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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

 

Módulo

 

Segmento Executor

 

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

(   x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

Objetivo

Na integração marketplace - contas a receber, será necessário importar para o ERP as informações referentes aos pagamentos realizados. Estas informações podem vir dos marketplaces em três tipos de arquivos: num documento .TXT, num documento XLS ou ainda num documento XML. Além disso, cada tipo de arquivo tem suas próprias particularidades no quesito de formatação.

 

Devido à isso, além da rotina de importação, se faz necessária a criação de uma interface de parametrização desta importação, de forma que o usuário poderá definir um layout para o tipo do arquivo que deseja importar.

 

Esta rotina de parametrização deverá ser construída da maneira mais genérica possível, permitindo o reuso por outras rotinas de importação.

 

 

Definição da Regra de Negócio

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

UTBXXX- parametrização

Nova

Datasul -> Financeiro / Controladoria ->Universal -> Cadastros

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

    UTBXXX – Cadastro de Layout da Transação.

     

    As informações desta rotina serão guardadas em duas novas tabelas: layout_transacao e item_layout_transação, onde as informações gerais serão guardadas na tabela pai layout_transacao e na tabela filha item_layout_transacao serão armazenadas as informações dos campos individualmente.

    Tela-pai:

    Na tela-pai o usuário deve ser capaz de informar um código identificador (campo chave) e uma descrição para o layout. Também deverá permitir indicar se o layout é de importação ou exportação, e qual a transação que será importada, que no caso deste projeto sempre será “Pagto Marketplace”. As transações ficaram fixas no código-fonte, sendo que cada novo projeto deverá adicionar a sua transação no bloco respectivo dentro do programa.

    O usuário também deverá indicar qual a extensão do arquivo que irá importar, se .TXT, .XLS ou .XML. Caso a extensão seja .TXT, deverá ser informado a delimitação dos campos: se por posição ou por um separador. Caso seja por um separador, deve gravar qual é. Caso a extensão seja .TXT ou .XLS, existirá um flag que indicará se o arquivo utiliza ou não um cabeçalho, de forma que a primeira linha do arquivo seja desconsiderada.

    Tela-filha:

    Na tela filha, dependendo da transação informada na tela pai, deve carregar a listagem de campos que o usuário pode parametrizar. Esta busca deve ser feita em um programa a parte, onde ficarão gravados diretamente no código-fonte o código, label e tipo de dado do campo conforme sua tabela. Desta forma facilitará a inclusão de novas transações nos projetos que venham a utilizar esta rotina, visto que não será preciso alterar regras de negócio, somente adicionar neste programa.

    Uma vez carregado todos os campos, o usuário poderá informar, para cada campo:

    • A posição em que o campo irá aparecer na linha do registro;
    • Um valor padrão no caso do campo não conter dados válidos;
    • Um indicador se este campo possui alguma regra ou restrição;
    • A regra/descrição que deve ser aplicada, caso informe uma das duas no item anterior;

    No caso especifico da extensão .TXT delimitada por posição, o usuário deve informar, para cada campo, a sua posição inicial e final.

    No caso especifico da extensão .XML, o usuário deve informar, para cada campo, qual a tag correspondente.

     

    Validações:

    Caso o layout já tenha um processo (será descrito mais abaixo neste documento), não poderá ser modificado ou excluído, tendo que primeiro excluir o processo. Assim fica garantido que a importação realizada vai ter um layout cadastrado válido.

    Uma vez criado o layout, não será mais possível alterar o tipo de transação.

     

    Com todas as informações do layout devidamente cadastradas nas tabelas layout_transacao e item_layout_transacao, o processo pode avançar para a rotina de importação.

    ACRXXX – Importação.

    Para cada transação, deve existir uma tela de importação. Porém o processo de importação em si será encapsulado em uma API que deverá ser criada.

