Páginas filhas
  • ER_PCREQ_7936_Criar_Grades_Compostas_para_Consulta_e_Re-Consulta

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

 HIS

Módulo

Agenda

 Faturamento

Segmento Executor

 Saúde

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1 

PCREQ-7936

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada 

12.1.9

Réplica

 

País

(   X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

 

Objetivo

    Alterar as configurações da agenda, o assistente de agendamento e a funcionalidade de agenda para permitir a criação de grades de horários compostas onde os procedimentos possuirão durações diferentes e poderão ser agendados em um mesmo dia.

 

Definição da Regra de Negócio

 Glossário

 

 

Termo

Significado

Intervalo

Significa o tempo (em minutos) de intervalo de uma grade de horários, seja esta grade de horários global ou específica, é válido apenas nas configurações da agenda.

Exemplo:

  A grade de horários da agenda possuirá intervalo de 10 em 10 minutos, logo a grade de horários da agenda será apresentada da seguinte forma:

09:00

09:10

09:20

09:30

09:40

09:50

10:00

Duração

Significa a o tempo (em minutos) quem um procedimento necessita para ser realizado

Exemplo:

   Procedimento A necessita de 30 minutos para ser realizado

   Procedimento B necessita de 20 minutos para ser realizado

Grade de Horários da Configuração da Agenda

Refere-se a grade de horários das configurações da agenda, seja esta configuração a grade global ou a grade específica.

Grade de Horários Ofertados na Agenda

Refere-se a grade de horários que são ofertados aos usuários para realizar os agendamentos de compromissos

Grade de horários Global da Agenda

É a grade de horários válida para todos os profissionais, procedimentos ou planos da agenda:

 Image Added

Grade de Horários Específica da Agenda

É a grade de horários válida para determinado profissional da agenda:

 Image Added

Slot

Um intervalo da grade de horários da configuração da agenda onde um agendamento poderá ser efetuado:

 

09:00

09:10

09:20

09:30

09:40

09:50

10:00

 

O horário das 09:30 em vermelho é considerado um slot, portanto, neste quadro existem 7 slotes.

 

RN001 – Poderão ser agendados procedimentos com durações diferentes em um mesmo dia/período.

RN002 – Compreende-se como duração diferente um procedimento que necessite por exemplo de 30 minutos para ser realizado e outro procedimento que necessite de 20 minutos para ser realizado.

RN003 – A duração dos procedimentos poderá variar para cada procedimento.

RN004 – Pode-se agendar os procedimentos que estejam configurados na agenda com durações diferentes em qualquer horário do dia dentro do período definido nas configurações da agenda (Exemplo: das 8:00h às 18:00h)

RN005 – Não poderá ser agendado mais de um procedimento para o mesmo profissional no mesmo intervalo de agendamento Exemplo:

1)       Procedimento A possui duração de 30 minutos

2)       Procedimento B possui duração de 20 minutos

3)       A grade da agenda está configurada das 8:00 às 18:00

4)       Agenda-se o procedimento A para as 10h da manhã, consequentemente este agendamento terá um intervalo de 30 minutos, ou seja, sua realização será efetuada das 10h até as 10:30h

5)       O próximo procedimento agendado poderá ser efetuado somente a partir das 10:30h

 

RN006 – A ordem em que os procedimentos serão agendados não é definida previamente, os procedimentos serão agendados de sob demanda.

Exemplo:

1)       Procedimento A (com duração de 30 min)

2)       Procedimento B (com duração de 20 min)

3)       Procedimento B (com duração de 20 min)

4)       Procedimento B (com duração de 20 min)

5)       Procedimento A (com duração de 30 min)

6)       Procedimento A (com duração de 30 min)

7)       Procedimento B (com duração de 20 min)

8)       Procedimento A (com duração de 30 min)

 

RN007 – O tempo de duração do procedimento (em minutos) será realizado nas configurações da agenda, o tempo de duração presente no cadastro do procedimento será utilizado apenas como sugestão no momento da configuração da agenda.

