Histórico da Página
Procedimento para Utilização
A tabela B3N - Histórico Contábil é preenchida toda vez que houver exclusão de um lote de pagamento de RDA ou quando um procedimento é alterado através do módulo de Digitação de Guias. Porém, no módulo de Digitação de guias, somente será armazenado na B3N os procedimentos que forem trocados, como por exemplo, o procedimento original era um Exame de Sangue é foi alterado para Consulta, devido as diferenças nos grupos contábeis. Se a alteração for apenas de valor, quantidade e outros, nada é armazenado na tabela.
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- Processo de Exclusão de Lote de Pagamento de RDA: TUB189_Contabilização_de_Guias_Exclusão_do _Lote
- Processo de Alteração de Guias: TUB189_Contabilização_de_Guias_Alteração_de_Procedimentos
Exclusão de Lote de Pagamento de RDA ou Alteração de Procedimentos
Exclusão de Lote de Pagamento
- No Microsiga Protheus, acesse Atualizações / Pagamento RDA / Lotes de Pagamento.
- Na tela, selecione um título, clique no botão Outras Ações e clique em Excluir Lote.
- Com a exclusão, o sistema armazena na B3N os campos necessários para guardar o histórico deste lote.
B3N sem registros
B3N após a exclusão do lote
Alteração de Procedimentos
No caso de Alteração de Guias, para que o registro seja salvo na tabela de histórico B3N, é necessário que a guia já tenha sido provisionada (BD7_LAPRV igual a “S”) e seja alterado o código do procedimento, pois qualquer outra mudança não acarretará na gravação do histórico na tabela.
Logo, se for alterado valor, quantidade e outros, o histórico não será salvo, somente se o procedimento for trocado.No Microsiga Protheus, acesse Atualizações / Processamento de Contas / Digitação de Contas.
Na tela, selecione uma PEG com status de Digitação e que já tenha sido provisionada e após, clique no botão Outras Ações e clicar na opção Selecionar.
- Selecione a guia que será alterada e clique em Alterar.
- Para que o histórico seja salvo na B3N, é necessário que seja alterado o procedimento existente, como por exemplo, antes era uma Tomografia e foi alterado para uma Consulta. Somente com a alteração do procedimento será armazenado na B3N o registro desta mudança, pois quando o procedimento é alterado, o grupo contábil pode ser outro, devido ao procedimento selecionado.
- Faça as alterações e depois, clique em Confirmar.
- Desta forma, o registro anterior é salvo na B3N.
Reversão de Histórico
Informações | ||
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Antes da utilização deste recurso, é obrigatório o cadastro de um lançamento padrão com o código 9CU e descrição PLS - REVERSAO B3N, no menu Atualizações / Contabilidade / Lançamento Padrão. As configurações deverão ser de acordo com a necessidade contábil da empresa, sendo obrigatório nos campos Conta Débito ou Conta Crédito (de acordo com o tipo de lançamento) a utilização da função, conforme abaixo: PLSCTP02(.T.,IF(B3N->B3N_ORIMOV$"1","BD5","BE4"),”B3N”) Para maiores informações do preenchimento dos demais campos, será necessário a consulta no Manual de Integração entre Contabilidade e PLS, pois envolve uma série de variáveis que devem estar corretas. Abaixo, um exemplo simplificado de preenchimento (Tela de Lançamento Padrão, acessível em Atualizações / Contabilidade / Lançamento Padrão): Aba cadastro Aba Entidades Aba Valores |
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Conforme tópicos anteriores, sempre que um lote for excluído ou houver a alteração de um procedimento, isso ficará salvo na B3N. Isto ocorre pois caso o procedimento já tenha sido provisionado (BD7_LAPRV) e tenha ocorrido a exclusão ou a alteração de um procedimento, a provisão inicial passa a ser errada, pois houve mudança nos valores e grupo contábil também, no caso de alteração de um exame de sangue para uma consulta, por exemplo.
- Em Microsiga Protheus, acesse a rotina Atualizações / Contabilidade / Contabilização Off Line de Guias (PLSCTB06).
- O sistema irá exibir o Pergunte. Entre com as informações solicitadas pelo pergunte.
- Cada informação inserida no pergunte será usada para pesquisa na tabela B3N, para verificar se existe algum histórico de lote ou procedimento alterado. Ou seja, caso as informações sejam coincidentes com algum histórico na B3N, poderão ser usadas para reversão.
- A função de Reversão de Histórico da B3N somente funcionará quando no combo da pergunta Tipo de Contabilização for escolhida as opções “Provisão” ou “Custo Real”. Se for selecionado Reversão, a rotina não será acionada.
Após a inserção das informações e da escolha no combo Tipo de Contabilização como Custo Real ou Provisão, basta clicar em OK e na janela seguinte, OK novamente.
De acordo com as informações do Pergunte, o sistema irá verificar na tabela B3N se existem registros que contenham informações semelhantes as opções inseridas. Caso sim, o sistema irá exibir uma pergunta, para que o usuário decida se deseja fazer a reversão destes itens a partir da B3N ou não, para gerar os devidos Lançamentos Contábeis.
Caso escolha Não, o sistema irá continuar o processo padrão, de acordo com a escolha do usuário na opção Tipo de Contabilização e nada será alterado na B3N.
Caso a escolha seja Sim, o sistema irá realizar a reversão dos lançamentos encontrados na B3N.
Escolhendo SIM, o sistema irá realizar os processos e na tabela B3N irá marcar o campo B3N_LAREV como “S”, indicando que este registro foi revertido.
De acordo com os registros encontrados na B3N, será exibida a tela de Lançamentos Contábeis, constando os registros que foram encontrados na busca, prontos para o lançamento Contábil.
- O sistema mostra o lançamento definido para este fim – 9CU – PLS - Reversão B3N – e demais configurações realizadas no lançamento padrão. Por isto, a importância do preenchimento correto do lançamento padrão e da função Crédito ou Débito, de acordo com o lançamento.
Basta pressionar o botão Confirmar, para que os lançamentos sejam armazenados.
Após, o sistema irá continuar com os processos normais, de acordo com as escolhas no Pergunte.
Uma vez que um registro da tabela B3N foi revertido, não será mais apresentado em caso de buscas que apresentem parâmetros iguais, pois já consta como revertido pelo campo B3N_LAREV.