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INTEGRAÇÃO DATASUL X SAMSUNG VISIBILITY - SCI

Contexto de negócio (Introdução)

A integração entre o ERP Datasul e o Samsung Visibility - SCI tem como objetivo fornecer informações da execução de cada etapa da venda deste a entrada do pedido até seu faturamento e efetiva entrega no cliente. O SCI irá receber as informações enviadas pelo backoffice e realizará o armazenamento e análise das informações 

Sistemas Envolvidos

Samsung Visibility - SCI

Sistema vertical desenvolvido pela Samsung, que permite se monitorar dados coletados em tempo real do fluxo físico dentro da cadeia de valor e responder em tempo adequado as situações excepcionais. A cada etapa do processo de venda desde a entrada do pedido até a entrega no cliente o produto Samsung receberá mensagens XML do ERP Datasul em tempo real e apresentará em sua interface o status do pedido em relação ao atendimento do pedido e o lead-time de execução de cada etapa.

ERP Datasul

Sistema de BackOffice para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques. 

Integração

A integração é realizada por intermédio de arquivo XML, utilizando os Web Services disponibilizados pelo Samsung Visiblity - SCI, sem transformação de mensagens e sem utilização de sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, etc.).

A integração entre ERP Datasul e Samsung Visibility - SCI permite realizar o controle do pedido desde sua entrada até a entrega, permitindo aos tomadores de decisão o monitoramento em tempo real de cada etapa do processo. 

Escopo

Disponibilizar aos clientes da TOTVS uma ferramenta especializada em análise e acompanhamento das etapas da Cadeia se Suprimentos, integrada aos módulos de Logística do ERP.  

A solução TOTVS SCI que consiste na integração entre o ERP Datasul e o produto Samsung Visibility. Os módulos de Pedidos, Embarques e Faturamento do Backoffice Datasul fornecerão informações, por meio de mensagens XML, ao Samsung Visibility informando a data e hora da execução de cada etapa da Cadeia de Suprimentos. 

A solução TOTVS SCI tem como objetivos especificos:

  • Possibilitar análises táticas e operacionais das atividades logísticas
  • Disponibilizar dados para o acompanhamento do ciclo dos pedidos de venda
  • Possibilitar a extração de indicadores de performance logística como o OTIF
  • Identificar os desvios de processo e apontar atrasos futuros
  • Enviar avisos eletrônicos sobre exceções e ocorrências dos processos Logísticos

Na solução Samsung Visibility - SCI estarão parametrizadas regras que calcularão os lead-times de execução de cada etapa do processo ou tracking point. As informações enviadas pelo Backoffice Datasul serão registradas e apresentadas em um monitor de controle que por meio de semáforos informa o status do pedido confrontando a data/hora realizadas x data/hora previstas baseadas nos lead-times calculados. Os tracking points e seu status, data/hora prevista e data/hora realizada serão apresentados em uma linha do tempo permitindo um simples monitoramento, rápida resposta em situações excepcionais e previsibilidade quanto a entrega no prazo previsto.

Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:

  • Pedido Criado
  • Comercial
  • Crédito
  • Embarque
  • Emissão Nota Fiscal 
  • Autorização SEFAZ
  • Impressão DANFE
  • Expedição
  • Entrega

Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente conforme segue:

Tracking Points:

  • Pedido Criado - enviada na entrada de pedidos de venda via Totvs Colaboração (PD0621), Implantação Batch Pedidos (PD0701) e para os pedidos de venda que não seja criados pelo PD0621 e PD0701 será enviada no momento em que o pedido de venda é completado;
  • Comercial - enviada no momento de completar o pedido de venda
  • Crédito - enviada no momento em que for realizada a aprovação de crédito do cliente
  • Embarque - enviada no momento de criação dos resumos do embarque
  • Emissão Nota Fiscal - enviada no momento de criação da nota fiscal
  • Autorização SEFAZ - enviada no momento em que retornar a autorização da NF-e pelo SEFAZ
  • Impressão DANFE - enviada no momento de impressão da DANFE
  • Expedição - enviada no momento de impressão do romaneio
    • TP 1 - Entrada de Pedidos
      • Cancelamento de Pedidos (DELETE)
      • Eliminação de Pedidos (DELETE)
      • Suspensão de Pedidos (DELETE)
      • Completa Pedidos - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
      • Reativa Pedidos - (CREATE)
      • Pedidos EDI (PD0701) - (CREATE)
      • Pedidos EAI e Totvs Colaboração (PD0621) - (CREATE)

    • TP 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
      • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
    • TP 3 - Comercial
      • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
    • TP 4 - Crédito
      • Completa Pedidos - aprovado existente (UPDATE), aprovado novo (CREATE), reprovado (DELETE)
      • Avaliação Crédito (CM0201) - (CREATE)
    • TP 5 - Embarque
      • Preparação Faturamento (EQ0506) - (CREATE/UPDATE)
      • Pré-faturamento Automático (EQ0505) - (CREATE/UPDATE)
      • Remejamento de Embarque (EQ0511/EQ0512) - (CREATE/UPDATE)
      • Simulação Pré-faturamento (EQ0503) - (CREATE/UPDATE)
      • Geração Pré-faturamento (EQ0504) - (CREATE/UPDATE)
    • TP 6 - Emissão Nota Fiscal (para notas com pedido de venda)
      • Cálculo de Embarques (FT4001) - (CREATE)
      • Faturamento de Pedidos (FT4002) - (CREATE)
      • Consulta de Notas Fiscais Eletronicas (FT0909) - (UPDATE)



     

     

     

    Entrega - enviada no momento em que é informada a data de entrega da Nota Fiscal

    Abaixo um diagrama da integração

    Esta integração não contempla o controle de tempos e etapas de produção.

