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Melhorias WMS

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus

Segmento:

Distribuição & Logística

Módulo:

SIGAWMS

Rotina:

Melhorias_WMS_Programas.zip

Parâmetro(s):

Melhorias_WMS_Dicionário.zip

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

Melhorias_WMS_Dicionário.zip

Sistema(s) Operacional(is):

Window®/Linux®

Versões/Release:

11.80.16

Descrição

Desenvolvimento de compatibilizador para atualização de ambiente da versão 11.80 do novo WMS.

A aplicação do pacote, compatibilizador e alteração do parâmetro MV_WMSNEW caracteriza a mudança de conceito WMS que implica nas alterações de estrutura de estoque e movimentos de serviços WMS.

Exige para os clientes que possuem o WMS atual, a necessidade de análise / alteração dos programas específicos e pontos de entradas para que não haja impacto nas atividades da empresa.

Importante

Este documento técnico trata a atualização de ambiente do novo WMS, que corresponde aos documentos técnicos, leia-os antes de prosseguir:

  1. DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Produtos.
  2. DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Classificação_documento_entrada.
  3. DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Distribuição_produtos.
  4. DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Montagem_de_volume_no_apanhe.
  5. DT_PCREQ-2430_SIGAWMS_Melhorias_WMS_Separação_por_onda.
  6. DT_PCREQ-6671_SIGAWMS_Sincronismo.
  7. DT_PCREQ-6672_SIGAWMS_Armazenar_somente_produto_conferido_não_o_que_está_realmente_na_NF.
  8. DT_PCREQ-6673_SIGAWMS_Não_é_possível_determinar_a_posição_que_se_encontra_o_produto.
  9. DT_PCREQ-6674_SIGAWMS_Bloqueio_endereço.
  10. DT_PCREQ-6675_SIGAWMS_Geração_de_plano_mestre_de_inventário_através_do_WMS.
  11. DT_PCREQ-7359_SIGAWMS_Relatório_de_listagem_de_produto_para_conferência_no_recebimento.
  12. DT_PCREQ-7361_SIGAWMS_Rotina_para_registrar_quantidade_de_volumes_por_ID_de_conferência.
  13. DT_PCREQ-7362_SIGAWMS_Conferência_volumes_coletor_no_recebimento.
  14. DT_PCREQ-7364_SIGAWMS_Na_rotina_de_execução_do_serviço_incluir_parâmetro_por_ID_de_conferência.
  15. DT_PCREQ-9340_SIGAWMS_Aglutinação_de_ordens_de_serviço_novo_WMS.
  16. DT_PCREQ-7363_SIGAWMS_Rotina_para_impressão_da_etiqueta_de_palete_no_recebimento.

Antes de executar o compatibilizador informe o U_WMSNEWUPD é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o U_WMSNEWUPD no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

A lista de programas do path encontra-se em anexo no arquivo Melhorias_WMS_Programas.zip.

Atualizações do Compatibilizador

A lista de alterações de dicionário encontra-se em anexo no arquivo Melhorias_WMS_Dicionário.zip.

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

  1. Foi realiza uma pesquisa para definirmos um novo layout do menu SIGAWMS e SIGAACD, intuitivo e prático para que utilizar o novo WMS.
  2. Seguem anexo o arquivo Melhorias_WMS_Menus.zip os novos menus (sigawms.xnu e sigaacd.xnu) como sugestão, caso queiram manter os menus atuais utilizem os anexos para consulta e inclusão dos novos programas.

Procedimento para Utilização

É aconselhado acompanhamento de consultor para configurações e ajustes nos cadastros necessários para implantação ou atualização para o novo WMS.

Segue abaixo sugestões para o processo de atualização e conversão dos dados

Cliente que possuem o WMS Atual:

  1. Finalizar as ordens de serviço em aberto;
  2. Realizar o inventário e acerto de inventário se desejado;
  3. Efetuar o fechamento de estoque;
  4. Aplicar o compatibilizador U_WMSNEWUPD conforme orientação no item Importante;
  5. Atribuir para o parâmetro MV_WMSNEW o valor .T. que indica a utilização do novo WMS
  6. Indicar no cadastro de complementos do produto MATA180 se o produto possui controle WMS;
  7. Aplicar a atualização de dados U_WMSNEWCONV para realizar a conversão dos dados das seguintes tabelas:
    1. SBF dos produtos com controle WMS para D14;
    2. SBK dos produtos com controle WMS para D15;
    3. Os dados da SBF e SBK convertidos para D14 e D15 serão eliminados nesse processo.
  8. Deverá ser revisada os cadastros de serviço x tarefa, tarefa x atividade, sequencia de abastecimento e configurar os parâmetros para atender as novas funcionalidades descritas nas especificações de requisitos e documentos técnico descritos no item Importante.
  9. Efetuar a verificação dos saldos de endereço.

Cliente que possuem somente o processo de endereçamentos do BackOffice:

  1. Finalizar os endereçamentos pendentes;
  2. Realizar o inventário e acerto de inventário se desejado;
  3. Efetuar o fechamento de estoque;
  4. Aplicar o compatibilizador U_WMSNEWUPD conforme orientação no item Importante;
  5. Atribuir para o parâmetro MV_WMSNEW o valor .T. que indica a utilização do novo WMS
  6. Indicar no cadastro de complementos do produto MATA180 se o produto possui controle WMS;
  7. Efetuar os cadastros e configurar os parâmetros do módulo WMS (Sugerimos acompanhamento de consultor);
  8. Aplicar a atualização de dados U_WMSNEWCONV para realizar a conversão dos dados das seguintes tabelas:
    1. SBF dos produtos com controle WMS para D14;
    2. SBK dos produtos com controle WMS para D15;
    3. Os dados da SBF e SBK convertidos para D14 e D15 serão eliminados nesse processo.
  9. Efetuar a verificação dos saldos de endereço. 

Cliente que não possui endereçamento do BackOffice:

  1. Realizar o inventário e acerto de inventário se desejado;
  2. Efetuar o fechamento de estoque;
  3. Aplicar o compatibilizador U_WMSNEWUPD conforme orientação no item Importante;
  4. Atribuir para o parâmetro MV_WMSNEW o valor .T. que indica a utilização do novo WMS
  5. Indicar no cadastro de complementos do produto MATA180 se o produto possui controle WMS;
  6. Efetuar os cadastros e configurar os parâmetros do módulo WMS (Sugerimos acompanhamento de consultor);
  7. Criar um endereço para distribuição de saldos (INVENTARIO)
  8. Efetuar a distribuição de saldos para o endereço virtual INVENTARIO cadastrado;
  9. Gerar plano mestre de inventário;
  10. Realizar contagem ou importar;
  11. Efetuar o acerto de inventário;
  12. Efetuar a verificação dos saldos de endereço.