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Manutenção_Documentos_Saída_-_RE4001

Visão Geral do Programa

Essa função permite a geração dos remitos referentes à saída de mercadorias, remetidas para beneficiamento, devolução de mercadorias aos fornecedores, retorno de beneficiamento e notas de crédito para fornecedores.

Este programa é utilizado para todos os países do produto internacional.

Informações

Importante:
Na devolução de remitos ou faturas (sem remitos), caso tenha sido selecionada a opção "Gerar Nota de Crédito" na pasta Adicionais da função Manutenção de Naturezas de Operação (CD0609), serão geradas automaticamente uma nota de crédito para cada fatura relacionada ao remito selecionado.

Exemplo:
Se tivermos duas faturas da seguinte forma:

a) Fatura 100, contendo os remitos 1, 2 e 3;

b) Fatura 200, contendo os remitos 4 e 5.

E forem selecionados para devolução parte dos remitos 2, 3 e 4, serão geradas duas notas de crédito da seguinte forma:

 - A 1ª referente à fatura 100, que terá o valor do somatório dos remitos 2 e 3 informados para devolução;

 - A 2ª referente à fatura 200, que terá o valor informado para devolução do remito 4.

A nota de crédito será gerada no valor informado para devolução do remito ou fatura e a mesma ficará vinculada ao título normal (duplicata) gerado pela fatura;

Restrição:
Somente será gerada nota de crédito se a fatura estiver integrada com o módulo de Contas a Pagar. Caso contrário será emitida uma mensagem de alerta avisando que não foi gerada a nota de crédito em função de não existir duplicata gerada no Contas a Pagar.


Objetivo da tela:

Permitir a implantação de notas de saída para os fornecedores.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, será apresentada a janela Manutenção de Documentos (RE3001A), a qual permite iniciar o processo de implementação dos dados do documento de saída.

Transporte

Quando acionado, será apresentada a janela Dados Transporte (RE4001D), a qual permite informar os dados do transportador e do transporte da mercadoria.
Atualiza Documento

Quando acionado, o Documento é atualizado nos módulos de Estoque, Compras, Contas a Pagar, Investimentos, Produção e Contratos.
Para que a atualização seja de forma automática em outros módulos, dependerá dos parâmetros do usuário.

Incluir

Quando acionado, é apresentada a janela RE4001B, a qual permite efetuar a inclusão de itens para o documento.

Modificar

Quando acionado, é apresentada a janela RE4001B, permitindo efetuar a alteração de itens para o documento.

EliminarQuando acionado, é possível efetuar a eliminação do item selecionado no documento.
Unid. Neg.Quando acionado, é possível informar os percentuais de rateio da unidade de negócio. Exibe a janela Unidade Negócio por Item (CD9765). Este botão é habilitado e apresentado somente quando nos parâmetros de materiais estiver indicado que utiliza unidade de negócio.
Rat DespQuando acionado, é apresentada a janela Manutenção Despesas do Item (Rateio), permitindo efetuar alterações no valor das despesas do item.
Gerar

Quando acionado, é possível efetuar a geração automática dos itens por intermédio do documento original relacionado à transação.

O botão será habilitado quando a natureza de operação informada para o documento for retorno de beneficiamento, retorno de consignação ou devolução a fornecedor.

Quando a natureza de operação informada para o documento for devolução a fornecedor, será apresentada a janela RE4001C, quando for um retorno de beneficiamento ou consignação, apresenta a janela CD4328.

Estrutura

Quando acionado, é possível efetuar a geração automática dos itens do documento. Essa geração é efetuada com base na ordem de produção informada e estrutura do item cadastrada na engenharia. Veja mais informações na janela CD4332.

O botão será habilitado quando a natureza de operação informada para o documento for remessa para beneficiamento ou retorno de beneficiamento.

 

Informações do Cabeçalho do Documento

 

Janela Inclui Documento - Pasta Documento I:

Campo:

Descrição

Emitente

Inserir o código do fornecedor cujo documento se deseja digitar.

Série

Pto Emissão (Arg)

Inserir a série do documento a ser implementado.

Nota: Para Argentina, informar neste campo o Ponto de Emissão do documento.

DocumentoInserir o número do documento a ser implementado.

Nat Operação

Inserir o código da natureza de operação do documento a ser implementado.

Espécie DocumentoExibe o código da classe do documento, conforme parametrizado na função Manutenção Tipo Transação (CD0609).
Movimentação com

Selecionar uma das opções que define se a transação comercial é com Cliente ou Fornecedor.

Esse campo somente é habilitado quando o emitente estiver identificado como Ambos (cadastrado como Cliente e Fornecedor).

Cod Observação

Selecionar uma das opções que define a procedência do remito. As opções disponíveis são:

  • Indústria
  • Comércio
  • Devol Cliente
  • Serviços

Essa informação é somente documentacional, não interferindo na parametrização do documento.

EstabelecimentoInserir o código do estabelecimento de entrada do documento.
Estabel OrigemInserir o código do estabelecimento origem quando se tratar de transferências entre estabelecimentos.
Data Transação

Inserir a data de transação a ser considerada para o recebimento.

Esse campo exibe a data corrente como padrão, podendo essa ser alterada.

Data Emissão

Inserir a data de emissão a ser considerada para o documento.

Esse campo exibe a data corrente como padrão, podendo essa ser alterada.

Natureza Complementar

Selecionar o código da Natureza de Operação do Documento de envio para beneficiamento/consignação, que deu origem ao presente Documento.

Esse campo é habilitado quando a natureza de operação indicar operação com terceiros.

 

Janela Inclui Documento - Pasta Documento II:

Campo:

Descrição

Unidade Federação

Exibe a sigla do estado do fornecedor da mercadoria do documento de entrada.

Conta Transitória

Inserir o código da conta transitória. É exibida a conta parametrizada na função Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611), conforme o tipo de movimentação efetuada pela natureza de operação.

Exemplos
Quando a natureza de operação indicar:

  • Transferência entre estabelecimentos é exibida a conta transitória de transferência;
  • Remessa para Beneficiamento é exibida a conta transitória de entrada de beneficiamento;
  • Retorno de Beneficiamento é exibida a conta transitória de saída de beneficiamento;
  • Remessa para Consignação é exibida a conta transitória de entrada para consignação.
  • Compra é exibida a conta transitória de fornecedor.
Subconta TransitóriaInserir o código da subconta transitória do documento. É exibida a subconta da conta informada no campo anterior. Somente é necessário informar quando a conta exigir a subconta. Caso contrário este campo é desabilitado.
Via Transporte

Selecionar uma das opções que define o meio de transporte da mercadoria. As opções disponíveis são:

  • Rodoviário
  • Aeroviário
  • Marítimo
  • Ferroviário
  • Rodoferroviário
  • Rodofluvial
  • Rodoaeroviário
  • Outros
Nota Fiscal Fatura

Quando assinalado, indica que o documento digitado trata-se de nota fiscal. Quando não assinalado, indica que o documento trata-se de um remito.

Nota:
O processo de documentos para fornecedor temporário exige a entrada concomitante da nota fiscal, ou seja, somente serão aceitos documentos de entrada de materiais junto às suas respectivas faturas. Portanto, quando se utilizar esse processo, esse campo deve estar assinalado.

MoedaInserir o código da moeda do documento.
Cotação Dia

Inserir o valor da cotação da moeda, utilizada para a conversão das compras em moeda estrangeira.

Vl Frete MEInserir o valor do frete, despesa constante do documento.
Vl Seguro MEInserir o valor do seguro, despesa constante do documento.
Vl Embal MEInserir o valor da embalagem, despesa constante do documento.
Vl Outras MEInserir o valor de outras despesas constantes do documento.
Vl Despesa MEExibe o valor total das despesas constantes do documento.
Vl Mercado MEExibe o valor total das mercadorias informadas para o documento.


Janela Inclui Documento - Pasta Observação:

Objetivo da tela:

Apresenta e permite modificar a observação do documento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Observação

Inserir caso necessário, observações pertinentes ao documento.


Janela Inclui Documento - Pasta RGA:

Objetivo da tela:

Informar os dados do documento de autorização de devolução.

Esta pasta é habilitada quando o o parâmetro "Usa RGA" estiver marcado, na função Manutenção Parâmetros Recebimento (RE0103).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Nr RMA

Inserir o número da RMA informado pelo usuário de devoluções do fornecedor.

Seq Contato

Selecionar o número da sequência de contato fornecedor com quem foi mantido o contato para liberação do número RMA.
O contato do fornecedor é informado/parametrizado por intermédio da função Manutenção de Fornecedores (CD0401), pasta Contatos.

TelefoneExibe o número do telefone da pessoa de contado na empresa fornecedora, conforme informado no campo Num Seq Contato.
E-mailExibe o e-mail da pessoa de contato na empresa fornecedora, conforme informado no campo Num Seq Contato.
Data Validade

Inserir a data de validade a ser considerada para a RGA, indicando a data limite para a devolução física ao fornecedor.
Esse campo exibe como padrão a data 12/31/2999, podendo essa ser alterada.

Atualmente esse campo é documentacional.

Perc ReestocagemInserir o percentual de reestocagem praticado pelo fornecedor a ser considerado como padrão para os itens da RGA.
Val ReestocagemInserir o valor de reestocagem praticado pelo fornecedor a ser considerado como padrão para os itens da RGA.

 

Janela Inclui Documento - Pasta Importação:

Objetivo da tela:

A pasta Importação é habilitada quando o módulo Importação está implantando no sistema. Porém, os campos Estabelecimento do Embarque, Embarque e Declaração de Importação não são habilitados em nenhum momento, pois são apenas para consulta do documento de importação que originou o recebimento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Embarque

Exibe o código do embarque referente ao processo de importação.

EstabelecimentoExibe o código e a descrição do estabelecimento gerador do embarque.
Declaração ImportaçãoExibe o código da declaração de importação para o qual está sendo gerado o documento de entrada.

 

Informações dos Itens do Documento

Janela Inclui Item Documento – Pasta Compras

Objetivo da tela:

Ao acionar o botão Incluir, na janela Manutenção de Documentos de Saída – Pasta Itens, é apresentada a janela para a inclusão dos itens do documento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Seq

Inserir o número da sequência a ser considerada para o item no documento.
ItemInserir o código do item a ser considerado para a sequência do documento.
Item FornecedorExibe o código do item para o fornecedor das mercadorias do documento.
ReferênciaInserir a referência do item, quando o mesmo for controlado por referência no estoque.
PedidoInserir o número do pedido de compra do item.
Ordem de CompraSelecionar o número da ordem de compra do item.
Evento

Exibe a sequência do evento na qual a ordem de compra acima informada está relacionada (se houver evento para a ordem).

É denominado “Evento”, uma ferramenta para controle e acompanhamento dos processos de compra na qual uma ordem de compra/pedido possa se encontrar.

Visa dar ao comprador condições de visualizar e controlar o andamento de determinada ordem de compra ou pedido (Ver função CC0109 Manutenção de Eventos).

ParcelaExibe o número da parcela da ordem de compra que essa sendo recebida, podendo essa ser alterada.
FIFO Ordem Compra

Quando assinalado, indica que as quantidades dos itens do documento serão alocadas para as parcelas das ordens de compra do fornecedor, da mais antiga para a mais recente até completar a quantidade recebida.

Exemplo:
Quantidade recebida: 1.000 pç – data de transação 20/06

Ordem 1.200 – Parcela 01 – Qtde 500 pç – data entr. 10/06

Ordem 1.600 – Parcela 01 – Qtde 300 pç – data entr. 15/06

Ordem 1.600 – Parcela 02 – Qtde 300 pç – data entr.  20/06

Nesse exemplo, o sistema irá alocar a quantidade total das parcelas 01 da ordem 1.200 e parcela 01 da ordem 1.600. Para completar a quantidade recebida, será alocada parcialmente a quantidade de 200 pç da parcela 02 da ordem 1.600.

Nota:
Para que as ordens possam se enquadrar ao processo FIFO, são levados em consideração os parâmetros do usuário, se é considerado o método FIFO para a ordem de compra do item do documento.

Ver função Manutenção Parâmetros Usuário do Recebimento (RE0101).

Este parâmetro não é habilitado nesta função.

Reabre Parcela

Quando assinalado, indica que a parcela da ordem de compra será reaberta ao atualizar o documento.

Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Reabre Parcelas Compras” selecionado.
Geração Nota Crédito AP

Quando assinalado, indica que será gerado uma antecipação no Contas a Pagar, indicando que haverá crédito ao fornecedor, referente ao valor total do item da devolução.
Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Geração Nota Crédito AP” selecionado.

Baixa Estoque

Quando assinalado, indica que ocorre a baixa automática do estoque quando da atualização do item do documento cadastrado para documentos de saída.

Quando não assinalado, não efetuará baixa do estoque do item da nota.

Conta ContábilInserir o número da conta contábil para a movimentação do item no estoque. Esta conta é obrigatória para itens que possuem tipo de controle físico, consignado ou débito direto. Para itens de controle total somente será necessário caso a apropriação do item deva ser realizada diretamente para uma conta específica, e não para o estoque.
Centro de CustoInserir o centro de custo relacionado à conta contábil, quando a conta utilizar centro de custo.
Ordem ProduçãoInserir o número da ordem de produção a ser considerada para o item, quando a compra está direcionada a uma ordem de produção em específico.
Item PaiExibe o código do item pai da ordem de produção.
RoteiroExibe o número do roteiro de fabricação do item da ordem de produção.
OperaçãoExibe o número da operação do item da ordem de produção.
Quantidade Etiqueta

Inserir a quantidade de etiquetas a serem impressas com código de barras para o item que está sendo recepcionado.

Esse campo somente é habilitado se o item estiver cadastrado no módulo Coleta de Dados.

Janela Inclui Item Documento – Pasta Valores

Campo:

Descrição

Cotação Dia

Exibe o valor da cotação da moeda local, utilizada para a conversão das compras em moeda estrangeira.
Qtde Emitente

Inserir a quantidade do item na unidade de medida do fornecedor.

Nossa QtdeExibe a quantidade do item convertida para a nossa unidade de medida.
Preço Unit

Exibe o valor do preço unitário do item do documento.

Preço Total

Exibe o valor total do item do documento, quantidade item x preço unitário.

DescontoInserir o valor total de desconto para o item do documento.
Peso LiqInserir o peso líquido do item, o padrão é o peso do item cadastrado na função Manutenção Itens Recebimento (RE0106), de acordo com a quantidade recebida do item.
DespesasInserir o valor das despesas para o item do documento.
FreteInserir o valor do frete para o item do documento.


Janela Inclui Item Documento – Pasta Impostos

Objetivo da tela:

Ao acionar a pasta Impostos na janela Inclui/Modifica Item, é apresentada a tela com os impostos relacionados ao item, permitindo algumas ações.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

IncluirQuando acionado, apresenta a Janela Inclui/Modifica Imposto (RE3001B1), a qual permite efetuar a inclusão de impostos ao documento.

Modificar

Quando acionado, apresenta a Janela Inclui/Modifica Imposto (RE3001B1), a qual permite efetuar a manutenção do imposto selecionado.
EliminarQuando acionado, é possível efetuar a eliminação do imposto selecionado.

Importante:
  Será permitido relacionar somente um imposto do tipo "Valor Agregado" ao item do documento.

  Será obrigatório a existência de um imposto do tipo "Valor Agregado" quando houver um imposto do tipo "Retenção" e a base de cálculo deste imposto for "IVA Normal".

Janela Inclui/Modifica Imposto Devolução

Objetivo da tela:

Essa janela é apresentada ao acionar o botão Incluir ou Modificar, localizados na janela Inclui Item Documento – Pasta Impostos. Nessa janela é possível efetuar a inclusão e modificação de impostos relacionados ao item.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Campo:

Descrição

Cod Imposto

Inserir o código de imposto do item.

Perc TaxaInserir o percentual de imposto.
Valor ImpostoInserir o valor total de imposto. É calculado automaticamente conforme o percentual informado, porém permite alteração.

Janela Inclui/Modifica Item Documento – Pasta Estoque

Objetivo da tela:

Na pasta Estoque podem ser informados e consultados os dados de armazenamento do item no Módulo Estoque.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

IncluirQuando acionado, são habilitados os campos do lado direito dessa janela para inserir o referido item do documento em um depósito/localização com respectiva quantidade na unidade de medida interna.

Modificar

Quando acionado, são habilitados os campos do lado direito dessa janela possibilitando modificar o referido item do documento em um depósito/localização com respectiva quantidade na unidade de medida interna.
EliminarQuando acionado, elimina o registro do depósito selecionado.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Depósito

Inserir o depósito no qual o item será armazenado.

Quando o item estiver parametrizado para sofrer inspeção de qualidade no estabelecimento do documento, será sugerido o depósito de controle de qualidade do estabelecimento.

LocalizaçãoInserir a localização a ser considerada para o item no depósito.
Lote/SérieInserir o número do lote ou de série do item, quando o item tiver controle por Número de Série, Lote ou Referência.
ValidadeInserir a data de validade do lote informado. Somente será solicitado quando se tratar de um novo lote. Lotes já existentes considerarão a validade informada para o lote.
Qtde

Inserir a quantidade do item a ser adicionada ao depósito do estoque. Pode ser informada a quantidade total do item da nota, ou parcial, dividindo o armazenamento em mais de um depósito/localização.

Total Informado

Exibe o total da quantidade informada para os depósitos do item.

Saldo RestanteExibe a quantidade que falta ser informada no estoque, ou seja, é o resultado da quantidade informada na pasta Compras, menos a quantidade no campo Total Informado.


Janela Inclui/Modifica Item do Documento – Pasta FIFO

Objetivo da tela:

Na pasta FIFO poderá ser efetuada a indicação das parcelas das ordens de compra que serão atendidas pelo recebimento do item selecionado.

A pasta FIFO, não é habilitada para documentos de saída.


Janela Inclui Item Documento – Pasta Saída

Objetivo da tela:

Nesta pasta são apresentados os dados do documento original que efetuou a saída quando a presente nota estiver fazendo referência a um retorno de beneficiamento/consignação (normal ou via operação triangular). Quando a presente nota não estiver fazendo referência a estas situações, os campos dessa pasta não apresentarão dados.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Série

Inserir a série do documento de envio para beneficiamento/consignação que deu origem ao presente documento que está sendo inserido/modificado.

Numero CompInserir o número do documento de envio para beneficiamento/consignação que deu origem ao presente documento que está sendo inserido/modificado.
Natureza ComplementarSelecionar o código da Natureza de Operação do documento de envio para beneficiamento/consignação que deu origem ao presente documento que está sendo inserido/modificado.
Seq ComplInserir a sequência do item do documento de envio para beneficiamento/consignação que deu origem ao presente documento que está sendo inserido/modificado.
Data Nota CompCampo não habilitado nesta função, somente utilizado para notas de devolução a clientes.
Pedido ClienteCampo não habilitado nesta função, somente utilizado para notas de devolução a clientes.
SequênciaCampo não habilitado nesta função, somente utilizado para notas de devolução a clientes.
Reabre Ped ClientesCampo não habilitado nesta função, somente utilizado para notas de devolução a clientes.
Emitente Entrega

Inserir o código emitente de entrega, a ser considerado para a geração de saldo em poder de terceiros.
Esse campo somente é habilitando quando a natureza de operação informada for de Operação com Terceiros ou Drop Shipment.

Serão exibidos, como padrão, os dados informados na janela Inclui Documento – Pasta Documento I, porém esses dados poderão ser modificados.

Nota Entrega

Inserir o número do documento a ser considerado para a geração de saldo em poder de terceiros.

Esse campo somente é habilitando quando a natureza de operação informada for de Operação com Terceiros ou Drop Shipment.

