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LOGTMS01-57 RÉPLICA Agendamento de Entrega

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

TMSA014 Manutenção de Agendamento de Entrega - (Rotina descontinuada)
TMSA015Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega

TMSA018 

Monitor de Agendamento de Entrega.

TMSA050 Notas Fiscais do Cliente.
TMSA141 

Geração de Viagens de Coleta / Entrega.

TMSA144 

Manutenção de Viagem  (Mod.2).

TMSA146 

Programação de Carregamento.

TMSA200 Calculo do frete.
TMSA210 

Manutenção no Carregamento de transporte.

TMSA360 

Registro de Ocorrências.

TMSA500 

Manutenção de documentos.

TMSAE55 

EDI - Notas Fiscais Importadas. 

TMSAE75EDI - Notas Fiscais Importadas - Automático  
TMSC030  Consulta de Documentos
TMSR630 

Demonstrativo de Agendamento.

TMSXFUNA Funções Genéricas do TMS 
TMSXFUNB Funções Genéricas do TMS 
TMSXFUNC Funções Genéricas do TMS 
TMSXFUND Funções Genéricas do TMS 
RTMSR27 Impressão da DACTE
Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

TMSA013

Componentes de Frete por Destinatário
TMSA012Tabela de Frete por Destinatário

 

 

Chamados Relacionados

TSMPJ7 - Chamado da Versão 11

Requisito (ISSUE): LOGTMS01-58

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

DYD – Agendamento de Entrega.

DYJ – Historico de Agendamentos.

DT6 – Documentos de Transporte.

DTC – Doc Cliente para Transporte.

DE5 – EDI - Notas Fiscais.

DYF – Itens Comp. de Frete por Dest.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição

 Objetivo 

O objetivo desta melhoria é permitir  a utilização do agendamento de entregas, agilizando o processo de distribuição de carga e fornecer ao usuário uma visão detalhada do trabalho a ser executado, dentro de cada prioridade de distribuição definida pelo transportador.

Definição da Regra de Negocio 

Definir na tabela de “Componentes de Frete por Destinatário” o cliente (quando destinatário), se é participante de agendamentos de entregas (Sim, Não, Obrigatório).

A partir do lançamento da Nota Fiscal do cliente, o usuário terá a opção para definir a Data/Hora das entregas a serem efetuadas pelo transportador.

O usuário terá uma interface para monitoramento dos agendamentos, com o devido posicionamento de cada agendamento (status) definidos nos parâmetros, para que cada decisão seja o mais breve possível e ágil para definição das situações adversas.

Nesse monitor de agendamento o usuário terá acesso a inclusão, cancelamento, monitoramento e reagendamento dos documentos trazidos pelo filtro, onde serão informados, responsabilidade pela ocorrência (prioridade cliente, prioridade transportador, cliente, transportador).


Implementada melhoria no módulo Gestão de Transportes (SIGATMS), com a disponibilização da rotina:

Monitor de Agendamentos (TMSA018):

    • Através do monitor do agendamento será possível monitorar os agendamentos disponíveis para entrega.

      • Incluir agendamento do tipo operacional
        • A inclusão do agendamento de entrega operacional ou a manutenção poderá ser realizada em qualquer filial. Foi realizado tratamento para verificar se já existe agendamento para o documento:
          • Caso – Sim, não será possível realizar a inclusão devendo o usuário realizar a manutenção do agendamento do documento.
          • Caso - Não exista, irá permitir a inclusão. Validação para verificar se já existe algum agendamento de entrega para o documento selecionado se sim permiti apenas realizar reagendamento, se não existir
            permite ao usuário realizar a inclusão manual, desde que o destinatário seja participante do agendamento de entrega.
          No processo de inclusão do agendamento operacional deverá ser gravado as informações do agendamento de entrega tanto no documento de transporte (DT6) quanto no documento do cliente (DTC) vinculado ao documento de transporte.
      • Realizar reagendamento de entregas
        • Reagendamento de documentos para entrega, será disponibilizado a opção “Reagendamento” no browse onde será possível reagendar o agendamento posicionado no Browse.
          Através desta opção o usuário poderá alterar a data / hora, período e tipo do agendamento. O histórico do agendamento anterior será controlado a partir da tabela DYJ – Histórico de agendamentos, que possibilitará ao usuário saber quantos vezes aquele agendamento sofreu reagendamentos e quem foi o responsável pelo reagendamento. 
      • Acompanhar status de entregas
      • Cancelar um agendamento de entrega
        • Através do Browse opção Ações Relacionadas será disponibilizado o botão “Cancelar” através deste botão será aberto a tela com o agendamento posicionado. Onde o usuário deverá informar o motivo do cancelamento. 

 

Alteração nas seguintes rotinas:

Componente de frete por destinatário (TMSA013):

O Componente do tipo por destinatário pode ser configurado com a nomenclatura que o cliente deseja, podendo ser por exemplo: TAG, Carro dedicado, TDE entre outros. Desde que a opção calcula sobre da configuração do componente seja igual a 15 = Cliente Destinatário.

Através desta rotina definimos quais são os clientes destinatários participantes do agendamento de entrega.  Podendo ser Sim, Não ou Obrigatório.

      • SIM – Será possível incluir agendamentos de entregas para este destinatário.
      • Não – Destinatário não é participante do agendamento de entrega.
      • Obrigatório – Sempre deverá ser gerado um agendamento de entrega para este destinatário. Caso não seja informado os dados do agendamento na rotina de entrada de documento do cliente, será gerado automaticamente após o cálculo do documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando agendamento”. O inicializador padrão deste campo será igual a 1- SIM.

                Também determinamos a vigência para o cliente destinatário.

                Através da opção Ações relacionadas será possível definir quais os documentos de cobrança será calculado o componente por destinatário. 

 

Manutenção de Agendamento de Entrega - Rotina descontinuada (TMSA014):

    • Rotina de Manutenção de agendamentos será descontinuada e será substituída pelo monitor de Agendamentos (TMSA018).

Cadastro de Prioridades - Agendamento de Entrega (TMSA015):

    • Definir a Prioridades de Entregas que serão tratadas no sistema, como:

a.   Perda de Agendamento

         i.              De x Dias

         ii.             Até x Dias

b.   Data Atual

c.   Data Futura

         i.              De x Dias

         ii.             Até x Dias

d.   Sem Agendamento 


Notas Fiscais do Cliente (TMSA050):               

    • Definição de Tipo do Agendamento, Data, Período (Hora) e motivo do lançamento. Também poderá ser importado os dados através do EDI (NOTFIS). Para isto foi criado novos campos na tabela DE5 – EDI Notas Fiscais.
    • Validação da data de agendamento:
      • Na inclusão do agendamento tanto pela entrada do documento do cliente quanto pela inclusão manual do agendamento deverá ser validado se a data e hora informada para o agendamento são superior a data base do sistema.
    • Caso o cliente destinatário esteja configurado com a opção Agd. Entrega = Obrigatório e na entrada do documento do cliente não seja informado a data e hora, será criado automaticamente para o documento um agendamento de entrega com o status “Aguardando Agendamento”.
    • No momento da digitação da nota fiscal do cliente o sistema fará as seguintes análises:
      • Se “não for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema procurará se o próprio código do cliente destinatário (DTC_CLIDES+DTC_LOJDES) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
      • Se “for” informada uma sequência de endereço para o destinatário, o sistema deverá identificar se existe um código de cliente gravado na respectiva sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED).
        • Se estiver preenchido, o sistema procurará se o código de cliente preenchido na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) existe nos códigos de clientes relacionados no componente por destinatário.
        • Se “não” estiver preenchido, o sistema irá procurar apenas pelo código do cliente destinatário.
      • No momento do cálculo, as notas serão divididas em CTRC’s diferentes, perante a data de Agendamento.

EDI - Notas Fiscais Importadas (TMSAE55):

    • Através do EDI Nota Fiscal, será possível informar os dados do agendamento de entrega, para isto será criado novos campos na tabela DE5.

