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LOGTMS01-57 RÉPLICA Agendamento de Entrega

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSA014 Manutenção de Agendamento de Entrega - (Rotina descontinuada)
TMSA015Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega

TMSA018 

Monitor de Agendamento de Entrega.

TMSA050 Notas Fiscais do Cliente.
TMSA141 

Geração de Viagens de Coleta / Entrega.

TMSA144 

Manutenção de Viagem  (Mod.2).

TMSA146 

Programação de Carregamento.

TMSA200 Calculo do frete.
TMSA210 

Manutenção no Carregamento de transporte.

TMSA360 

Registro de Ocorrências.

TMSA500 

Manutenção de documentos.

TMSAE55 

EDI - Notas Fiscais Importadas. 

TMSAE75EDI - Notas Fiscais Importadas - Automático  
TMSC030  Consulta de Documentos
TMSR630 

Demonstrativo de Agendamento.

TMSXFUNA Funções Genéricas do TMS 
TMSXFUNB Funções Genéricas do TMS 
TMSXFUNC Funções Genéricas do TMS 
TMSXFUND Funções Genéricas do TMS 
RTMSR27 Impressão da DACTE
Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

TMSA013

Componentes de Frete por Destinatário
TMSA012Tabela de Frete por Destinatário

 

 

Chamados Relacionados

- Chamado da Versão 11

Requisito (ISSUE): LOGTMS01-58

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DYD – Agendamento de Entrega.

DYJ – Historico de Agendamentos.

DT6 – Documentos de Transporte.

DTC – Doc Cliente para Transporte.

DE5 – EDI - Notas Fiscais.

DYF – Itens Comp. de Frete por Dest.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

 

Descrição

 Objetivo 

O objetivo desta melhoria é permitir  o cadastro de agendamento de entregas, agilizando o processo de distribuição de carga e fornecer ao usuário uma visão detalhada do trabalho a ser executado, dentro de cada prioridade de distribuição definida pelo transportador.

Definição da Regra de Negocio 

Definir na tabela de “Componentes de Frete por Destinatário” o cliente (quando destinatário), se é participante de agendamentos de entregas (Sim, Não, Obrigatório).

A partir do lançamento da Nota Fiscal do cliente, o usuário terá a opção para definir a Data/Hora das entregas a serem efetuadas pelo transportador.

O usuário terá uma interface para monitoramento dos agendamentos, com o devido posicionamento de cada agendamento (status) definidos nos parâmetros, para que cada decisão seja o mais breve possível e ágil para definição das situações adversas.

Nesse monitor de agendamento o usuário terá acesso a inclusão, cancelamento, monitoramento e reagendamento dos documentos trazidos pelo filtro, onde serão informados, responsabilidade pela ocorrência (prioridade, cliente, transportador).


Implementada melhoria no módulo Gestão de Transportes (SIGATMS), com a disponibilização da rotina:

Monitor de Agendamentos (TMSA018):

    • Através do monitor do agendamento será possível monitorar os agendamentos disponíveis para entrega.

      • Incluir agendamento do tipo operacional
        • A inclusão do agendamento de entrega operacional ou a manutenção poderá ser realizada em qualquer filial. Será realizado tratamento para verificar se já existe agendamento para o documento:
          Caso – Sim, não será possível realizar a inclusão devendo o usuário realizar a manutenção do agendamento do documento.
          Caso - Não exista, irá permitir a inclusão. Validação para verificar se já existe algum agendamento de entrega para o documento selecionado se sim permiti apenas realizar reagendamento, se não existir permite ao usuário realizar a inclusão manual, desde que o destinatário seja participante do agendamento de entrega.
          No processo de inclusão do agendamento operacional deverá ser gravado as informações do agendamento de entrega tanto no documento de transporte (DT6) quanto no documento do cliente (DTC) vinculado ao documento de transporte.
      • Realizar reagendamento de entregas
        • Reagendamento de documentos para entrega, será disponibilizado a opção “Reagendamento” no browse onde será possível reagendar o agendamento posicionado no Browse.
          Através desta opção o usuário poderá alterar a data / hora, período e tipo do agendamento. O histórico do agendamento anterior será controlado a partir da tabela DYJ – Histórico de agendamentos, que possibilitará ao usuário saber quantos vezes aquele agendamento sofreu reagendamentos e quem foi o responsável pelo reagendamento. 
      • Acompanhar status de entregas
      • Cancelar um agendamento de entrega
        • Através do Browse opção Ações Relacionadas será disponibilizado o botão “Cancelar” através deste botão será aberto a tela com o agendamento posicionado. Onde o usuário deverá informar o motivo do cancelamento. 

 

Alteração nas seguintes rotinas:

Manutenção de Agendamento de Entrega - Rotina descontinuada (TMSA014):

    • Rotina de Manutenção de agendamentos será descontinuada e será substituída pelo monitor de Agendamentos (TMSA018).

Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega (TMSA015):

    • Definir a Prioridades de Entregas que serão tratadas no sistema, como:

 

a.            Perda de Agendamento

               i.              De x Dias

               ii.             Até x Dias

 

b.            Data Atual

 

c.            Data Futura

               i.              De x Dias

               ii.             Até x Dias

Notas Fiscais do Cliente (TMSA050):               

    • Definição de Tipo do Agendamento, Data, Período (Hora) e motivo do lançamento. Também poderá ser importado os dados através do EDI (NOTFIS). Para isto será criado novos campos na tabela DE5 – EDI Notas Fiscais.
    • Validação da data de agendamento:
      • Na inclusão do agendamento tanto pela entrada do documento do cliente quanto pela inclusão manual do agendamento deverá ser validado se a data e hora informada para o agendamento são superior a data base do sistema.
    • Caso o cliente destinatário esteja configurado com a opção Agd. Entrega = Obrigatório e na entrada do documento do cliente não seja informado a data e hora, será criado automaticamente para o documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando Agendamento”.
    • No momento da digitação da nota fiscal do cliente o sistema fará as seguintes análises:
      • Se “não for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema procurará se o próprio código do cliente destinatário (DTC_CLIDES+DTC_LOJDES) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
      • Se “for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema deverá identificar se existe um código de cliente gravado na respectiva sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED).
        • Se estiver preenchido, o sistema procurará se o código de cliente preenchido na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
        • Se “não” estiver preenchido, o sistema irá procurar apenas pelo código do cliente destinatário.
      • No momento do cálculo, as notas serão divididas em CTRC’s diferentes, perante a data de Agendamento.

EDI - Notas Fiscais Importadas (TMSAE55):

Componente de frete por destinatário (TMSA013):

O Componente do tipo por destinatário pode ser configurado com a nomenclatura que o cliente deseja, podendo ser por exemplo: TAG, Carro dedicado, TDE entre outros. Desde que a opção calcula sobre da configuração do componente seja igual a 15 = Cliente Destinatário.

Através desta rotina definimos quais são os clientes destinatários participantes do agendamento de entrega.  Podendo ser Sim, Não ou Obrigatório.

      • SIM – Será possível incluir agendamentos de entregas para este destinatário.
      • Não – Destinatário não é participante do agendamento de entrega.
      • Obrigatório – Sempre deverá ser gerado um agendamento de entrega para este destinatário. Caso não seja informado os dados do agendamento na rotina de entrada de documento do cliente, será gerado automaticamente após o cálculo do documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando agendamento”. O inicializador padrão deste campo será igual a 1- SIM.

                Também determinamos a vigência para o cliente destinatário.

                Através da opção Ações relacionadas será possível definir quais os documentos de cobrança será calculado o componente por destinatário. 

 

Manutenção de Agendamento de Entrega - Rotina descontinuada (TMSA014):

    • Rotina de Manutenção de agendamentos será descontinuada e será substituída pelo monitor de Agendamentos (TMSA018).

Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega (TMSA015):

    • Definir a Prioridades de Entregas que serão tratadas no sistema, como:

a.   Perda de Agendamento

         i.              De x Dias

         ii.             Até x Dias

b.   Data Atual

c.   Data Futura

         i.              De x Dias

         ii.             Até x Dias


Notas Fiscais do Cliente (TMSA050):               

    • Definição de Tipo do Agendamento, Data, Período (Hora) e motivo do lançamento. Também poderá ser importado os dados através do EDI (NOTFIS). Para Através do EDI Nota Fiscal, será possível informar os dados do agendamento de entrega, para isto será criado novos campos na tabela DE5 – EDI Notas Fiscais.
      • Tipo Agd.
      • Data Agd.
      • Período Agd.
      • Hora Ini. Agd.
      • Hora Fim. Agd.
      • Motivo Agendamento

Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 1 (TMSA141) e Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 2 (TMSA144)

    • Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

      Inclusão de aviso na viagem de entrega:

      • Será criado uma validação para verificar se o documento que está sendo colocado em  viagem possui agendamento de entrega e se o prazo da viagem está de acordo com a data do agendamento.
        • Caso esteja com a data correta do agendamento permite a inclusão normalmente.
        • Caso a data da viagem seja diferente da data do agendamento apresentar uma mensagem de aviso ao usuário:
          • SIM – Permite a inclusão do documento na viagem
          •  Não – Cancela a inclusão do documento na viagem

      Criar validação para verificar se o documento que está sendo incluso na viagem o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como "obrigatório” e se existe um agendamento para este documento.

      • Se sim permite a inclusão na viagem.
      • Se não exibe uma mensagem de help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 

Cálculo do Frete (TMSA200):

    • Será disponibilizado no cálculo do frete através da tecla F12 o parâmetro se o cliente deseja gerar o agendamento de entrega automático ou manual. Se informado a opção “Sim” ao gerar o documento de frete será gerado o agendamento de entrega, um para cada data de agendamento, informado nas Notas de Cliente. Caso seja informado a opção “Não” não será gerado o agendamento de entrega para o documento e a inclusão deverá ocorrer de forma manual através da rotina de Monitor de agendamento.
    • Através da pasta “Agendamento de Entrega” no documento de frete será possível consultar as informações do agendamento de entrega diretamente pelo documento de frete. 

Registro de Ocorrências (TMSA200):

    • Realiza a atualização automática dos Status do Agendamento, ao realizar o apontamento de Ocorrências.

Demonstrativo de Agendamento (TMSR630):

    • Será disponibilizado um relatório com o mapeamento dos agendamentos a serem executados no período selecionado nos parâmetros.
      Para verificar a regra utilizada para a posição do agendamento o sistema verifica o status do movimento da viagem qual o documento se encontra.
      O cálculo do tempo é realizado da seguinte maneira: (Data Agd.) – (Data Entrega) = Tempo em dias dentro ou fora do prazo.
      Caso exista reagendamento o sistema irá verificar o motivo, se for “Cliente” o calculo deverá considerar a data atual do agendamento  menos  a data de entrega, se for “Transportador” será considerado a data inicial do agendamento menos a data de entrega. 

Carregamento do Modulo SIGATMS:

    • Serão atualizados, no primeiro acesso do dia ao sistema, todos os agendamentos que não foram atendidos.

Impressão da DACTE (RTMSR27):

    • A rotina será alterada para exibir as informações do campo Motivo do Agendamento na impressão da DACTE.
    • No campo observação do DACTE trará as informações referente ao Agendamento de Entrega, desde que o agendamento tenha sido gerado através da entrada de documentos do cliente. 

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

 

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

 

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:

 

Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

    • Validação da data de agendamento:
      • Na inclusão do agendamento tanto pela entrada do documento do cliente quanto pela inclusão manual do agendamento deverá ser validado se a data e hora informada para o agendamento são superior a data base do sistema.
    • Caso o cliente destinatário esteja configurado com a opção Agd. Entrega = Obrigatório e na entrada do documento do cliente não seja informado a data e hora, será criado automaticamente para o documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando Agendamento”.
    • No momento da digitação da nota fiscal do cliente o sistema fará as seguintes análises:
      • Se “não for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema procurará se o próprio código do cliente destinatário (DTC_CLIDES+DTC_LOJDES) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
      • Se “for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema deverá identificar se existe um código de cliente gravado na respectiva sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED).
        • Se estiver preenchido, o sistema procurará se o código de cliente preenchido na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
        • Se “não” estiver preenchido, o sistema irá procurar apenas pelo código do cliente destinatário.
      • No momento do cálculo, as notas serão divididas em CTRC’s diferentes, perante a data de Agendamento.

EDI - Notas Fiscais Importadas (TMSAE55):

    • Através do EDI Nota Fiscal, será possível informar os dados do agendamento de entrega, para isto será criado novos campos na tabela DE5.

      • Tipo Agd.
      • Data Agd.
      • Período Agd.
      • Hora Ini. Agd.
      • Hora Fim. Agd.
      • Motivo Agendamento

Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 1 (TMSA141) e Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 2 (TMSA144)

    • Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

      Inclusão de aviso na viagem de entrega:

      • Será criado uma validação para verificar se o documento que está sendo colocado em  viagem possui agendamento de entrega e se o prazo da viagem está de acordo com a data do agendamento.
        • Caso esteja com a data correta do agendamento permite a inclusão normalmente.
        • Caso a data da viagem seja diferente da data do agendamento apresentar uma mensagem de aviso ao usuário:
          • SIM – Permite a inclusão do documento na viagem
          •  Não – Cancela a inclusão do documento na viagem

      Criar validação para verificar se o documento que está sendo incluso na viagem o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como "obrigatório” e se existe um agendamento para este documento.

      • Se sim permite a inclusão na viagem.
      • Se não exibe uma mensagem de help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 

Cálculo do Frete (TMSA200):

    • Será disponibilizado no cálculo do frete através da tecla F12 o parâmetro se o cliente deseja gerar o agendamento de entrega automático ou manual. Se informado a opção “Sim” ao gerar o documento de frete será gerado o agendamento de entrega, um para cada data de agendamento, informado nas Notas de Cliente. Caso seja informado a opção “Não” não será gerado o agendamento de entrega para o documento e a inclusão deverá ocorrer de forma manual através da rotina de Monitor de agendamento.
    • Através da pasta “Agendamento de Entrega” no documento de frete será possível consultar as informações do agendamento de entrega diretamente pelo documento de frete. 

Registro de Ocorrências (TMSA200):

    • Realiza a atualização automática dos Status do Agendamento, ao realizar o apontamento de Ocorrências.

Demonstrativo de Agendamento (TMSR630):

    • Será disponibilizado um relatório com o mapeamento dos agendamentos a serem executados no período selecionado nos parâmetros.
      Para verificar a regra utilizada para a posição do agendamento o sistema verifica o status do movimento da viagem qual o documento se encontra.
      O cálculo do tempo é realizado da seguinte maneira: (Data Agd.) – (Data Entrega) = Tempo em dias dentro ou fora do prazo.
      Caso exista reagendamento o sistema irá verificar o motivo, se for “Cliente” o calculo deverá considerar a data atual do agendamento  menos  a data de entrega, se for “Transportador” será considerado a data inicial do agendamento menos a data de entrega. 

Carregamento do Modulo SIGATMS:

    • Serão atualizados, no primeiro acesso do dia ao sistema, todos os agendamentos que não foram atendidos.

Impressão da DACTE (RTMSR27):

    • A rotina será alterada para exibir as informações do campo Motivo do Agendamento na impressão da DACTE.
    • No campo observação do DACTE trará as informações referente ao Agendamento de Entrega, desde que o agendamento tenha sido gerado através da entrada de documentos do cliente. 

Programação de Carregamento (TMSA146):

Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

Na efetivação da programação verificar se os documentos que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como “obrigatório” estão agendados.

      • Se sim permite a efetivação da programação
      • Se não exibe uma mensagem de help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

1.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do modulo Gestão de Transportes (SIGATMS), conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Transporte

Nome da Rotina

Monitor de Agendamento

Programa

TMSA018

Módulo

SIGATMS

Tipo

Função Protheus

TabelasDTC , DYD, DYJ

Menu

Relatórios

Submenu

Agendamento de Entrega

Nome da Rotina

Agendamento de Entrega

Programa

TMSR630   

Módulo

SIGATMS

Tipo

Função Protheus

TabelasDT6 , DTC, DYD, SA1

 

 

Procedimento para Utilização

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab