Histórico da Página
Melhorias Faturamento DEPOT
Características do Requisito
Linha de Produto: | SARA |
Segmento: | Distribuição & Logística |
Módulo: | Faturamento. |
Rotina: | SARA - Faturamento - Depot - Cálculo dos Serviços (uCalculoServicosDepot) |
Parâmetro(s): | AGRUPA_CAPA_AUTOMATICAMENTE (já existente) |
Requisito (ISSUE): | PCREQ-9548 |
Banco(s) de Dados: | SQL Server |
Tabelas Utilizadas: | Novas rel_item_tar_tip_calc_depot Existentes tab_moeda tab_regime tab_nf_manual tab_nf_item_manual tab_nfi_servicos_manual tab_mov_cnt tab_servrec tab_opcao_tarifa tab_tar_item |
Versões/Release: | 12.1.X |
Descrição
As melhorias desenvolvimentos no processo de faturamento Depot foram:
- Retirar obrigatoriedade de cotação da moeda real ao realizar faturamento (Depot).
- Retirada a obrigatoriedade de cadastro de cotação da moeda real quando contrato Quando opção de tarifa do cliente configurado na moeda real, retirada a obrigatoriedade de cadastro de cotação.
- Realizar acúmulo automático de demonstrativo por período (Depot)
- Aplicada a funcionalidade de acúmulo de demonstrativo por período de forma automática também para processos Depot. Este acúmulo de demonstrativo consiste na configuração de períodos de em dias por mês, onde faturamentos de um mesmo cliente e tipo de cálculo serão automaticamente acumulados no momento do faturamento.
- Permitir configurar mais de um item de tarifa por tipo de cálculo (Depot)
- Substituído Substituída a configuração de item de tarifa por tipo de cálculo realizada através de parâmetros por um novo cadastro de configuração de itens de tarifa por tipo de cálculo Depot. Ou seja, além da parametrização agora ser realizada através de um cadastro, irá permitir relacionar 1 ou mais itens de tarifa por tipo de cálculo.
- Substituído Substituída a configuração de item de tarifa por tipo de cálculo realizada através de parâmetros por um novo cadastro de configuração de itens de tarifa por tipo de cálculo Depot. Ou seja, além da parametrização agora ser realizada através de um cadastro, irá permitir relacionar 1 ou mais itens de tarifa por tipo de cálculo.
Procedimento para Implantação
- Atualização do banco de dados através do AtualizaDB;
- Execução dos scripts de banco de dados identificados no pacote de atualização;
- Atualização dos executáveis do pacote.
Procedimento para Utilização
1. Retirar obrigatoriedade de cotação da moeda real ao realizar faturamento (Depot)
Pré-requisitos:
- Possuir o processo Depot devidamente configurado para faturamento.
- Existir processos Depot pendentes de faturamento em "Faturamento > Depot > Cálculo dos serviços;
Procedimentos:
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Moedas > Cotação". Não deve existir cotação para o período a ser realizado faturamento na moeda real, código 790.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot. > Cálculo dos serviços". Realizar filtro de modo a exibir dados na grade de containers com serviços pendentes de faturamento. Escolha um registro e guarde a qual armador pertence. Antes de realizar o processamento do cálculo, verifique se a opção de tarifa do mesmo é calculado em real. Para isso seguir os passos abaixo.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Opção Tarifa". Clique em "Consultar" na barra de botões localizado na parte inferior da tela. No filtro "Consolidador/Armador" informe o armador do container escolhido para cálculo no passo anterior e clique em pesquisar. Na aba "Opção de tarifa" campo "Moeda" informe 790 caso não estiver.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Cálculo dos serviços". Processar cálculo clicando em "Processar". O cálculo deve ser realizado sem sistema solicitar o cadastramento de cotação para a moeda real.
2. Realizar acúmulo automático de demonstrativo por período (Depot)
Pré-requisitos:
- Possuir o processo Depot devidamente configurado para faturamento.
- Ter configurado períodos para acúmulo de demonstrativo. (detalhado nos itens 1, 2, 3, 4, 5 do tópico procedimentos)
- Possuir pelo menos um demonstrativo de cada tipo de cálculo Depot emitido nos períodos acima configurados "Faturamento > Depot > Cálculo dos serviços".
- Existir ao menos um processo Depot de cada tipo de cálculo pendentes de faturamento em ";
Procedimentos:
- No módulo "Sistema" acessar o menu "Parâmetros". Mudar o valor do parâmetro AGRUPA_CAPA_AUTOMATICAMENTE para S indicando que deseja realizar o acúmulo automático de demonstrativo quando configurado.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Acúmulo automático de demonstrativo > Por período". Cadastrar períodos para acúmulo, por exemplo de 1 a 15, 15 a 30.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Cálculo dos Serviços". Escolher um container para faturar, porém não realizar o processamento. Apenas observar e guardar o "Tipo de faturamento (parte superior da tela)", a "Data de execução do serviço", o "Armador" e o "Container" que se deseja faturar.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Opção Tarifa". Na aba "Clientes", no botão inferior clique em "Consultar". No campo "Consolidador/Armador" informe o código do "Armador" do container escolhido anteriormente. Clique em "Pesquisar", e então a opção de tarifa será exibida. Na aba "Opção de tarifa", no campo "Configuração", observe e guarde o código.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadastro > Configurações P/ Faturamento" Na aba "Configurações Gerais" no group box "Acúmulo para Cálculo" informar uma configuração cadastrada anteriormente.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Serviços Calculados". Consultar faturamentos já realizado para o tipo de faturamento que se deseja faturar e no mesmo período do faturamento que se deseja realizar (observado no item 3). Se o tipo for Handling IN, então a data de execução é a data de entrada, se Handling OUT então é a data de saída, se Armazenagem então é a data do fim do período (data de saída), se Serviço de Reparo então é a data de autorização do reparo.
- No módulo "Faturamento" acessar "Depot > Cálculo dos Serviços". Realizar filtro com base no container escolhido para faturamento no item 3. Processar cálculo clicando em "Processar".
- No módulo "Faturamento" acessar "Depot > Serviços Calculados". Consultar novamente os faturamentos realizados com base nos filtros informados no item 6 e identificar que o container faturado no item 7 foi agrupado respeitando as configurações realizadas nos passos 2,4 e 5.
3. Permitir configurar mais de um item de tarifa por tipo de cálculo (Depot)
Pré-requisitos:
- Possuir o processo Depot devidamente configurado para faturamento.
- Existir pelo menos um container com estimativa de reparo finalizada e autorizada que também tenha lavação pendente.
Procedimentos:
- No módulo "Operacional" acessar o menu "Cadastro > Serviço\Recurso\Movimentação".Criar 4 novos tipos de serviço, um para cada tipo de cálculo. Ao clicar em "Novo", marque a opção "Movimentação Mecânica" informe somente a descrição e salve.Exemplo de serviços a serem criados para homologação da rotina.
- HANDLING IN OVERTIME;
- HANDLING OUT OVERTIME;
- ADICIONAL ARMAZENAGEM;
- ADICIONAL SERVIÇO DE REPARO.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Cadatstro > Itens de Tarifa". Cadastrar 4 novos itens de tarifa para o tipo "Armazenagem" com as mesmas descrições criadas no item anterior. Marcar o checkbox "(Desviar Armazenagem ....)" e informar o respectivo serviço cadastrado no item 1.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Itens de Tarifa por Tipo de Cálculo". Para cada tipo de cálculo, adicione os códigos dos respectivos itens de tarifa criados nos item 2.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Depot > Cálculo dos Serviços". Escolher uma opção de filtro que retorne algum container para faturar. Escolha um container porém não realizar o processamento. Apenas observar e guardar o "Tipo de faturamento (parte superior da tela)", o "Armador" e o "Container" que se deseja faturar.
- No módulo "Faturamento" acessar o menu "Opção de Tarifa". No botão inferior clique em "Consultar". No campo "Consolidador/Armador" informe o código do "Armador" do container escolhido anteriormente . Clique em "Pesquisar", e então a opção de tarifa será exibida. Na aba "Tarifas", guarde o código exibido no campo "Código" da primeira grade (grade que contém as colunas Codigo, Tarifa 1, Configuração ...).
- No módulo "Faturamento" acessar "Cadastro > Tabela de tarifas (valorização)". Na parte inferior clicar em "Pesquisar", no campo "Cláusula de Pesquisa", informar "INTERMEDIARIO", clicar em "Pesquisar". Dar um duplo clique na linha referente ao código da tarifa guardado no item 5.Incluir 4 novos itens nos itens de tarifa do cliente referente aos 4 itens de tarifas criados no item 2. Para isso, clique na aba "Itens <F5>", clique em "Inserir". No campo "Item Tarifa" informe um dos itens de tarifa cadastrados no item 2 . Configurar a valorização do item através dos campos Grupo de Fórmula e Fórmula. Como exemplo, preencher no campo "Grupo de Fórmula" , "VALOR UNICO". No campo "Fórmulas", "(R$1). <VALOR UNICO>". No campo r$1 informar um valor a ser cobrando (fixo). No campo "Descrição do Item de Tarifa" informar uma descrição par ao item. Como exemplo, informar a mesma descrição do campo "Item Tarifa".
- No módulo "Faturamento" acessar "Depot > Cálculo dos Serviços". Realizar filtro com base no container escolhido para faturamento no item 4. Processar cálculo clicando em "Processar".
- No módulo "Faturamento" acessar "Serviços Calculados". Cconsultar novamente os faturamentos realizados com base nos filtros informados no item 4 e identificar que o container faturado no item 7 possui dois itens. Observar que os serviços faturados correspondem ao a configuração realizada no Item 3.
Visão Geral
Import HTML Content
Conteúdo das Ferramentas
Tarefas