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INTEGRAÇÃO DATASUL X SAMSUNG VISIBILITY - SCI
Contexto de negócio (Introdução)
A integração entre o ERP Datasul e o Samsung Visibility - SCI tem como objetivo fornecer informações da execução de cada etapa da venda deste a entrada do pedido até seu faturamento e efetiva entrega no cliente. O SCI irá receber as informações enviadas pelo backoffice e realizará o armazenamento e análise das informações
Sistemas Envolvidos
Samsung Visibility - SCI
Sistema vertical desenvolvido pela Samsung, que permite se monitorar dados coletados em tempo real do fluxo físico dentro da cadeia de valor e responder em tempo adequado as situações excepcionais. A cada etapa do processo de venda desde a entrada do pedido até a entrega no cliente o produto Samsung receberá mensagens XML do ERP Datasul em tempo real e apresentará em sua interface o status do pedido em relação ao atendimento do pedido e o lead-time de execução de cada etapa.
ERP Datasul
Sistema de BackOffice para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques.
Integração
A integração é realizada por intermédio de arquivo XML, utilizando os Web Services disponibilizados pelo Samsung Visiblity - SCI, sem transformação de mensagens e sem utilização de sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, etc.).
A integração entre ERP Datasul e Samsung Visibility - SCI permite realizar o controle do pedido desde sua entrada até a entrega, permitindo aos tomadores de decisão o monitoramento em tempo real de cada etapa do processo.
Escopo
Disponibilizar aos clientes da TOTVS uma ferramenta especializada em análise e acompanhamento das etapas da Cadeia se Suprimentos, integrada aos módulos de Logística do ERP.
A solução TOTVS SCI que consiste na integração entre o ERP Datasul e o produto Samsung Visibility. Os módulos de Pedidos, Embarques e Faturamento do Backoffice Datasul fornecerão informações, por meio de mensagens XML, ao Samsung Visibility informando a data e hora da execução de cada etapa da Cadeia de Suprimentos.
A solução TOTVS SCI tem como objetivos especificos:
- Possibilitar análises táticas e operacionais das atividades logísticas
- Disponibilizar dados para o acompanhamento do ciclo dos pedidos de venda
- Possibilitar a extração de indicadores de performance logística como o OTIF
- Identificar os desvios de processo e apontar atrasos futuros
- Enviar avisos eletrônicos sobre exceções e ocorrências dos processos Logísticos
Na solução Samsung Visibility - SCI estarão parametrizadas regras que calcularão os lead-times de execução de cada etapa do processo ou tracking point. As informações enviadas pelo Backoffice Datasul serão registradas e apresentadas em um monitor de controle que por meio de semáforos informa o status do pedido confrontando a data/hora realizadas x data/hora previstas baseadas nos lead-times calculados. Os tracking points e seu status, data/hora prevista e data/hora realizada serão apresentados em uma linha do tempo permitindo um simples monitoramento, rápida resposta em situações excepcionais e previsibilidade quanto a entrega no prazo previsto.
Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:
- Pedido Criado
- Comercial
- Crédito
- Embarque
- Emissão Nota Fiscal
- Autorização SEFAZ
- Impressão DANFE
- Expedição
- Entrega
Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente conforme segue:
Tracking Points:
- TP 1 - Entrada de Pedidos
- Cancelamento de Pedidos (DELETE)
- Eliminação de Pedidos (DELETE)
- Suspensão de Pedidos (DELETE)
- Completa Pedidos - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- Reativa Pedidos - (CREATE)
- Pedidos EDI (PD0701) - (CREATE)
- Pedidos EAI e Totvs Colaboração (PD0621) - (CREATE)
- TP 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
- Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- TP 3 - Comercial
- Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- TP 4 - Crédito
- Completa Pedidos - aprovado existente (UPDATE), aprovado novo (CREATE), reprovado (DELETE)
- Avaliação Crédito (CM0201) - (CREATE)
- TP 5 - Embarque
- Preparação Faturamento (EQ0506) - (CREATE/UPDATE)
- Pré-faturamento Automático (EQ0505) - (CREATE/UPDATE)
- Remejamento de Embarque (EQ0511/EQ0512) - (CREATE/UPDATE)
- Simulação Pré-faturamento (EQ0503) - (CREATE/UPDATE)
- Geração Pré-faturamento (EQ0504) - (CREATE/UPDATE)
- TP 6 - Emissão Nota Fiscal (para notas com pedido de venda)
- Cálculo de Embarques (FT4001) - (CREATE)
- Faturamento de Pedidos (FT4002) - (CREATE)
- Consulta de Notas Fiscais Eletronicas (FT0909) - (UPDATE)
Entrega - enviada no momento em que é informada a data de entrega da Nota Fiscal
Abaixo um diagrama da integração
Esta integração não contempla o controle de tempos e etapas de produção.
Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.
Citar a responsabilidade de cada produto.
Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.
Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração - Integração).
Web Services ativos.
Datasul
Versão\release 12.1.10
Parâmetro de integração via Web Service ativo.
Parâmetros de integração com Samsung Visibility ativo.
Todos os parâmetros citados encontram-se no programa Parâmetros de Integração Samsung Visibility - SCI (CD0091) que pode ser acessado pelo menu Logística - Pedidos - Cadastros.
Instalação/Atualização
Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.
Datasul
Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Samsung Visibility e Backoffice Datasul (Vendas, Embarque e Faturamento) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM |
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21 | Apropriação de custos |
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| Request _1_000.xsd | |
22 | Geração de OS |
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23 | Consulta de OS |
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24 | Ampliação patrimonial |
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Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
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Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.