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Manutenção

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Documentos

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Saída

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-

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RE4001

Visão Geral do Programa

Essa função permite a geração dos remitos referentes à saída de mercadorias, remetidas para beneficiamento, devolução de mercadorias aos fornecedores, retorno de beneficiamento e notas de crédito para fornecedores.

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Campo:

Descrição

Unidade Federação

Exibe a sigla do estado do fornecedor da mercadoria do documento de entrada.

Conta Transitória

Inserir o código da conta transitória. É exibida a conta parametrizada na função Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611), conforme o tipo de movimentação efetuada pela natureza de operação.

Exemplos
Quando a natureza de operação indicar:

  • Transferência entre estabelecimentos: é exibida a conta transitória de transferência;
  • Remessa para Beneficiamento: é exibida a conta transitória de entrada de beneficiamento;
  • Retorno de Beneficiamento: é exibida a conta transitória de saída de beneficiamento;
  • Remessa para Consignação: é exibida a conta transitória de entrada para consignação;
  • Compra: é exibida a conta transitória de fornecedor.
Subconta TransitóriaInserir o código da subconta transitória do documento. É exibida a subconta da conta informada no campo anterior. Somente é necessário informar quando a conta exigir a subconta. Caso contrário, este campo é desabilitado.
Via Transporte

Selecionar uma das opções que define o meio de transporte da mercadoria. As opções disponíveis são:

  • Rodoviário
  • Aeroviário
  • Marítimo
  • Ferroviário
  • Rodoferroviário
  • Rodofluvial
  • Rodoaeroviário
  • Outros
Nota Fiscal Fatura

Quando assinalado, indica que o documento digitado trata-se de nota fiscal. Quando não assinalado, indica que o documento trata-se de um remito.

Nota:
O processo de documentos para fornecedor temporário exige a entrada concomitante da nota fiscal, ou seja, somente serão aceitos documentos de entrada de materiais junto às suas respectivas faturas. Portanto, quando se utilizar esse processo, esse campo deve estar assinalado.

MoedaInserir o código da moeda do documento.
Cotação Dia

Inserir o valor da cotação da moeda, utilizada para a conversão das compras em moeda estrangeira.

Vl Frete MEInserir o valor do frete, despesa constante do documento.
Vl Seguro MEInserir o valor do seguro, despesa constante do documento.
Vl Embal MEInserir o valor da embalagem, despesa constante do documento.
Vl Outras MEInserir o valor de outras despesas constantes do documento.
Vl Despesa MEExibe o valor total das despesas constantes do documento.
Vl Mercado MEExibe o valor total das mercadorias informadas para o documento.

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Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Seq

Inserir o número da sequência a ser considerada para o item no documento.
ItemInserir o código do item a ser considerado para a sequência do documento.
Item FornecedorExibe o código do item para o fornecedor das mercadorias do documento.
ReferênciaInserir a referência do item, quando o mesmo for controlado por referência no estoque.
PedidoInserir o número do pedido de compra do item.
Ordem de CompraSelecionar o número da ordem de compra do item.
Evento

Exibe a sequência do evento na qual a ordem de compra acima informada está relacionada (se houver evento para a ordem).

É denominado “Evento”, uma ferramenta para controle e acompanhamento dos processos de compra na qual uma ordem de compra/pedido possa se encontrar.

Visa dar possibilitar ao comprador condições de visualizar e controlar o andamento de determinada ordem de compra ou pedido (Ver função CC0109 Manutenção de Eventos).

ParcelaExibe o número da parcela da ordem de compra que essa está sendo recebida, podendo essa ser alterada.
FIFO Ordem Compra

Quando assinalado, indica que as quantidades dos itens do documento serão alocadas para as parcelas das ordens de compra do fornecedor, da mais antiga para a mais recente, até completar a quantidade recebida.

Exemplo:
Quantidade recebida: 1.000 pç – data de transação 20/06

Ordem 1.200 – Parcela 01 – Qtde 500 pç – data entr. 10/06

Ordem 1.600 – Parcela 01 – Qtde 300 pç – data entr. 15/06

Ordem 1.600 – Parcela 02 – Qtde 300 pç – data entr.  20/06

Nesse exemplo, o sistema irá alocar a quantidade total das parcelas 01 da ordem 1.200 e parcela 01 da ordem 1.600. Para completar a quantidade recebida, será alocada parcialmente a quantidade de 200 pç da parcela 02 da ordem 1.600.

Nota:
Para que as ordens possam se enquadrar ao processo FIFO, são levados em consideração os parâmetros do usuário, se é considerado o método FIFO para a ordem de compra do item do documento.

Ver função Manutenção Parâmetros Usuário do Recebimento (RE0101).

Este parâmetro não é habilitado nesta função.

Reabre Parcela

Quando assinalado, indica que a parcela da ordem de compra será reaberta ao atualizar o documento. Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Reabre Parcelas Compras” selecionado.

