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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Fluig-Configurator

Segmento Executor

Tecnologia

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

(  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   ( X ) TODOS.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 O diagnóstico dos recursos utilizados pela experiência 2 (workflows) tem por objetivo analisar as configurações e componentes que impactam no funcionamento adequado dos Workflows do Fluig

Neste  Neste desenvolvimento será possível diagnosticar e tratar inconsistências em registros de banco de dados, disponibilidade de componentes e configurações que concernem aos recursos de suporte ao funcionamento adequado das experiências de usorelacionadas à experiência de workflows.

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

O diagnóstico abrange a disponibilidade do servidor de aplicações do progress, componentes, serviços web e configurações que concernem os recursos de suporte aos workflows.

O Diagnóstico dos serviços de workflow A Ferramenta de Diagnóstico deve analisar e disponibilizar meios para correção de inconformidades em tabelas e configurações relevantes para o funcionamento do sistema no que tange às experiências de uso. A localização deste recurso se dá no Fluig-configurator em uma aba específica denominada "Diagnóstico".

Diagnóstico da Experiência de uso #1

  • Diagnóstico de usuários

    A validação de consistência da tabela identif_ext_recur deve verificar se cada usuário existente no ERP possui um registro de relacionamento com o identity na tabela identif_ext_recur. Também deve verificar se há um registro correspondente no identity.


    - Consistência de usuários do ERP no identity: Verifica se algum usuário válido do ERP está faltando no identity conforme cenário abaixo.

    Ação1: Botão de redirecionamento do usuário para a aba de sincronismo parcial de usuários.
    Obs.: Caso o registro de usuário exista na tabela identif_ext_recur, o mesmo será eliminado para que o sync parcial realize o procedimento padrão de criação de usuário no identity.

    Ação2: Botão de correção. Reaproveitar o procedimento de sincronização de lista de usuários do postSync.A lista de usuários neste caso, será composta apenas de usuários que estão do grupo de inconsistências diagnosticadas.

     


    Consistência de usuários do Identity no ERP: Verifica se algum usuário do identity não está no ERP conforme cenário abaixo.

    Ação1: Botão de redirecionamento do usuário para a aba de sincronismo parcial de usuários
    Obs.: Uma mensagem informará o usuário de que podem ter ocorrido problemas no sincronismo sob demanda sendo recomendável analisar possíveis erros listados na aba de "Gerenciamento".

    Ação2: Botão Corrigir. Esta correção será realizada por meio da seleção de usuários inconsistentes. Utilizando o serviço getUserByEmail para buscar do identity o id do usuário que alimentará a tabela identif_ext_recur. Criar o usuário na tabela usuar_mestre. Criar o usuário na tabela usuar_mestre_ext quando houver parametros do tipo usuário externo. Criar relacionamento padrão com o grupo de segurança *. Criar o relacionamento com as empresas nas quais o usuário está relacionado no identity. (Os procedimentos podem "devem" ser reaproveitados do postSync)
     


    -Consistência de usuários inativados no Identity: Usuários inativados no Identity deve estar inativos dat_validade no ERP e devidamente relacionados por meio do identif_ext_recur.


    -Consistência de usuários inativados no ERP: Usuários inativados no ERP deve estar devidamente relacionados por meio do identif_ext_recur e alterados no identity por meio de um sync (verificando as regras para que um usuário seja enviado para o identity).

     

  • Diagnóstico de empresas

    O diagnóstico de empresas validará se as empresas existentes no ERP existem na tabela identif_ext_recur e no Identity de acordo com a regra exemplificada abaixo:

    Informações
    titleAs regras para o registro chave da empresa empresas são: CNPJ _ Inscrição estadual _ Unidade Federativa.

     

     

    - Consistência de empresas do identity no ERP : Caso a empresa não exista na identif_ext_recur, nem no identity.


     
    Ação1: Botão de redirecionamento do usuário para a aba de sincronismo parcial de empresas.
    Ação2: Botão Corrigir. Esta correção será realizada por meio da sincronização parcial entre o ERP e o identity utilizando somente as empresas inconsistentes.
     

    - Consistência de empresas do identity no ERP: Caso a empresa não exista apenas na identif_ext_recur.

     


     
     Ação: Botão Corrigir. Esta correção será realizada por meio da criação de um registro para cada empresa na identif_ext_recur.

     


     

    - Consistência de empresas do ERP no identity: Caso a empresa não exista apenas no identity.

     

     Ação: Botão de Redirecionamento do usuário para a aba de sincronismo parcial de empresas.



     

  • Diagnóstico de grupos de segurança

    - Consistência de empresas do ERP no identity: Caso a empresa não exista apenas no identity.

    A consistência de grupos de segurança entre o ERP e o identity se dá realizando uma comparação entre os registros do ERP e do Identity.

    A tabela de integração deve ser validada e os registros do identity conferidos com a mesma de modo a manter a consistência na mesma ainda que exista consistência no Identity e no ERP.

  • Diagnóstico de relacionamento - Users_Companies:
    A consistência do relacionamento entre usuários e empresas será realizada diretamente entre os registros do ERP e do Identity, pois não há identif_ext_recur para este tipo de informação

  • Diagnóstico de relacionamento - Users_Groups:
    A consistência do relacionamento entre usuários e grupo de segurança será realizada diretamente entre os registros do ERP e do Identity, pois não há identif_ext_recur para este tipo de informação

  • Diagnóstico de relacionamento - MenuItems_Groups:

    A consistência do relacionamento entre itens de menu e grupos de segurança não será realizada visto que o processo mais rápido para assegurar a consistência entre o ERP e o Identity é o sincronismo parcial de dados existente na aba "validação".



 

Diagnóstico da Experiência de uso #2


 


    • Realizar uma tentativa de execução do WSExecBO e verificar o retorno da execução.

 

  • Consultar se o WSExecBO está publicado no Fluig;

    • Utilizar os serviços de consulta de WebServices para verificar se o WSExebBO está publicado no Fluig;
    • Consultar se o Dataset está publicado no Fluig;
      • Consumir webservices do Fluig que verifica o Dataset (consultar documentação)

     

    • Consultar os Workflows do ERP importados no Fluig;
      • Consumir webservices do Fluig que listem os Worksflows do ERP.

 

Diagnóstico da Experiência de uso #3

 

  • Validação de itens de menu do ERP contra os itens de menu do Identity;

  • Validar configurações e propriedades de execução de programas Progress;

 


 

Diagnóstico da Experiência de uso #5

 

  • Listar as consultas rápidas cadastradas na tabela fluig_indic.

  • Validar se as consultas rápidas estão retornando os dados corretamente;

    • Consultar o serviço QuickSearchResource para validar a consulta rápida de usuários para buscar os registros no banco.



 


<Regra  de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.