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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Totvs Automação Fiscal

Módulo

SIGATAF

Segmento Executor

Serviços e Jurídico

Projeto1

eSocial 2.1

IRM1

PCREQ-5227

Requisito1

PCREQ-10007

Subtarefa1

PDR_SER_TAF002-465

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

Objetivo

 

Implementar o Cadastro do Trabalhador de acordo com o layout do eSocial versão 2.1, abrangendo todas as possibilidades e eventos envolvidos, disponibilizando uma interface de fácil usabilidade com as diversas funcionalidades e mecanismos que automatizam o controle desses eventos. São eles:

S-2100 - Cadastramento Inicial do Vínculo ( Carga Inicial )

S-2200 - Admissão de Trabalhador

S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador

S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho

S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo - Início

S-2305 - Trabalhador Sem Vínculo - Alteração Contratual

S-2399 - Trabalhador Sem Vínculo - Término

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 


Este cadastro será utilizado na manutenção de dados do trabalhador, disponibilizando ao usuário todas as opções de acordo com o layout do eSocial e os eventos envolvidos, além da consistência dos dados e geração do XML que será enviado ao RET.

O cadastro trabalhará com conceito de espelho da base do Governo. Para isso será necessário utilizar os mecanismos abaixo:

 

Conceito de registro principal / registro de evento
Utilizado para que o usuário sempre tenha a visualização dos dados que estão atualmente na base do Governo. Tecnicamente sempre haverá dois ou mais registros para cada trabalhador na base de dados: um para espelhar o registro do Governo ( registro principal ) e outro(s) para indicar a fila de processamento e envio de eventos ( XML ) para a base do Governo.
Na prática o banco de dados ficará conforme exemplo abaixo ( os dados são fictícios e a estrutura da tabela não reflete a realidade, podendo haver mais ou menos colunas envolvidas )

 

Observações:

- O campo EVENTO indica se é um registro principal ou de evento

- O campo STATUS indica o estado atual do registro, onde: "2" - Aguardando retorno Governo, "4" - Autorizado pelo Governo


Situação 1: O usuário acaba de incluir novo funcionário no sistema:

FILIALIDCPFMATRÍCULANOMEENDEREÇOSALÁRIOCARGOEVENTOSTATUS
01000001001.001.001-01000001João SilvaAv. Bandeirantes, 2002000,00ProgramadorPrincipal 
01000001001.001.001-01000001João SilvaAv. Bandeirantes, 2002000,00ProgramadorPrincipal2

 

 

 <Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 


Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

TAFA420

Inclusão

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> AcadêmicoEventos eSocial -> Tesouraria]Carga Inicial do Trabalhador

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

TAFA421

Inclusão

[Atualizações -> AcadêmicoEventos eSocial -> Tesouraria]Cadastro do Trabalhador

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

 

Tabelas Utilizadas

  • C9V -> Dados Cadastrais do Trabalhador
  • CUP -> Dados do Vínculo do Trabalhador
  • T1U -> Alteração de Dados Cadastrais.
  • T3T -> Cadastro de Dependentes.
  • T1V -> Alteração de Dados Contratuais
  • T3U -> Cadastro de Horário
  • T2F -> Cadastro de Dependentes
  • T0F -> Alteração cadastral Sem Vínculo
  • T2E -> Cadastro de Dependentes 

 

 

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.


    Opcional

    Protótipo de Tela

     

    <Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

     

    Protótipo 01

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

     Inclusão de Trabalhador - Carga Inicial ( Evento S-2100 )

    Image Modified

    1. Usuário acessa o cadastro de carga inicial

    2. Usuário clica no botão incluir

    3. Usuário confirma inclusão

    4. O sistema gera um registro principal no TAF e um registro do Evento



    Inclusão de Trabalhador - Admissão com ou sem vínculo ( Eventos S-2200 ou S-2300 )






    Alteração Cadastral, Alteração Contratual ou Retificação de

    Trabalhador 

    Trabalhador - Admissão com ou sem vínculo ( Eventos S-2200 , S-2300 , S-2205 , S-2206 , S-2306 )







    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

     

    (Opcional)

    Grupo de Perguntas

     

    <Informações utilizadas na linha Protheus>.

     

    Nome: FINSRF2

    X1_ORDEM

    01

    X1_PERGUNT

    Emissão De

    X1_TIPO

    D

    X1_TAMANHO

    8

    X1_GSC

    G

    X1_VAR01

    MV_PAR01

    X1_DEF01

    Comum

    X1_CNT01

    '01/01/08'

    X1_HELP

    Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

     

    (Opcional)

    Consulta Padrão

    <Informações utilizadas na linha Protheus>

     

    Consulta: AMB

    Descrição

    Configurações de Planejamento

    Tipo

    Consulta Padrão

    Tabela

    “AMB”

    Índice

    “Código”

    Campo

    “Código”; ”Descrição”

    Retorno

    AMB->AMB_CODIGO

     

    (Opcional)

    Estrutura de Menu

     

    <Informações utilizadas na linha Datasul>.

     

    Procedimentos

     

    Procedimento

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Módulo

     

     

     

    Programa base

     

     

     

    Nome Menu

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Release de Liberação

     

     

     

     

     

     

    Programas

     

    Programa

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Nome Externo

     

     

     

    Nome Menu/Programa

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Nome Verbalizado[1]

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    Procedimento

     

     

     

    Template

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    Tipo[2]

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Categoria[3]

     

     

     

    Executa via RPC

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Outro Produto

    Não

    Não

    Não

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Query on-line

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Log Exec.

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Rotina (EMS)

     

     

     

    Sub-Rotina (EMS)

     

     

     

    Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

     

     

     

    Compact[4]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Home[5]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Posição do Portlet[6]

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

     

     

     

     

    Cadastro de Papéis

    <O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

    <Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

     

    Código Papel

    (máx 3 posições)

    Descrição em Português*

     

    Descrição em Inglês*

     


    [1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

    [2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

    [3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

    [4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.