Histórico da Página
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|
(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto |
| Módulo |
|
Segmento Executor |
| ||
Projeto1 |
| IRM1 |
|
Requisito1 |
| Subtarefa1 |
|
Chamado2 |
| ||
País | ( x ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
Objetivo
Na integração marketplace - contas a receber, será necessário importar para o ERP as informações referentes aos pagamentos realizados. Estas informações podem vir dos marketplaces em três tipos de arquivos: num documento .TXT, num documento XLS ou ainda num documento XML. Além disso, cada tipo de arquivo tem suas próprias particularidades no quesito de formatação.
Devido à isso, além da rotina de importação, se faz necessária a criação de uma interface de parametrização desta importação, de forma que o usuário poderá definir um layout para o tipo do arquivo que deseja importar.
Esta rotina de parametrização deverá ser construída da maneira mais genérica possível, permitindo o reuso por outras rotinas de importação.
Definição da Regra de Negócio
(Obrigatório)
Definição da Regra de Negócio
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio | |||
UTBXXX- parametrização | Nova | Datasul -> Financeiro / Controladoria ->Universal -> Cadastros | [ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - | |||
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
UTBXXX – Cadastro de Layout da Transação.
As informações desta rotina serão guardadas em duas novas tabelas: layout_transacao e item_layout_transação, onde as informações gerais serão guardadas na tabela pai layout_transacao e na tabela filha item_layout_transacao serão armazenadas as informações dos campos individualmente.
Tela-pai:
Na tela-pai o usuário deve ser capaz de informar um código identificador (campo chave) e uma descrição para o layout. Também deverá permitir indicar se o layout é de importação ou exportação, e qual a transação que será importada, que no caso deste projeto sempre será “Pagto Marketplace”. As transações ficaram fixas no código-fonte, sendo que cada novo projeto deverá adicionar a sua transação no bloco respectivo dentro do programa.
O usuário também deverá indicar qual a extensão do arquivo que irá importar, se .TXT, .XLS ou .XML. Caso a extensão seja .TXT, deverá ser informado a delimitação dos campos: se por posição ou por um separador. Caso seja por um separador, deve gravar qual é. Caso a extensão seja .TXT ou .XLS, existirá um flag que indicará se o arquivo utiliza ou não um cabeçalho, de forma que a primeira linha do arquivo seja desconsiderada.
Tela-filha:
Na tela filha, dependendo da transação informada na tela pai, deve carregar a listagem de campos que o usuário pode parametrizar. Esta busca deve ser feita em um programa a parte, onde ficarão gravados diretamente no código-fonte o código, label e tipo de dado do campo conforme sua tabela. Desta forma facilitará a inclusão de novas transações nos projetos que venham a utilizar esta rotina, visto que não será preciso alterar regras de negócio, somente adicionar neste programa.
Uma vez carregado todos os campos, o usuário poderá informar, para cada campo:
- A posição em que o campo irá aparecer na linha do registro;
- Um valor padrão no caso do campo não conter dados válidos;
- Um indicador se este campo possui alguma regra ou restrição;
- A regra/descrição que deve ser aplicada, caso informe uma das duas no item anterior;
No caso especifico da extensão .TXT delimitada por posição, o usuário deve informar, para cada campo, a sua posição inicial e final.
No caso especifico da extensão .XML, o usuário deve informar, para cada campo, qual a tag correspondente.
Validações:
Caso o layout já tenha um processo (será descrito mais abaixo neste documento), não poderá ser modificado ou excluído, tendo que primeiro excluir o processo. Assim fica garantido que a importação realizada vai ter um layout cadastrado válido.
Uma vez criado o layout, não será mais possível alterar o tipo de transação.
Com todas as informações do layout devidamente cadastradas nas tabelas layout_transacao e item_layout_transacao, o processo pode avançar para a rotina de importação.
ACRXXX – Importação.
Para cada transação, deve existir uma tela de importação. Porém o processo de importação em si será encapsulado em uma API que deverá ser criada.
API
Esta API deve receber como parâmetro o layout que será usado, o local do arquivo, o diretório ondo o arquivo deve ser enviado depois de processado e um diretório para armazenar os possíveis logs de erro. Como retorno terá uma temp-table com os dados que irá ler dos arquivos e o código do processo que foi criado nesta importação.
O objetivo da API é ler todo o arquivo, de acordo com a parametrização do layout, gravar estas informações numa temp-table, criar um processo de importação e retornar os dados para que o programa de importação possa gravar no banco. A API só irá criar o processo, nada mais.
Tabela de processos
A tabela de processos de importação das transações é uma tabela filha da tabela de parametrização (layout_transacao) e será pai de todas as tabelas de transação, no caso deste projeto movto_admdra_cartao_cr. Esta tabela tem como objetivo guardar informações da importação do arquivo, sendo necessário guardar:
- O código do layout;
- Um identificador numérico sequencial;
- O nome do arquivo importado;
- O caminho completo do arquivo;
- A data e hora da criação;
- A data e hora da última modificação;
- A data e hora da importação do arquivo;
- Um indicador da situação do processo;
- O usuário que realizou a importação.
Com esta tabela, é possível filtrar os registros criados pelo mesmo arquivo, sem precisar replicar diversos campos em todos os registros.
Tela Importação:
A tela de importação ficará responsável pela criação dos registros em banco provenientes da importação pela API. Nesta tela deve ser possível escolher uma faixa de administradoras de cartão de crédito, xxxx.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
|
|
|
Programa base |
|
|
|
Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
|
|
|
Programas
Programa |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
|
|
|
Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
|
|
|
Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
|
|
|
Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
|
|
|
Sub-Rotina (EMS) |
|
|
|
Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
|
|
|
Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
|
|
|
Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
|
Descrição em Inglês* |
|
[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|