Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Índice:


       

Índice
exclude.*ndice:

Objetivo:


     O objetivo deste documento é mostrar as funcionalidades da Planilha RM.

Introdução:


     No módulo de Planilhas da aplicação existem 2 funcionalidades distintas:

     A primeira, denominada de Planilha .Net, trata de uma integração com o Microsoft Excel, consumindo recursos de Consulta SQL e Fórmula, além de uma API de integração para leitura e gravação de informações neste formato.

     A segunda, objeto desta documentação e denominada de Planilha RM, é uma planilha eletrônica independente da instalação do Microsoft Excel, que permita a consulta de informações da Base de Dados através de Consultas SQL cadastradas e a manipulação destes resultados através de funções sobre as linhas e colunas. Sendo que cada um dos Tipos de Planilha possui um designer diferente para manipulação das planilhas criadas.

Janela de Visão do Cadastro de Planilhas:


     A visão de Planilhas é fundamentalmente uma árvore com as planilhas cadastradas de forma hierárquica, permitindo ao usuário editar, criar e excluir planilhas de acordo com as permissões de segurança do sistema. 

     Além de todas as funcionalidades padrão existentes em todas as visões, esta em específico possui 3 processos:

  • Exportação de Planilha: permite exportar uma planilha cadastrada no banco de dados para o formato XLS
  • Importação de Planilha: permite importar uma planilha salva no formato XLS para o cadastro de planilhas
  • Geração de Planilhas em Lote.

Image Added

Janela de Edição do Cadastro de Planilhas:


     A edição de Planilhas é a janela responsável pelo cadastro das informações referentes à uma planilha específica. Os campos disponíveis para alteração estão dispostos a seguir:

  • Nome: Alfanumérico que representa o nome da planilha na base de dados; 
  • Tipo: Define se a planilha é Excel ou uma Planilha RM; 
  • Observação: Alfanumérico para descrever as informações contidas dentro da planilha e o seu propósito; 
  • Grupo de Planilhas: Define o Grupo ao qual a planilha pertence para efeitos de segurança; 
  • Nível de Acesso: Define qual o Nível mínimo de Acesso necessário para visualizar e alterar a planilha; 
  • Planilha Mestre: Define qual a planilha Mestre/Pai para hierarquização e exibição na visão em forma de árvore; 
  • Versão: Indica para qual versão aquela planilha foi criada; 
  • Visível a todas as coligadas: Define se a planilha vai estar visível independente da coligada que estiver selecionada no contexto.

Image Added

Janela de Designer da Planilha RM:


     A janela de designer da Planilha RM irá disponibilizar as seguintes funcionalidades:

Image Added

   Agrupamento Salvar:

  • Salvar PlanilhaSalva a planilha carregada no Banco de Dados. Este botão não é visível caso a planilha não tenha sido carregada do Banco de Dados.
  • Salvar como Excel: Salvar um cópia da planilha no formato Excel.
  • Visualizar Impressão: Visualiza a planilha em modo de impressão.   
  • Imprimir: Imprime a planilha.
Aviso
titleImportante:

Consultas SQL e Stored Procedures não são exportadas. 

 

   Agrupamento Operações:

  • Recortar: Recorta o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) para a Área de Trabalho
  • Copiar: Copia o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) para a Área de Trabalho
  • Pincel: Copia o formato da seleção corrente para a área de trabalho. 
  • Operações
  1. Adicionar Linha: Adiciona uma nova linha à planilha
  2. Remover Linha: Remove a linha selecionada da planilha
  3. Adicionar Coluna: Adiciona uma nova coluna à planilha
  4. Remover Coluna: Remove a coluna selecionada da planilha
  5. Adicionar página: Adiciona uma nova página à planilha
  6. Remover página: Remove a página selecionada da planilha
  7. Renomear página: Renomeie a página selecionada da planilha
  8. Bloquear/Desbloquear página: Bloqueia a planilha, não permitindo nenhum tipo de edição.
  • Definir Senha: Permite definir uma senha para a planilha. Com a definição da senha, quando outros usuários abrirem essa planilha será solicitada a digitação da senha correta para que seja possível fazer qualquer alteração

 

     Agrupamento Fonte:

  • Seleção de Fonte: Define qual o nome da fonte usado na(s) célula(s) selecionada(s)
  • Bordas:
  1. Borda Inferior: Aplica a borda Inferior na(s) célula(s) selecionada(s)
  2. Borda Superior: Aplica a borda Superior na(s) célula(s) selecionada(s)
  3. Borda da Esquerda: Aplica a borda Esquerda na(s) célula(s) selecionada(s)
  4. Borda da Direita: Aplica a borda Direita na(s) célula(s) selecionada(s)
  5. Sem borda: Remove todas as bordas da(s) célula(s) selecionada(s)
  6. Todas as Bordas: Aplica as bordas Inferior, Superior, Esquerda, Direita, Horizontal e Vertical na(s) célula(s) selecionada(s)
  7. Borda de Contorno: Aplica as bordas Inferior, Superior, Esquerda e Direita na(s) célula(s) selecionada(s)
  • Seleção do Tamanho da Fonte: Define qual o tamanho da fonte usado na(s) célula(s) selecionada(s)
  • Negrito: Aplica ou remove o estilo Negrito na fonte usada na(s) célula(s) selecionada(s)
  • Itálico: Aplica ou remove o estilo Itálico na fonte usada na(s) célula(s) selecionada(s)
  • Sublinhado: Aplica ou remove o estilo Sublinhado na fonte usada na(s) célula(s) selecionada(s)
  • Seleção de Cor da Fonte: Define qual a cor da fonte usado na(s) célula(s) selecionada(s)


   Agrupamento Alinhamento:

  • Alinhamento Vertical Superior: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) no canto Superior
  • Alinhamento Vertical Central: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) centralmente
  • Alinhamento Vertical Inferior: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) no canto Inferior
  • Alinhamento Horizontal Esquerdo: Alinha o conteúdo da(s) célula(s) selecionada(s) à Esquerda