      • Tipo Agd.
      • Data Agd.
      • Período Agd.
      • Hora Ini. Agd.
      • Hora Fim. Agd.
      • Motivo Agendamento

Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 1 (TMSA141) e Viagem de Coleta / Entrega – Modelo 2 (TMSA144)

    • Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

      Inclusão de aviso na viagem de entrega:

      • Será criado uma validação para verificar se o documento que está sendo colocado em  viagem possui agendamento de entrega e se o prazo da viagem está de acordo com a data do agendamento.
        • Caso esteja com a data correta do agendamento permite a inclusão normalmente.
        • Caso a data da viagem seja diferente da data do agendamento apresentar uma mensagem de aviso ao usuário:
          • SIM – Permite a inclusão do documento na viagem
          •  Não – Cancela a inclusão do documento na viagem

      Criar validação para verificar se o documento que está sendo incluso na viagem o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como "obrigatório” e se existe um agendamento para este documento.

      • Se sim permite a inclusão na viagem.
      • Se não exibe uma mensagem de help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 

Cálculo do Frete (TMSA200):

    • Foi disponibilizado no cálculo do frete através da tecla F12 o parâmetro se o cliente deseja gerar o agendamento de entrega automático ou manual. Se informado a opção “Sim” ao gerar o documento de frete será gerado o agendamento de entrega, um para cada data de agendamento, informado nas Notas de Cliente. Caso seja informado a opção “Não” não será gerado o agendamento de entrega para o documento e a inclusão deverá ocorrer de forma manual através da rotina de Monitor de agendamento.
    • Através da pasta “Agendamento de Entrega” no documento de frete será possível consultar as informações do agendamento de entrega diretamente pelo documento de frete. 

Registro de Ocorrências (TMSA200):

    • Realiza a atualização automática dos Status do Agendamento, ao realizar o apontamento de Ocorrências de Entrega Realizada.

Demonstrativo de Agendamento (TMSR630):

    • Foi disponibilizado um relatório com o mapeamento dos agendamentos a serem executados no período selecionado nos parâmetros.
      Para verificar a regra utilizada para a posição do agendamento o sistema verifica o status do movimento da viagem qual o documento se encontra.
      O cálculo do tempo é realizado da seguinte maneira: (Data Agd.) – (Data Entrega) = Tempo em dias dentro ou fora do prazo.
      Caso exista reagendamento o sistema irá verificar o motivo, se for “Cliente” o calculo deverá considerar a data atual do agendamento  menos  a data de entrega, se for “Transportador” será considerado a data inicial do agendamento menos a data de entrega. 

Carregamento do Modulo SIGATMS:

    • Serão atualizados, no primeiro acesso do dia ao sistema, todos os agendamentos que não foram atendidos.

Impressão da DACTE (RTMSR27):

    • A rotina foialterada para exibir as informações do campo Motivo do Agendamento na impressão da DACTE.
    • No campo observação do DACTE trará as informações referente ao Agendamento de Entrega, desde que o agendamento tenha sido gerado através da entrada de documentos do cliente. 

Programação de Carregamento (TMSA146):

Trará os documentos que atendam as condições estabelecidas para execução dos documentos agendados.

Na efetivação da programação verificar se os documentos que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega como “obrigatório” estão agendados.

      • Se sim permite a efetivação da programação
      • Se não exibe uma mensagem de help informando que o destinatário ou o cliente informado na sequência de endereço (DUL_CODRED+DUL_LOJRED) é participante do agendamento de entrega e é necessário realizar o agendamento para o documento. 

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

1.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do modulo Gestão de Transportes (SIGATMS), conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Transporte

Nome da Rotina

Monitor de Agendamento

Programa

TMSA018

Módulo

SIGATMS

Tipo

Função Protheus

TabelasDTC , DYD, DYJ

Menu

Relatórios

Submenu

Agendamento de Entrega

Nome da Rotina

Agendamento de Entrega

Programa

TMSR630   

Módulo

SIGATMS

Tipo

Função Protheus

TabelasDT6 , DTC, DYD, SA1

 

 

Procedimento para Utilização

1 – Componentes de Frete por destinatário

  • Acessar o módulo SIGATMS, opção Atualizações / Comercial / Componentes de Frete Por Destinatário. (TMSA013)
  • Inclua um Componente de Frete do tipo “TAG” para os clientes e escolha umas das opções de Agendamento de Entrega.
  • Informar um cliente que será participante do agendamento de entrega, determine a vigência do cliente para o componente, determine se o agendamento de entrega deverá ser “SIM”, “Não” ou “Obrigatório” e confirme.

– Tabela de Frete por Destinatário

  • Para os agendamentos de entrega que serão cobrados uma taxa de entrega do cliente, sera necessário realizar o cadastro de uma tabela de frete por destinatário com o componente de frete por destinatário e o valor.
  • Acessar o módulo SIGATMS, opção Atualizações/Comercial/Tabelas de Frete Por Destinatário (TMSA012).
  • Incluir uma tabela para o componente de frete por destinatário informar um cliente e definir o valor de cobrança do componente.

3 – Cadastro de Prioridades de Entrega

  • Acesse Atualizações / Cadastros / Prioridades de Entrega e selecione a opção incluir:
    • Defina uma descrição
    • Escolha o Tipo de prioridade
    • Defina os dias
    • Selecione uma Cor para a prioridade
    • Confirme a inclusão

4 – Entrada Documento Cliente

  • Acesse Atualizações / Recebimento / Entrada Documento de Clientes, selecione a opção incluir.
  • Preencha os dados do cabeçalho e informe um destinatário que seja participante do agendamento de entrega, assim os campos pertinentes aos dados do agendamento de entrega serão habilitados para edição.
  • Após preencher os dados do cabeçalho do documento preencha os dados dos itens da nota fiscal, informando os dados do agendamento de entrega, através dos campos:
    • Tipo Agend.
    • Data Agend.
    • Período
    • Hr. Ini. Agend
    • Hr. Fim. Agend
    • Motivo
    • Ao término do preenchimento dos campos confirme a inclusão da nota fiscal do cliente.

5 – Cálculo do Frete

  • Acesse Atualizações / Recebimento / Calculo de Frete, pressione a tecla F12 do teclado e selecione a opção “Gera Agendamento” igual a “Sim”. Selecionando esta opção ao realizar o  calculo do frete será gerado o agendamento de entrega para o documento do cliente de acordo com os dados informado anteriormente na rotina de entrada de documento do cliente (TMSA050).

6 – Monitor de Agendamento

  • Acesse Atualizações / Transporte / Monitor Agendamento, através desta rotina será possível realizar acompanhamento dos agendamento de entrega com atualização de Status, inclusão, reagendamento, cancelamento.
  • Para incluir um agendamento selecione a opção incluir e preencha os dados do agendamento de entrega, selecione o documento que será agendado através da opção de pesquisa F3 e confirme, preencha os demais campos e confirme a inclusão do agendamento de entrega.
  • Após realizar a entrega do documento, ao apontar uma ocorrência de “Encerra Processo” o status do agendamento de entrega do documento será atualizado para “Realizado” ou “Realizado com Atraso”.
  • A opção “Reagendamento” deverá ser utilizada quando por algum motivo foi determinado que este documento deverá ser entregue em uma nova data, assim o transportador poderá realizar o reagendamento da entrega e o sistema irá gravar um histórico de todos os reagendamentos que foram realizados.
  • Opção “Cancelar”, permite realizar um cancelamento de um agendamento de entrega, deixando o documento livre para ser colocado em um novo agendamento.

7 – Viagens Mod.1 / Mod.2 e Programação de Carregamento

  • Através das viagens de entrega modelo 1 modelo 2 serão exibidos os dados de agendamento de entrega para os documentos que possuírem agendamentos.
  • Também será exibidos avisos de alertas ao tentar colocar um documento com agendamento de entrega com data diferente do agendamento.

8 – Demonstrativo de Agendamento

  • Para gerar um demonstrativo do agendamentos de entrega acesse Relatórios / Agendamento de Entrega / Agendamento de Entrega (TMSR630).
  • Preencha os parâmetros e confirme a geração do relatório.