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Índice

Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

Cadastrar os Casos relacionados aos Assuntos Jurídicos ou Casos administrativos, registrando informações para auxiliar no faturamento, tais como:

...

Possibilita o cadastro de mais um profissional, permitindo que sejam definidos o Sócio, o Revisor e o Executor do caso.

Condições Prévias

Cadastros préviosConfiguração de conteúdo dos Parâmetros
EscritóriosMV_JCASO1MV_JURHS1;
Clientes

MV_JCASO2;

MV_JURHS2;
ParticipantesMV_JCASO3;MV_JFTJURI;
Informações
titleImportante
MV_JURHS1: Habilita a gravação dos históricos. Apresenta as opções True e False.
MV_JURHS2: Considera a alteração dos cadastros ajustando o histórico no mês anterior. Apresenta as opções True e False.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelIncluir

Acesse a rotina e para adicionar um novo ítem, clique em Incluir;

Os campos indicados com (*) são de preenchimento obrigatório.

A primeira visualização é a tela apresentada em Abas, sendo:

  1. Aba Caso - Esta aba está vinculada a outras posicionadas abaixo, sendo:
    • Detalhes;
    • Situação.;
    • Faturamento;
    • Outros;

2. Aba Histórico do Caso;

3. Aba Relacionamento Contrato x Casos;

4. Aba Exceção na Tabela de Honorários;

  • Categoria;
  • Participantes;

5. Aba Condição de Êxito

  • Condição

6. Aba Participação;

7. Aba Título do Caso por Idioma;

8.Aba Remanejamento;

As informações aqui registradas integram a lista de conteúdo utilizado na sincronização.

Card
defaulttrue
id2
labelAlterar

No acesso à rotina são apresentados todos os cadastros existentes;

Para efetuar uma alteração, localize o item a ser alterado;

Clique na opção Alterar no alto da tela à esquerda;

Visualize os campos cadastrados;

Após efetuar os ajustes, clique em Confirmar.

Card
id3
labelExcluir

Acesse a rotina e visualize os dados cadastrados;

Para efetuar uma exclusão, localize primeiramente o item que deseja excluir;

Clique na opção Outras Ações / Excluir;

No alto da tela visualize esta mensagem sombreada:

Tem certeza que deseja excluir o item abaixo?

Esta opção não poderá ser desfeita após a confirmação da exclusão.

Certifique-se e para prosseguir, clique em Confirmar.

Card
id4
labelVisualizar

Acesse a rotina e visualize os dados cadastrados;

Para visualizar, localize primeiramente o item que deseja ver;

Clique na opção Visualizar, o sistema exibe a tela do cadastro.

Esta opção não permite fazer alterações.

Outras Ações

AçãoDescrições
Revalorizar TS Esta opção permite atualizar o valor dos Time-Sheets pendentes do caso, utilizado normalmente quando ocorre alguma alteração de Tabela de Honorários.
Casos sem Contrato

Consulta e ajusta a situação de contratos dos casos:

  • Cobrável sem contrato vinculado,
  • Fatura TS sem contrato que cobre hora,
  • Fatura despesa sem contrato que cobre despesa,
  • Fatura tabelado sem contrato que cobre tabelado.
Casos não revisados Esta opção é demonstrada apenas quando utilizado o tipo de numeração de Caso independente de cliente (MV_JCASO1 = 2 - Independente de Cliente) e quando for preservado o número do caso de origem no remanejamento (MV_JCASO3 = .T.). Nesta opção exibem-se os casos remanejados e ainda não revisados.

Apresentação da tela em abas

 

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
id1
labelCaso

Aba-Caso
Ao informar o Código do Cliente e Código da Loja na sub-aba Detalhes na inclusão ou alteração do caso, alguns campos exibem informações sugeridas, de acordo com os dados do Cadastro de Clientes são eles:

  • Tabela de Honorários;
  • Revisor do Faturamento;
  • Idioma dos lançamentos; 
  • Escritório de Faturamento.
Informações
titleImportante
 Após a inclusão de um caso, não é possível alterar o código do cliente/loja/caso. A numeração pode ser alterada somente no momento da inclusão ou pela rotina Remanejamento de Casos.
Informações
titleImportante
 Ao salvar o cadastro do caso, se os campos Encerramento de Honorários, Encerramento de Despesas ou Encerramento de Serviços forem alterados de  Não para Sim, o sistema verifica a existência de lançamentos pendentes do tipo Correspondente e apresenta uma mensagem com a ocorrência.