Serão exibidos como padrão os dados informados na janela Inclui Documento – Pasta Documento I, esses dados poderão ser modificados.

Natureza Entrega

Inserir o código da natureza de operação complementar a ser considerada para a geração de saldo em poder de terceiros.

Esse campo somente é habilitando quando a natureza de operação informada for de Operação com Terceiros ou Drop Shipment.

Será exibida como padrão a natureza de operação complementar da natureza de operação informada na janela Inclui Documento – Pasta Documento I, podendo ser alterada pelo usuário.

A natureza de operação complementar é informada para a natureza de operação, por intermédio da função Manutenção Natureza de Operação (CD0609).

Série Entrega

Inserir o código da série do documento a ser considerada para a geração de saldo em poder de terceiros.

Esse campo somente é habilitando quando a natureza de operação informada for de Operação com Terceiros ou Drop Shipment.

Será exibido como padrão os dados informados na janela Inclui Documento – Pasta Documento I, podendo esse ser alterado.

Sequência Entrega

Inserir a sequência do item do documento a ser considerado para a geração de saldo em poder de terceiros.

Esse campo somente é habilitando quando a natureza de operação informada for de Operação com Terceiros ou Drop Shipment.

Será exibido como padrão a sequência do item selecionado na janela Manutenção de Documentos – Pasta Itens, podendo essa ser alterada.


Janela Inclui Item Documento – Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Ao acionar a pasta Narrativa, na janela Inclui Item Documento, é possível inserir narrativas e observações pertinentes ao documento.


Janela Inclui Item Documento – Pasta RGA

Objetivo da tela:

Ao acionar a pasta RGA, na janela Inclui Item Documento, é possível inserir os dados da devolução do item.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Tipo Devolução

Selecionar o tipo de devolução a ser considero para o item da RGA. Os parâmetros disponíveis são:

  • Crédito: quando selecionado indica ao sistema o desejo de tomar crédito pela devolução no fornecedor.
  • Troca: quando assinalado será possível informar o item de troca na pasta troca. Indica o desejo de efetuar a devolução por troca de produtos. O item informado na pasta troca será meramente documentacional.
  • Conserto: quando assinalado indica o desejo da devolução para efetuar o conserto de produtos.
Código Problema

Selecionar o código do problema a ser considerado para o item da RGA, o qual indica o motivo gerador da devolução.
Os códigos de problema podem ser implementados por intermédio da função Atualização de Ocorrências RGA (RE3203).

Código Disposição

Selecionar o código da disposição a ser considerada para o item da RGA, a qual indica a forma que o item deve estar disposto na expedição para ser devolvido para o fornecedor.
Os códigos de problema podem ser implementados por intermédio da função Atualização de Ocorrências RGA (RE3203).

Perc RestocagemInserir percentual de reestocagem a ser considerado para o item. Exibe como padrão o percentual informado na janela Inclui Documento, pasta RGA.
Val RestocagemInserir o valor de reestocagem a ser considerado para o item. Exibe como padrão a fração do valor informado na  janela Inclui Documento, pasta RGA.


Janela Inclui Item Documento – Pasta Troca

Objetivo da tela:

Ao acionar a pasta Troca, na janela Inclui Item Documento, é possível inserir os dados para a troca do item devolvido.
Essa pasta será habilitada somente quando selecionado na pasta RGA o Tipo de Devolução como “Troca”.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Pedido Compra

Exibe o pedido de compra item substituto, conforme informado para a parcela da ordem de compra.
Quando não informado o número da ordem de compra e parcela, deverá ser informado, nesse campo, o pedido de compra do item substituto.

Ordem CompraInserir o número da ordem de compra do item substituto.
ParcelaInserir o número da parcela da ordem de compra do item substituto.
Item

Exibe o código do item substituto, conforme informado para a parcela da ordem de compra.

Quando não informado o número da ordem de compra e parcela, deverá ser informado, nesse campo, o código do item substituto.

Referência

Selecionar o código da referência do item a ser considerada para a troca; exibe como padrão a referência informada para a parcela da ordem de compra informada.

