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  • ER_Transferir_para_histórico_auditoria_de_ADS_e_APS_excluídas_e_transferidas

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Logix

Módulo

Contas a Pagar

Segmento Executor

 

Projeto1

MANFIN01 - Projeto Equipe Desenvolvimento - Finanças

IRM1

MANFIN01-103 - Pequenas melhorias - Financeiro

Requisito1

MANFIN01-521 - Transferir para histórico auditoria de ADS e APS excluídas e transferidas

Subtarefa1

MANFIN01-534 - Gerar Especificação

Chamado2

TSTCA8

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

Efetuar a transferência para histórico das auditorias de ADs e APs já incluídas anteriormente pela rotina de inclusão de dados em histórico do contas a pagar.

 

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

O processo de envio dos dados para histórico no contas a pagar é dividido em duas rotinas:

 

CAP1450 - Transferências das tabelas de movimentação do contas a pagar;
CAP1501 - Transferência da tabela de auditoria (audit_cap);

O processo foi separado em duas rotinas em função do volume de dados, a tabela de auditoria do contas a pagar pode conter
mais de hum milhão de registros, e pode afetar a performance da rotina, em função desta situação foi separada a inclusão
dos históricos de auditoria em outro programa.

 

A partir da execução da rotina cap1465, os dados relacionados a históricos será selecionada a partir de seleção entre
a tabela audit_cap e as tabelas de histórico de ADs e APs. abaixo segue exemplo das alterações necessárias para
transferência para históricos destas auditorias.

 

#-------------------------------------------#
FUNCTION cap1501_processa()
#------------------------------------------#

 

    # Audit_cap ad_mestre
    MESSAGE "Transferindo auditoria de ADs ..." ATTRIBUTE(reverse)
    IF NOT cap1501_processa1() THEN
         RETURN FALSE
     END IF

 

     # Audit_cap AP excluida
      MESSAGE "Transferindo auditoria de APs excluídas ..." ATTRIBUTE(reverse)
      IF NOT cap1501_processa2() THEN
           RETURN FALSE
      END IF

 

      #Audit_cap de AP paga até a data informada na tela
      MESSAGE "Transferindo auditoria de Aps pagas ..." ATTRIBUTE(reverse)
      IF NOT cap1501_processa3() THEN
           RETURN FALSE
      END IF

 

      #Audit_cap de AP transferida para histórico
        MESSAGE "Transferindo auditoria de APs em histórico ..." ATTRIBUTE(reverse)
        IF NOT cap1501_processa4() THEN
             RETURN FALSE
        END IF

 

      #Audit_cap de AD transferida para histórico
       MESSAGE "Transferindo auditoria de APs em histórico ..." ATTRIBUTE(reverse)
       IF NOT cap1501_processa5() THEN
            RETURN FALSE
      END IF

 

      MESSAGE "Transferencia efetuada com sucesso." ATTRIBUTE(reverse)

 

      RETURN TRUE

 

END FUNCTION

#------------------------------#
FUNCTION cap1501_processa4()
#------------------------------#
DEFINE l_audit_cap RECORD LIKE audit_cap.*

 

       CALL log085_transacao("BEGIN")

 

       DECLARE cl_audit4 CURSOR WITH HOLD FOR
         SELECT *
            FROM audit_cap
         WHERE cod_empresa = mr_tela.empresa
               AND ies_ad_ap = 2
              AND data_manut < mr_tela.dat_manut
             AND EXISTS (SELECT *
                                           FROM cap_hist_ap h
                                        WHERE h.empresa         = mr_tela.empresa
                                              AND h.autoriz_pagto = audit_cap.num_ad_ap
                                              AND h.nota_fiscal     = audit_cap.num_nf
                                              AND h.fornecedor      = audit_cap.cod_fornecedor
                                              AND h.versao_atual  = 'S')

 

           FOREACH cl_audit4 INTO l_audit_cap.*

 

                      WHENEVER ERROR CONTINUE
                        DELETE FROM audit_cap
                          WHERE cod_empresa       = mr_tela.empresa
                                AND num_ad_ap          = l_audit_cap.num_ad_ap
                                AND ies_ad_ap            = l_audit_cap.ies_ad_ap
                                AND num_nf                = l_audit_cap.num_nf
                                 AND ser_nf                 = l_audit_cap.ser_nf
                                 AND ssr_nf                 = l_audit_cap.ssr_nf
                                 AND cod_fornecedor = l_audit_cap.cod_fornecedor
                                 AND num_seq            = l_audit_cap.num_seq

                       WHENEVER ERROR STOP

 

                       IF SQLCA.sqlcode = 0 THEN
                             WHENEVER ERROR CONTINUE
                             INSERT INTO cap_auditoria_hist VALUES (l_audit_cap.*, TODAY)
                            WHENEVER ERROR STOP

 

                            IF SQLCA.sqlcode = 0 THEN
                                  CALL log085_transacao("COMMIT")
                            ELSE
                                  CALL log003_err_sql("INSERT","CAP_AUDITORIA_HIST")
                                  CALL log085_transacao("ROLLBACK")
                                  RETURN FALSE 
                           END IF
                     ELSE
                           CALL log003_err_sql("DELETE","AUDIT_CAP")
                           CALL log085_transacao("ROLLBACK")
                           RETURN FALSE
                    END IF

 

          END FOREACH

 

          WHENEVER ERROR CONTINUE
          CLOSE cl_audit4
          FREE cl_audit4
          WHENEVER ERROR STOP

 

          RETURN TRUE

 

END FUNCTION

#---------------------------------------------#
FUNCTION cap1501_processa5()
#---------------------------------------------#
      DEFINE l_audit_cap RECORD LIKE audit_cap.*

 

      CALL log085_transacao("BEGIN")

       DECLARE cl_audit5 CURSOR WITH HOLD FOR
          SELECT *
             FROM audit_cap
          WHERE cod_empresa = mr_tela.empresa
                AND ies_ad_ap       = 1
                AND data_manut < mr_tela.dat_manut
                AND EXISTS (SELECT *
                                             FROM cap_h_ad_mestre a
                                           WHERE a.empresa               = mr_tela.empresa
                                                 AND a.apropr_desp         = audit_cap.num_ad_ap
                                                 AND a.nota_fiscal           = audit_cap.num_nf
                                                 AND a.serie_nota_fiscal = audit_cap.ser_nf
                                                 AND a.subserie_nf          = audit_cap.ssr_nf
                                                 AND a.fornecedor            = audit_cap.cod_fornecedor)

 

          FOREACH cl_audit5 INTO l_audit_cap.*

 

                   WHENEVER ERROR CONTINUE
                     DELETE FROM audit_cap
                     WHERE cod_empresa     = mr_tela.empresa
                           AND num_ad_ap        = l_audit_cap.num_ad_ap
                           AND ies_ad_ap          = l_audit_cap.ies_ad_ap
                           AND num_nf               = l_audit_cap.num_nf
                           AND ser_nf                 = l_audit_cap.ser_nf
                           AND ssr_nf                 = l_audit_cap.ssr_nf
                           AND cod_fornecedor = l_audit_cap.cod_fornecedor
                           AND num_seq            = l_audit_cap.num_seq
                   WHENEVER ERROR STOP

 

                 IF SQLCA.sqlcode = 0 THEN
                      WHENEVER ERROR CONTINUE
                      INSERT INTO cap_auditoria_hist VALUES (l_audit_cap.*, TODAY)
                      WHENEVER ERROR STOP

 

                       IF SQLCA.sqlcode = 0 THEN
                            CALL log085_transacao("COMMIT")
                       ELSE
                             CALL log003_err_sql("INSERT","CAP_AUDITORIA_HIST")
                             CALL log085_transacao("ROLLBACK")
                             RETURN FALSE
                       END IF
                ELSE
                       CALL log003_err_sql("DELETE","AUDIT_CAP")
                       CALL log085_transacao("ROLLBACK")
                        RETURN FALSE
                 END IF

 

         END FOREACH

         WHENEVER ERROR CONTINUE
         CLOSE cl_audit5
            FREE cl_audit5
          WHENEVER ERROR STOP

 

          RETURN TRUE

 

END FUNCTION 


<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.