizadas automaticamente para cada respectivo pedido de venda.

OMSA200 - Montagem da Carga

Como a aglutinação não será mais realizada a partir da montagem da carga, algumas validações deverão ser retiradas:

  • Deverá ser retirada a pergunta "Aglutina OS WMS por?" (MV_PAR17);
  • Adequar a ordem das perguntas que ficam após a pergunta 17;
  • Nos pontos onde está sendo tratada a pergunta 17, deverão ser retirados os comando.

WMSDTCMovimentosServicoArmazem - Regras Movimentos WMS

Incluir o tratamento para aglutinar os movimentos da ordem de serviço por produto.
Distribuição da Separação
WMSA070 - Serviço x Tarefa
Deverá ser criado no cadastro de serviço x tarefa a indicação se o serviço realiza distribuição de separação, incluir o campo DC5_DISSEP. deverá ter valor default "2 - Não" e será habilitado somente para o serviço de expedição.
Ao executar as ordens de serviço serão geradas as informações correspondentes a distribuição da separação (D0D e D0E) com as quantidades das movimentações e ao serem finalizadas as movimentações serão atribuídas as quantidades separadas.
WMSV040 - Distribuição Separação

Tendo as quantidades separadas será possível efetuar o processo de distribuição que deverá ser de acordo com as seguintes regras:

  • O usuário irá acessar a rotina de “Distribuição Separação” pelo menu do ACD e informa o produto, lote e sub-lote, caso exista, (Passo 01) e com base nestas informações o sistema irá verificar se existe um ou mais pedidos de venda que possuem quantidades para serem distribuídas
  • Caso não exista nenhum pedido será informado ao usuário que o produto não faz parte de nenhuma distribuição em andamento ou pendente. Caso exista, será mostrado uma listagem dos pedidos de venda (Passo 02) com as suas respectivas quantidades e o usuário deverá escolher um destes pedidos.
  • Escolhido o pedido, será verificado se já existe algo distribuído para este pedido e será indicado ao usuário para levar este pedido para o mesmo endereço (Passo 03) solicitando a confirmação do mesmo.
  • Caso não exista nada distribuído, será solicitado para o usuário informar um endereço (Passo 04) para este pedido e será gravado este endereço como destino para a distribuição deste pedido, forçando todos os outros itens do mesmo pedido a serem distribuídos neste mesmo endereço.
  • Junto com a confirmação do endereço, deverá ser solicitado a quantidade que o usuário estará distribuindo, pois pode ser que não esteja distribuindo toda a quantidade separada numa mesma movimentação.
  • Após informados estes dados serão gravados os campos “Quantidade Distribuída” e “Endereço Distribuição”, quando as quantidades original, separada e distribuída baterem, será considerado o item e o pedido como finalizado.
  • Caso seja feita uma nova liberação deste mesmo pedido, num momento posterior, deverá verificar se este pedido está todo faturado.
  • Caso esteja, deverá criar um novo registro de distribuição para este pedido.
  • Caso não esteja, deverá reabrir esta mesma distribuição e somar a quantidade original para este mesmo pedido de venda.
  • Nas validações do endereço a ser utilizado para alocar um pedido durante a distribuição será apenas consistido se neste mesmo endereço não existe um pedido já alocado que esteja ainda em processo de distribuição. Pois como não há um processo de “desalocação” da distribuição, uma vez finalizado a distribuição, será considerado que aquele endereço poderá ser ocupado por outro pedido assim que for fisicamente liberado, ficando a cargo do operador da distribuição identificar os endereços que estão fisicamente livres.
  • Deverá ser criado uma rotina de acompanhamento deste processo de distribuição que permitirá monitorar este processo pelo desktop. Esta rotina será semelhante ao processo de “Monitor de Recebimento” e “Monitor de Volumes”, seguindo o mesmo estilo de telas e visualização. Porém, esta rotina será apenas para acompanhamento, não será possível interagir com este processo nem fazer a distribuição por esta tela, apenas visualização.
  • Caso seja estornada uma ordem de serviço de um pedido de venda destas distribuições, será desfeito este processo de distribuição independentemente de onde esteja o processo, ou seja, as quantidades original, separada e distribuída serão descontadas com a quantidade estornada das movimentações. Caso não esteja tudo distribuído, preferencialmente será descontado apenas da quantidade separada.

 

WMSA540 - Monitor Distribuição Separação
Permitir visualizar as distribuições de separação e monitorar o seu andamento.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
 


Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.