Histórico da Página
Integração BackOffice RM x PDV Protheus
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Segmento: | Varejo | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Módulo: | SIGALOJA, SIGAFRT | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||||||||||||||||||||
Cadastros Iniciais: | Adapters EAI (CFGA020): Cliente, Fornecedor, Produto, Estação de Trabalho, Vendedor, Forma de Pagamento, Unidade de Medida e Local de Estoque; De/Para Empresa Filial EAI (APCFG050). | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Parâmetro(s): | MV_EAIURL2, MV_EAIUSER, MV_EAIPASS, MV_LJMUDIN, MV_LJMUCH e MV_LJMUFI | ||||||||||||||||||||||||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | Informe as tabelas utilizadas. | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows/Linux | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Chamados relacionados: | TUBW06 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Versões/Release: | 12.1.7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Versão Corrigida: | 12.1.7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Versão Expedida: | 12.1.7 |
Descrição
Implementada no Venda Assistida e Totvs Pdv a funcionalidade de integração para o PDV do sistema Protheus (cadastros e movimentações do produto) com o BackOffice do sistema RM.
Como premissa da integração será a utilização de Mensagem Única.
O desenvolvimento se dará em 2 fases distintas sendo elas:
Fase 1
- Cadastro de Clientes/Fornecedores
- Cadastro de Produtos/Precificação do Produto/Código de Barras do Produto
- Cadastro de Estação de Trabalho (Pdv)
- Cadastro de Vendedor
- Cadastro de Forma de Pagamento/Administradoras Financeiras
- Cadastro de Unidade de Medida
- Cadastro de Local de Estoque
Fase 2
- Cupom Fiscal;
- Cancelamento de Cupom Fiscal;
- Mapa Resumo/Redução Z (PAF-ECF)
Procedimento para Configuração
Pré-Requisitos
- No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
- Incluir uma nova Rotina para os Adapters do sistema Protheus
Configurar a Rotina do Adapter de acordo com os dados abaixo fornecidos e que já foram pré estabelecidos na aplicação do patch de atualização do Protheus:
- Mensagem única: Sim
- Rotina: Nome do adapter com a ultima letra referenciando o programa
- Mensagem: Nome da mensagem única que o Adapter EAI espera receber.
- Descrição: Identificação da mensagem
- Recebe: SIM
- Método: Síncrono/Assincrono
- Operação: TODAS
- Canal de Envio: EAI
Lista de Adapters a serem incluídos:
Mensagem Única
Rotina Protheus
Mensagem
Descrição
Envia
Recebe
Método Protheus
Operação
Canal de Envio
Adapter Protheus
Versão Sim
MATA010
Item
Produto
Não
Sim
Síncrono
Todas
EAI
MATI010
3.004 Sim
MATA020
CustomerVendor
Fornecedor
Não
Sim
Síncrono
Todas
EAI
MATI020
2.002 Sim
MATA030
CustomerVendor
Cliente
Nâo
Sim
Síncrono
Todas
EAI
MATI030
2.002 Sim AGRA045 Warehouse Armazéns de Estoque Não Sim Síncrono Todas EAI AGRI045 1.001 Sim QIEA030 UnitOfMeasure Unidades de Medida Não Sim Síncrono Todas EAI QIEI030 2.002 Sim LOJA121 ListOfStationSalePoint Lista de Estações de Trabalho Não Sim Síncrono Todas EAI LOJI121 1.000 Sim MATA040 Seller Vendedor Não Sim Síncrono Todas EAI MATI040 2.001 Sim LOJA070 PaymentMethod Forma de Pagamento/Adm. Fin. Não Sim Sincrono Todas EAI LOJI070 1.000
2. Ainda no Configurador, alterar a configuração de compartilhamento de registros nas tabelas do Protheus, acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados, pesquise pela tabela e a configure conforme especificado na tabela abaixo:Entidade
Empresa
Unidade Filial
Tabela Protheus
Cliente
Exclusivo
Exclusivo Compartilhado
SA1
Fornecedor Exclusivo Exclusivo Compartilhado SA2 Vendedor
Exclusivo
Exclusivo Compartilhado
SA3
Dados Adicionais Loja Exclusivo Exclusivo Compartilhado SB0 Produto
Exclusivo
Exclusivo Compartilhado
SB1
Genérica Exclusivo Exclusivo Compartilhado SX5
Clique em atualizar Base de Dados para salvar as alterações.
Importante
Será necessário excluir a tabela SX5 via APSDU, após novo acesso ao Protheus, a tabela será recriada com as informações distribuídas por filial.
Efetuar Backup da tabela antes deste procedimento.
3. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Emp.Fil.Msg.Unica e cadastrar De-Para de Empresas e Filiais, preencher conforme os valores a seguir:
- Referência: RM
- Company : Código da Coligada RM a integrar.
- Branch: Código da Filial RM a integrar
- Emp. Protheus: Código da Empresa no Protheus a integrar com o sistema RM
- Fil. Protheus: Código da Filial no Protheus a integrar com o sistema RM
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab