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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | Datasul | Módulo | Manutenção Documentos da Frotas |
Segmento Executor | Manufatura | ||
Projeto1 | D_MAN_MNT002 | IRM1 | PCREQ-9758 |
Requisito1 | PCREQ-9759 | Subtarefa1 |
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Chamado2 |
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País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)
Objetivo
Possibilitar a utilização do Portador do Cliente/Fornecedor do Financeiro no lugar do Portador do Cliente/Fornecedor do Industrial dentro dos módulos do Industrial do módulo de Documentos de Frota que utilizam esta informação.
De forma resumida, antes de uma movimentação em algum módulo do Industrial utilizar o Portador e Modalidade, será vericado o Cliente/Fornecedor equivalente no Financeiro para a empresa do movimento e será buscado/utilizado o Portador do cadastro do Financeiro. Devido a conceitos diferentes: Portador e Modalidade x Portador e Carteira, será utilizada a Matriz de Tradução de Portador já existente que fará a tradução do Portador do Industrial para o Financeiro e vice-versa.
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
Atualmente no TOTVS 12, os cadastros de Cliente/Fornecedor no Financeiro são por empresa e no Industrial não. Alguns módulos do Industrial necessitam da informação do Portador e Modalidade destes cadastros durante as movimentações. Quando há necessidade de diferenciar a informação por empresa no Industrial, é necessário antes de efetivar a movimentação no módulo, alterar os cadastros para conterem a informação correta.
No Financeiro, como os cadastros de Cliente/Fornecedor são por empresa, é possível definir um Portador diferente por empresa para o mesmo Cliente ou Fornecedor.
Tendo em vista que o processo de unificação destes cadastros é muito complexo, porém, esta situação de poder diferenciar o Portador por empresa do Cliente/Fornecedor no Industrial deve ser corrigida, este requisito deve prever esta correção.
A partir da release TOTVS 12.1.11, haverá uma nova função que possibilitará a utilização do Portador do Cliente/Fornecedor do Financeiro no lugar do Portador do Cliente/Fornecedor do Industrial dentro dos módulos do Industrial que utilizam esta informação.
De forma resumida, antes de uma movimentação em algum módulo do Industrial utilizar o Portador e Modalidade, será verificado o Cliente/Fornecedor equivalente no Financeiro para a empresa do movimento e será buscado/utilizado o Portador do cadastro do Financeiro. Devido a conceitos diferentes: Portador e Modalidade x Portador e Carteira, será utilizada a Matriz de Tradução de Portador já existente que fará a tradução do Portador do Industrial para o Financeiro e vice-versa.
Algumas observações:
- Este requisito terá como proposta, uma solução suavizada, ou seja, será possível ativar ou desativar a função que será criada para este requisito a qualquer momento. Os programas alterados deverão estar preparados.
- A partir do momento que a função estiver ativada, é essencial que a Matriz de Tradução de Portador esteja devidamente atualizada referenciando os Portadores do Industrial com os Portadores Financeiros de todos os Clientes/Fornecedores (Emitentes) que possuírem a informação, por isso, será necessário a criação de um relatório que demonstre possíveis inconsistências.
- Os cadastros de Clientes/Fornecedores do Industrial deverão ser alterados para, ao informar um Portador, seja utilizado um novo Zoom que irá apresentar a relação entre Portador e Modalidade do Industrial e Portador e Carteira do Financeiro.
- Apesar da proposta deste requisito ser a utilização do Portador Financeiro ao invés do Portador do Industrial nos cadastros de Cliente/Fornecedor, não significa que o código do Portador e Carteira do Financeiro serão utilizados nos módulos do Industrial, ou seja, será utilizado a Matriz de Tradução para identificar o Portador e Modalidade do respectivo Portador e Carteira do Financeiro.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
ND0303 – Solicitação Pagamentos | Envolvida | Manutenção -> Manutenção Documentos Frotas -> Tarefas -> Solicitação Pagamentos (Botão "Integrar Título Contas a Pagar" - ND0303d) | - |
NDAPI001 | Alterada | Executada de forma automática pelo programa "Geração Título Contas a Pagar - ND0303d") | - |
NDAPI002 | Alterada | Executada de forma automática pelo programa "Geração Título Contas a Pagar - ND0303d") | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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