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Bloqueio de Execução por Rede de Relacionamento
Bloqueio de Execução por Rede de Relacionamento

Boletim Técnico: Bloqueio de Execução por Rede de Relacionamento
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Foram criados os campos Tp.Vl.Rel. (AFD_TPVREL) e Tp.Vl.Rel (AJ4_TPVREL), nas  rotinas Gerenciamento de Projetos (PMSA200)  e Projetos – modelo 2 (PMSA410) que definem ou não a validação do relacionamento das tarefas,  permitindo determinar a hierarquia da execução, de acordo com as tarefas predecessoras da rede de relacionamento.De acordo com a configuração determinada nestes campos, as tarefas serão exibidas no Monitor de Tarefas (PMSMONIT) em cores distintas:•	Tarefas apresentadas na cor azul – são as tarefas a serem executadas com restrição;•	Tarefas apresentadas na cor rosa – são as tarefas em atraso com restrição.As legendas podem ser visualizadas por meio do botão Inform., disponível na barra de ferramentas do Monitor de Tarefas (PMSMONIT).
ID do Chamado
SCULK2
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAPMS
    Países
    • todos
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Confirmações (PMSA311); Cadastro de tarefas (PMSA203); – Monitor de tarefas (PMSMONIT); Gerenciamento de Projetos (PMSA200); Projetos – modelo 2 (PMSA410)
    Número da FNC
    00000019070/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - u_updpms
    Procedimentos para Implementação

     

    Antes de executar o compatibilizador u_updpms é imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite u_updpms  no campo Programa Inicial.
          Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 11/08/2010.
    2.    Clique em OK para continuar.
    3.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    5.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    6.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.    Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.    Criação no arquivo SX3 – Campos:
    ·       Tabela AFD - “Relacionamento Tarefa X Tarefa”:

    Campo
    AFD_TPVREL
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Tp.Vl.Rel
    Descrição
    Tp Validac Relacionamento
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Opções
    0=Não valida; 1=Valida o relacionamento
    Relação
    “0”
    Val. Sistema
    Pertence(“01”)
    Help
    Informar o tipo de validação do relacionamento. 0 = Não valida (default), 1 = Valida o relacionamento.

     


     
    ·       Tabela AJ4 - “Relacionamento Tarefa X EDT”:

    Campo
    AJ4_TPVREL
    Tipo
    Caracter
    Tamanho
    1
    Decimal
    0
    Formato
    @!
    Título
    Tp.Vl.Rel
    Descrição
    Tipo de validação do relacionamento
    Nível
    1
    Usado
    Sim
    Obrigatório
    Não
    Browse
    Não
    Opções
    0=Não valida;1=Valida o relacionamento
    Relação
    “0”
    Val. Sistema
    Pertence(“01”)
    Help
    Informar o tipo de validação do relacionamento. 0 = Não valida (default), 1 = Valida o relacionamento.

     
    2.   Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

    Índice
    AJN
    Ordem
    01
    Chave
    AJN_FILIAL+AJN_CODIGO+AJN_ITEM
    Descrição
    Código + Item
    Proprietário
    S

     

    Índice
    AJN
    Ordem
    02
    Chave
    AJN_FILIAL+AJN_ITEM
    Descrição
    Item
    Proprietário
    S

     

    Índice
    AJN
    Ordem
    03
    Chave
    AJN_FILIAL+AJN_CODIGO+AJN_ORDEM+AJN_ITEM
    Descrição
    Código + Ordem + Item
    Proprietário
    S

     

    Índice
    AJO
    Ordem
    02
    Chave
    AJO_FILIAL+AJO_PROJET+AJO_REVISA+AJO_TAREFA+AJO_ORDEM+AJO_ITEM
    Descrição
    Projeto+Revisão+Tarefa+Ordem+Item
    Proprietário
    S

     
    Procedimentos para Utilização

     

    1.    No Gestão de Projetos (SIGAPMS) acesse Atualizações / Recursos / Monitor de tarefas (PMSMONIT).
    2.    Informe os parâmetros necessários e confirme.
    O Sistema apresenta o Monitor de Tarefas.
    3.    Clique no botão Inform..
    O sistema exibe a janela com as legendas das tarefas..
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    AFD – Relacionamento Tarefa X Tarefa, AJ4 – Relacionamento Tarefa X EDT