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Geração do Arquivo PILA
Geração do Arquivo PILA

Boletim Técnico: Geração do Arquivo PILA
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Criados novos conceitos para auxiliar alguns cálculos do sistema com as seguintes implementações:1.	Criado o conceito de Acumulador Auxiliar (Tabela Auxiliar S030) para ajudar na parametrização de verbas:•	001S – indica se a verba entra no cálculo para obter os dias trabalhados para Pensão;•	002S – indica se a verba entra no cálculo para obter os dias trabalhados para Saúde;•	003S – indica se a verba entra no cálculo para obter os dias trabalhados para Riscos Profissionais;•	006S – indica se a verba entra no cálculo para obter os dias trabalhados para Caixa de Compensação.2.	Realizados ajustes nas rotinas de cálculo, a fim de adequar tanto os cálculos quanto as Provisões dos mesmo.•	Devem ser identificadas quais verbas deverão compor os dias trabalhados para Pensão e preencher o campo RV_ACUMAUX (Acumulador Auxiliar) com o item 001S;•	Devem ser identificadas quais verbas deverão compor os dias trabalhados para Saúde e preencher o campo RV_ACUMAUX (Acumulador Auxiliar) com o item 002S;•	Devem ser identificadas quais verbas deverão compor os dias trabalhados para Riscos Profissionais e preencher o campo RV_ACUMAUX (Acumulador Auxiliar) com o item 003S;•	Devem ser identificadas quais verbas deverão compor os dias trabalhados para Caixa de Compensação e preencher o campo RV_ACUMAUX (Acumulador Auxiliar) com o item 006S.Para viabilizar essa melhoria, criou-se o compatibilizador RHUPDMOD, que deve ser aplicado conforme instruções descritas em Procedimentos para Implementação.
ID do Chamado
TDHI34
Produtos
  • Microsiga 11
  • Módulos
    • SIGAGPE
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Colômbia
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    GPEA010 – Cadastros de Funcionários; GPEA040 – Cadastro de Verbas; GPEM020 – Cálculo de Folha
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Compatibilizador 1
    - RHUPDMOD
    Procedimentos para Implementação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

    Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:

    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS11_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM”).

    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)         O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.          Em Microsiga Protheus ByYou Smart Client, digite RHUPDMOD no campo Programa Inicial.

    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 07/07/2011.

    2.          Clique em OK para continuar.

    3.          Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa SIGAGPE().

    4.          Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    5.          Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.          Selecione a atualização de número “141-Tabela/Campo de Acumulador Auxiliar e Remuneração Variável - Colombia” e clique em OK para iniciar a execução.

    7.          Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    8.          Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    9.          Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.        Criação no arquivo SX3 – Campos:

    ·         Tabela SRV – Cadastro de Verbas:

    Campo

    RV_ACUMAUX

    Tipo

    Caracter

    Tamanho

    80

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Acumul.Aux.

    Descrição

    Acumulador Auxiliar

    Nível

    1

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Help

    Selecionar os Acumuladores Auxiliares na qual essa verba deve compor a base.

    O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

    Procedimentos para Configuração

    Procedimentos para Utilização

    Conceito de Acumulador Auxiliar

    1)       No módulo Gestão de Pessoal (SIGAGPE), acesse Atualizações / Definic. Cálculo / Manut. Tabelas (GPEA310). O sistema apresenta a janela principal da rotina.

    2)       Posicione o cursor na tabela auxiliar S030 (Acumulador Auxiliar).

    3)       Clique em Visualizar para confirmar que os dados estão pré-cadastrados (Códigos 001S até 007S).

    4)       Confira os dados e confirme.

     

    Conceito de Remuneração Extraordinária

    1)       Acesse o módulo Gestão de Pessoal (SIGAGPE) e selecione a opção: Impressão / Diversos / Pila (GPER880). O sistema apresenta a janela principal da rotina.

    2)       Clique na opção Parâmetros e preencha os campos conforme os helps existentes.

    3)       Confira os dados e confirme.

     

    (*) Os arquivos serão gerados conforme os caminhos e nomes informado nos parâmetros.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    SRA – Cadastros de Funcionários; SRV – Cadastro de Verbas; RCB/RCC – Cadastro de Tabelas Auxiliares; SR8 – Afastamentos; SRC – Movimento Mensal

    Observações