 

Associado a esta aba estão as sub-abas:
  • Situação;
  • Faturamento;
  • Outros
Card
id2
labelHistórico do Caso

Aba-Histórico do Caso

Registra as alterações no:

  • Valor/hora (fixo ou limite), 
  • Mudança da tabela de honorários e/ou serviços.

Ao lançar um Time Sheet ou Lançamento Tabelado, o sistema verifica no Histórico do Caso a tabela vigente para o período relacionado à data do lançamento.

Ao confirmar a inclusão ou alteração realizadas nos campos Tabela de Honorários, Tabela de Serviços, Área Jurídica, Subárea Jurídica, Escritório, Tipo de Valor Hora e Valor Hora do cadastro de Caso, as informações são replicadas para o histórico.

Informações
titleImportante

Podemos efetuar o ajuste manual dos históricos antigos, no entanto, o histórico vigente sempre demonstra a situação atual do cadastro, ou seja, mesmo alterando no histórico, o valor é sobreposto ao confirmar o conteúdo atual na sub-aba Detalhes.

A gravação do histórico requer que estejam configurados os parâmetros e MV_JURHS1 e MV_JURHS2.

A lista dos históricos de casos é exibida em ordem decrescente do período.

Card
id3
labelRelacionamento Contrato x Casos

Aba Relacionamento Contrato x Casos

Neste cadastro também são exibidos os contratos associados ao caso, assim podemos vincular novos contratos ou desvincular, de acordo com os seguintes critérios:
· O caso não pode ser associado a mais de um contrato que cobra por hora (Tipo de Honorários dos Contratos com a opção Cob. Hora igual a Sim).
· O caso não pode ser associado a mais de um contrato que cobre despesa (Contratos com a opção Cobrar despesas igual a Sim).
· O caso não pode ser associado a mais de um contrato que cobre tabelado (Contratos com a opção Cobrar tabelado igual a Sim).

O contrato a desvincular deve conter outros casos, do contrário torne-o inativo primeiro para depois desvincula-lo. Ou seja todo contrato ativo deve conter pelo menos um caso vinculado.

Card
id4
labelExceção na Tabela de Honorários

Aba Exceção na Tabela de Honorários

Sub-aba - Categoria
Neste espaço podemos estabelecer valores diferentes dos que constam na tabela de honorários para as categorias dos profissionais em determinados períodos.

Ao incluir / alterar a categoria, o sistema mostra o valor original da categoria de acordo com a tabela de Honorários do Caso.

Sobre o valor original podem ser aplicadas as seguintes regras:

  • Percentual: Aplica o percentual informado no campo Vlr Ajuste ao valor original aumentando/ diminuindo o valor da categoria e mostrando o valor final considerado.
  • Soma: Soma o valor digitado no campo Vlr Ajuste ao valor original e mostra o valor final da categoria no Vlr Ajustado (o Vlr.Ajuste pode ser negativo e neste caso subtrai o valor original)
  • Fixo: Desconsidera o valor original e considera como valor original o valor hora informado no campo Vlr Ajuste.

Sub-aba -Participante
Permite estabelecer valores diferentes dos que constam na tabela de honorários para um participante em específico, em determinados períodos.

Ao incluir / alterar o participante, o sistema deve mostrar o valor original do Participante de acordo com a Tabela de Honorários (valor vigente).

Sobre o valor original podem ser aplicadas as seguintes regras:

  • Porcentagem: Aplica o percentual informado, ao valor da nova categoria, colocada para o participante, aumentando / diminuindo o valor da categoria e mostra o valor final considerado. Se for necessário manter a categoria original do profissional, basta preencher o campo Cód Categ com a mesma.
  • Soma: Soma o valor digitado no campo Vlr Ajuste ao valor da nova categoria colocada para o participante (o valor digitado pode ser negativo e neste caso subtrai o valor original). Se for necessário manter a categoria original do profissional, basta preencher o campo Cód Categ com a mesma.
  • Fixo: Aqui é desconsiderado o valor original e considerado como valor final o conteúdo do campo Vlr Ajuste, o valor hora informado. Também podemos definir uma nova categoria para o profissional ou manter a original.
  • Categoria: Não permite digitar valor novo, somente a nova categoria, de forma que seu valor seja considerado como final.

