Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Manutenção Parâmetros Globais Sistema (PARAMECP) - HPR1410P 

Visão Geral do Programa

Nesta opção são informados os parâmetros básicos para operação do Gestão de Planos de Saúde. Sem o preenchimento correto destes parâmetros, nenhuma funcionalidade de movimentação do GPS será habilitada.

 

Este diretório deve ser parametrizado de acordo com o sistema operacional utilizado pelo servidor em que o AppServer é executado.

 

Exemplo:

  • Supondo que a pasta temporária definida seja “C:\temp” de um servidor chamado “londres”. Caso o servidor que esteja executando o AppServer estiver com Windows, a configuração ficará “\\londres\temp”. Caso o servidor que esteja executando o AppServer for em Linux, a configuração ficará “/mnt/temp”.
  • Junto com este parâmetro, é necessário configurar no JBoss a variável “shared.dir” do arquivo "Datasul_framework.properties" no seguinte diretório : <Caminho-do-JBoss>\server\<instância>\conf\datasul\datasul_framework.properties.
  • Essa variável deve apontar para o mesmo diretório temporário do parâmetro Diretório Relatórios.
  • Este diretório deve ser parametrizado de acordo com o sistema operacional utilizado pelo servidor onde o JBoss é executado. 

Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Código

Localização de código (utilizada para consultas).

Inclui

 Incluir um novo registro.

ModificaModifica o registro em uma tabela.
EliminaExcluir um registro.
RelatórioImpressão de um relatório ou listagem.
Lista
Exibe uma listagem em tela dos registros da tabela que está sendo manipulada. Poderá ser aplicado um filtro para carga dos registros.
SaídaSair desta tela.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Empresa

Informar o código da empresa. Caso o zoom (F5) não apresente nenhum valor válido, então deve ser executada a opção “Atualização Tabelas Ligação com Administrativo”, que atualiza as tabelas de Empresa e Estabelecimento do Gestão de Planos de acordo com as tabelas equivalentes do EMS5. Caso essa ação não surta efeito, então verificar se foram criados corretamente a Empresa (UTB069) e Estabelecimento (UTB071) no EMS5 e repetir a operação.

Estabelecimento

Informar o código do estabelecimento. Caso o zoom (F5) não apresente nenhum valor válido, então executar a mesma ação descrita no item anterior (Empresa).

UnidadeSelecionar a Unidade que será a da base do sistema. As unidades são cadastradas no programa Manutenção Cadastro Unidade.
Tipo Medicina Ocupacional Informar o tipo de medicina previamente cadastrado para Ocupacional.
Tipo Medicina TradicionalInformar o tipo de medicina previamente cadastrado para Assistencial/Tradicional.
Cooperativa Médica

Quando a empresa for uma Cooperativa de Serviços Médicos, esse campo deve estar Ativo. Isso faz com que os serviços sejam valorizados considerando Trabalho Médico, ou seja, calculando a separação de Atos Principais e Atos Auxiliares, além de calcular as taxas de intercâmbio.

CGC/CPF duplos PrestadorQuando ativado, permite que existam mais de um prestador com mesmo CNPJ/CPF na mesma Unidade, desde que ambos integrados ao mesmo Fornecedor no módulo Financeiro (EMS5). Esse parâmetro caiu em desuso visto que atualmente o sistema utiliza o CNPJ/CPF como código de integração entre GPS e EMS5. Portanto, recomenda-se utilizar o valor “NÃO”.
País Informar fixo o valor “BRA”, que é criado automaticamente na instalação do TOTVS. A tabela relacionada pertence ao EMS5.
Aceita CGC/CPF com erro

Quando marcado como “Impede”, não permite digitação/importação de Contratantes, Prestadores, Beneficiários, Pessoas Físicas e Pessoa Jurídicas com CNPJ/CPF com dígito verificador inválido. Quando marcado como “Não Impede”, apresenta mensagem de que o dígito é inválido e solicita confirmação do usuário, sem impedir a sequencia do processo.

Formato CPFMáscara a ser utilizada para CPF em todas as telas e relatórios.
Formato CGCMáscara a ser utilizada para CNPJ em todas as telas e relatórios.
Implantação Data de implantação do sistema. Utilizado apenas na exportação do A100 (Repasse de Beneficiários) para preencher o campo 006 no registro A103.
Editor WindowsInformar o caminho para execução do aplicativo de visualização de relatórios gerados pelo GPS (normalmente Notepad, Notepad++ e similares). Somente é utilizado quando o usuário informar o tipo de saída “Tela” ao configurar um relatório a ser gerado. Independente da opção solicitada em tela, o arquivo estará gerado na pasta de spool solicitada pelo usuário, e poderá ser aberto posteriormente normalmente. Importante: este é um parâmetro global, mas os relatórios são executados diretamente nas estações dos usuários finais. Portanto, para um correto funcionamento dessa opção, deve ser configurado um aplicativo instalado de forma padronizada em todas as estações.
Convert.Digitação

Indicador se deve existir conversão de códigos dos Procedimentos durante sua digitação/importação. Este parâmetro foi utilizado no momento da transição entre a utilização das tabelas AMB para CBHPM, quando as operadoras e prestadores estavam se adaptando à nova regra. Atualmente caiu em desuso. Opções possíveis:

    • 00 – Não converte: não afeta o processo de digitação de procedimentos.
    • 01 – CBHPM x AMB: considera que o valor recebido na entrada é CBHPM e procura o código AMB correspondente na tabela associativa.
    • 02 – AMB x CBHPM: considera que o valor recebido na entrada é AMB e procura o código CBHPM correspondente na tabela associativa.
Dt.Ini/FimEstes campos somente são solicitados caso o campo anterior tiver valor diferente de “00 – Não converte”. A conversão somente ocorrerá dentro do intervalo de datas preenchido nesses parâmetros.

Mantém Cl. Nota guia prin

No intercâmbio eletrônico, ao receber um movimento de Pedido de Complemento de Autorização, se esse parâmetro estiver ativo e a Classe da Nota não estiver informada no Pedido de Complemento, então a Classe da Nota da Guia previamente existente será utilizada. Caso contrário, a Classe da Nota será setada de acordo com as regras do sistema.

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Integração GRC, Motivo Prospect, Arquivo Log GRC

Esses parâmetros não são mais utilizados pois o módulo GRC foi descontinuado do produto. Preencher o 1º com “Não”. 

Autorizador

Flag para indicar se o cliente utiliza o módulo Autorizador Web. Pode ficar com o valor “Sim” mesmo antes de o módulo ser instalado.

Portal de Internacao

Parâmetro antigo, não é mais utilizado.

Tipo Intercambio Eletronico (int-4)Indicador se o Intercâmbio Eletrônico é realizado através de SCS4 (não mais utilizado) ou PTU Online.
Versão do PTU (int-5)Quando o parâmetro anterior estiver marcado como PTU Online, então a versão a ser utilizada do PTU deve ser informada nesse campo.
URL comunic (char-4)Url para comunicação do Gestão de Planos com a instância do Foundation Saúde onde está configurado o PTU ON-LINE.
Namespace (char-5) Namespace para comunicação com PTU ON-LINE.
Caminho Log (char-11) Caminho para geração de arquivo de log das mensagens transitadas através do Intercâmbio Eletrônico.


 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Integracao CRM (char-11)

Indica se o Gestão de Planos de Saúde está integrado com o módulo CRM, para envio automático de mensagens para sincronização dos dados dos beneficiários.

Retorno EMS

Os parâmetros à seguir somente devem ser preenchidos caso o cliente possua integração com o módulo ECM, para utilização do processo de Auditoria Pós.

    • Host, porta, Cod. Empresa, usuario e Senha – dadospara conexão ao servidor do ECM.
GP x ECMQuando esse indicador estiver ativado, caso uma Pessoa Física/Jurídica do EMS5 sofrer alteração em seus dados, os mesmos serão sincronizados nas Pessoas Físicas/Jurídicas correspondentes no GPS. REVISAR

Integ. Fluig (log-6)

Quando ativado, indica que o Fluig está sendo utilizado em substituição ao ECM. Utiliza os mesmos parâmetros acima para identificação do servidor do Fluig, porta, empresa, usuário e senha.


 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Integração Farmácia Comercial unicoo (log-2)

Indicador se o Gestão de Planos possui integração com o módulo de Farmácia Comercial do Unicoo. Quando ativo, as movimentações de beneficiários no GPS geram eventos de integração para o Farmácia Unicoo.

Qtd. Registros por lote (int-6) Quantidade máxima de registros trafegados a cada chamada do processo de integração.


 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Endereco servidor SMTP

Servidor utilizado pelos processos do Gestão de Planos que enviam e-mails, que atualmente são esses:

  1. Geração Carta Portabilidade de Carência.
  2. Declaração de permanência.
Porta do servidor (int-9)Porta do servidor SMTP, utilizada em conjunto com o campo anterior.
Exige autenticacao (log-12)Quando ativo, exige usuário e senha para envio do e-mail.


 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Endereço servidor OpenOffice (char-9)  e Porta do servidor (int-11)

Esses parâmetros são utilizados pelos processos que realizam a conversão de formulários RTF para PDF.


 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Layout Imp. Tabela MATMED (char-3[1])

Layout utilizado pelo processo de importação do A900 (RC0310R).

Tamanho Maximo do AnexoTamanho máximo (em Kbites) para os anexos que o usuário pode realizar Upload através da Manutenção de Pessoas e também através do Acesso Empresarial.
Utilizar RC/FP/PP Independentes (log-7)Quando ativo, possibilita que as rotinas de Revisão de Contas, Faturamento e Pagamento de Prestadores sejam executadas de forma simultânea, sem incorrer em bloqueios devido à tentativa de utilização simultânea dos registros. Esse processo utiliza novas tabelas, portanto, caso um cliente já utilize o processo antigo e opte por ativar esse parâmetro, deverá executar processo de ajuste da base. Maiores explicações em TSQPZ6_DT_Ajustes_RC_FP_PP_Independentes. Para clientes em implantação, é recomendável manter o parâmetro ativado.
Layout imp. Rol proced (char-20)Layout utilizado para importação do A950 (RC0950B).

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Layout Gerac. SPED (char-6)

Layout utilizado para geração do SPED (AF0800A).

Layout SPED – Bloco I (char-13)Layout utilizado para geração do SPED bloco I (AF0800B).


 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Endereço serviço Jboss (char-18)

Nesse parâmetro deve ser informado o caminho do Jboss do TOTVS. É utilizado pelas rotinas que utilizam serviços do Jboss, como por exemplo a geração de boletos e emissão de relatórios PDF com BIRT.

Dir.Config.JBOSS Este campo não é informado pelo usuário e nem gravado em banco de dados. Apenas exibe qual  o diretório compartilhado do Jboss de acordo com o parâmetro informado no campo anterior.
Dir.Comp.Servidor(Windows) (char-9) Quando o servidor AppServer estiver instalado no SO Windows, este campo deve ser informado com o caminho de rede que aponte para um diretório deste servidor que possua permissão de escrita. Este diretório é utilizado para a geração de arquivos temporários do servidor, antes de disponibilizar a versão final dos relatórios para download do usuário.
Dir.Comp.Servidor(Linux) (char-10)

Quando o servidor AppServer estiver instalado no SO Linux, este campo deve ser informado com o caminho de rede que aponte para um diretório deste servidor que possua permissão de escrita. Este diretório é utilizado para a geração de arquivos temporários do servidor, antes de disponibilizar a versão final dos relatórios para download do usuário.

 

Importante: referente aos diretórios temporários do servidor Windows e Linux:

 

  1. Utilizar sempre caminho de rede (ex.: \\servidor\temp). Não informar caminho direto (c:\temp), pois essa pasta será compartilhada entre os servidores do AppServer e do Jboss.
  2. Junto com este parâmetro, é necessário configurar no JBoss a variável “shared.dir” do arquivo Datasul_framework.properties no seguinte diretório: <Caminho-do-JBoss>\server\<instância>\conf\datasul\datasul_framework.properties. Essa variável também deve apontar para o mesmo diretório temporário do parâmetro anterior.

 

Informações
titleImportante

Configuração do arquivo Datasul_framework.properties:

Verifique a parametrização da variável "sso.java.naming.provider.url".

Nesta variável, é necessário informar qual o servidor e porta utilizado para conexão.

 

Exemplo:
sso.java.naming.provider.url=<servidor_jboss>:<porta_interna_webservice>
sso.java.naming.provider.url=10.54.253.89:1199

 

Para a configuração da porta a ser utilizada, deve-se verificar o arquivo <jboss>\binding\ports-bindings.xml, procurando a partir da porta externa do Jboss.

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição

Anexos Camara de Compensacao (char-17)

Diretório do servidor AppServer onde serão gravados os anexos recebidos pela câmara de compensação. 

 

Conteúdos Relacionados: