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WebServices RNº 395 - Cooperativas Médicas

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus 

Segmento:

Saúde

Módulo:

Plano de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA773
Protocolo de Atendimento

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA094B

Liberação

PLSA094A 

Autorização SADT
PLSA092Internação
TMKA271Atendimento

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais

Tabelas Utilizadas:

B00 - Protocolo de Atendimento
B4I - Repostas RN 395
B4J - Control Trans Web RN395

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Implementada melhoria no processo da RNº 395 para Operadoras Cooperativas Médicas Unimed. Foram criados WebServices para gerenciamento de protocolos de atendimento de beneficiários de intercâmbio. 

Os WebServices criados são:

  • Solicitar Protocolo - P395SolPro.APW
  • Complementar Protocolo - P395ComPro.APW
  • Responder Protocolo - P395ResAte.APW
  • Consulta Status Protocolo - P395ConSta.APW
  • Consulta Histórico - P395ConHis.APW
  • Cancelamento - P395CanAte.APW
  • Encaminhar Execução - P395EncExe.APW

Estes WebServices vão utilizar o endereço e porta de seu Portal do Plano de Saúde. Assim a URL para acessar um WebService será: http://[endereçoportal]:[porta]/portal/[nome do webservice].APW


Exemplos: 

http://127.0.0.1:83/portal/P395SolPro.APW 

http://127.0.0.1:83/portal/P395ComPro.APW

A solicitação do protocolo será realizada via WebService será acionada em todas as rotinas que já são utilizadas para a geração do protocolo. Nas rotinas do Atendimento de Guias, Liberação (PLSA094B), Autorização SADT (PLSA094A) e Internação (PLSA092) o protocolo vai ser integrado com o número da transação de intercâmbio PTU Online.

 

Assim, o fluxo de transações atendidas pelo SIGAPLS é esse:

 

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDPLSHI é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o U_UPDPLSHI no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 04/08/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B4I

Repostas RN 395

C

N

B4JControl Trans Web RN395CN

 

2. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela B00 - Protocolo de Atendimento:

 

Campo

B00_MANIF

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo Manif.

Descrição

Tipo Manifestação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Elogio;2=Reclamação;3=Denúncia;4=Sugestão;5=Dúvida;6=Solicitação

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Indica o tipo da manifestação.

 

 

Campo

B00_CATEG

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Categ.Man.

Descrição

Categoria Manifestacao

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

#PLCtManBox()

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Indica a categoria da manifestação


 

Campo

B00_SENTIM

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sentimento

Descrição

Sentimento Cliente

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Calmo;2=Desconfiado;3=Nervoso;4=Satisfeito

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Indica o sentimento do cliente.


 

Campo

B00_STAINT

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Stat.Interc.

Descrição

Status Intercâmbio

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Pendente;2=Em Andamento;3=Finalizado;4=Cancelado

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Indica o status de intercâmbio.


 

Campo

B00_OPESOL

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ope.Solic.

Descrição

Operadora Solicitante

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 PlsIntPad()

Val. Sistema

 

Help

Código da Operadora Solicitante.


 

Campo

B00_DESOPS

Tipo

Caracter

Tamanho

60

Decimal

0

Formato

@!

Título

Desc.Oper

Descrição

Desc.Oper.Solicitante

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 If(!INCLUI,Posicione("BA0",1,xFilial("BA0")+B00->B00_OPESOL,"BA0_NOMINT"),"")

Val. Sistema

 

Help

Descrição da Operadora Solicitante.


 

Campo

B00_OPEDES

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ope.Destin.

Descrição

Operadora Destino

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código da Operadora Destino.


 

Campo

B00_DESOPD

Tipo

Caracter

Tamanho

60

Decimal

0

Formato

@!

Título

Desc.Oper

Descrição

Desc.Oper.Destino

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 If(!INCLUI,Posicione("BA0",1,xFilial("BA0")+B00->B00_OPEDES,"BA0_NOMINT"),"")

Val. Sistema

 

Help

Descrição da Operadora Destino.


 

Campo

B00_TRAPRE

Tipo

Caracter

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Trans.Prest.

Descrição

Transação Prestadora

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código de controle da transação da Operadora Prestadora.


 

Campo

B00_TRAORI

Tipo

Caracter

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Trans.Origem

Descrição

Transação Origem

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código de controle da transação da  Operadora Origem (transação encaminhada).


 

Campo

B00_MSGINT

Tipo

Memo

Tamanho

999

Decimal

0

Formato

@!

Título

Mensagem

Descrição

Mensagem Livre

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Mensagem livre da manifestação.


 

Campo

B00_USUSOL

Tipo

Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Usuar.Solic

Descrição

Usuário Solicitante

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Usuário que solicitou a manifestação.


 

Campo

B00_PROANT

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protoc.Ant

Descrição

Protocolo Anterior

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Indica o protocolo anterior.


 

Campo

B00_NRTROL

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nr.Tr.OnLine

Descrição

Numero Trans. On-Line

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Número da transação de intercâmbio online (PTU Online).


 

Campo

B00_CANCEL

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cancelado

Descrição

Cancelado

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

0=Não;1=Sim

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Protocolo de intercâmbio online.


 

Campo

B00_DATRES

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Data Resp.

Descrição

Data Resposta

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Data da resposta.


 

Campo

B00_TRAENC

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tran.Encamin.

Descrição

Transação Encaminhada

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 1=Oper. Origem;2=Oper. Repasse

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Transação encaminhada.



  • Tabela B4I - Repostas RN 395:


Campo

B4I_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Filial do sistema.


 

Campo

B4I_PROTOC

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cód.Protoc

Descrição

Código Protocolo

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Registro ANS da Operadora.



Campo

B4I_SEQUEN

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sequencia

Descrição

Sequencia

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Sequencia do evento.



Campo

B4I_MENSAG

Tipo

Memo

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Mensagem

Descrição

Mensagem Livre

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Mensagem Livre.



Campo

B4I_STATUS

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Status

Descrição

Status

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 1=Pendente;2=Em andamento;3=Finalizado;4=Cancelado

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Status informado na resposta.



Campo

B4I_DATRES

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Data Resp.

Descrição

Data Resposta

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Data da resposta.



Campo

B4I_USUMAN

Tipo

Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Usuar.Manif

Descrição

Usuário Manifestação

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Usuário que solicitou a manifestação.



Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab