Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

RECEBIMENTO AUTOMÁTICO DE NF-e

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Construção & Projetos

Módulo:

TOTVS Gestão de Estoque Compras e Faturamento

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Recebimento de NF-e: Inclusão de Movimento através de XML

???

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Parametrização por Filial

???

Definições de Cli / For – Totvs Colaboração

???
Diferença de Tributos Calculados x Tributos do XML???
Cópia por Referência???
Produtos Totvs Colaboração???
Natureza Inversa Totvs Colaboração???
Unidades de Medida Totvs Colaboração???
Anexo de Movimentos - Status Inconsistente???

Chamados Relacionados

TSRMCN

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL e Oracle

Tabelas Utilizadas:

 

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Versões/Release:

12.1.9

Descrição

O objetivo dessa implementação é permitir a importação automática das notas fiscais eletrônicas, através do processo do TOTVS Colaboração 2.0.

O atual processo responsável pelo recebimento da NF-e, exige a intervenção manual do usuário para resolver alguns conflitos, tais como, tradução dos produtos, seleção da natureza de operação, entre outros. A fim de simplificar este processo, será implementado o recebimento automático da NF-e, o qual será capaz de solucionar todas estas questões, mediante uma prévia configuração, sendo que todas as validações/consistências executadas na criação manual do movimento serão também executadas no recebimento e criação automática da NF-e.

O Recebimento Automático da NF-e está disponível apenas para o TOTVS Colaboração 2.0, mas as melhorias de performance e de usabilidade das telas também estão disponíveis para o TOTVS Colaboração 1.0.

É importante salientar que para a utilização do TOTVS Colaboração é indispensável a contratação dos serviços da NeoGrid que é a responsável pelo processamento da leitura dos arquivos XML, pela comunicação com os webservices da SEFAZ e pelo retorno às consultas destes documentos. Estes, por sua vez, serão lidos e interpretados através da execução de JOBs específicos pelo ERP TOTVS Linha RM para a devida atualização dos dados no sistema.

Procedimento para Utilização

1. Parametrização

Para o correto funcionamento da rotina de Recebimento Automático das NF-e é necessário que sejam executadas algumas parametrizações. São elas:

 

1.1.  Tipo de Recebimento de NF-e

O campo "Tipo de Recebimento de NF-e" define a forma como o sistema irá realizar o processo de recebimento automático das NF-e. Esta informação é parametrizável por Fornecedor do Totvs Colaboração e/ou por Filial.

Assim, quando do recebimento automático de uma NF-e, caso o emitente da mesma conste na tabela de definições do Cli/For para o Totvs Colaboração ("Cadastros > Mais > Tabelas Auxiliares > Definições de Cli/For – Totvs Colaboração"), essa informação prevalecerá e assim para determinados fornecedores poderá ser definido um Tipo de Recebimento diferente do que é praticado geralmente. Para o preenchimento deste campo é importante avaliar quais os fornecedores que enviam o nº do Pedido de Compra no XML.

Caso no momento do recebimento automático de uma NF-e o emitente da mesma não conste na tabela de "Definições de Cli/For para o Totvs Colaboração", o sistema obedecerá ao que foi parametrizado para a filial de destino da NF-e em "Ambiente > Parâmetros > Gestão de Estoque, Compras e Faturamento > 04.03  - Integrações > 04.03.03 - Fiscal > 04.03.03.01 - Dados Fiscais > Parâmetros por Filial > Informações TOTVS Colaboração".

Assim, para evitar possíveis erros no momento do recebimento é importante que o parâmetro da filial esteja sempre preenchido indicando como o sistema deve proceder para os fornecedores cujo Tipo de Recebimento não foi informado.

Os Tipos de Recebimento possíveis são:

  • Inclusão Direta:O sistema não considera o código do pedido no XML e realiza a inclusão direta do movimentode NF-e com base nos dados existentes no XML. O movimento será criado, acatando a todas as parametrizações do seu tipo de movimento, ou seja, efetuando todas as integrações parametrizadas e terá o status 'Normal'; 

  •  Inclusão Direta - Status Não Processado:O sistema não considera o código do pedido no XML e realiza a inclusão direta do movimento com base nos dados existentes no XML, mas com o status “Não Processado”.  Um movimento criado com status 'Não Processado' existirá apenas como documentação, sem qualquer efeito sobre o sistema, ou seja, estes movimentos serão criados sem a geração de suas possíveis integrações com a Contabilidade, Financeiro e Estoque e não irão gerar movimentação no estoque, lançamentos financeiros, lançamentos contábeis, atendimentos no RMAgilis, etc. Para que estes movimentos passem a ter efeito os mesmos deverão ser processados, além de obrigatoriamente serem submetidos ao processo  "Conferir Movimento Totvs Colaboração" (vide item 4.3 deste documento);

  • Recebimento de Pedido:O sistema utiliza o código do pedido contido no XML para buscar o movimento correspondente e realizar o faturamento do mesmo, sendo que se o pedido não for encontrado na base de dados o novo movimento não será criado na base de dados pois o sistema abortará o processo, informando o motivo através do log de execução. 

  • Recebimento de Pedido ou Inclusão Direta:Através do conteúdo do XML, o sistema tentará identificar o respectivo pedido, e caso seja bem-sucedido, será realizado o faturamento do mesmo. Se o sistema não conseguir identificar nenhum pedido, a inclusão do movimento será feita através dos dados constantes do XML e sem nenhum relacionamento com qualquer outro movimento já existente na base de dados, ou seja, o movimento será criado acatando a todas às parametrizações do seu tipo de movimento, efetuando todas as integrações parametrizadas. O novo movimento terá o status "Normal";

  • Recebimento de Pedido ou Inclusão Direta - Status Não Processado:Através do conteúdo do XML, o sistema tentará identificar o respectivo pedido, e caso seja bem-sucedido, será realizado o faturamento do mesmo.  Se o sistema não conseguir identificar nenhum pedido, a inclusão do movimento será feita através dos dados constantes do XML e sem nenhum relacionamento com qualquer outro movimento já existente na base de dados, ou seja, o movimento será criado acatando às parametrizações do seu tipo de movimento, exceto as de integração, pois o movimento será criado com o status "Não Processado". Um movimento criado com status 'Não Processado' existirá apenas como documentação, sem qualquer efeito sobre o sistema, ou seja, estes movimentos serão criados sem a geração de suas possíveis integrações com a Contabilidade, Financeiro e Estoque e não irão gerar movimentação no estoque, lançamentos financeiros, lançamentos contábeis, atendimentos no RMAgilis, etc. Para que estes movimentos passem a ter efeito os mesmos deverão ser processados, além de obrigatoriamente serem submetidos ao processo  "Conferir Movimento Totvs Colaboração" (vide item 4.3 deste documento).

Lembre-se que caso para alguns fornecedores o tipo de recebimento seja diferente do que foi definido para a filial forneça esta informação em "Cadastros > Mais > Tabelas Auxiliares > Definições de Cli/For – Totvs Colaboração".


1.2.  Tipo de Movimento para Recebimento Automático de NF-e

Em “Ambiente > Parâmetros > Gestão de Estoque, Compras e Faturamento > Integrações > Fiscal > Parâmetros por Filial > Informações Totvs Colaboração”, deverá ser preenchido por filial o campo "Tipo de Movimento para Recebimento Automático de NF-e".

Este novo parâmetro é do tipo fórmula, e assim, através do mesmo, o usuário poderá implementar uma regra específica para buscar o tipo de movimento que será utilizado no recebimento automático da NF-e de cada filial.

Foram criadas duas novas funções de fórmula para auxiliar na criação dessa regra, são elas:

  • TABXMLCOLAB - Responsável por fornecer Coligada, Filial, Fornecedor e Natureza de Operação da tabela de entrada do XML

  • DADOSXMLCOLAB - Responsável por fornecer Qualquer informação do arquivo XML.

    Nesta função o usuário pode ter acesso a qualquer Tag do XML, para isto ele deve informar o caminho da tag separado por barra “/”, quando a tag possui índice, basta informar o índice através de Colchetes “[]” e, informar também o namespace do XML, se não possui, se é CT-e ou NF-e, em nosso caso NF-e.

     

    - Namespaces

    Ct-e: http://www.portalfiscal.inf.br/cte'

    NF-e: 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe'

     

    - Exemplo execução da fórmula

     

    DADOSXMLCOLAB('/nfeProc/NFe/infNFe/det/prod/cProd', 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe')

    Retorna a informação da tag cProd, se existir mais, pega o primeiro, pois não passamos o índice.

     

    DADOSXMLCOLAB('/cteProc[1]/CTe[1]/infCte[1]/infCTeNorm[1]/infCarga[1]/vCarga[1]', 'http://www.portalfiscal.inf.br/cte')

    Retorna a informação da tag vCarga, passamos sempre o índice 1 para buscar do primeiro.

     

Se a filial em questão não trabalha com o recebimento automático da NF-e, este campo não deverá ser preenchido.

Este novo parâmetro será habilitado somente quando, no quadro “Tipo Documento Integração Totvs Colaboração” pelo menos uma das opções, Todos ou Recebimento de NF-e estiverem marcadas.