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OME DO REQUISITO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

Veículos

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

 

Sistema(s) Operacional(is):

 

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoriaImplementada a rotina de consulta Agendas x Visitas (VEICC620) que permite aos gestores de cada departamento, acompanhar a evolução do trabalho de cada vendedor, no que diz respeito à realização dos contatos agendados e eventualmente realizados. Ela leva em consideração a periodicidade estipulada para cada cliente, para analisar se os contatos foram ou não realizados, informando o resultado através de legenda, quantidade e percentual realizado.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDVEII6 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em TOTVS Smart Client, digite U_UPDVEII6 no campo Programa Inicial
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador

Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VC5 - Tipo de Agenda:

Campo

VC5_AGEOFI

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Origem Cont 

Descrição

Origem do Contato        

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Opções

1=Oficina Com Agendamento;2=Oficina Sem Agendamento;3=Balcao;4=Veiculos Novos;5=Veiculos Usados;6=Pneus;7=Outros

When

 

Relação

 

Val. Sistema

Pertence("1234567")       

Help

Informe a Origem do Contato

 

  • Tabela VCF - Dados Adicionais Clientes Cev:

Campo

VCF_VENVEI

VCF_DIAPERVCF_CLAVEI 

Tipo

Caracter

NuméricoCaracter

Tamanho

6

31

Decimal

0

00

Formato

@!

@E 999            @!

Título

Vend.Vei.Nov

DiasVisVeiNvClas.Vei.Nov

Descrição

Vendedor Veic.Novos      

Dias Visita Veic.Novos  Class.Cliente Veic.Novos 

Nível

1

11

Usado

Sim

SimSim

Obrigatório

Não

NãoNão

Browse

Sim

NãoSim

Opções

 

 A;B;C;D;E;F;G;H;I;J;K;L;M;N;O;P;Q;R;S;T;U;V;W;X;Y;Z     

When

 

  
Consulta PadrãoSA3  

Relação

 

  

Val. Sistema

 

 Pertence("ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ")     

Help

Informe o Vendedor de
Veiculos Novos.

Dias para a prox visita de Veic.Novos.
( se igual a zero, utiliza o dado da
periodicidade da visita do tipo de
agenda )

Informe a Classificacao do
Cliente para Veiculos Novos.

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela VCF- Dados Adicionais Clientes Cev:

 

Campo

VCF_VENVEU

VCF_DIAVEUVCF_CLAVEUVCF_VENPNEVCF_DIAPNEVCF_CLAPNEVCF_VENOUTVCF_DIAOUTVCF_CLAOUT

Tipo

Caracter

NuméricoCaracterCaracterNuméricoCaracterCaracterNuméricoCaracter

Tamanho

6

31631631

Decimal

0

00000000

Formato

@!

@!@!@!@!@!@!@E 999  @!

Título

Vend.Vei.Usa

DiasVisVeiUsClas.Vei.UsaVended PneusDiasVisPneusClass.Pneus Vended OutroDiasVisOutroClass.Outros

Descrição

Vendedor Veic.Usados     

Dias Visita Veic.Usados  Class.Cliente Veic.UsadosVendedor Pneus           Dias Visita Pneus        Class.Cliente Pneus      Vendedor Outros   Dias Visita Outros     Class.Cliente Outros     

Nível

1

11111111

Usado

Sim

SimSimSimSimSimSimSimSim

Obrigatório

Não

NãoNãoNãoNãoNãoNãoNãoNão

Browse

Sim

NãoSimNãoNãoSimSimNãoSim

Opções

 

 

A=A;B=B;C=C;D=D;E=E;F=F;G=G;H=H;I=I;J=J;K=K;L=L;M=M;N=N;O=O;

P=P;Q=Q;R=R;S=S;T=T;U=U;V=V;W=W;X=X;Y=Y;Z=Z                         

  

A=A;B=B;C=C;D=D;E=E;F=F;G=G;H=H;I=I;J=J;K=K;L=L;M=M;N=N;O=O;

P=P;Q=Q;R=R;S=S;T=T;U=U;V=V;W=W;X=X;Y=Y;Z=Z                         

  A=A;B=B;C=C;D=D;E=E;F=F;G=G;H=H;I=I;J=J;K=K;L=L;M=M;N=N;O=O;P=P;Q=Q;R=R;S=S;T=T;U=U;V=V;W=W;X=X;Y=Y;Z=Z
Consulta PadrãoSA3  SA3  SA3  

When

 

        

Relação

 

        

Val. Sistema

 

 Pertence("ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ")      Pertence("ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ")     Pertence("ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ")

Help

Informe o Vendedor para
Veiculos Usados.

Dias para a prox visita de Veic.Usados.
( se igual a zero, utiliza o dado da
periodicidade da visita do tipo de
agenda )

Informe a Classificacao do
Cliente para Veiculos Usados.

Informe o Vendedor para
Pneus.

Dias para a prox visita de Pneus.
( se igual a zero, utiliza o dado da
periodicidade da visita do tipo de
agenda )

Informe a Classificacao do
Cliente para Pneus.

Informe o Vendedor para
Outros.

Dias para a prox visita de Outros.
( se igual a zero, utiliza o dado da
periodicidade da visita do tipo de
agenda )

Informe a Classificacao do
Cliente para Outros.

 

 

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Veículos (SIGAVEI), conforme instruções a seguir:

Menu

Consulta

Submenu

CeV

Nome da Rotina

Agendas x Visitas 

Programa

VEICC620

Módulo

Veículos

Tipo

Função Protheus

 

 

Procedimento para Utilização

No Veículos (SIGAVEI) acesse Consultas / CeV / Agendas x Visitas (VEICC620)

Ao acessar a rotina, serão apresentadas todas as visitas previstas e realizadas, dentro do mês corrente, para todos os clientes com periodicidade informada do departamento de veículo, com os seguintes status:

  • Vermelho (Não atingida) à Indica que a quantidade de visitas previstas para o período consultado ainda não foi realizada.
  • Verde (Atingidas) à Indica que a quantidade de visitas previstas para o período consultado foi realizada.

O usuário poderá alterar o resultado da consulta, manipulando as seguintes opções de seleção existentes:

  • Período: Nestes campos, o usuário poderá alterar o período desejado, alterando o resultado da consulta.
  • Vendedor: Se esse campo for preenchido, serão selecionados apenas os clientes cujo vendedor de veículos coincida com o informado.
  • Análise por: A informação desse campo determinará o tipo de visualização da consulta, de acordo com o seguinte critério:
    • 1 = Cliente: Serão exibidas as visitas de todos os clientes com periodicidade informada, independentemente do vendedor que as realizou.
    • 2 = Vendedor (Default): Serão exibidas as visitas de todos os clientes com periodicidade informada, apenas dos vendedores relacionados, de acordo com cada departamento, veículos, peças e serviços.
  • Tipo: Neste campo deverá ser informado o departamento para seleção dos registros das agendas programadas, de acordo com o seguinte critério:
    • 3 = Peças: Serão selecionados apenas os contatos programados para o vendedor de peças relacionado ao cliente no cadastro de dados adicionais.
    • 1 = Serviços: Serão selecionados apenas os contatos programados para o vendedor de serviços relacionado ao cliente no cadastro de dados adicionais.
    • 4 = Veículos Novos: Serão selecionados apenas os contatos programados para o vendedor de veículos novos relacionado ao cliente no cadastro de dados adicionais.
    • 5 = Veículos Usados: Serão selecionados apenas os contatos programados para o vendedor de veículos usados relacionado ao cliente no cadastro de dados adicionais.
    • 6 = Pneus: Serão selecionados apenas os contatos programados para o vendedor de pneus relacionado ao cliente no cadastro de dados adicionais.
    • 7 = Outros: Serão selecionados apenas os contatos programados para o vendedor de outros departamentos relacionado ao cliente no cadastro de dados adicionais.
  • Periodicidade: Neste campo poderá ser informada a periodicidade desejada. Por sua vez, a rotina selecionará apenas os clientes com a mesma periodicidade para exibição.
  • Meta: Este campo possibilita ao usuário visualizar os registros de acordo com o cumprimento das metas, seguindo o seguinte critério:
    • 0 = Não atingida: Selecionará apenas os registros de clientes que ainda não tiveram a quantidade de visitas previstas para o período consultado, realizadas.
    • 1 = Atingidas: Selecionará apenas os registros de clientes que já tiveram a quantidade de visitas previstas para o período consultado, realizadas.
  • Cliente/Prospect: Este campo possibilita ao usuário visualizar os registros de acordo com o código do cliente ou do prospect. Selecione Cliente para visualizar as agendas relacionadas a um cliente específico e informe o código e loja nos campos posicionados ao lado do combo de opções. Selecione Prospect para visualizar as agendas relacionadas a um prospect específico e informe o código e loja nos campos posicionados ao lado do combo de opções.
  • Condição: Neste campo poderá ser informada a condição da agenda
    • 0=Não tratadaAgendas que ainda não foram tratadas
    • 1=Em AndamentoAgendas que estão sendo atendidas
    • 2=DesqualificadaAgendas obsoletas.

 As seguintes informações serão apresentadas na consulta, por coluna:

  • Filial do cliente.
  • Cliente: Código e nome do cliente
  • Vendedor: Código e nome do vendedor relacionado ao cliente. Exibido apenas quando o tipo de análise for “Vendedor”.
  • Periodicidade: Exibe a periodicidade cadastrada para o cliente.
  • Visitas previstas: Exibe a quantidade de visitas previstas para cada cliente, de acordo com a periodicidade e o período informado.
  • Visitas realizadas: Exibe a quantidade e o percentual referente às visitas realizadas.
  • Grupo Economico: Exibe o grupo econômico do cliente quando este estiver relacionado a um.
  • Condição: Exibe a condição da agenda