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Chave

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  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Objetivo da tela:

Permite realizar o registro de um pedido de venda de um item ou um conjunto de itens cujas quantidades, datas de entrega e condições de pagamento estão estabelecidas.

...

Ação:

Descrição:

Localiza Pedidos

Este botão possibilita a localização dos pedidos conforme parâmetros informados.

Parâmetros

Com o acionamento desse botão, é acionada a janela tela Parâmetros Implantação de Pedidos, onde poderão ser parametrizados dados referentes aos pedidos a serem implantados. 

Incluir

Com o acionamento desse botão, é acionada a janela tela Implantação de Pedidos – Inclusão, onde é possibilitado o cadastro de um pedido de venda. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, o pedido de venda é eliminado. Para isso, o usuário deverá selecionar um pedido com situação diferente de Atendido Total, e então acionar o botão Eliminar. 

Efetivar

Com o acionamento deste botão, é possível completar o pedido para efetuar a efetivação do pedido de venda, ou seja, verificar se o mesmo possui itens, realizar a avaliação de crédito do cliente, entre outras consistências e funções. É necessário que o usuário selecione o pedido de venda que deseja efetivar. 

Suspender

Com o acionamento desse botão, é possibilitada a suspensão do pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Suspender Pedido (WPD4001)". 

Reativar

Com o acionamento desse botão, é possibilitada a reativação do pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Reativar Pedido (WPD4001)". 

Cancelar

Com o acionamento desse botão, é cancelado o pedido de venda selecionado. Veja mais informações na descrição da tela "Motivo Cancelamento (WPD4001)". 

Despesas

Com o acionamento desse botão, poderão ser incluídas novas despesas e ainda alterar ou excluir as despesas já geradas para o pedido. Ver mais informações na descrição da janela PD4000L.

Nota
titleNota:

Caso o pedido esteja parametrizado para gerar as despesas automaticamente, todos os relacionamentos do cliente que estiverem dentro da validade serão relacionadas na tela.

Quando o pedido possuir uma natureza de operação de cálculo automático e a despesa estiver parametrizada como percentual, o sistema buscará o valor líquido da nota e aplicará o percentual de despesa sobre o mesmo. Para as despesas parametrizadas como valor, o sistema assumirá o valor informado. 

Link Modificar

Para que os dados do pedido sejam modificados, é necessário acessar o link Modificar que está no campo "Ped Cli", localizado entre os campos Cliente e Sit Ped.

...

Campo:

Descrição:

Cliente

Inserir a faixa de códigos dos clientes referentes aos pedidos de venda a serem considerados na definição de parâmetros. 

Pedido Cliente

Inserir a faixa de números dos pedido pedidos de venda, com a numeração do cliente, a serem parametrizados. 

Dt Implantação

Inserir a faixa de data de implantação dos pedidos de venda. 

Situação Pedidos

Selecionar a situação dos pedidos de venda em relação ao status de atendimento.

...

Campo:

Descrição:

Atualizar Código da Mensagem

Assinalar este campo se desejar que o código da mensagem seja atualizado quando alterada a natureza de operação. 

Atualizar Consumidor Final

Se a natureza de operação for alterada, este campo servirá para o tratamento do campo “Destino da Mercadoria”, ou seja, será mantido ou não seu conteúdo (consumidor final ou industrialização/comercio).

Se assinalado, o campo acima especificado irá apresentar o conteúdo segundo a nova natureza de operação. Se não assinalado, independentemente de haver alteração na natureza de operação, este o conteúdo este conteúdo do campo “Destino da Mercadoria” será mantido conforme inserido anteriormente. 

Atualização Natureza de Operação

Se a natureza de operação do pedido for alterada, selecionar uma das seguintes opções:

  1. Não atualizar itens;
    Se a natureza de operação do pedido de venda for alterada, esta não será atualizada nos itens do pedido.
  2. Atualizar itens com a mesma natureza;
    Se a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido com a nova natureza de operação serão atualizados.
  3. Atualizar todos os itens;
    Se a natureza de operação for alterada, todos os itens do pedido serão atualizados com a nova natureza. 

Utiliza relação Item x Cliente

Quando assinalado, define que, no pedido de venda, será utilizada a relação "Item X Cliente". 

Gerar Automaticamente

Quando selecionada, define que quando não houver a relação item x cliente já implementada, esta será efetuada automaticamente na implantação do pedido de venda. 

Não Gerar

Quando selecionada, indica que quando não houver a relação item x cliente já implementada, esta não será gerada no momento da implantação do pedido de venda. Neste caso o usuário deve efetuar a implementação deste relacionamento posteriormente por intermédio da função "Atualização Itens Cliente (CD0504)". 

Mostrar saldo disponível em Estoque do item

Quando assinalado, define se o programa deverá exibir o saldo em estoque dos itens do pedido de venda. 

Multiplicar qtde Componente pela qtde Configurado/Composto

Quando assinalado, define que se deve multiplicar a quantidade do componente por quantidade configurado/composto. 

Atribuir preço total dos Componentes ao Composto

Quando assinalado, define que o preço total dos componentes será atribuído ao preço do produto composto. 

Atualizar Itens/Entregas atendidos parcialmente

Quando assinalado, indica que os itens atendidos parcialmente serão atualizados.

Gerar despesas automaticamente

Quando assinalado, indica que as despesas do pedido serão geradas de forma automática, buscando-as no relacionamento despesa x cliente.

...

Suspender Pedido

Objetivo da tela:

Com o Permite realizar o acionamento do botão "Suspender" na tela Implantação de Pedidos.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Reativar Pedido

Objetivo da tela:

Com o Permite realizar o acionamento do botão "Reativar" na tela Implantação de Pedidos.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Cancelar Pedido

Objetivo da tela:

Com o Permite realizar o acionamento do botão "Cancelar" na tela Implantação de Pedidos.

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Ação:

Descrição:

Incluir

Com o acionamento deste botão será permitida a inclusão de novas despesas para o pedido, por intermédio da janela PD4000M. Ver maiores detalhes na descrição da janela tela PD4000M. 

Alterar

Com o acionamento deste botão será permitida a alteração dos percentuais ou valores das despesas do pedido, por intermédio da janela PD4000M. Ver maiores detalhes na descrição da janela tela PD4000M. 

Eliminar

Com o acionamento deste botão será excluído o registro selecionado.

...

Campo:

Descrição:

Repres Principal

Selecionar o representante que efetuou a venda propriamente dita. Este representante é identificado como representante direto ou representante principal.

Na implantação do pedido de venda, o representante direto é aquele que está associado ao cliente do pedido de venda. Caso a empresa utilize canal de vendas, o representante informado é aquele cadastrado para o canal de vendas indicado no pedido de venda.

A partir do representante direto, automaticamente, serão registrados, no pedido de venda, os representantes indiretos.

O registro dos representantes indiretos é feito do seguinte modo:

  • Quando se registra o representante principal, o programa acessa a tabela dos representantes, checa a existência do mesmo e verifica qual é o representante indireto associado a este. Ao localizar o representante indireto, o sistema busca o mesmo na tabela de representantes e verifica qual é o representante indireto associado ao mesmo. 

Pedido Repres

Inserir o número do pedido do representante quando este possuir controle diferente da numeração sugerida pelo sistema Datasul-EMS. 

Contato

Inserir o nome de contato do cliente do pedido de venda. 

Dt Entrega

Exibe a data de entrega do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente, porém essa pode ser alterada. 

Entrega Orig

Exibe a data de entrega original do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente, porém essa pode ser alterada. 

Cli Remes Triang

Inserir o nome do cliente para o qual a mercadoria será enviada a título de remessa triangular. 

Destino Mercadoria

Define o destino da mercadoria. Selecionar uma das opções:

  • Comércio/Indústria: Quando for selecionado Comércio /Industria, a base de cálculo de ICMS será somente os valores da mercadoria.
  • Consumo próprio/Ativo: Para Consumo Próprio/Ativo, a base será o total da nota fiscal, ou seja, o valor mercadoria acrescido do IPI. 

Entrega

Exibe o endereço de entrega padrão do cliente implementado na função Atualização Clientes (CD1510), pasta Prog Entrega. Essa informação pode ser alterada. 

Rota

Exibe a rota a ser utilizada na entrega dos itens constantes do pedido de venda implantado.

Nota
titleNota:

A rota exibida é a rota implementada no endereço de entrega do cliente. Caso não exista endereço de entrega, o sistema assume a rota implementada no relacionamento estabelecimento x cliente.

Transportador

Exibe o nome do transportador padrão do cliente. 

UF/Placa

Inserir o código da unidade de federação e o número da placa do veículo de transporte das mercadorias. 

Transp Redesp

Exibe o nome da transportadora de redespacho padrão do cliente. 

Cidade/CIF

Inserir o nome da cidade até a qual a empresa responsabiliza-se pelo frete. Na impressão de notas fiscais, o sistema imprime o frete, que é de responsabilidade do destinatário se não houver informações neste atributo. Tal informação será verificada para  sugerir o preço de tabela CIF ou FOB, e utilizada nos cálculos somente quando a nota fiscal for de exportação.

Nota
titleNota:

Nas notas fiscais de exportação, quando for informada a "Cidade CIF", o programa sempre irá deduzir o valor das despesas informadas do valor da mercadoria. Caso não seja informada a "Cidade CIF", o programa não realizará tal tratamento.

Se houver necessidade de informar a "Cidade CIF" após a geração da nota fiscal, isto poderá ser feito por intermédio da função "Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)", processo Manutenção de Notas Fiscais, Manual de Referência de Faturamento.

Essa informação também é utilizada para determinar a junção de pedidos de venda na rotina de Pré-Faturamento.

Mensagem

Inserir o código de mensagem que será posteriormente impressa na nota fiscal. 

Portador/Mod

Exibe o código do portador padrão e modalidade de cobrança padrão do cliente. Caso o usuário deseje, pode alterá-los para o pedido de venda em questão, tanto pelo módulo de Pedidos de Venda quanto pelo de Faturamento.

Nota
titleNota:

Essa informação é importante para agilizar o processo Contas a Receber.

 

 

Alterar Local de Entrega

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do botão Alterar Local Entrega.

Nota
titleNota:

Sempre que o endereço for informado nessa tela, o mesmo será utilizado no momento da emissão da nota fiscal de faturamento.

...

Campo:

Descrição:

Período Vigência

Exibe a faixa de datas para o período de vigência para o atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Nota
titleNota:

Este campo é documental e utilizado somente para pedidos de venda de espécie de Programação de Entrega, ou seja, que utilizam contrato de fornecimento.

Período Atendimento

Exibe a faixa de datas para o período de atendimento do pedido de venda. O sistema sugere a data corrente como data inicial e o último dia do mês como data final, porém estas informações podem ser alteradas.

Nota
titleNota:

Nesse atributo, se não informado informada uma data, indica que é para o sistema desconsiderar essa data. Caso seja informada uma data, causará bloqueio no cálculo de notas (caso não haja Pré-Faturamento) ou na geração de embarque para o pedido de venda (Pré-Faturamento) se a data de faturamento previsto estiver fora da faixa parametrizada.

Estab Atdmento

Inserir o código do estabelecimento de atendimento do pedido de venda. Essa informação é utilizada pelo módulo de Multiplanta do Datasul-EMS, quando utilizado o conceito de Central de Vendas.

Estab Controle

Inserir o código do estabelecimento que efetuará o controle da carteira de pedidos.

Tipo Pedido

Inserir o tipo de pedido de venda. Este é um campo livre para classificação/indicação própria do usuário. 

Prioridade

Inserir a prioridade do pedido de venda.

Nota
titleNota:

A prioridade pode variar de 0 a 99 sendo que, ao ser implantado o pedido de venda, assume a prioridade de menor importância que é 99.

Com este atributo, o usuário pode estabelecer quais pedidos de venda devem ser alocados primeiro no estoque, nos casos em que haja insuficiência de saldo, para atender a todas as ordens.

Já no Pré-Faturamento e no cálculo de notas, a opção “digita” dos programas possibilitará a verificação dos pedidos de venda segundo a prioridade cadastrada, porém, o usuário não é obrigado a seguir a sequência de faturamento apresentado pelo programa

Libera Nota

Quando assinalado, permite identificar se para o pedido de venda em questão haverá liberação do cálculo de nota fiscal, caso não haja saldo suficiente em estoque para atender o pedido de venda.

Nota
titleNota:

Somente será possível identificar este campo caso o parâmetro “Libera Nota sem Saldo Estoque” esteja identificado para considerar este parâmetro.

Possui Antecipação

Quando assinalado, define se o cliente possui ou não antecipação.

Nota
titleNota:

Caso o cliente já tenha efetuado um pagamento antecipado à empresa, o sistema permite que se informe o valor que foi antecipado. Com essa informação, o faturamento, no momento de gerar as duplicatas que darão origem aos títulos no contas a receber, utilizará o código de antecipado para a duplicata. Assim, quando for gerado o titulo, já se saberá que o mesmo possui uma antecipação no contas a receber, cabendo ao usuário do módulo proceder a atualização manual do titulo e da antecipação correspondente. Quando se fatura parcialmente um pedido de venda cujo valor da nota seja inferior ao antecipado, o sistema gera a duplicata com código de antecipado e altera o valor antecipado no pedido de venda deixando apenas o saldo não utilizado. Como o faturamento prevê a possibilidade de junção de pedido de venda, mas não possui histórico para informar de quais pedidos de venda foram adquiridos os valores de antecipação, no caso de haver cancelamento de uma nota com antecipação, o valor antecipado não será reincorporado no pedido de venda, sendo que tal procedimento deve ser realizado manualmente.

Ver detalhes no conceito "Antecipações", processo Geração de Faturas das Notas Fiscais, Manual de Referência de Faturamento.

Faturamento Parcial

Quando assinalado, identifica se o pedido de venda poderá ou não ser faturado parcialmente.

% Canc Saldo

Inserir qual o percentual máximo do total do pedido de venda permitido para cancelamento do saldo do mesmo.

O percentual informado é proveniente da função "Atualização de Clientes (WCD1510)". 

Cobrança Desp

Selecionar o tipo de cobrança de despesas. Este parâmetro indica como os valores de despesas e de impostos serão rateados entre as duplicatas.

  • Primeira Duplicata: quando Quando selecionada esta opção, os valores totais de despesas são inseridos apenas na primeira duplicata.
  • Rateio entre todas as Duplicatas: quando Quando selecionada esta opção, define que o total das despesas é dividido igualmente pela quantidade de títulos da nota fiscal.
  • Rateio entre todas com IPI na Primeira: quando Quando selecionada esta opção, os valores de despesas são divididos igualmente entre os títulos da nota, mas o valor do IPI é incluído apenas na primeira duplicata.
  • Apenas IPI na Primeira e Rateio nas Restantes: quando Quando esta opção for selecionada, define que somente o valor de IPI fica inserido da primeira duplicata e que os valores de despesas são divididos igualmente entre as outras duplicatas que não a primeira.
Nota
titleNota:

Vale ressaltar que este parâmetro interfere apenas nos cálculos dos valores das duplicatas:

  • Ao se cadastrar um pedido de venda, o programa informa o tipo de cobrança cadastrado para o cliente conforme a função "Atualização de Clientes (CD1510)".

Exemplo:
Se um pedido de venda possui uma condição de pagamento de 5 parcelas, sendo todas elas iguais, cada parcela terá 20% do valor do pagamento.

As parcelas serão realmente iguais somente quando as despesas forem rateadas de modo igual também, ou seja, quando utilizar opção “Rateio entre Todas”.

Caso o IPI for calculado na primeira, poderá ser verificado que o valor da primeira parcela será maior do que o das outras.

Nr Processo Exp

Inserir o número do processo de exportação.

Itinerário

Inserir o código do itinerário de atendimento do processo de exportação.

...

Implantação de Pedidos – Observações

Objetivo da tela:

 

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

 

 

 

Permite selecionar a função Implantação de Pedidos, pasta Dados do Pedido, link Observações.

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

...

Observação

Inserir o texto de observação para o pedido quando  necessário. 

Condições de Redespacho

Inserir texto referente às condições de Redespacho das  mercadorias do pedido de venda, quando houver. 

Condições Especiais

Inserir texto referente às condições especiais do pedido  de venda quando houver.

 

Implantação de Pedidos – Totais

Objetivo da tela:

Permite selecionar a função Implantação de Pedidos, pasta Dados do Pedido, link Totais. 

 

 Outras Ações/Ações RelacionadasPrincipais Campos e Parâmetros:

AçãoCampo:

Descrição:

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

Tela

Objetivo da tela:

 

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

...

Descrição:

...

Nome do campo.

...

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

Vl Total Pedido

Exibe o valor total do pedido de venda. 

Valor Líquido Pedido

Exibe o valor líquido total do pedido de venda. 

Valor Total Aberto

Exibe o valor total em aberto do pedido de venda. 

Valor Total Desconto

Exibe o valor total dos descontos aplicados ao pedido de venda.

Informações
titleImportante:

Nesses campos somente são apresentados valores após o cálculo do pedido ("botão efetivação ou botão total").

 

Implantação de Pedidos – Itens do Pedido

Objetivo da tela:

Com a seleção do link Itens na tela Implantação de Pedidos – Dados do Pedido, é apresentada a tela com o detalhamento dos itens constantes no pedido. 

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Pedidos

Com o acionamento desse botão, é possível visualizar a tela Implantação de Pedidos. 

Incluir

Com o acionamento desse botão, é habilitada a tela Incluir Itens, para que sejam adicionados novos itens ao pedido em questão. Veja maiores detalhes na tela Implantação de Pedidos – Incluir Itens. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, o item selecionado será excluído do pedido de venda. 

Cancelar

Com o acionamento desse botão, o item selecionado será cancelado do pedido de venda. 

Link Modificar

Para que os dados do item do pedido sejam modificados, é necessário acessar o link Modificar que está localizado no campo "Seq", que fica ao lado do campo "Item". Será exibida da tela Modifica Item (WPD4000-15), onde poderá ser visto mais detalhes.

 

Implantação de Pedidos – Incluir Itens

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do botão "Incluir" na tela Implantação de Pedidos – Dados do Pedido. 

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Sequência

Exibe o número de sequência de implantação do item no pedido de venda. Este campo pode ser modificado se o usuário possuir permissão. 

Item

Inserir o código do item para implantação do pedido de venda. Quando o item for um produto configurado ou composto, o programa efetua procedimentos cujos detalhes podem ser observados na descrição dos campos "Item Configurado" e "Item Composto". 

Referência

Inserir a referência do item implantado no pedido de venda.

Nota
titleNota:
Este campo somente estará disponível para itens que são controlados por referência.

Qtde UM Fatur

Inserir a quantidade atendida do item e a unidade de medida desta solicitação, quando for diferente da unidade cadastrada no estoque.

Preço Original

Exibe o preço do item quando for utilizado um dos tipos de preço: Preço Tabela na Implantação ou Preço Tabela Dia Faturamento. Ver detalhes no campo "Tipo Preço".

Inserir o preço original do item quando o tipo de preço for “Informado”.

Nota
titleNota:

O preço original, quando informado, deve conter os acréscimos financeiros e ICMS incluso se a empresa possui seus preços com o valor do ICMS.


 

Modifica Item – Principal

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do link Modificar na tela Implantação de Pedidos – Itens do Pedido.

  

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Sequência

Exibe o número de sequência de implantação do item no pedido de venda. Este campo pode ser modificado se o usuário possuir permissão. 

Sequência Bonif

Exibe o número de sequência do item do pedido de bonificação. 

Item

Selecionar o código do item para implantação do pedido de venda. Quando o item for um produto configurado ou composto, o programa efetua procedimentos cujos detalhes podem ser observados na descrição dos campos "Item Configurado" e "Item Composto". 

Referência

Selecionar a referência do item implantado no pedido de venda.

Nota
titleNota:

Este campo somente estará disponível para itens que são controlados por referência. 

Qtde Disponível

Exibe a quantidade disponível do item no estoque.

Nota
titleNota:

Esta informação somente será apresentada para os depósitos de produto acabado, e, se o campo "Mostrar saldo disponível em estoque do Item", da pasta "Parâmetros" estiver assinalado.

Qtde Disp Cotas

Exibe a quantidade do item disponível no módulo de Administração de Cotas.

Nota
titleNota:

Exibe a cota disponível sempre na unidade de medida do item do pedido, e não na unidade de medida controlada em Administração de Cotas.

Qtde Pedida

Inserir a quantidade do item pedida pelo cliente. 

Qtde UM Fatur

Inserir a quantidade atendida do item e a unidade de medida desta solicitação, quando for diferente da unidade cadastrada no estoque. 

Qtde a Alocar

Exibe a quantidade a alocar. Este campo apresenta a quantidade alocada (lógica , física, on-line ou manual ) no estoque.

Nota
titleNota:

Quando a empresa trabalhar com alocação "lógica", "física", "on-line", ou "manual" é possível modificar esses valores se o usuário possuir permissão para alteração.

Preço Original

Exibe o preço do item quando for utilizado um dos tipos de preço: Preço Tabela na Implantação ou Preço Tabela Dia Faturamento. Ver detalhes no campo "Tipo Preço".

Inserir o preço original do item quando o tipo de preço for “Informado”.

Nota
titleNota:

O preço original, quando informado, deve conter os acréscimos financeiros e ICMS incluso se a empresa possui seus preços com o valor do ICMS.

Tab Preços

Exibe o número da tabela de preços utilizada para a sequência de item. Esta tabela é informada na tela principal do pedido de venda e pode ser modificada para o item do pedido. 

Usar Tab Descontos

Quando assinalado, indica que será utilizada a tabela de descontos para a pesquisa dos descontos a serem aplicados ao valor total do item. Ver detalhes na descrição do conceito "Descontos Aplicados ao Pedido de Venda Utilizando a Tabela de Descontos", no Manual de Referência de Descontos e Bonificações. 

Desc Tab Preços

Exibe o percentual de desconto por quantidade vendida do item, conforme parametrização do item. 

Perc Desconto

Permite inserir percentuais de descontos para o item. Pode-se informar mais de um percentual de desconto concatenados pelo sinal algébrico de adição. Ver detalhes na descrição do conceito "Descontos Aplicados ao Item do Pedido de Venda",no Manual de Referência de Descontos e Bonificações. 

Valor Desconto

Possibilita inserir um valor de desconto a ser aplicado ao item do pedido de venda. 

Classificação Fiscal

Exibe a classificação fiscal definida para o item.

Conta Contábil

Inserir a conta contábil de custo para os itens de débito direto. Ver detalhes conceito itens débito direto no campo "Tipo Controle", função "Itens para Estoque", processo "Preparação das Informações", Manual de Referência de Estoque. 

Custo Contábil

 Inserir o valor do custo contábil do item de débito direto. 


Modifica Item – Complementos

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do link Complementos, na tela Modifica Item, é possibilitada a visualização de informações complementares a respeito do item do pedido selecionado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Natureza Operação

Inserir a natureza de operação do item. O sistema permite modificar a natureza de operação informada e possibilita também a emissão de Notas Fiscais com mais de uma Natureza de Operação. Para o campo natureza de operação dos itens do pedido de venda, o sistema traz, automaticamente, a natureza informada no pedido de venda, permitindo, contudo, que seja informada uma natureza diferente para aquele item ou para aquela sequência informada. 

Tipo Atendimento

Inserir o tipo de atendimento do item do pedido de venda, que pode ser "total", "parcial" ou "parcial com cancelamento de saldo".

Entrega

Exibe o local de entrega para o pedido em questão, definido no cabeçalho do pedido de venda. Esta informação pode ser alterada para o item.

Nota
titleNota:

Além de definir o endereço de entrega para o item, essa informação é utilizada para a busca dos impostos.

Dt Entrega

Exibe a data corrente como data de entrega do item do pedido de venda, podendo esta ser alterada.

Nota
titleNota:

Além de definir a data de entrega do item, essa informação é utilizada para a busca dos impostos.

Dt Entrega Orig

Exibe a data corrente como data de entrega original do item do pedido de venda, podendo ser alterada.

Dt Máxima Fat

Inserir a data máxima permitida para faturamento. 

% Min Fat Parcial

Exibe o percentual mínimo permitido para faturar o pedido de venda parcial, definido pelo cliente.

Cod Imp

Selecionar o código do imposto do item do pedido. 

Ordem Compra

Inserir o número da ordem de compra enviado pelo cliente final na solicitação das mercadorias. Esse campo poderá ser alterado no momento da atualização dos itens. 

Retém ICMS Fonte

Quando assinalado, indica se haverá ou não cálculo do ICMS retido para o item constante no pedido de venda.

Ver detalhes na descrição do conceito "Cálculo dos Impostos", Manual de Referência de Faturamento. 

Alíquota IPI

Exibe automaticamente a Alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidente nas operações comerciais do item implantado, conforme a Legislação Tributária em vigor.

Nota
titleNota:

Este campo só estará habilitado para o usuário se o item possuir IPI diferenciado.

Perc Desc ICMS

Exibe o percentual de desconto de ICMS do item, definido na Natureza de Operação informada para o item.

Alíquota ISS

Exibe a alíquota do ISS do item do pedido de venda. 

Observação

Inserir, se necessário, as observações para o item do pedido de venda.


Modifica Item – Descontos

Objetivo da tela:

Com a seleção do link Descontos na tela Modifica Item, é possibilitada a visualização de descontos concedidos ao item do pedido selecionado.

Os descontos apresentados nesta tela referem-se ao total dos descontos calculados, pesquisados na matriz cadastrada na função "Manutenção de Tabelas de Descontos (CD1558)", quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado, ou na função "Manutenção de Tabelas de Preços (CD1508)", quando o módulo não estiver implantado.  

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Perc Desc Prazo

Exibe o percentual de desconto por prazo médio de pagamento.

Nota
titleNota:

Esse desconto só está disponível para aplicação quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado e devidamente parametrizado para conceder descontos por prazo de pagamento.

Este desconto está parametrizado na condição de pagamento.

Perc Desc Período

Exibe o percentual de desconto do período.

Nota
titleNota:

Esse desconto só está disponível para aplicação quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado e devidamente parametrizado para conceder descontos por período.

Concede Bonif Qtd

Quando assinalado, indica que será concedida bonificação por quantidade. 

Desconto 1

Exibe o percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o primeiro desconto, definido na função Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301).

Nota
titleNota:

O nome do campo (exemplo Desconto (1)) é apresentado conforme definido na função "Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301)", quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 2

Exibe o percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o segundo desconto, definido na função Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301).

Nota
titleNota:

O nome do campo (exemplo Desconto (2)) é apresentado conforme definido na função "Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301)", quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 3

Exibe o percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o terceiro desconto, definido na função Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301).

Nota
titleNota:

O nome do campo (exemplo Desconto (3)) é apresentado conforme definido na função "Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301)", quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 4

Exibe o percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o quarto desconto, definido na função Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301).

Nota
titleNota:

O nome do campo (exemplo Desconto (4)) é apresentado conforme definido na função "Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301)", quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado.

Desconto 5

Exibe o percentual ou valor encontrado na pesquisa do melhor desconto da tabela de descontos, a ser aplicado para o quinto desconto, definido na função Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301).

Nota
titleNota:

O nome do campo (exemplo Desconto (5)) é apresentado conforme definido na função "Parâmetros de Descontos e Bonificações (BN0301)", quando o módulo de Descontos e Bonificações estiver implantado.

 

Implantação de Pedidos – Representantes

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do link Representantes na tela Implantação de Pedidos – Dados do Pedido, é apresentada a tela com a lista dos representantes do pedido de venda. 

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Com o acionamento desse botão, é habilitada a tela Incluir Representante, para que sejam adicionados novos representantes ao pedido em questão. Veja maiores detalhes na janela Inclui/Modifica Representante. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, o representante selecionado será excluído do pedido de venda. 

Link Modificar

Para que os dados do representante sejam modificados, é necessário acessar o link Modificar que está localizado no campo "Representante", que fica do lado esquerdo do campo "%Comissão". Será exibida a tela "Inclui/Modifica Representante (WPD4000-15)", onde poderá ser visto mais detalhes.

 

Inclui/Modifica Representante

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do "link Modificar" ou o acionamento do botão "Incluir" na tela Implantação de Pedidos – Representantes. 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Representante

Incluir o código do representante do pedido de venda. Em caso de alteração, esse campo não poderá ser modificado. 

% Comissão

Inserir o percentual de comissão do representante. Esse percentual pode ser modificado. 

Comissão Emissão

Inserir o percentual da comissão a ser creditado ao representante do pedido de venda, no ato de emissão de título resultante de venda. Esse percentual pode ser modificado.

Exemplo:
Se para um representante foi especificado 10% de comissão sobre as vendas e, se o percentual da comissão, a ser creditado na emissão, foi de 50%, o direito efetivo do representante, nesse momento, corresponde a 5% sobre o valor do titulo (isto é: 10% x 50% = 5%), os restantes 50% de comissão serão creditados por ocasião do pagamento do título. Supondo-se que, numa nota de 10.000,00 reais cuja base de cálculo seja 9.400,00, o percentual de comissão 1%, e a comissão na emissão seja 45%, tal representante tem o direito a uma comissão total de 94,00, sendo que, na emissão, o representante receberá 45% desse valor ou seja 42,30.

 

Implantação de Pedidos – Condições Especiais de Pagto

Objetivo da tela:

Permite realizar a seleção do link Cond Esp Pagto na tela Implantação de Pedidos – Dados do Pedido, com o detalhamento das condições especiais de pagamento negociadas para o pedido de venda em questão. 

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Com o acionamento desse botão, é habilitada a tela Condições Especiais de Pagto, para que sejam adicionadas novas condições de pagamento ao pedido em questão. Veja maiores detalhes na janela Condições Especiais de Pagamento. 

Eliminar

Com o acionamento desse botão, a condição especial de pagamento selecionada será excluída do pedido de venda. 

Link Modificar

Para que os dados da condição especial de pagamento sejam modificados, é necessário acessar o link Modificar que está localizado no campo "Seq", que fica do lado esquerdo do campo "Dt Vencto". Será exibida a tela "Condições Especiais de Pagto (WPD4000-19)", onde poderá ser visto mais detalhes.

 

Condições Especiais de Pagamento

 

 

 

 

 

TELA


 

 

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Links dos principais conceitos e processos.