Esse campo será habilitado quando o item é controlado por referência.

Quantidade Pedida

Exibe a quantidade pedida do item substituto, conforme informado para a parcela da ordem de compra.

Quando não informado o número da ordem de compra e parcela, deverá ser informado, nesse campo, a quantidade pedida do item substituto.

Preço Unit

Exibe o preço unitário do item substituto, conforme informado para a parcela da ordem de compra.

Quando não informado o número da ordem de compra e parcela, deverá ser informado, nesse campo, o preço unitário do item substituto.


Janela Manutenção Despesas do Item (Rateio) - RE3001K

Objetivo da tela:

Esta janela é acessada por meio do botão Rat Desp da aba Item na Janela Manutenção Documento. Antes de executar o programa, o botão irá calcular automaticamente o valor proporcional do frete e das despesas totais da nota, conforme o valor do item da nota informado e em seguida irá executar a Janela de Manutenção de Despesas do Item - RE3001K para que o usuário possa verificar o rateio e efetuar eventuais alterações no valor do frete e das despesas do item.

Importante: o rateio das despesas será efetuado apenas quando o parâmetro “Considera Despesas Como Custo do Item” estiver selecionado nos Parâmetros do Recebimento (RE0103), o parâmetro “Considera Despesas” dos Parâmetros de Compra estiver desmarcado ou o parâmetro marcado mas sem a informação do pedido e ordem de compra para o item da nota.

Esta verificação é necessária pois uma vez existindo o tratamento de despesas para Compras, estas despesas são informadas na cotação e serão consideradas automaticamente para o item da nota, compondo o seu custo.

 

Janela Unidade de Negócios por Item Documento - CD9765

Objetivo da tela:

Esta janela é acessada por meio do botão Unid. Neg da aba Item na Janela Manutenção Documento de Saída. O botão somente será habilitado quando nos Parâmetros de Materiais (CD1001) estiver indicado que utiliza unidade de negócio.

Por meio desta janela é possível informar o rateio do item para diversas unidades de negócio.

Quando informado ordem de compra é assumida a matriz de Unidade de Negócio da ordem de compra. Caso a ordem de compra não possua matriz, será assumida a unidade de negócio informada diretamente para a ordem.

Quando não informado ordem de compra será assumida a unidade de negócio do cadastro de item x estabelecimento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Unid Negócio

Selecionar o código da unidade de negócio a ser considerada para o documento.

% Unid NegInserir o percentual a ser considerado para a unidade de negócio informada.


Janela Geração Nota de Débito ou Crédito - RE3905:

Objetivo da tela:

O programa de Manutenção de Documentos de Saída (RE4001) permite gerar nota de crédito para acerto financeiro. Esta nota não atualiza quantidade no estoque e obrigatoriamente irá solicitar a nota de origem para fazer o rateio do valor pelos itens.

A tela de Geração de Nota de Débito ou Crédito (RE3905) é apresentada ao clicar o botão OK na janela Inclui Documento, quando o documento gerado possua uma natureza de operação que possua o parâmetro "Gerar Nota de Crédito" selecionada para que seja informado o documento de origem do crédito, vinculando-os. Esta

O valor total do documento de Crédito deve ser informado pelo usuário e o sistema irá efetuar um rateio desse valor para todos os itens do documento principal.

 

Ao atualizar o documento, será gerado um título relacionado ao título original no módulo Financeiro.

O usuário ainda poderá informar quais impostos irão incidir sobre o documento de Crédito ou Débito e o valor do imposto será calculado sobre o valor total informado pelo usuário no programa re3001a.

Se houver algum tipo de retenção no documento esta deverá ser gerada manualmente. 

O documento atual deve estar atualizado no estoque para que seja possível vinculá-lo à uma nota de débito ou crédito.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Emitente

Inserir o código do emitente do documento gerador do crédito - documento origem.

Nome AbrevInserir o nome abreviado do emitente do documento gerador do crédito - documento origem.
DocumentoInserir o número do documento gerador do crédito - documento origem.
Natur OperInserir a natureza de operação do documento gerador do crédito - documento origem.
SérieInserir a série do documento gerador do crédito - documento origem.


Janela Gera Itens Beneficiamento/Consignação - CD4328

Objetivo da tela:

O botão Gerar, localizado na janela Manutenção de Documentos, pasta Itens, permite efetuar a geração dos itens da nota baseados na nota fiscal de remessa para beneficiamento ou nota fiscal de venda emitida no módulo Faturamento e cujos itens estão retornando ou sendo devolvidos.

Essa janela é apresentada quando a natureza de operação refere-se a operação com terceiros (beneficiamento, consignação).

Os itens disponíveis para envio ou devolução são apresentados à esquerda da tela, e os itens selecionados para o documento de saída são exibidos do lado direito. Também é possível alterar a quantidade do item, utilizando-se o botão Quantidade.

 

Janela Gera Itens Documento Devolução - RE4001C

Objetivo da tela:

O botão Gerar, localizado na janela Manutenção de Documentos, pasta Itens, permite efetuar a geração dos itens da nota baseados na nota fiscal de entrada do Recebimento e cujos itens estão sendo devolvidos ao fornecedor.

Essa janela é apresentada quando a natureza de operação refere-se a devolução a fornecedor.

Os itens disponíveis para envio ou devolução são apresentados à esquerda da tela, e os itens selecionados para o documento de saída são exibidos do lado direito. Também é possível alterar a quantidade do item, utilizando-se o botão Quantidade. Neste caso, será apresentada a tela RE9501 para alterar as informações.

Principais Campos e Parâmetros - Botão Quantidade (RE9501):

Campo:

Descrição

Seq

Exibe a sequência do item do documento.
ItemExibe o item do documento.
Nossa QtdeExibe a quantidade do item convertida para a nossa unidade de medida.
Perc RestocInserir o percentual de reestocagem praticado pelo fornecedor a ser considerado como padrão para os itens da RGA.
Val RestocInserir o valor de reestocagem a ser considerado para o item. Exibe como padrão a fração do valor informado na  janela Inclui Documento, pasta RGA.
Reabre Parc

Quando assinalado, indica que a parcela da ordem de compra será reaberta ao atualizar o documento.

Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Reabre Parcelas Compras” selecionado.
Geração Nota Crédito AP

Quando assinalado, indica que será gerado uma antecipação no Contas a Pagar, indicando que haverá crédito ao fornecedor, referente ao valor total do item da RGA.
Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Geração Nota Crédito AP” selecionado.

Janela Gera Itens Documento Conforme Estrutura do Item - CD4332

Objetivo da tela:

Com o acionamento do botão Estrutura da janela Manutenção de Documentos, pasta Itens, é acionada a janela que irá solicitar os dados para a geração dos itens do documento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Ordem Produção

Informar a ordem de produção que será utilizada para gerar os itens do documento. Esta informação é opcional. Quando informado, os itens serão gerados conforme as reservas da ordem de produção.

Item PaiInformar o item pai para a geração dos itens com base na estrutura ou pelo próprio item.
Quantidade

Inserir a quantidade a ser considerada para a geração de itens no documento.
É apresentado como padrão a quantidade de saldo da ordem de produção informada. Será feito um cálculo proporcional entre a quantidade informada, a quantidade da ordem e a quantidade da reserva.

No caso de cálculo pela estrutura do item, será utilizada a quantidade como base para calcular os componentes da estrutura.

Quando a geração é pelo item, esta quantidade será a quantidade do documento.

Data CorteInserir a data de corte utilizada para verificar a data de validade dos componentes da estrutura do item pai informado.
Gera Itens

Indicar se gera itens pela Estrutura ou por Item.
Esta informação é válida apenas quando não foi informada a ordem de produção para geração.
No caso de indicar a estrutura, serão gerados os itens componentes do item pai informado no parâmetro "Item Pai".

Quando indicado para gerar por item, será gerado a sequência apenas com o item pai e quantidade informados nos parâmetros.



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Links dos principais conceitos e processos.