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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Automação Fiscal

Módulo

SIGATAF

Segmento Executor

Serviços

Projeto1

M_SER_TAF002

IRM1

PCREQ-5227

Requisito1

PCREQ-10826

Subtarefa1

PDR_SER_TAF002-777

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

Disponibilizar as alterações disponibilizadas pelo Governo conforme o Layout versão 2.2 do eSocial em relação aos eventos:

S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte

S-1005 – Tabela de Estabelecimentos e Obras de Construção Civil

S-1010 – Tabela de Rubricas

S-1020 – Tabela de Lotações Tributárias

S-1030 – Tabela de Cargos/Empregos Públicos

S-1040 – Tabela de Funções/Cargos em Comissão

S-1050 – Tabela de Horários/Turnos de Trabalho

S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho

S-1070 – Tabela de Processos Administrativos/Judiciais

S-1080 – Tabela de Operadores Portuários


Definição da Regra de Negócio

Todos os eventos especificados neste documento estão relacionados ao grupo de eventos de tabelas do eSocial.

Os Eventos Iniciais agrupam o primeiro grupo de eventos a ser transmitido ao Ambiente Nacional do eSocial. São eventos que identificam o empregador/contribuinte, contendo dados básicos de sua classificação fiscal e de sua estrutura administrativa.

Os Eventos de Tabelas complementam os iniciais, sendo responsáveis por uma série de informações que validam os eventos não periódicos e periódicos, e buscam otimização na geração dos arquivos e no armazenamento das informações no Ambiente Nacional do eSocial, por serem utilizadas em mais de um evento do sistema ou por se repetirem em diversas partes do leiaute. Considerando que grande parte dos eventos utiliza as informações constantes nas tabelas, que representam um conjunto de regras específicas necessárias para a validação dos eventos do eSocial, é obrigatório transmiti-las logo após o envio do evento de Informações do Empregador/Contribuinte e antes dos eventos de cadastramento inicial, e dos eventos periódicos e não periódicos. A perfeita manutenção dessas tabelas é fundamental para a recepção dos eventos periódicos e não periódicos e à adequada apuração das bases de cálculo e dos valores devidos.

A administração do período de validade das informações é muito importante devendo-se observar o seu período de vigência. Quando da primeira informação dos itens que compõem uma tabela, devem ser preenchidos os campos com a data de início da validade. A informação da data final deve ser enviada apenas no momento em que ocorrer a desativação do item. As informações constantes do Evento de Tabelas são mantidas no eSocial de forma histórica, não sendo permitidas informações conflitantes para um mesmo item dentro da mesma Tabela e período de validade. Havendo alteração nos dados de uma tabela, faz-se necessário informar a data do fim de validade da informação anterior e enviar novo evento com a data de início de validade da nova informação. Esta transmissão deve ser efetuada, preferencialmente, assim que ocorrer a alteração da informação armazenada naquela tabela, evitando-se inconsistências entre este e os eventos de folha de pagamento.

Para envio dos Eventos Iniciais e Tabelas do Empregador deve-se observar o que segue:

a) as informações relativas à identificação do empregador, de seus estabelecimentos e obras de construção civil deverão ser enviadas previamente à transmissão de outras informações;

b) as informações relativas às tabelas do empregador, que representam um conjunto de regras específicas necessárias para validação dos eventos do eSocial, como as rubricas da folha de pagamento, informações de processos administrativos e judiciais, lotações, relação de cargos e funções, jornada de trabalho, horário contratual, ambientes de trabalho e outras necessárias para verificação da integridade dos eventos periódicos e não periódicos deverão ser enviadas previamente à transmissão de qualquer evento que requeira essas informações.

RotinaTipo de OperaçãoOpção de Menu
TAFA050 - Complemento de EmpresaAlteração

Atualizações -> Complemento de Empresa

   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

Tabelas Utilizadas

  • C1E – Complemento de Empresa

  • CRM – Software House

  • T07 - Inf. alíquotas Ente Federal

  • T08 - Inf. Limite Rem Ente Federal

 

Alterações relacionadas ao evento S-1000 realizadas no Layout 2.1

1 - Corrigir as opções do campo indDesFolha (C1E_DESFOL) de acordo com as opções abaixo:

    0 = Não aplicável

    1 = Empresa enquadrada nos art. 7º a 9º da Lei 12.546/2011. 

 

2 - Incluir regra de validação para o campo indDesFolha (C1E_DESFOL)

Validação: Pode ser igual a [1] apenas se a classificação tributária for igual a [02,03,99]. Nos demais casos, deve ser igual a [0]. Valores Válidos: 0, 1.


3 - Incluir regra de validação para o campo natJurid (C1E_NATJUR)

Validação: O preenchimento do campo é obrigatório e exclusivo para empregador PJ. Neste caso, deve ser um código existente na tabela 25 e compatível com a informação constante no CNPJ. Se {classtrib} = [85], o número da {natJurid} deve iniciar por 1 (exemplo: 101-5, 112- 0, etc.).


4 - Adaptar a função de integração TAF050GRV, para o processo de integração dos arquivos XMLs.

 

Obs: As regras de validação acima citadas não serão desenvolvidas no momento, devido a concorrência de regras entre outras obrigações fiscais.

Alterações relacionadas ao evento S-1000 realizadas no Layout 2.2

 

Diversos

Campos infoFap, fap, procAdmJudFap, tpProc, nrProc excluídos

leiRPPS

Criados campos "lei que criou o RPPS", data da criação e data de extinção

infEnteFed, aliqEnteFed, perc e limitesRem

Grupos Excluídos

indEntEd

Criado campo

infoOrgInternacional

Alterada validação

nmCtt, nmCont

Alterado tamanho para 70

natJurid

Alterada descrição e validação para compatibilizar nova numeração da tabela de natureza jurídica

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1005 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1005 realizadas no Layout 2.2

 

 Fap

Alterada validação

 regPt

Criado novo campo

infoApr

Incluído grupo com respectivos campos

infoPCD

Incluído grupo com respectivos campos

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1010 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1010 realizadas no Layout 2.2

 

 codIncCp

Alterada a redação das opções: 21; 22.

 codIncCp

Incluídas as seguintes opções: 01, 25, 26.

codIncIRRF

Incluídas opções 01 e 18.

codIncFGTS

Alterada redação dos códigos 11 e 21

fatorRubr

Campo transferido para os eventos S-1200, S-1210, S-2299 e S-2399

nrProc no grupo ideProcessoIRRF

Alterada validação

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1020 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1020 realizadas no Layout 2.2

 N/A

 

Alterações relacionadas ao evento S-1030 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1030 realizadas no Layout 2.2

 

contagemEsp 

Alterada a data de 16/12/2008 para 16/12/1998;

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1040 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1040 realizadas no Layout 2.2

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1050 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1050 realizadas no Layout 2.2

 

Alterações relacionadas ao evento S-1060 realizadas no Layout 2.1

 

Alterações relacionadas ao evento S-1060 realizadas no Layout 2.2

 

utilizEPC

Campo excluído

dscAmb

Aumentado tamanho do campo para 999

codFatRis

Alteradas descrição e validação

 

Alterações relacionadas ao evento S-1070 realizadas no Layout 2.1

 

Alterações relacionadas ao evento S-1070 realizadas no Layout 2.2

 

indAutoria

Campo transferido do grupo "dadosProcJud" para "ideProcesso" com alteração na validação.

indDeposito

Alterada validação

indMatProc

Criado campo

aliqRat

Campo do grupo dadosOperPortuario. Alterados textos da descrição e da validação.

Alterações relacionadas ao evento S-1080 realizadas no Layout 2.1

 

 

Alterações relacionadas ao evento S-1080 realizadas no Layout 2.2

 

 

Rotina
Tipo de Operação
Opção de Menu

TAFA269

Alteração

Atualizações -> Eventos eSocial -> Não Periódicos -> Exclusão de Eventos

TAFA280

Alteração

Atualizações -> Eventos eSocial -> Não Periódicos -> Trab. Sem Vínculo -> Término

TAFA420

Inclusão

Atualizações -> Eventos eSocial -> Não Periódicos -> Carga Inicial do Trabalhador

TAFA421

Inclusão

Atualizações -> Eventos eSocial -> Não Periódicos -> Cadastro do Trabalhador

aliqRat

Campo do grupo dadosOperPortuario. Alterados textos da descrição e da validação.

 

 

 

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.