Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:

Descrição:

Moeda

Selecionar o código da moeda a ser utilizada quando da implantação de pedidos de venda que não possuem tabela de preço informada.

Importante: Para os pedidos de venda que utilizam tabela de preços, será apresentada, automaticamente, o código da moeda cadastrada no programa Manutenção de Tabela de Preços (CD1508) e informada no pedido de venda. 

Percentual Máximo Comissão

Inserir o percentual máximo de comissão a ser pago sobre o valor das vendas.

Importante:  No momento da adoção da política de vendas, o percentual máximo de comissão a ser pago sobre o valor das vendas, considerando a comissão do representante principal e a dos demais beneficiados (representantes indiretos) é determinado pela empresa.

Nota
titleNota:
Quando da Implantação de Pedidos de Venda (PD4000), os percentuais informados são somados e comparados com o percentual informado nesse campo. Caso o resultado for maior que o percentual informado, o sistema interrompe a implantação do pedido de venda. 

Tab Preços

Selecionar o código da tabela de preço padrão a ser utilizada quando da implantação de um pedido de venda.

Importante: A tabela em questão será utilizada caso não exista relacionamento válido no programa Manutenção de Canais do Cliente (CD1521) e / ou quando no houver tabela de preço informada para o cliente no programa Atualização de Clientes (CD1510).

Tab Financ

Inserir o código da tabela de financiamento / juros a ser utilizada na implantação de pedidos de venda para as condições de pagamento igual a Zero.

Importante: Caso informada uma condição de pagamento diferente de Zero, o programa assume, como padrão, a tabela de financiamento da condição de pagamento. Ver Manutenção de Condições de Pagamento (CD0404)

Nr Índice Financto

Inserir o número do índice de financiamento a ser utilizado na implantação de pedidos de venda para as condições de pagamento igual a Zero.

Importante: Caso informada uma condição de pagamento diferente de Zero, o programa assume, como padrão, o índice da tabela de financiamento da condição de pagamento. Ver Manutenção de Condições de Pagamento (CD0404)

Conferência Fator de Conversão

Selecionar a forma de verificação do cálculo na conversão de quantidades conforme a unidade de medida, “Conferência Fator de Conversão”. As opções disponíveis são:

  • Não Confere – Quando selecionada, indica que será realizada a conversão de quantidades, no entanto, se manterá sem verificar a geração de uma quantidade com mais de quatro casas decimais.
  • Confere a apresenta erro – Quando selecionada, indica que será realizada a conversão de quantidades e será verificado o valor gerado, quando a quantidade calculada possui mais que quatro casas decimais, apresenta erro e indica o fator de conversão aplicável a situação. A mensagem de erro apresentada é “Fator de conversão utilizado gera quantidade com número excessivo de casas decimais”.
  • Confere e corrige fator de conversão – Quando selecionada, indica que será realizada a conversão de quantidades, verificada a quantidade gerada. Se a quantidade possui mais do que quatro casas decimais, será realizado um recálculo do fator de conversão e grava automaticamente o fator de conversão correto na origem do fator (Atualização Itens Cliente – CD0504 ou Relac Item Unidade de Medida – CD0247). A mensagem de aviso apresentada é “Fator de conversão utilizado gera quantidade com número excessivo de casas decimais. O fator de conversão foi alterado automaticamente para X”. 

Base Cálculo IPI

Selecionar a base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As opções disponíveis são:

  • Bruto – Quando selecionada, indica que não serão considerados os descontos para efeito do cálculo do IPI.
  • Líquido – Quando selecionada, indica que serão considerados todos os descontos antes de efetuar o cálculo do IPI.

Veja também a descrição do Procedimento Preparando o Cálculo do Valor do IPI dos Itens da Nota Fiscal.

Corrige Preço Pedido Aberto

Quando selecionado, indica que os preços dos pedidos de venda em aberto serão alterados quando for efetuada uma alteração na tabela de preços.

Importante: Somente serão alterados os preços dos pedidos de venda cujos itens foram extraídos de uma tabela de preços. Sendo assim, não haverá alteração dos itens cujos preços foram informados. 

Corrige Preço Pedido Parcial

Quando selecionado, indica que os preços dos saldos dos pedidos de venda, faturados parcialmente, serão corrigidos com base nas alterações das tabelas de preços. 

Frete Base IPI

Quando selecionado, indica que as despesas correspondentes ao frete serão incluídas na base de cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

Frete Base Imposto

Quando selecionado, indica que as despesas correspondentes ao frete serão incluídas na base de cálculo do Imposto de Valor Agregado (IVA). 