A opção Acumulativo (1 = Sim / 2 = Não) serve para utilizar na exceção do Participante uma exceção existente para a Categoria.
Exemplo:
O profissional Carlos Gomes, tendo como categoria original Advogado Sênior, para o caso em específico será cobrado como Sócio.
No entanto, neste caso, a categoria Sócio já possui valor diferenciado, então, para que este valor específico do caso seja considerado, o campo Acumulativo deve estar preenchido com Sim.

Card
id5
labelCondição de Êxito

Aba Condição de Êxito

Permite a inclusão das condições de êxito do caso, desde que, o campo Êxito da aba Detalhes apresente conteúdo igual a Sim.

Esta aba é apenas informativa, para controle do Faturamento sobre o que foi acordado referente ao êxito.

Há 5 opções para demonstração da cobrança de êxito:

  • Percentual – Deve-se informar o percentual cobrado se houver êxito no campo Percentual.
  • Faixa de Valor – Indique o percentual cobrado se houver êxito, por faixa de valor. 

Exemplo:

Se o valor da causa estiver entre R$ 10.000 e R$ 50.000 é cobrado 20%; se o valor da causa estiver entre R$ 60.000 e R$ 100.000 é cobrado 5%. Desta forma, para esta condição são habilitados os campos Percentual, Valor Inicial e Valor Final.

  • Faixa de Anos (Data de Distribuição) - Informe o percentual cobrado se houver êxito, por faixa de anos. Por exemplo, se o êxito ocorre entre 1 e 5 anos a cobrança é de 10% e se o êxito ocorrer entre 6 e 10 anos a cobrança é de 20%. Desta forma, para esta condição são habilitados os campos Percentual, Ano Inicial e Ano Final.
  • Percentual (com Limite de Valor) - Define-se um % cobrado se houver êxito, com um limite de valor. Por exemplo, cobra-se 20%, limitado a R$ 50.000,00. Desta forma, para esta condição habilite os campos Percentual e Valor Limite.
  • Valor Fechado - Defina um valor fixo a ser cobrado se houver êxito e que pode ser corrigido por um índice ou não. São habilitados para preenchimento os campos Data base, Val Fechado, Tp Correção e Cód Índice.

Para as condições de êxito Faixa de Valor e Faixa de Anos é possível inserir mais de um registro na condição.

Card
id6
labelParticipação

Aba Participação

Permite cadastrar os participantes que tem participação na distribuição / rateio do caso e seu percentual, de acordo com o tipo de originação, data inicial e data final.

Ao confirmar a inclusão e/ou alteração do caso, o sistema verifica se os tipos de originação obrigatórios estão cadastrados nas participações do caso e se a soma do percentual apresentada por tipo de originação corresponde ao percentual exigido no cadastro de Tipo de originação, mesmo que ela não seja obrigatória.

Ao adicionar participações são considerados apenas os participantes ativos ou, caso o tipo de originação esteja com o campo Somente Sóc? (Indica se somente sócios podem fazer parte da originação) = Sim, apenas sócios ativos podem ter este tipo de participação.

A gravação do histórico referente à participação do caso requer que estejam configurados os parâmetros MV_JURHS1 e MV_JURHS2

Card
id7
labelTítulo do Caso por Idioma

Aba Título do Caso por Idioma

Permite definir o título / assunto do caso, nos idiomas utilizados para faturamento.

Card
id8
labelRemanejamento

Aba Remanejamento

A opção é utilizar para transferir Casos e toda sua movimentação ainda pendente ou em andamento de um cliente para outro,

Utiliza-se também quando há erro de cadastro.

Também utilizamos esta movimentação quando uma empresa é adquirida por outra ou quando duas empresas se fundem e passam a atuar como uma só. Junto com o caso, são transferidos também os Time Sheets, Despesas e Lançamentos Tabelados pendentes de faturamento, além dos processos em andamento.

Principais Campos

Estes campos descritos a seguir encontram-se na aba Clientes / Cadastrais

CamposAba/Sub-AbaDescrição
ProfissionalCaso/Detalhes O preenchimento é automático, com o mesmo conteúdo do campo Revisor.
Numeração do CasoCaso/Detalhes

O sistema sugere este conteúdo de acordo com a configuração dos parâmetros MV_JCASO1- Sequência da numeração do Caso. Apresenta as opções 1=Por Cliente e 2=Independente de cliente e

Exemplo
1-Por Cliente: A cada cliente/loja o sistema verifica e sugere a próxima numeração.
Cliente/loja 000001-01: Casos 000001, 000002.
Cliente/loja 000001-02: Casos 000001, 000002, 000003, 000004, 000005.
A próxima numeração sugerida para o Cliente/Loja 000001-01 é o 000003 e para o Cliente/Loja 000001-02 é o 000006.
2-Independente de cliente: A numeração é sequencial.
Cliente/loja 000001-01: Casos 000001, 000005.
Cliente/loja 000001-02: Casos 000003, 000006, 000007, 000008.
Cliente/loja 000002-01: Casos 000002, 000004
A próxima numeração sugerida para qualquer cliente é o 000009.

MV_JCASO2: Reaproveita as lacunas existentes na numeração. Apresenta as opções True ou False.

Exemplo
Quando o parâmetro MV_JCASO2 está definido com a opção True ele considera o conteúdo do parâmetro MV_JCASO1 da seguinte forma:
1=Por Cliente:
Cliente/loja 000001-01: Casos 000001, 000002, 000003, 000004, 000005, 000010.
Cliente/loja 000002-01: Casos 000001, 000002, 000010, 000020, 000030.
A próxima numeração sugerida para o Cliente/loja 000001-01 é o 0000006 e para o Cliente 000002-01 é o 000003.
2=Independente de cliente:
Cliente 000001: Casos 000001, 000002, 000003, 000010.
Cliente 000002: Casos 000006, 000007, 000008, 000009, 000011.
A próxima numeração sugerida para qualquer cliente é o 000004.

Título:Caso/DetalhesCampo obrigatório, informa-se o assunto do Caso.
Cód.Área:Caso/Detalhes Selecione a Área Jurídica, Ex. Criminal, Trabalhista, Cível, etc. Utiliza-se em relatórios gerenciais.
Cód.Cli Novo:Caso/DetalhesCódigo do novo cliente (quando o Caso foi remanejado).
Cód. Emp.Novo:Caso/DetalhesCódigo da nova empresa (quando o Caso tiver sido remanejado).
Núm Caso Novo:Caso/DetalhesNúmero do caso novo (quando o Caso tiver sido remanejado).
Vlr.Peso: Caso/DetalhesPeso do caso, usado em faturas de fixo para determinar quanto será rateado para cada caso.
Cód.Escrit.:Caso/DetalhesIndica o escritório a que pertence o caso. Utiliza-se esta informação para análise gerencial.
Tp Vlr Hora: Caso/DetalhesTipo de valor hora (Fixo ou Limite). Informe o Fixo quando for cobrado um valor hora fixo (R$ 500,00, por exemplo) para toda hora trabalhada no caso, independentemente do profissional que trabalhou. O tipo Limite serve para estabelecer um valor hora limite para o caso (R$ 1.000,00, por exemplo) de forma que todo time sheet cujo valor hora exceder este valor o sistema cobrará o valor limite.
Valor hora: Caso/DetalhesValor hora limite ou fixo, de acordo com o preenchimento do campo Tp Vlr Hora. Fica desabilitado se o campo Tipo de Valor Hora não estiver preenchido.
Êxito:Caso/Detalhes Indica se o caso possui cobrança de êxito habilitando a edição da aba Condição de Êxito.
Perm Lan TabCaso/DetalhesSe preenchido com Não faz com que o lançamento efetuado não esteja visível na rotina Lançamento Tabelado em L.

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