     

    API

    Esta API deve receber como parâmetro o layout que será usado, o local do arquivo, o diretório ondo o arquivo deve ser enviado depois de processado e um diretório para armazenar os possíveis logs de erro. Como retorno terá uma temp-table com os dados que irá ler dos arquivos e o código do processo que foi criado nesta importação.

    O objetivo da API é ler todo o arquivo, de acordo com a parametrização do layout, gravar estas informações numa temp-table, criar um processo de importação e retornar os dados para que o programa de importação possa gravar no banco. A API só irá criar o processo, nada mais.

     

    Tabela de processos

    A tabela de processos de importação das transações é uma tabela filha da tabela de parametrização (layout_transacao) e será pai de todas as tabelas de transação, no caso deste projeto movto_admdra_cartao_cr. Esta tabela tem como objetivo guardar informações da importação do arquivo, sendo necessário guardar:

    • O código do layout;
    • Um identificador numérico sequencial;
    • O nome do arquivo importado;
    • O caminho completo do arquivo;
    • A data e hora da criação;
    • A data e hora da última modificação;
    • A data e hora da importação do arquivo;
    • Um indicador da situação do processo;
    • O usuário que realizou a importação.

    Com esta tabela, é possível filtrar os registros criados pelo mesmo arquivo, sem precisar replicar diversos campos em todos os registros.

     

    Tela Importação:

    A tela de importação ficará responsável pela criação dos registros em banco provenientes da importação pela API. Nesta tela deve ser possível escolher uma faixa de administradoras de cartão de crédito, xxxx. 

    Opcional

    Protótipo de Tela

     

    <Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

     

    Protótipo 01

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

     

    (Opcional)

    Grupo de Perguntas

     

    <Informações utilizadas na linha Protheus>.

     

    Nome: FINSRF2

    X1_ORDEM

    01

    X1_PERGUNT

    Emissão De

    X1_TIPO

    D

    X1_TAMANHO

    8

    X1_GSC

    G

    X1_VAR01

    MV_PAR01

    X1_DEF01

    Comum

    X1_CNT01

    '01/01/08'

    X1_HELP

    Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

     

    (Opcional)

    Consulta Padrão

    <Informações utilizadas na linha Protheus>

     

    Consulta: AMB

    Descrição

    Configurações de Planejamento

    Tipo

    Consulta Padrão

    Tabela

    “AMB”

    Índice

    “Código”

    Campo

    “Código”; ”Descrição”

    Retorno

    AMB->AMB_CODIGO

     

    (Opcional)

    Estrutura de Menu

     

    <Informações utilizadas na linha Datasul>.

     

    Procedimentos

     

    Procedimento

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Módulo

     

     

     

    Programa base

     

     

     

    Nome Menu

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Release de Liberação

     

     

     

     

     

     

    Programas

     

    Programa

     

     

     

    Descrição

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    (Max 40 posições)

    Nome Externo

     

     

     

    Nome Menu/Programa

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    (Max 32 posições)

    Nome Verbalizado[1]

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    (Max 254 posições)

    Procedimento

     

     

     

    Template

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    (Verificar lista de opções no man01211)

    Tipo[2]

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

    Interface

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    GUI/WEB/ChUI/Flex

    Categoria[3]

     

     

     

    Executa via RPC

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Registro padrão

    Sim

    Sim

    Sim

    Outro Produto

    Não

    Não

    Não

    Visualiza Menu

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Query on-line

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Log Exec.

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Rotina (EMS)

     

     

     

    Sub-Rotina (EMS)

     

     

     

    Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

     

     

     

    Compact[4]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Home[5]

    Sim/Não

    Sim/Não

    Sim/Não

    Posição do Portlet[6]

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    0 – Top Left

    1 – Top Right

    2 – Bottom Left

    3 – Bottom Right

    Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

     

     

     

     

    Cadastro de Papéis

    <O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

    <Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

     

    Código Papel

    (máx 3 posições)

    Descrição em Português*

     

    Descrição em Inglês*

     


    [1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

    [2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

    [3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

    [4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

    [6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.