Tipo Preço Padrão

Selecionar o tipo de preço-padrão a ser utilizado na implantação de pedidos de venda e de cotações de venda. As opções disponíveis são:

  • Preço Informado – Quando selecionada, indica que os preços serão informados manualmente.
  • Preço Tabela na Implantação – Quando selecionada, indica que será utilizada a tabela vigente na data de implantação do pedido de venda.
  • Preço Tabela Dia Faturamento – Quando selecionada, indica que será aplicada a tabela vigente no dia do faturamento.
  • Preço Flutuante – Quando selecionada, indica que será permitido o cálculo de preço flutuante no momento da implantação do pedido de venda e a divisão das duplicatas por família de materiais e taxa de pontualidade.
Nota
titleNota:
O módulo Grãos deve estar implantado. Para mais detalhes, verificar o conceito Preço Flutuante.

Atualiza Tab Preço

Selecionar a opção que determina como deve ser feita a atualização da tabela de preço. As opções disponíveis são:

Nota
titleNota:
A opção por Grupo de Preço é a padrão do sistema.
Quando parametrizado por Faixa o parâmetro Histórico Preços da pasta Geral não será considerado, pois neste caso, devido as promoções, o histórico de preços sempre será mantido.

Atualização Parâmetros Pedidos - Pasta Alocação

Objetivo da tela:

Permite realizar a definição dos parâmetros de pedidos de venda que são requisitos necessários para o perfeito funcionamento dos diversos processos do módulo.

Nota
titleNota:
Quando a alocação de itens do pedido for feita na Solução da Operacional Têxtil (SGT), todos os campos dessa pasta estarão desabilitados, devendo estar ativa a função SPP-SGT.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

Atualização

Objetivo da tela:

Permite realizar a definição dos parâmetros de pedidos de venda que são requisitos necessários para o perfeito funcionamento dos diversos processos do módulo.

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

Conteúdos Relacionados:

 

...

Tipo Alocação Pedido

Selecionar o tipo de alocação de pedido de venda a ser considerado. As opções disponíveis são:

  • Não Aloca Pedido: Quando selecionada, indica que os itens não serão alocados no estoque no momento da implantação do pedido de venda, realizada por intermédio do programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000).
  • Alocação Lógica Pedido: Quando selecionada, indica que os itens dos pedidos de venda serão alocados logicamente no estoque, possibilitando, assim, a visualização do estoque disponível. Veja a descrição da Função de Implantação de Pedidos de Venda (PD4000).
  • Alocação Física Pedido: Quando selecionada, indica que os itens dos pedidos de venda serão alocados fisicamente no estoque no momento da implantação do pedido de venda. Veja a descrição da Função de Implantação de Pedidos de Venda (PD4000)

Reporta OP Pedido

Selecionar a forma de reporte da ordem de produção informada no pedido de venda. As opções disponíveis são:

  • Automático: Quando selecionada, indica que a ordem de produção informada no pedido de venda será reportada automaticamente. Ao mesmo tempo, a alocação da ordem de produção, para o item em questão, será efetuada por meio do método FIFO.
  • Manual: Quando selecionada, indica que a ordem de produção informada no pedido de venda é reportada de forma manual. No reporte manual, o programa Implantação de Pedidos de Venda (PD4000) apresenta uma janela na qual constam todas as ordens de produção do item, permitindo ao usuário selecionar a ordem a ser alocada.

Importante: Para que as opções descritas acima sejam consideradas, o campo Aloca OP deve estar selecionado.

Esse procedimento é efetuado tanto para a Alocação Lógica quanto para a Alocação Física. 

Tipo Alocação Pedido

Selecionar o tipo de alocação a ser considerada para os pedidos. As opções disponíveis são:

  • Aloca Programação Entrega: Quando selecionada, indica que o sistema irá realizar a alocação física de pedido com espécie Programação de Entrega, quando desmarcado, não será realizada a alocação. Importante: Esse campo somente será habilitado quando for assinalado a opção de Alocação Física Pedido.
  • Aloca OP: Quando selecionada, indica que o sistema alocará as ordens de produção para atendimento do pedido de venda.
  • Alocação Obrigatória: Quando selecionada, indica que o sistema considera que a alocação de ordens de produção, para os pedidos de venda, é obrigatória, o qual significa que toda alocação de itens será feita pelo pedido de venda. O Pré-Faturamento somente calculará as notas fiscais e não alocará os itens novamente. Dessa forma, esse campo tem a função de não permitir o faturamento de itens que, por algum motivo, não foram alocados no pedido de venda ou foram alocados parcialmente.
  • Aloca Saldo Trânsito: Quando selecionada, indica que os itens de pedidos de venda em trânsito serão alocados. Importante: Essa opção é utilizada nos casos de transferência entre estabelecimentos, em que o sistema já possui as informações da transferência, porém o item ainda não está fisicamente no estabelecimento de destino. Se o parâmetro estiver identificado para considerar esse campo, o programa alocará esses itens para atendimento do pedido de venda. 

Alocação Configurados

Selecionar o tipo de alocação para os itens configurados. As opções disponíveis são:

  • Total: Quando selecionada, indica que os itens configurados terão suas quantidades alocadas totalmente.
  • Parcial: Quando selecionada, indica que os itens configurados terão suas quantidades alocadas parcialmente.
  • Proporcional: Quando selecionada, indica que os itens configurados terão suas quantidades alocadas proporcionalmente. 

Forma Alocação

Selecionar a forma a forma de alocação. As opções disponíveis são:

Alocação On-line

Selecionar o tipo de alocação on-line de pedido de venda. As opções disponíveis são:

  • Automática: Quando selecionada, indica que todo o processo de alocação on-line de pedidos de venda é efetuado sem que haja interação com o usuário do Datasul EMS.
  • Manual: Quando selecionada, indica que o processo de alocação on-line de pedidos de venda é efetuado manualmente pelo usuário sempre que o mesmo possua permissão para alocar os pedidos de venda. Ver Manutenção de Permissões para Usuários (CD0821)

Alocação Total / Parcial

Selecionar a forma de alocação do item do pedido. As opções disponíveis são:

  • Total: Quando selecionada, indica que na implantação de um item no pedido, realizada por intermédio do programa Implantação de Pedido de Venda (PD4000), o mesmo será alocado somente quando a quantidade disponível no estoque for igual ou maior do que a quantidade solicitada do item.
    Exemplo: Pedido 101010 – Item A = 10Pçs e Item B = 20Pçs. No estoque disponível Item A = 10Pçs e Item B = 10Pçs. Quando da confirmação do pedido, serão alocadas 10 Pçs para o item A e 0 Pçs (Zero) para o item B.
  • Parcial: Quando selecionada, indica que na implantação de um item no pedido, realizada por intermédio do programa Implantação de Pedido de Venda (PD4000), será alocada a quantidade disponível em estoque, mesmo que essa quantidade seja inferior à quantidade solicitada do item.
    Exemplo: Pedido 101010 – Item A = 10Pçs e Item B = 20Pçs. No estoque disponível Item A = 10Pçs e Item B = 10Pçs. Quando da confirmação do pedido serão alocadas 10 Pçs para o item A e 10 Pçs para o item B. 

Realocação Física / Lógica

Selecionar a opção que determina a ação a ser tomada pelo sistema quando ocorrer a desalocação de um pedido de venda de um embarque, proveniente da retirada do item do embarque ou da eliminação do embarque. As opções disponíveis são:

  • Obrigatória: Quando selecionada, indica que a realocação lógica ou física é necessária. Nesse caso, quando da desalocação do item, as quantidades serão alocadas novamente.
  • Não Obrigatória: Quando selecionada, indica que a realocação lógica ou física é desnecessária. Nesse caso, quando da desalocação do item, as quantidades não serão realocadas. 

Grupo de Alocação

Quando selecionado, incida que será utilizado o Conceito de Grupo de Alocação.

Importante: Sendo assim, os demais estabelecimentos do grupo serão considerados como depósitos externos, permitindo efetuar a implantação de pedidos e a alocação no pré-faturamento de itens cujo saldo está disponível em outros estabelecimentos do grupo. 

Aloca automaticamente Rem Entr Futura

Quando selecionado, indica ao sistema que haverá alocação automática quando a nota de faturamento de entrega futura for  atualizada no estoque. Dessa forma será evitado que no momento de fazer a nota de remessa haja falta de estoque, por não reservar os itens que serão  enviados aos clientes, assim como permite ao usuário alterar as quantidades do pedido de venda antes de gerar a nota de remessa, sem saber que a nota já  foi faturada, pois permanece com a natureza de faturamento de entrega futura.

Importante: Esse campo somente será habilitado quando for assinalado a opção de Alocação Física Pedido.

 

Atualização Parâmetros Pedidos – Pasta Avaliação

 

Nota
titleNota:
A coluna Avaliação Cotas somente será considerada quando o módulo Administração de Cotas estiver implantado.

Os certificados são definidos por emitentes e transportadores por intermédio da função Manutenção Certificado Polícia Federal (CD1052).

Objetivo da tela:

Permite realizar a definição dos parâmetros de pedidos de venda que são requisitos necessários para o perfeito funcionamento dos diversos processos do módulo.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Crédito x Cotas

Quando assinalado, indica que os pedidos reprovados na Avaliação de Crédito serão considerados para Avaliação de Cotas.

Importante: Essa funcionalidade é somente considerada quando o módulo Administração de Cotas estiver implantado. 

Desconto x Cotas

Quando assinalado, indica que os pedidos reprovados no módulo Descontos e Bonificações serão considerados para Avaliação de Cotas.

Importante: Essa funcionalidade é somente considerada quando o módulo Administração de Cotas e Descontos e Bonificações estiverem implantados. 

Preços x Cotas

Quando assinalado, indica que os pedidos reprovados no módulo Administração de Preços serão considerados para Avaliação de Cotas.

Importante: Essa funcionalidade é somente considerada quando o módulo Administração de Cotas e Administração de Preços estiverem implantados. 

Pedido\Cotação

Selecionar a opção que determina como deve ser feita a validação do certificado de produtos controlados no momento da implantação da Cotação (QO0310) ou Pedido de Venda (PD4000/PD4050). As opções disponíveis são:

  • Não Avalia, mesmo que o certificado esteja vencido ou não tenha sido informado, o sistema não irá alertar para essa situação.
  • Adverte, caso o certificado esteja vencido ou não tenha sido informado, o sistema irá alertar para essa situação, entretanto não irá bloquear o processo de implantação de pedido / cotação.
  • Bloqueia, caso o certificado esteja vencido ou não tenha sido informado, o sistema irá alertar para essa situação e bloquear o processo de implantação de pedido / cotação. 

Faturamento

Selecionar a opção que determina como deve ser feita a validação do certificado de produtos controlados no momento do Faturamento (FT4001/FT4002/FT4003). As opções disponíveis são:

  • Não Avalia, mesmo que o certificado esteja vencido ou não tenha sido informado, o sistema não irá alertar para essa situação.
  • Adverte, caso o certificado esteja vencido ou não tenha sido informado, o sistema irá alertar para essa situação, entretanto não irá bloquear o processo de faturamento.
  • Bloqueia, caso o certificado esteja vencido ou não tenha sido informado, o sistema irá alertar para essa situação e bloquear o processo de implantação de faturamento.

 

Atualização Parâmetros  Pedidos – Pasta CV

Objetivo da tela:

Permite realizar a definição dos parâmetros de pedidos de venda que são requisitos necessários para o perfeito funcionamento dos diversos processos do módulo.

  

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Habilita Central de Vendas

Quando assinalado, indica que o conceito Central de Vendas foi habilitado.  Neste caso o sistema irá sugerir o estabelecimento de atendimento no item do Pedido de Venda.  Ao finalizar o Pedido, este será quebrado de acordo com os estabelecimentos informados nos itens. 

Notifica quebra de Pedidos

Quando assinalado, indica que o sistema enviará uma notificação sempre que tiver uma quebra de pedidos devido aos diferentes estabelecimentos de atendimento informados nos itens dos Pedidos de Venda. 

Elimina Pedidos após a quebra

Quando assinalado, indica que após a quebra de pedidos, os pedidos originais serão eliminados.  Caso o parâmetro não esteja marcado, os pedidos serão Cancelados. 

Separador para quebra de Pedidos

Informar o caracter que será utilizado quando houver quebra de pedidos devido aos diferentes estabelecimentos de atendimento.

Exemplo: pedido nr. 530440/1  530440/2  530440/3

Nota
titleNota:
Não é permitido informar os seguintes caracteres : “>”, “<“ e acentos. 

Portal Clientes – Quebra Pedidos na Liberação

Quando assinalado, indica que, no Portal Clientes, os pedidos deverão ser quebrados na liberação. 

Portal Representantes – Quebra Pedidos na Liberação

Quando assinalado, indica que, no Portal Representantes, os pedidos deverão ser quebrados na liberação. 

  

Conceitos:

Formação do Preço de Venda utilizando a regra do Preço Flutuante

Preço Flutuante

Taxa de Pontualidade e Dias de Carência da Pontualidade

 

Veja também

Função Atualização de Itens do Cliente (CD0504)

Função Unidades de Medida do Item (CD0247)