RN008 – A agenda possuirá uma configuração que sinalizará se a mesma utilizará o agendamento de compromissos de acordo com o tempo de duração dos procedimentos ou de acordo com o intervalo da grade de horários da configuração da agenda.

1)       Caso a agenda esteja configurada para utilizar o tempo de duração do procedimento, a grade de horários ofertados para os usuários será apresentada de acordo com o tempo de duração do procedimento selecionado para realização do agendamento.

Exemplo: Procedimento A com duração de 30 minutos

                A grade de horários ofertados na agenda será de 30 em 30 minutos

                09:00

               09:30

               10:00

               10:30

 

2)       Caso a agenda esteja configurada para utilizar o intervalo da grade de horários da configuração da agenda, a grade de horários ofertados para os usuários será apresentada de acordo com o intervalo da grade de horários da configuração da agenda.

Exemplo: Intervalo da grade de horários da configuração da agenda efetuado de 10 em 10 minutos

                A grade de horários ofertados na agenda será de 10 em 10 minutos

09:00

09:10

09:20

09:30

09:40

09:50

10:00

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]Agenda[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

Agenda > Agenda 
Assistente de AgendamentoAlteraçãoAgenda > Assistente 
Configuração por AgendaAlteraçãoAgenda > Configurações > Configuração por Agenda 
Cadastro de AgendaAlteraçãoAgenda > Configurações > Cadastro de Agenda 
Facilitador de Configuração de Horários da AgendaAlteraçãoAgenda > Configurações > Facilitador para Inclusão e Manutenção  de Horários Específicos das Agendas 
Cadastro de ProcedimentosRelacionadoFaturamento > Cadastros > Cadastro de Procedimentos 
Abertura de Boletins de Pronto AtendimentoAlteraçãoPronto Atendimento > Recepção > Novo Boletim de Atendimento 
Worklist de Confirmação de AgendamentosAlteraçãoAgenda > Worklist de Confirmação de Agendamentos 
  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.


    Opcional

    Protótipo de Tela

     

    <Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

     

    Protótipo 01

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

     

    (Opcional)

    Grupo de Perguntas

     

    <Informações utilizadas na linha Protheus>.

     

    Nome: FINSRF2

    X1_ORDEM

    01

    X1_PERGUNT

    Emissão De

    X1_TIPO

    D

    X1_TAMANHO

    8

    X1_GSC

    G

    X1_VAR01

    MV_PAR01

    X1_DEF01

    Comum

    X1_CNT01

    '01/01/08'

    X1_HELP

    Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

     

    (Opcional)

    Consulta Padrão

    <Informações utilizadas na linha Protheus>

     

    Consulta: AMB

    Descrição

    Configurações de Planejamento

    Tipo

    Consulta Padrão

    Tabela

    “AMB”

    Índice

    “Código”

    Campo

    “Código”; ”Descrição”

    Retorno

    AMB->AMB_CODIGO

     

    (Opcional)

    Estrutura de Menu

     

    <Informações utilizadas na linha Datasul>.

     

    Procedimentos

     

    Procedimento

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Módulo

     

     

     

    Programa base

     

     

     

    Nome Menu

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Release de Liberação

     

     

     

     

     

     

    Programas

     

    Programa

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Nome Externo

     

     

     

    Nome Menu/Programa

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Nome Verbalizado[1]

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    Procedimento

     

     

     

    Template

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    Tipo[2]

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Categoria[3]

     

     

     

    Executa via RPC

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Outro Produto

    Não

    Não

    Não

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Query on-line

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Log Exec.

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Rotina (EMS)

     

     

     

    Sub-Rotina (EMS)

     

     

     

    Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

     

     

     

    Compact[4]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Home[5]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Posição do Portlet[6]

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

     

     

     

     

    Cadastro de Papéis

    <O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

    <Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

     

    Código Papel

    (máx 3 posições)

    Descrição em Português*

     

    Descrição em Inglês*

     


    [1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

    [2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

    [3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

    [4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.