Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Para criar um novo arquivo-fonte, selecione o projeto e, opcionalmente, a pasta onde será armazenado o arquivo-fonte.

Caso não tenha um projeto, acione o menu de contexto na visão TOTVS Explorer, acessando a opção Novo | Projeto e na árvore de navegação do assistente, abra TOTVS Wizard e selecione Novo projeto .(Tela 36, Tela 37 e Tela 38 )


            Tela 36: Assistente de novo projeto



Tela 37: Identificador do novo projeto e lista de diretórios para include


                                         Tela 38: Projeto inicializado

Acione o menu de contexto na visão TOTVS Explorer, acessando a opção Novo | Arquivo, acionando o assistente de novos arquivos (Tela 39).


            Tela 39: Criando um novo arquivo

Neste assistente, a pasta selecionada será utilizada como "pasta pai" (Tela 39 A) padrão. Se quiser modificar o local, utilize a árvore de navegação (Tela 39 B). No campo "Nome do Arquivo" (Tela 39 C) informe o nome do arquivo-fonte, incluindo a extensão.
Logo abaixo, há um o botão "Avançado>>", que se acionado apresenta opção para criar uma ligação simbólica (symbolic link) com um arquivo já existente do seu sistema de arquivos. Se desejar criar como ligação simbólica, marque a opção "Link to file in the file system" e selecione o arquivo acionando o botão "navegador".

Finalize e aguarde o processamento. Ao final deste, terá algo semelhante a Tela 40.


                               Tela 40: Novo programa para edição

NOTA : Caso tenha optado pela ligação simbólica, o arquivo-fonte já irá aparecer com conteúdo e o ícone de identificação do fonte, terá uma pequena seta a sua direita embaixo. Lembre-se que, neste caso, todas as alterações que efetuar serão gravadas no fonte original.
Neste exemplo, criamos o arquivo-fonte "programa.prw", na pasta "src" do projeto "meuProjeto". O uso do editor de fontes é bastante semelhante a outros que você deve estar acostumado, portanto saia digitando o seu código. No anexo I, você possui a lista dos principais comandos do editor.


Copie o código (sugestão), para continuar o aprendizado.


user function meuTeste()
msgalert("Função do usuário meuTeste executada")
return


Obtendo algo semelhante a:


                    Tela 41: Exemplo de arquivo-fonte em edição


Durante a edição do fonte, a visão Outline (Tela 41 B) será atualizada com a identificação dos principais blocos do seu arquivo-fonte. Se você acionar o mouse sobre um destes itens, seu arquivo-fonte será reposicionado para este elemento. Na visão TOTVS Explorer (Tela 41 A), você também obtêm a lista dos principais blocos, se expandir o elemento (click no triângulo vazado).