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Boletim Técnico: Gerenciamento de Indicadores (Painel Online) Ocorrência Nova Rotina Resumo Implementada a rotina de “Indicadores (HSPAHP03)” no sistema “Gestão Hospitalar”, com o objetivo de permitir a criação de Painéis Online, por usuários do sistema que possuam conhecimentos básicos em Banco de Dados. ID do Chamado SBKAOL Produtos Módulos
Portais
Países
Sistema Operacional Bancos de Dados
Nome + Fonte Indicadores (HSPAHP03) Número da FNC 000000103152009 Ajustes no Compatibilizador Sim Integridade Referencial Sim Aplicação de Patch Não Compatibilizador 1 - U_UPDGH040 Procedimentos para Implementação
Antes de executar o compatibilizador “U_UPDGH040”, é imprescindível: · Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”); Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa. · Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema. · Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá ocasionar a sobregravação de índices personalizados caso não estejam identificados pelo nickname. · O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
1. No Protheus “Remote”, no campo “Programa Inicial”, digite “U_UPDGH040”. 2. Clique no botão OK para continuar. 3. Ao confirmar, é apresentada uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo. 4. Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela. 5. Em seguida, é apresentada a janela de “Atualização concluída” com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são exibidos somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existam no dicionário de dados. 6. Clique no botão Gravar para salvar o histórico (log) apresentado. 7. Clique no botão OK para encerrar o processamento. Descrição de Ajustes
1. Criação /Alterações no arquivo SX3 – Campos.
2. Criação de Índices no arquivo SIX
Procedimentos para Configuração
1. No “Configurador (SIGACFG)”, opção “Ambientes/Cadastro/Menu” (CFGX013), inclua a nova opção de menu do “Gestão Hospitalar”, conforme instruções a seguir:
Procedimentos para Utilização
Configuração Server (totvsappserver.ini) Para utilização de painéis no Protheus é necessário realizar a configuração no arquivo de configuração do Server para o ambiente utilizado. 1. Abra o arquivo “totvsappserver.ini” na pasta “Bin\AppServer” no diretório de instalação do Protheus e no ambiente utilizado acrescente as seguintes parametrizações. PanelPort=1234 (Porta utilizada pela configuração do sistema). PanelServer=localhost (Nome do servidor do Protheus). Exemplo de configuração: 2. Após realizar a configuração reinicie o Server do Protheus. Rotina: “Indicadores (HSPAHP03)” 1. Acesse o sistema “Gestão Hospitalar”, e selecione as opções “Atualizações / Indicadores / Cadastro / Indicadores”. O sistema apresenta a janela de Indicadores. 2. Selecione o a opção “Incluir”, para realizar a criação de um Painel Online. O sistema apresenta a janela de inclusão. 3. Preencha os campos obrigatórios conforme orientação do help de campo e escolha o tipo do indicador. É importante ressaltar que o tipo de indicador escolhido determinará a forma de apresentação dos dados no painel e, conseqüentemente, sua forma de extração junto ao banco de dados. a) Tipo de Indicador “1 – Simples” O tipo simples corresponde ao painel que não apresenta gráfico, somente valores com três itens no “combo” para utilização de filtros. Ao definir a descrição de um deles, através dos campos “Nome Combo 1 (GTA_CMB1)”, “Nome Combo 2 (GTA_CMB2)” e “Nome Combo 3 (GTA_CMB3)”, é necessário criar uma ou mais pesquisas (veja item criação de pesquisas “Query’s”) para o banco relacionando-a através do campo “Combo Relação (GTB_COMBO)”. Desta forma, defini-se a pesquisa que será realizada quando for selecionado o item do “combo” para exibição. Também, é preciso atribuir um título para este “combo” (Exemplo: período contendo os filtros de “Dia, Mês e Ano”) através do campo “Titulo Combo (GTA_TITCMB)”. Para cada item do “combo” é possível criar uma ou mais pesquisas desde que sejam consideradas questões como desempenho e visualização. Para exemplificar essa situação, foi criado um “combo” com o título “Período” e, dentro dele, foram determinados três filtros: “Dia, Mês e Ano”. Para cada filtro foi criada uma pesquisa, de acordo com seu respectivo “combo”, descritas da seguinte forma: “Atendimentos Dia”, “Atendimentos Cancelados”, “Altas no Dia”, “Atendimentos Mês”, “Atendimentos Cancelados Mês”, “Altas no Mês”, “Atendimentos no Ano”, “Atendimentos Cancelados no Ano” e “Altas no Ano”, b) Tipo de Indicador “2 – Gráfico Pizza” e “3 – Gráfico Barra” O tipo de indicador “Gráfico Pizza e Barra” correspondem às informações demonstradas através de gráficos representados em formato de uma pizza ou barras, de maneira que, suas fatias/torres referem-se a uma informação de um único indicador. A figura a seguir, destaca um painel de tipo “2 – Gráfico Pizza”: No painel do tipo “Gráfico Pizza” são desconsideradas as informações de “combo” de uso exclusivo do tipo “1 – Simples”. Para criar um painel do tipo “Gráfico Pizza”, preencha os campos obrigatórios selecionando no campo “Tipo Indicad.(GTA_TIPOIN)” a opção “2 – Gráfico Pizza”. No grid de pesquisas insira uma pesquisa e dentro do campo “Query (GTB_QUERY)” crie uma pesquisa que retorne mais de um registro com sua descrição (veja item criação de pesquisas “Query’s”), ou insira mais de uma pesquisa no grid e dentro do campo “Query (GTB_QUERY)” crie uma pesquisa que retorne apenas um registro referente ao item do grid. A figura abaixo representa a tela de cadastro do painel tipo “2 – Gráfico Pizza. Exemplo de figura com um painel do tipo “3 – Gráfico Barra”. Para criá-lo, é utilizado o mesmo método aplicado para o tipo “2 – Gráfico Pizza”, alterando apenas, o campo “Tipo Indicad. (GTA_TIPOIN)” para opção “3 – Gráfico Barra”. c) Tipo de Indicador “4 – Gráfico Comparativo” O tipo gráfico comparativo tem como objetivo apresentar duas linhas para comparação de valores entre indicadores. No cadastro do tipo comparativo é necessária criação de duas pesquisas, ou seja, cada uma com sua “Query” atribuída para a comparação entre os valores. Desta forma, são utilizados, além dos campos obrigatórios do cadastro, os campos “Valor Inicial (GTA_VALINI)” e “Valor Final (GTA_VALFIM)”, que definem a escala inicial e final da linha de comparação, e “Apresen. Valor (GTA_APREVL)”, que define a forma de apresentação do valor (Percentagem ou Numérico). Após preenchimento dos dados, clique no botão “Salvar” e o painel já estará à disposição para ser habilitado através do cadastro de usuários. 1. No cadastro de indicadores selecione o campo “Query (GTB_QUERY)”, localizado no grid inferior, e dê duplo clique. O sistema apresenta a janela para o cadastro da “Query”. O campo “Query (GTB_QUERY)” é utilizado para a criação de uma pesquisa no banco de dados empregando as mesmas sintaxes da própria linguagem do sistema, com exceção de algumas facilidades de comandos internos. Após a criação da pesquisa é possível verificá-la através do botão “Analisar” e, se ela estiver correta, o sistema exibirá o resultado no grid. · O retorno da pesquisa sempre deverá ter um campo de nome “Contador” que será o número de referência para o indicador, como por exemplo, a contagem de atendimentos efetuados por um(a) certo(a) atendente(a) e o campo “Descrição” (opcional), caso seja necessário, de acordo com a forma de criação e tipo do painel. · Para o tipo de painel “Simples” o campo “Descrição” não é utilizado já que para exibição são utilizados os títulos atribuídos no campo “Titulo Indic. (GTB_NOME)”. · Para os tipos “Gráfico Pizza e Barra”, caso tenha sido criado mais de um item no grid de pesquisas é desconsiderado o campo “Descrição” da pesquisa, desde que ele seja retornado. Para situação em que foi criado apenas um item no grid de pesquisas, o sistema utilizará o campo “Descrição” vindo da pesquisa. · Para o tipo “Comparativo” é obrigatória a criação de dois itens no grid de pesquisas, cada um com uma pesquisa de retorno, sendo desconsiderado o campo “Descrição” da pesquisa. · Para a criação da pesquisa existem alguns comandos/variáveis à disposição para apoio. É necessário colocá-los entre “Colchetes [ ]“, são eles: [dDataBase] “Data do dia corrente” [dDtIniDAn] “Primeiro dia do mês anterior ao corrente” [dDtFimDAn] “Ultimo dia do mês anterior ao corrente” [dDataIni] “Primeiro dia do mês corrente” [dDataFim] “Ultimo dia do mês corrente” [dDataIniA] “Primeiro dia do ano corrente” [dDataFimA] “Ultimo dia do ano corrente” [xFilial(‘GCY’)] “Filial da tabela utilizada pela empresa” Ex.: GCY.GCY_FILIAL = [xFilial(‘GCY’)] [RetSqlName(‘GCY’)] “Nome do arquivo utilizado pela empresa Ex.: From [RetSqlName(‘GCY’)] GCY Impressão dos Indicadores Para os tipos de indicadores “Gráfico Pizza e Barra” existe a possibilidade de impressão dos indicadores através do botão “Impressora” ao lado do botão “Help”. 1. Ao clicar no botão impressora é exibida a tela com os parâmetros, preencha-os conforme orientação do help de campo e clique em “ok”. 2. O sistema exibirá o gráfico conforme parametrizado, em seguida, clique em “Imprimir”. Cadastro de Usuários 1. Acesse o sistema “Gestão Hospitalar” como administrador e selecione as opções “Miscelânea / Usuários”. 2. O sistema apresenta a janela de usuários. Selecione o usuário que está logado (Administrador) e clique em “Alterar”. 3. O sistema apresenta a janela de propriedades. 4. Selecione a pasta “Painéis On-Line”, seguido de módulo “Gestão Hospitalar” e clique em “OK”. Observações.: · Para realizar esta parametrização é necessário que a senha do administrador não esteja em branco. · O Administrador não visualiza os painéis no sistema, porém é necessária a parametrização descrita para o funcionamento dos painéis para os usuários. 5. O procedimento descrito deve ser executado para os demais usuários do sistema nos quais serão habilitados os painéis para visualização. 6. Após todas as parametrizações clique na opção “Salvar” da tela de usuários. 7. Saia do sistema e reinicie o Server do Protheus. 8. Ao efetuar logon no ambiente “SIGAMDI”, com a senha de um dos usuários com painéis habilitados, eles poderão ser visualizados na tela principal do sistema. OBSERVAÇÃO: Os painéis são atualizados automaticamente a cada 10 minutos, é possível visualizar os horários de ultima atualização e próxima atualização através do botão “Relógio”. Para visualizar o help do painel, basta clicar no botão “Interrogação”. O help é resultado da descrição atribuída no campo “Help Indicad. (GTA_HELPIN)” na rotina “Cadastro de Indicadores (HSPAHP03)”. Informações Técnicas
Observações Aplicável a Bancos de Dados Relacionais. |
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