     

    Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

     

    Citar a responsabilidade de cada produto.

     

    Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

     

    Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

    Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

    Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração - Integração).

    Web Services ativos.

    Datasul

    Versão\release 12.1.10

    Parâmetro de integração via Web Service ativo.

    Parâmetros de integração com Samsung Visibility ativo.

    Todos os parâmetros citados encontram-se no programa Parâmetros de Integração Samsung Visibility - SCI (CD0091) que pode ser acessado pelo menu Logística - Pedidos - Cadastros.

    Instalação/Atualização

    Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização. 

    Datasul

    Vide tópico Pré-requisitos instalação/implantação/utilização.

    Controle de Versão

    O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

    Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

    Suporte

    O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Samsung Visibility e Backoffice Datasul (Vendas, Embarque e Faturamento) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

    Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

    Transações/Entidades/Mensagens únicas

    Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

    Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

    Exemplos:

     

     

     

     

     

    Método

    ID

    Descrição

    Origem

    Destino

    XSD (versões podem variar)

    Cadastros

    01

    Cliente/Fornecedor

    RM

    Protheus

    CustomerVendor_1_000.xsd

    02

    Moeda

    RM

    Protheus

    Currency_1_000.xsd

    03

    Unidade de Medida

    RM

    Protheus

    UnitOfMeasure_1_000.xsd

    04

    Produto

    RM

    Protheus

    Item_?_000.xsd

    05

    Centro de Custo

    RM

    Protheus

    CostCenter_1_000.xsd

    06

    Ativos

    RM

    Protheus

    NOVA, Ativo fixo

    07

    Funcionários

    RM

    Protheus

    Employee_1_000.xsd

    08

    Projeto

    RM

    Protheus

    Project_1_000.xsd

    09

    Obra

    RM

    Protheus

    SubProject_1_000.xsd

    10

    Tarefa

    RM

    Protheus

    TaskProject_1_000.xsd

    11

    Meio de Pagamento

    RM

    Protheus

    ?????.xsd

    12

    Condições de pagamento

    RM

    Protheus

    PaymentCondition_1_000.xsd

    13

    Coligada*
    * implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

    RM

    Protheus

    Company_1_000.xsd

    14

    Filial*
    * implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

    RM

    Protheus

    Branch_2_000.xsd

    Processos

    15

    Solicitações (compras/armazém)

    Protheus

    RM

    Request_1_000.xsd

    16

    Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

    Protheus

    RM

    CancelRequest_1_000.xsd

    17

    Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

    RM

    Protheus

    CancelRequest_1_000.xsd

    18

    Baixa de estoque

    Protheus

    RM

    Request_1_000.xsd

    19

    Baixa de estoque

    RM

    Protheus

    Request_1_000.xsd

    20

    Consulta Saldo

    Protheus

    RM

     

    21

    Apropriação de custos

     

     

    Request _1_000.xsd

    22

    Geração de OS

     

     

     

    23

    Consulta de OS

     

     

     

    24

    Ampliação patrimonial

     

     

     

     

     

    Fluxo das Informações

     

    Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

    Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

    Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

    Cadastros

    Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

    Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

    Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

     

    <Transação/Entidade>

    Identificador da Mensagem: <mensagem>

    Versão: <versão>

    Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

    Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

    Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

     

    Mensagem Padrão

    PROTHEUS

    RM

    Tabela

    Campo

    Tabela

    Campo

    Code

    CTO990

    CTO_SIMB

    GMOEDA

    SIMBOLO *

    Description

    CTO990

    CTO_DESC

    GMOEDA

    DESCRICAO

    Symbol

    CTO990

    CTO_SIMB

    GMOEDA

    SIMBOLO

     

    Notas:

    Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

    A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

     

    Limitações/Restrições

    Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

    Processos

    Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

    Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

    Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

     

    <Transação/Processo>

    Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

    Mensagem: Request_1_000

    Versão: 1.000

    Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

     

    Acrescentar um diagrama do processo.

    A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

     

    Notas:

    Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

     

    Limitações/Restrições

    Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

    Limitações / Restrições Gerais

    Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

    • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

    ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

     

    Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

    • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

    O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

     

    Como fazer (opcional)

    Descreva os passos que viabilizem a integração.

    Exemplo:

    Os passos para viabilizar a integração são:

    • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
    • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
    • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
    • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
    • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
    • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
    • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
    • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
    • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
    • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
    • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
    • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

     

    Situações comuns (opcional)

    Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

    Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

    Exemplo 1:

    Tratamento de erros de integração (Produto A)

     

    Erro

    Mensagem

    Solução

    Código do erro

    Mensagem exibida

    Ação a ser tomada para resolução do erro.

     

    Tratamento de erros de integração (Produto B)

    Erro

    Mensagem

    Solução

    Código do erro

    Mensagem exibida

    Ação a ser tomada para resolução do erro.

     

     

    Exemplo 2:

    Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

    Exemplo:

    Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

    Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

    -------------------------------------------------------------------------------

    WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

    ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

    -------------------------------------------------------------------------------

     

    Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

    Checklist de suporte da aplicação

    Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

    Instalação/Configuração

    Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

     

    Checklist de Verificações:

    Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

    • Identificar o funcionamento da integração;
    • Identificar a ocorrências de problemas;
    • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
    • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

    Anexos