Geração Nota Crédito AP

Quando assinalado, indica que será gerado uma antecipação no Contas a Pagar, indicando que haverá crédito ao fornecedor, referente ao valor total do item da devolução. Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Geração Nota Crédito AP” selecionado.

Baixa Estoque

Quando assinalado, indica que ocorre a baixa automática do estoque quando da atualização do item do documento cadastrado para documentos de saída. Quando não assinalado, não efetuará baixa do estoque do item da nota.

Conta ContábilInserir o número da conta contábil para a movimentação do item no estoque. Esta conta é obrigatória para itens que possuem tipo de controle físico, consignado ou débito direto. Para itens de controle total somente será necessário caso a apropriação do item deva ser realizada diretamente para uma conta específica, e não para o estoque.
Centro de CustoInserir o centro de custo relacionado à conta contábil, quando a conta utilizar centro de custo.
Ordem ProduçãoInserir o número da ordem de produção a ser considerada para o item, quando a compra está direcionada a uma ordem de produção em específico.
Item PaiExibe o código do item pai da ordem de produção.
RoteiroExibe o número do roteiro de fabricação do item da ordem de produção.
OperaçãoExibe o número da operação do item da ordem de produção.
Quantidade Etiqueta

Inserir a quantidade de etiquetas a serem impressas com código de barras para o item que está sendo recepcionado. Esse campo somente é habilitado se o item estiver cadastrado no módulo Coleta de Dados.

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Objetivo da tela:

O programa de Manutenção de Documentos de Saída (RE4001) permite gerar nota de crédito para acerto financeiro. Esta nota não atualiza a quantidade no estoque e obrigatoriamente irá solicitar a nota de origem para fazer o rateio do valor pelos itens.

A tela de Geração de Nota de Débito ou Crédito (RE3905) é apresentada ao clicar o botão OK na janela Inclui Documento, quando o documento gerado possua uma natureza de operação que possua o parâmetro "Gerar Nota de Crédito" selecionada para que seja informado o documento de origem do crédito, vinculando-os. Esta

O valor total do documento de Crédito deve ser informado pelo usuário e o sistema irá efetuar um rateio desse valor para todos os itens do documento principal.

 

Ao atualizar o documento, será gerado um título relacionado ao título original no módulo Financeiro.

O usuário ainda poderá informar quais impostos irão incidir sobre o documento de Crédito ou Débito e o valor do imposto será calculado sobre o valor total informado pelo usuário no programa re3001a.

Se houver algum tipo de retenção no documento esta deverá ser gerada manualmente. 

O documento atual deve estar atualizado no estoque para que seja possível vinculá-lo à uma nota de débito ou crédito.

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Principais Campos e Parâmetros - Botão Quantidade (RE9501):

Campo:

Descrição

Seq

Exibe a sequência do item do documento.
ItemExibe o item do documento.
Nossa QtdeExibe a quantidade do item convertida para a nossa unidade de medida.
Perc RestocInserir o percentual de reestocagem praticado pelo fornecedor a ser considerado como padrão para os itens da RGA.
Val RestocInserir o valor de reestocagem a ser considerado para o item. Exibe como padrão a fração do valor informado na  janela Inclui Documento, pasta RGA.
Reabre Parc

Quando assinalado, indica que a parcela da ordem de compra será reaberta ao atualizar o documento.

Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Reabre Parcelas Compras” selecionado.
Geração Nota Crédito AP

Quando assinalado, indica que será gerado uma antecipação no Contas a Pagar, indicando que haverá crédito ao fornecedor, referente ao valor total do item da RGA.
Esse campo será habilitado quando nos Parâmetros do Usuário do Recebimento (RE0101), o usuário estiver com o parâmetro “Geração Nota Crédito AP” selecionado.

 

Janela Gera Itens Documento Conforme Estrutura do Item - CD4332 

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Campo:

Descrição

Ordem Produção

Informar a ordem de produção que será utilizada para gerar os itens do documento. Esta informação é opcional. Quando informado, os itens serão gerados conforme as reservas da ordem de produção.

Item PaiInformar o item pai para a geração dos itens com base na estrutura ou pelo próprio item.
Quantidade

Inserir a quantidade a ser considerada para a geração de itens no documento.
É apresentado como padrão a quantidade de saldo da ordem de produção informada. Será feito um cálculo proporcional entre a quantidade informada, a quantidade da ordem e a quantidade da reserva.

No caso de cálculo pela estrutura do item, será utilizada a quantidade como base para calcular os componentes da estrutura.

Quando a geração é pelo item, esta quantidade será a quantidade do documento.

Data CorteInserir a data de corte utilizada para verificar a data de validade dos componentes da estrutura do item pai informado.
Gera Itens

Indicar se gera itens pela Estrutura ou por Item.
Esta informação é válida apenas quando não foi informada a ordem de produção para geração.
No caso de indicar a estrutura, serão gerados os itens componentes do item pai informado no parâmetro "Item Pai". Quando indicado para gerar por item, será gerado a sequência apenas com o item pai e quantidade informados nos parâmetros.

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