Histórico da Página
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- Interfaces amigáveis para manutenção dos movimentos tributários e fiscais;
- Gerador de relatórios personalizaveis para conferência com outputs nos formatos .xls, .pdf, .csv e e-mail;
- Consolidação fiscal frente às diversidades sistêmicas permitindo um modelo de integração simples e de fácil conectividade;
- Solução de mensageria nativa na aplicação para os diversos órgãos governamentais; sendo ela TXT ou web services com comunicação segura através de ssl/tls e certificado digital modelo a1 e a3;
- Base histórica dos movimentos transmitidos ao fisco e controle de manutenção de operações;
Escopo
O TAF está sendo construído respeitando 3 fases:
Primeira fase - Demonstração
Esta fase inicial/ATUAL do projeto tem como finalidade disponibilizar funcionalidades que possibilitem importar um layout Totvs, validar a importação/conteúdo, conferir os dados importados, permitir manutenção das informações, salvar um LOG das manutenção e gerar a saída para o Fisco.
Para atender o fluxo comentado acima, foi disponibilizado algumas funcionalidades:
1. Cadastros básicos (Auxiliares) - Esses cadastros são chamados de auxiliares pois referem-se às tabelas que o Governo institui com conteúdo pré-definido. Essas tabelas são utilizadas para fazerem relação às movimentações e garantirem as consistência das informações. Podemos citar alguns dentre os 150+ existentes:
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2. Movimentos - Esses cadastros são relacionados as movimentações que serão base para a extração para o Governo. Esses cadastros correspondem as informações necessárias para atender a determinada demanda, e foram otimizados de forma a evitar redundância dentro do produto. Podemos citar alguns dentre os 300+ existentes:
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- J050-Plano Contas
- J100-Centro Custo
- K030-Apuração Irpj/Csll
3. Relatórios - Esse menu disponibiliza os relatórios contemplados pelo sistema, seja ele um Livro Oficial previsto na Legislação ou não. Podemos citar alguns dentre os 13 existentes:
- Livros Oficiais
São todos os livros previstos no Convênio 31/99
- Registro Entradas P1
- Registro Entradas P1/A
- Registro Saídas P2
- Registro Saídas P2/A
- Registro Prod e Estq P3
- Registro Inventário P7
- Livro Lcp P11
- Listagem de Operações Interestaduais P12
- Listagem de Operações Interestaduais P15
- Código de Emitentes P10
- Recolhimento P14
- Apuração Icms P9
- Relatório de Auditoria - à partir da 12.1.5
Este relatório possui integração com a funcionalidade AuditTrail que deve estar habilitada no ambiente para que funcione corretamente.
4. Miscelâneas - Esse menu disponibiliza funcionalidades de resultado, onde tem relação com as movimentações já cadastradas no produto, ou seja:
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- Integração
Neste tópico encontraremos as funcionalidades de integração do TAF, podendo ser via arquivo texto( Proc. Layout Taf - Txt ) ou no modelo recomendado banco-a-banco( Processamento Automático ou Manual ). Também está disponível o Gerenciador de Integrações( à partir da 12.1.5 ) que permite se efetuar:- Exclusões por Período;
- Validação de regra de layout;
- Manutenção cadastral direcionada e;
- Rastro das integrações.
- Arqs Magnéticos
Permite gerar através da funcionalidade Central de Obrigações( à partir da 12.1.5 ), as funcionalidade pertencentes ao escopo do TAF.- Sintegra Nacional( Convênio 31/99 )
- EFD ICMS/IPI( SPED Fiscal )
- 2.0.16 à partir da 12.1.9
- EFD Contribuições
- 1.20 à partir da 12.1.9
- Gnre Online - Geração do Xml para as UFs referenciadas.
- ECF - Escrituração Contábil Fiscal - à partir da 12.1.5
- GIA do Estado de São Paulo - à partir da 12.1.5
- DIEF CE - à partir da 12.1.9
Roadmap TAF para 2.016
Estão previsto cerca de 20 Obrigações Fiscais Estaduais, 13 Melhorias de processo e produto, e o tão comentado eSocial*.
Dentre as Obrigações Fiscais temos GIAs e DIEFs de alguns estados;
*O eSocial é um projeto complexo, principalmente para o Governo e que está gerando ajustes e postergações de cronogramas, impactando também as entregas sistêmicas programadas;
Dentre as melhorias, temos: Processo único para integração, melhorias nas mensagens de integração e alguns Itens pontuais no Bloco M.
Segunda Fase - Apuração de tributos
Esta fase é sequencia da anterior, e tem como objetivo fornecer recursos que permitam efetuar Apurações dos tributos como ICMS/ST, PIS/Cofins e IRPJ/CSLL de forma automática utilizando toda a movimentação disponibilizada em sua base de dados; oriundas de ERPs TOTVS ou qualquer outro de mercado.
Terceira Fase - Cálculos
Esta é a última fase de evolução do Produto, e contemplará todos os componentes de cálculos necessários para atender todas as particularidades do regime tributário Nacional e Internacional quanto a emissão dos documentos fiscais exigidos pelo Governo. A proposta é o TAF efetuar esses cálculos na manutenção das informações de sua base de dados, e/ou fornecer serviços integráveis a qualquer sistema.
Para detalhes sobre o escopo do TAF, acessar 08. Escopo.