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Controle de Baixa e Revisão na Gestão de Glosas

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Saúde

Módulo:

TOTVS Gestão Hospitalar

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Faturamento e Tesouraria

Controle de Glosa

Recurso de Glosa

Controle de Recebimento

Cadastros Iniciais:

São necessárias várias contas faturadas e com movimento de fatura gerado

Requisito (ISSUE):PCREQ-8993

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL Server e Oracle

Tabelas Utilizadas:

SZATENDIMENTO, SZATENDIMENTOREC, SZCONTROLEGLOSA, SZCONTROLEGLOSAITEM, SZCONTROLRECEB, SZRESUMOGLOSA

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Versões/Release:

12.1.9

Versão Expedida:12.1.9 

Descrição

Esta implementação consiste em tratar o recebimento a maior nas contas médicas e contabilizar separadamente o que é glosa e o que é recebimento a maior. Ao finalizar o controle de glosa de uma conta, o sistema soma os valores pagos a maior e os valores glosados.

No controle de recebimento, ao realizar o recebimento por conta, o sistema já preenche o campo de recebimento a maior e o valor de perda (obtido pelo recurso de glosa), além o valor recebido. O valor recebido já engloba os dois campos novos e ao integrar com o RM Fluxus, o sistema preenche os valores opcionais correspondentes.

Outra implementação consiste em marcar os itens que não possuem informação de pagamento. Com isso, ao finalizar o controle de glosa da conta e finalizar o recurso de glosa, o sistema cria uma nova conta com os itens sem informação de pagamento. No controle de glosa foi incluído o filtro de Contas Normais, de recurso e contas sem informação de pagamento.

Além disso será possível informar uma glosa irrecuperável que já existe na versão atual, porém se informa o valor irrecuperável. Com isso, a diferença poderá ser recursada posteriormente e o valor da perda já é informado no momento da glosa. Existe também a opção de se dar um desconto no valor do item. O desconto pode ser em percentual ou um valor absoluto. Quando existir desconto não pode existir glosa e vice-versa.

 

Procedimento para Implantação

Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema(executáveis, dlls e arquivos de configuração):
   Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e, posterior a devida validação, no ambiente de produção.

   O Patch 12.1.9 [BIBLIOTECA RM e TOTVS RM PORTAL] e 12.1.9.1 [TOTVS Gestão Hospitalar], disponíveis na Central de Download do Portal do Cliente.

   Para acesso siga as instruções abaixo:

  1. Acesse a Central de Download em www.totvs.com/suporte
  2. Faça o login, com seu E-mail e Senha.
  3. Na barra de menu superior, clique em DOWNLOAD.
  4. No boxe Central de Downloads aplique os filtros conforme campos abaixo:
    1. Linha: RM
    2. Versão: RM 12.1.9
    3. Tipo: Patch

Pronto! Todos os instaladores correspondentes do filtro aplicado no passo 4 serão disponibilizados para download.

   Para iniciar o download do arquivo, clique na figura com uma seta para baixo localizada na primeira coluna da grid. Escolha o método mais apropriado de download e salve o arquivo na pasta desejada.
   Importante: Caso algum produto não tenha sido exibido no filtro acima, entende-se que não houve demanda de atualização para essa versão.

   Dica: Para facilitar na busca do arquivo, utiliza-se o campo "Filtro" da grid de download, digitando o nome do arquivo ou parte do mesmo para pesquisa/download.

 

Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. Acesse os parâmetros gerais na página Integração/RM Fluxus:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  1. Acesse o menu Opções/Parâmetros/Parâmetros Gerais, e selecione a página Integrações/RM Fluxus.

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  2. O valor opcional da Perda acumulada foi substituída pelo campo complementar "SAGLOSAACUM". O script do RM Atualizador já faz a troca do parâmetro e dos valores antigos. Com isso é necessário acessar os parâmetros do sistema de Gestão Financeira para parametrizar corretamento o Valor opcional do recebimento a maior. Note que o campo é o mesmo que utilizávamos para a perda acumulada. Bastar alterar a descrição para "Recebimento a maior" e a operação Ação para "Acrescentar". Com esta parametrização, ao realizar a baixa e possuir valor recebido a mais, o sistema preencherá o valor opcional e o Fluxus fará a baixa corretamente.


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  3. Para permitir informar um valor de desconto no Controle de glosa, deve-se marcar o parâmetro abaixo

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  4. Com o sistema devidamente parametrizado, deve-se selecionar uma remessa no menu Faturamento/Geração de Movimento de Fatura, e gerar o movimento para que o mesmo gere o título a receber. Com o título gerado é possível realizar as integração dos valores de perda e recebimento a maior.

  5. Acesse o menu Faturamento/Controle e Glosas. Informe o período desejado, a unidade de faturamento, a unidade de atendimento, o convênio e clique no botão de pesquisar.