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Livro Eletrônico do DF (Ato Cotepe) - Registros C600 - Cupom Fiscal/ICMS (Modelos 2D e 02)
Características do 

NOME DO REQUISITO

Características do
Requisito
Linha de Produto:
Informe a linha de produto.
Logix
Segmento:
Informe o segmento.
Manufatura
Módulo:
Informe o módulo.
Obrigações Fiscais
Rotina:
Rotina
Nome Técnico
OBF1399
Arquivo Magnético - Ato Cotepe do Estado do DF

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.
Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.
Rotina(s) envolvida(s)
Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

 

VDP0696

Configuração Fiscal

VDP0050

Natureza de Operação

VDP0741

Numeração Fiscal

VDP4648

Impressora de Documentos Fiscais

VDP1982

Movimento Diário de Documentos Fiscais

OBF12000

Prepara Informações para os Livros Fiscais

OBF0010

Preparação Livro Registro de Saídas

 

 

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Chamados Relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

VDP0696 - Configuração Fiscal
VDP0050 - Natureza de Operação
VDP0741 - Numeração Fiscal
VDP4648 - Impressora de Documentos Fiscais
Chamados Relacionados
TSPCKZ
Requisito (ISSUE):
MANFIS01-57
Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).
País(es):
Informe o(s) Pais(es).
Brasil
Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

Tabelas Utilizadas:

Informe as tabelas utilizadas.

Oracle / Informix / SQL Server
Sistema(s) Operacional(is):
Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.
Windows / Linux

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Alterar a geração do livro eletrônico do estado do DF para gerar os registros referentes ao cupom fiscal de acordo com o manual.

OBF1399 (Arquivo Magnético - Ato Cotepe do Estado do DF)

O programa OBF1399 foi alterado para gerar os registros referente a cupons fiscais/ICMS (código 2D e código 02) no Livro Eletrônico DF. O programa irá gerar os registros C600, que irá escriturar toda a movimentação de cupões fiscais emitidos a partir do programa VDP0696 ou importados das tabelas do Protheus.

Os registros que serão criados pelo OBF1399, estão descritos abaixo em sua respectiva estrutura:

    • Registro C600: Documento – Cupom Fiscal/ICMS (Código 2D e Código 02):
      Neste registro serão considerados notas fiscais de saída com o tipo da nota FATECF (Cupom Fiscal),  com o modelo da nota fiscal 2D e 02 agrupados por documento fiscal.
      Nos campos 02-COD_MOD, 03-ECF_CX, 04-ECF_FAB, do registro C600 serão considerados as informações do cadastro VDP4648 (Impressora de Documentos Fiscais) relacionado à série e ao modelo do cupom fiscal.
      Nos campos 05-CRO, 06-CRZ, 07- NUM_DOC_INI, 08-NUM_DOC_FIN serão considerados as informações do cadastro VDP1982 (Movimento Diário de Documentos Fiscais) relacionado à série do cupom fiscal.

      • Registro C605: Itens do Documento:
        Neste registro serão considerados os itens das notas fiscais de saída com o tipo da nota FATECF (Cupom Fiscal), com o modelo da nota fiscal 2D e 02.

    • Registro C620: Documentos – Resumo Diário de Cupom Fiscal/ICMS (Código 2D e Código 02)
      Neste registro serão considerados notas fiscais de saída com o tipo da nota FATECF (Cupom Fiscal), com o modelo da nota fiscal 2D e 02 agrupados por data.
      Nos campos 02-COD_MOD, 03-ECF_CX, 04-ECF_FAB, do registro C600 considerar o as informações do cadastro VDP4648 (Impressora de Documentos Fiscais) relacionado à série e ao modelo do cupom fiscal.
      Nos campos 05-CRO, 06-CRZ, 07- NUM_DOC_INI, 08-NUM_DOC_FIN considerar o as informações do cadastro VDP1982 (Impressora de Documentos Fiscais) relacionado à série do cupom fiscal.


      • Registro C625: Resumo Diário de Itens dos Documentos:
        Neste registro serão considerados os itens das notas fiscais de saída com o tipo da nota FATECF (Cupom Fiscal), com o modelo da nota fiscal 2D e 02 onde também será agrupado por data.

    • Registro C640: Resumo Mensal de itens – Cupom Fiscal/ICMS (Código 2D e Código 02):
      Neste registro serão considerados os itens das notas fiscais de saída com o tipo da nota FATECF (Cupom Fiscal), com o modelo da nota fiscal 2D e 02 agrupados por mês.

 Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch)

deste

 deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

 

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

 

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

 

Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

  1. ou realize a baixa e aplicação do update 04-2016 / 12.1.12.

 

Procedimento para Utilização

Configuração para geração dos do Cupom fiscal

1. VDP0696 (Configuração Fiscal)

Configurar os tributos de ICMS / ISS / ICMS-ST para as operações de saída de acordo com cada estado/município que utiliza os impostos.

2. VDP0050 (Natureza de Operação)

Relacionar os tributos criados no VDP0696 (Configuração Fiscal) a natureza de operação que será utilizada para emissão dos documentos de saída.

3. VDP0741 (Numeração Fiscal)

Efetuar o cadastro da Série, Subsérie e Modelo do documento, que deverá ser 2D ou 02, para a emissão de cupom fiscal onde o tipo de nota deverá ser FATECF.

4. VDP4648 (Impressora de Documentos Fiscais)

Cadastrar as impressoras que irão emitir os cupões fiscais, utilizando as séries e modelos cadastrados no programa VDP0741 (Numeração Fiscal).

 

Processamento

1. OBF12000/OBF0010 (Prepara Informações para os Livros Fiscais)

Processar o programa OBF12000/OBF0010 para que o mesmo faça a integração das notas com módulo de OBF e seja possível gerar o arquivo magnético.

 

Geração e Conferência do Arquivo Magnético Ato Cotepe DF:

1. OBF1399 (Arquivo Magnético Ato Cotepe DF)

Deverá ser processado esse programa para a geração do arquivo magnético do ato cotepe do DF, onde o mesmo gera os registros do C600 conforme especificado no manual.

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab