Histórico da Página
ançamento - Cálculo IR
Características do Requisito
Linha de Produto: | RM. | ||||||||||||||
Segmento: | Educacional | ||||||||||||||
Módulo: | Totvs Gestão Financeira | ||||||||||||||
Rotina: |
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Cadastros Iniciais: | Cadastro Cliente/Fornecedor, Cadastro de fórmulas | ||||||||||||||
Parâmetro(s): | NA. | ||||||||||||||
Chamados Relacionados | TTMRO1 | ||||||||||||||
Requisito (ISSUE): | FINTRF000020 | ||||||||||||||
País(es): | Brasil. | ||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Sql Server e Oracle. | ||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | FCFO, FLAN, FLANHST | ||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows |
Descrição
Cadastro de Cliente/Fornecedor
1º. Criado novo campo (FORMULAVALDEDUCAOVARIAVEL) na tabela de cliente/fornecedor (FCFO), para cadastrar código da fórmula para o cálculo das “Outras Deduções Variáveis”.
2º. Modificado o groupbox “Dados Relacionados ao IRRF”, modificado para a inclusão do lookup de fórmula, associado ao novo campo.
Obs: O lookup de fórmula para o novo campo fica visível somente se o cliente/fornecedor for pessoa física.
3º. Criado novo campo (VALORDEDUCAOVARIAVEL) na tabela de lançamentos (FLAN), para registrar o valor das “Outras Deduções Variáveis”.
Cálculo de Valor Líquido
4º. O cálculo da fórmula será feito no serviço de cálculo do IRRF, pois esse serviço é chamado pelo valor líquido, inclusão de lançamento e baixa de lançamento. Assim o cálculo da formula fica centralizado no serviço de cálculo do IRRF.
OBS: O valor será cálculo sempre e somente na inclusão do lançamento financeiro independente da data base de geração do IRRF. Desta forma, para os demais casos o valor deverá ser buscado no novo campo criado na tabela FLAN.
5º. O cálculo do IRRF será executado conforme indicado abaixo:
a) O valor será arredondamento com duas casas decimais.
b) O contexto para execução da fórmula são os valores do lançamento (tabela FLAN) .
c) O campo “Outras Deduções Variáveis” dos lançamentos que já houve retenção de IR no período devem ser somadas, da mesma forma como já ocorre para os campos “Valor Base IR”, “Valor IRRF” e “Valor INSS”.
Serviço de Inclusão de Lançamento
6º. O serviço de inclusão de lançamentos deverá gravar o valor das “Outras Deduções Variáveis”, da mesma forma como hoje já grava o valor do IRRF.
Cadastro de Lançamentos
7º. Na inclusão de lançamento a pagar, gerador de IRRF/PF, caso tenha uma fórmula definida para “Outras Deduções Variáveis” no cadastro de C/F, o botão de cálculo automático do Valor do IRRF deverá ficar desabilitado se o cliente/fornecedor pessoa física e tiver a fórmula cadastrada.
O comportamento deverá ser similar ao existente hoje para o valor líquido, que permanece desabitado até que o lançamento seja salvo.
8º. O mesmo requisito vale para o botão de cálculo definido no diálogo do IRRF.
Obs 1: O campo “Valor Dedução Variável” ficará visível somente se o cliente/fornecedor for pessoa física.
Obs 2: O campo “Valor dedução Variável” só fica habilitado caso o usuário edita o valor do IR. Assim o valor presente (informado ou não) no campo “Valor Dedução Variável” será usado no cálculo. E a fórmula cadastrada no cliente/fornecedor não será executada.
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Cadastrar uma formula que será utilizada para o cálculo do valor de outras deduções variáveis.
- No cadastro do cliente fornecedor que deve ter a formula executada, configurar o código da formula a ser utilizada.
- Ao incluir lançamentos a pagar gerador de IR, o cálculo do valor de outras deduções variáveis será feito no momento que o lançamento estiver sendo salvo.
Lançamento - Cálculo IR
Características do Requisito
Linha de Produto: | RM. | ||||||||||||||
Segmento: | Educacional | ||||||||||||||
Módulo: | Totvs Gestão Financeira | ||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||
Cadastros Iniciais: | Cadastro Cliente/Fornecedor | ||||||||||||||
Parâmetro(s): | NA. | ||||||||||||||
Chamados Relacionados | TTMRO1 | ||||||||||||||
Requisito (ISSUE): | FINTRF000020 | ||||||||||||||
País(es): | Brasil. | ||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | Sql Server e Oracle. | ||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | FCFO, FLAN, FLANHST | ||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows |
Descrição
O comportamento deverá ser similar ao existente hoje para o valor líquido, que permanece desabitado até que o lançamento seja salvo.
7º. O mesmo requisito vale para o botão de cálculo definido no diálogo do IRRF. O valor das deduções variáveis deverá ser apresentado nos dados do IRRF/PF.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab