Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Configuração de Clientes e Representantas - mpd.html.portalconfigpdp

Visão Geral do Programa

Objetivo da rotina, como se integra com as demais rotinas do sistema, considerações gerais do programa permitindo ao cliente obter uma visão de como e quando deve ser utilizada.

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela.

 

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Essa rotina é responsável por todas as configurações do portal relacionadas aos clientes e representantes que irão utilizar o portal de pedidos de venda.

A tela principal desse cadastro contém registros de configurações, onde cada registro pode ser associado a um cliente, grupo de cliente ou representante.

O portal para um usuário específico poderá utilizar as configurações de um ou mais registros dependendo se o usuário for um representante ou cliente, conforme a tabela abaixo:

Cliente

Grupo de Cliente

Representante

Tipo de Configuração

Registro de Configuração

Peso

Informado

Não informado

Não informado

Não informado

Válido para o cliente informado

3

Não informado

Informado

Não informado

Não informado

Válido para os clientes do grupo de cliente informado

2

Não informado

Não informado

Informado

Não informado

Válido para o representante informado

3

Não informado

Não informado

Não informado

Todos os Clientes

Válido para todos os clientes

1

Não informado

Não informado

Não informado

Todos os Representantes

Válido para todos os representantes

1

Cada registro de configuração tem as configurações especificas associadas:

  • Campos das telas do portal
  • Condições de pagamento permitidas
  • Tabelas de preço permitidas (somente representante)
  • Itens permitidos
  • Mensagens
  • Modelos de Pedidos
  • Usuários relacionados (somente para clientes e representantes)
  • Notificações específicas

Quando são utilizados mais de um registro de configuração válido para o usuário, e existem configurações conflitantes, as configurações mais específicas tem peso maior que as genéricas.

 

Objetivo da tela:

Listar e manter o cadastro dos registros de configuração para clientes e representantes do portal de pedidos de venda.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Alterar/Remover

Permite ao usuário executar as operações de cadastro nos registros de configurações para clientes e representantes do portal.

Campos do Portal de VendasCadastro de campos disponíveis no portal que permite selecionar os campos que estarão visíveis no portal.
Registros do Portal de VendasCadastro de registros disponíveis no portal que permite selecionar os registros de itens, condições de pagamentos e tabelas de preços disponíveis no portal.
Mensagens do Portal de Vendas

 

Cadastro de mensagens para as telas do portal.
Modelo do Portal de VendasCadastro de modelos de pedido para o registro de configuração.
Usuários Relacionados do Portal de VendasApenas para Clientes e representante, mantem o cadastro dos usuários relacionados.

Configuração de Notificações do Portal de Vendas

Configurações de notificação de eventos do pedido de venda específicas para o registro de configuração.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Código Cliente

Código do Cliente que identifica para qual cliente as configurações deste registro são aplicáveis.

Código Grupo Cliente

Código do Grupo de Clientes que identifica que as configurações deste registro são aplicáveis para os clientes relacionados a este grupo de clientes.

Código Representante

Código do Representante que identifica para qual representante as configurações deste registro são aplicáveis

Itens do Cliente/Grupo de Cliente para o Representante

Identifica que as configurações de itens para o cliente e grupo de cliente são consideradas quando o representante implantar um pedido no portal para clientes/grupos de clientes que possuem registro de configurações.

Nota
titleNota:

Somente habilitado para configurações para representante ou genéricas (sem cliente/grupo/representante) .

Tipo de Configuração

Identifica que o registro de configuração se aplica a Clientes ou Representantes.

Nota
titleNota:

Somente habilitado para configurações genéricas (sem cliente/grupo/representante).

Condição de Pagamento por Cliente para Representante de Vendas

Identifica que as configurações de condição de pagamento para o cliente são consideradas quando o representante implantar um pedido no portal para clientes que possuem registro de configurações.

Itens por Cliente para Representante de Vendas e Cliente Pedido

Identifica que as configurações de itens para o cliente são consideradas quando o representante implantar um pedido no portal, ou pedido no ERP, para clientes que possuem registro de configurações.

 

Campos do Portal de Vendas

 

Objetivo da tela:

Selecionar os campos que estarão disponíveis nas telas do portal quando este registro de configuração for aplicado.

A ordem que os campos forem selecionado define a ordem que os campos irão aparecer nos grupos de informação das telas.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Salvar

Grava os campos selecionados da tela selecionada para este registro de configurações.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Lista de Telas

Indica que tela serão selecionados os campos, cada tela tem um conjunto de campos diferenciados e a configuração para cliente e representante também tem um conjunto de campos diferente para cada tela.

As telas para o registro de cliente são:

  • Cabeçalho do Pedido;
  • Edição Cabeçalho do Pedido;
  • Itens do Pedido;
  • Edição de Item do Pedido;
  • Pesquisa de Itens;
  • Carteira de Pedidos;
  • Detalhes do Pedido;
  • Itens do Detalhe do Pedido.

As telas para o registro de representante são:

  • Cabeçalho do Pedido;
  • Edição Cabeçalho do Pedido;
  • Itens do Pedido;
  • Edição de Item do Pedido;
  • Pesquisa de Itens;
  • Carteira de Pedidos;
  • Detalhes do Pedido;
  • Itens do Detalhe do Pedido;
  • Carteira de Clientes;
  • Detalhe de Clientes;
  • Metas de Vendas;
  • Comissões de Vendas.

Campo

Nome do campo disponível para a tela selecionada.

 

Adicionar Registros por Seleção

 

Objetivo da tela:

Selecionar as condições de pagamento e tabelas de preço (somente representante) que estarão disponíveis no portal quando este registro de configuração for aplicado.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Copiar de Outra Configuração

Quando acionado, apresenta a tela de copia de configurações, onde será informado o código do registro de configurações origem para copiar as condições de pagamento selecionadas.

Salvar Registros Selecionados

Quando acionado, grava as condições de pagamento selecionadas para este registro de configurações.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Tabela

Condição de Pagamento ou Tabela de Preço (Apenas representante).

Condição de Pagamento

Código da condição de pagamento que pode ser ou foi selecionada para esse registro de configuração.

Descrição

Descrição da Condição de Pagamento.

Código Vencimento

Descrição do tipo de Vencimento da condição de pagamento.

Tab. Preços

Identificador da Tabela de preços que pode ser ou foi selecionara para esse registro de configuração.

Descrição

Descrição de Tabela de Preços.

Dt Início Valid

Data de inicio da validade da tabela de preços.

Dt Final Valid

Data final da validade da tabela de preços.

Situação

Identifica se a tabela de preços esta ativa ou inativa.

Notificações por Configuração do Portal

 

Objetivo da tela:

Configurar por registro de configuração, configurações diferenciadas de envios de e-mails de notificação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

E-mails Adicionais

Campo para incluir e-mails adicionais para enviar o e-mail de notificação de um pedido onde essa configuração é aplicável.

Configuração de quais Eventos Notifica

Define para esse registro de configuração, que eventos serão enviados e-mails de notificação, para explicação dos eventos veja a documentação da tela “Configuração de Email do Portal”.

Informações das Notificações

Configura para cada evento de notificação, o assunto do e-mail de notificação.

 

Usuários Relacionados

 

Objetivo da tela:

Cadastro para gerenciar os usuários associados para o registro de configuração de Clientes e Representantes.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Alterar/Remover

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de usuário associado ao cliente/representante.

Bloqueia/Desbloqueia Usuário

Executa a operação para desbloquear ou bloquear um usuário, de acordo com a sua situação.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Usuário

Código do usuário do ERP.

Nome

Nome do usuário ERP.

E-mail Local

E-mail do usuário.

Início da Validade

Data de início da validade do usuário.

Dt Fim Validade

Data final da validade do usuário.

Usuário bloqueado

Identifica que o usuário foi bloqueado no portal por errar a senha um número maior que o configurado nos parâmetros do portal.

 

Cadastro de Registros do Portal

 

Objetivo da tela:

Cadastro para gerenciar os registros de tabelas disponíveis no portal de pedidos.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Alterar/Remover

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de registros disponíveis associados ao registro de configuração.

Adicionar registros por seleção

Manutenção facilitada para selecionar os registros que estarão disponíveis no portal.

Inclusão/Exclusão Batch de Itens por Faixa

Permite que registros de itens sejam incluídos e excluídos de maneira rápida neste cadastro.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Sequência

Número Sequencial.

Tabela

Identifica a tabela do registro disponível.

Item

Identifica qual item está liberado no portal (se tabela = Item).

Referencia

Identifica qual referência do item está liberado no portal (se tabela = Item).

Condição de Pagamento

Identifica qual condição de pagamento está liberada no portal (se tabela = Condição de Pagamento).

Tab Preços

Identifica qual tabela de preço esta liberada no portal (se tabela = Tabela de Preço).

Data início Validade

Identifica a data inicial que o item estará disponível para o portal (se tabela = Item).

Data Final Validade

Identifica a data final que o item estará disponível para o portal (se tabela = Item).

 

Inclusão/Exclusão de Itens por Faixa     

 

Objetivo da tela:

Tela auxiliar para incluir e excluir itens disponíveis no portal por faixa.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

 

Copiar de Outra Configuração

Permite que os itens selecionados sejam copiados de outro registro de configuração.

Incluir Itens

Inclui os itens marcados no cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para incluir itens é o seguinte:

  • Marcar a opção inclusão de itens.
  • Preencher os campos de filtro e acionar o botão Aplicar Filtro.
  • Selecionar os itens que deseja incluir na tabela de itens.
    • Os itens da tabela podem ser selecionados com o teclado, usando setas, shift e barra de espaço.
    • Informar os campos Data Valid Item, para informar o período que os itens que serão incluídos estarão disponíveis para uso no portal de pedidos.
    • Acionar o botão Incluir Itens.

Excluir Itens

Exclui os itens marcados do cadastro de registros do portal.

Dica
titleDica:

O procedimento para excluir itens é o seguinte:

  • Marcar a opção exclusão de itens
  • Preencher os campos de filtro e acionar o botão Aplicar Filtro
  • Selecionar os itens que deseja excluir da tabela de itens.
    • Os itens da tabela podem ser selecionados com o teclado, usando setas, shift e barra de espaço;
    • Acionar o botão Excluir Itens

Selecionar Todos

Seleciona todos os itens da lista.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Inclusão de Itens/Exclusão de Itens

Selecione uma operação para executar

Tabela de preço

Indica a tabela de preço onde os itens serão pesquisados (inclusão)

Item de: até:

Informe a faixa de código de item que serão pesquisados

Referencia de: até:

Informe a faixa de código de referencia que serão pesquisados

Família de: até:

Informa a faixa de código de família do item que serão pesquisados

Família Comercial de: até:

Informa a faixa de código de família comercial do item que serão pesquisados

DataValid Item

Informa a faixa de datas que o item será valido para uso no portal (inclusão)

Aplicar Filtro

Irá carregar os itens conforme os parâmetros informados acima

Item

Código do item

Descrição

Descrição do item

Referência

Código da referencia do item

Família

Código da família do item

 

Cadastro de Mensagens do Portal de Vendas

 

Objetivo da tela:

Permitir mensagens nas telas do portal e na impressão de pedidos do portal quando o registro de configuração for aplicável.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Alterar/Remover

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de registros disponíveis associados ao registro de configuração.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Cod. Mensagem

Código da Mensagem que indica a sequencia da mensagem se houver mais de uma para a mesma tela.

Observação

Descrição de mensagem que será apresentada em uma tela do portal de pedidos.

Tela Inicial do Portal de Pedidos de Vendas

Indica que esta mensagem será apresentada na tela inicial do pedido de vendas para o cliente, ou no Dashboard do representante.

Tela de Cadastro do Portal de Pedido de Vendas

Indica que esta mensagem será apresentada na tela de resumo do cadastro do pedido de venda.

Tela de Consulta do Portal de Pedidos de Venda

Indica que esta mensagem será apresentada na tela de detalhes do pedido de venda.

Tela de Impressão do Portal de Pedidos de Venda

Indica que esta mensagem será apresentada na impressão do pedido de venda pelo portal.

 

Cadastro de Modelo do Portal de Vendas

 

Objetivo da tela:

Cadastro que permite que o usuário possa utilizar modelos de pedido pré-configurados para facilitar a inclusão de pedidos de venda pelo portal.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Alterar/Remover

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de modelos de pedido associados ao registro de configuração.

Cadastro de Valor do Modelo do Portal de Vendas

Abre a tela de cadastro onde são manipulados os valores para os campos do pedido para este modelo.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Modelo

Código do modelo de pedidos do portal.

Nome Modelo

Nome

do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados:

 

...

identificando o modelo de pedido.

Descrição

Descrição do modelo.

Ativo

Indica se o modelo está ativo e disponível para uso no portal de pedidos de venda.

 

Cadastro de Valor do Modelo do Portal de Vendas

 

Objetivo da tela:

Cadastro que permite que o define os valores para os campos do pedido de venda ao utilizar o modelo relacionado para inclusão do pedido.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Detalhar/Adicionar/Alterar/Remover

Permite ao usuário executar as operações de cadastro de modelos de pedido associados ao registro de configuração.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Sequência Campo

Sequencial que identifica em que ordem o valor para o campo sera aplicado na inclusão do pedido/item do pedido.

Sequência Item

Deve ser 0 para campos do pedido, ou uma sequência de item (de 10 em 10) para um campo do item do pedido.

Campo

Campo que recebera o valor do modelo.

Valor

Valor do modelo que será colocado no pedido/item do pedido quando o pedido for incluído pelo portal de pedidos.

 

 

Nota
titleNota:

Quando um pedido é incluído no portal usando um modelo que possui valores de modelo, a inclusão executa as regras de negócio padrão para definir os campos do pedido, após são aplicadas os campos do modelo selecionado para o cabeçalho do pedido (sequencia item = 0).

Após a seleção do modelo e a tela de inclusão de pedido abrir, se houver valores do modelo para itens (sequencia item maior que 0).

Se os valores de modelo para uma sequência possuir os campos: Item, Qtdade UM Fatur (Referência e Unidade de medida faturamento), esse item será incluído automaticamente na inclusão do pedido.

Se os valores de modelo para uma sequência possuir os campos: Item (Referência e Unidade de medida faturamento),  será aberta uma tela solicitando a quantidade para inclusão do item no pedido.

 




Cadastro Mensagens do Portal de Vendas