Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 

Índice

Índice
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

...

HTML
<a id="toggleAll" href="#" >Expandir/ocultar informações complementares. </a>
 <script type="text/javascript">
 
 var abertos = 0;
 var fechados = 0;
 function contador() {
    abertos = 0;
    fechados = 0;
    jQuery(".expand-control").each( function() {
		if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") {
           	fechados++;
        } else {
        	abertos++;
        }
    });
 }
 AJS.toInit(function() {
 
    contador();
	var soma = abertos + fechados;
	$("#toggleAll").html('Expandir/ocultar ' + soma  + ' informações complementares.');

    AJS.$('#toggleAll').click(function() {
        contador();
        if (abertos >= fechados) {
            jQuery(".expand-control").each(
                function() {
                    if (document.getElementById(this.id).children[0].className == "expand-control-icon icon expanded") {
                        jQuery(this).trigger("click");
                    }
                }
            )
        } else {
            jQuery(".expand-control").each(
                function() {
                    if (document.getElementById(this.id).children[0].className != "expand-control-icon icon expanded") {
                        jQuery(this).trigger("click");
                    }
                }
            )
        }
    });
});
 </script>

Caminho básico

 

01. Na tela Configurações do processo, acionar Formulário no menu lateral à esquerda Depois de acionar Criar formulário a partir das configurações do processo, acionar Configurações do formulário na janela exibida.

02. Em Configurações do formulário, definir Definir as informações solicitadas.

Expandir
titleSaiba mais

É possível editar o título e a descrição inserida previamente. As demais informações solicitadas são:

Título
Título do formulário que será publicado na comunidade.
Descrição
Descrição do formulário que será publicado na comunidade.
Pasta destino
Pasta da navegação de documentos na qual o formulário será publicado. Não é permitido alterar o destino do formulário ao editá-lo.

Descrição principal dos registros
Descrição que será atribuída aos registros do formulário ao criá-los. É possível escolher entre a descrição padrão e a descrição de relatório dos campos incluídos. Se não for incluído nenhum campo no formulário, apenas a opção Descrição padrão estará disponível para seleção. Na descrição padrão é exibida a data, no formato dia mês e ano, seguido do usuário que respondeu o formulário. Se for selecionada a descrição de relatório, será exibido o nome do campo e o valor que o usuário informou.

Utilizar logo da empresa no formulário

?


Quando assinalado, determina que o logotipo definido para a empresa será adicionado ao formulário.

Template
Estilo visual no qual o formulário será criado.

03. Em Conteúdo  Em Conteúdo do formulário, inserir os campos desejados - que estão disponíveis na área Adicionar campos - para compor o formulário. 

Expandir
titleSaiba mais

Para incluir um campo no formulário, basta clicar sobre ele na lista de campos disponíveis. Os campos podem ser incluídos em qualquer ordem e quantidade. Para alterar a ordem de um campo, basta clicar sobre ele e arrastá-lo para a posição desejada. Para excluir um campo incluído, acionar o ícone representado por um X, localizado canto superior direito do quadro correspondente ao campo. Os tipos de campo disponíveis são:

Texto
Permite a inclusão de uma linha de texto.

Numérico
Permite a inclusão de dados numéricos.

Calendário
Permite a inclusão de uma data formatada, no padrão dd/mm/aaaa.

Parágrafo
Permite a inclusão de um texto.

Combo
Permite a inclusão de um campo do tipo combobox com opções pré-definidas

,

ou com opções carregadas dinamicamente de um dataset.

Lista
Permite a inclusão de campos do tipo list com opções pré-definidas

,

ou com opções carregadas dinamicamente de um

determinado 

dataset.

Uma escolha
Permite a inclusão de campos do tipo

radio 

radio button, permitindo a seleção de apenas uma opção das cadastradas pelo usuário.

Múltipla

Escolha

escolha
Permite a inclusão de campos do tipo checkbox, permitindo a seleção de múltiplas opções pelo usuário.

Múltiplos registros
Permite a inclusão de uma tabela de múltiplos registros. Essa tabela pode ser utilizada para o cadastro de diversas informações em um único campo, sendo permitido ao usuário incluir quantas linhas for necessário ao preenchimento

dele

.

Pesquisa
Permite a inclusão de um campo

de

do tipo pesquisa.

Avaliação
Permite a inclusão de um campo do tipo rating star, onde o usuário

poderá

pode selecionar uma escala de 0 a 5 estrelas.

04. Acionar o ícone de edição, representado por um lápis e localizado no canto superior direito do quadro correspondente ao campo, e definir as configurações do desejadas para o campo.

Expandir
titleSaiba mais

Cada campo possui opções específicas dependendo do tipo de dado que será incluído ou definido como padrão ou fonte de dados.

Descrição

Campo referente ao nome do campo

Nome que será atribuído campo no formulário.

Descrição de relatório

Campo preenchido automaticamente com base na descrição, podendo ser alterado pelo usuário. Este campo identifica o campo

Nome do campo que será exibido nos relatórios e poderá ser utilizado como Descrição

Principal

principal dos

Registros

registros, conforme visto anteriormente. Esse campo é preenchido automaticamente com base na descrição, podendo ser alterado.

Dica de preenchimento

Campo referente ao placeholder do campo

Placeholder do campo, ou seja, a instrução que será exibida no campo quando um usuário estiver preenchendo o formulário.

Valor
Valor pré-definido para o campo

,

e que suprime a dica de preenchimento, porém, o usuário poderá alterá-lo.

Máscara
Formato pré-definido no qual o valor da campo será exibido.

Tamanho do campo
Tamanho no qual o campo será exibido no formulário. As opções disponíveis são:

  • Grande;
Obrigatório
Não está presente em todos os campos. Determina
  • Médio;
  • Pequeno.

Obrigatório
Quando assinalado, determina que o preenchimento do campo será obrigatório e validado. Não está presente em todos os campos.

Usar Analytics
Quando assinalado, determina que os dados recebidos por esse campo serão enviados para a ferramenta de análise de dados Analytics. É permitido enviar dez campos do tipo Texto e dez campos do tipo Número. Essa opção não está presente em todos os campos, apenas para campos dos tipos Texto, Número e Parágrafo.

Dataset

Presente nos campos Combo e Pesquisa, permite

Permite a seleção de um dataset para inclusão dinâmica de dados neles. Está presente nos campos Combo e Pesquisa.

Valores definidos
Quando selecionado, determina que as opções do campo serão definidas no formulário.

Valores de dataset
Quando selecionado, determina que as opções do campo serão obtidas a partir de um dataset.

Campo

Descrição

descrição

Exibe as colunas

Colunas disponíveis no dataset do sistema.

Preview

Exibe um preview

Preview dos dados do dataset selecionado.

Opções

Presente

Opções estarão disponíveis para o usuário selecionar. Está presente nos campos do tipo

combo

Combo,

lista

Lista,

uma opção, várias opções e múltiplos registros, indica quais opções estarão disponíveis para o usuário selecionar.

05. Acionar Visualizar formulário para verificar como o formulário será publicado, se desejado.

06. Acionar Salvar.

 

 

Caminhos alternativos

 

Definir regras do formulário

 

Uma escolha, Múltipla escolha e múltiplos registros.

Texto de inclusão
Texto atribuído ao botão que será utilizado para incluir registros em um campo do tipo Múltiplos registros.

Código para serviço de dados
Código único para o campo que será utilizado em futuras consultas em desenvolvimentos sobre a plataforma.

 

 

05. Depois de incluir e configurar todos os campos desejados para o 01. Na janela de configuração dos campos do formulário, acionar Regras do formulário, localizado em Avançado.

 

Expandir
titleSaiba mais

Regras de formulário são eventos que podem ocorrer no formulário criado, em determinada atividade e em um campo específico. Estes eventos ocorrem apenas em atividades normais ou atividade de início de um processo.

Como ações, é possível escolher entre desabilitar um campo, validar valor, definir um valor e desaparecer com o campo na tela. Este procedimento gera um evento de formulário com as configurações definidas.

 

02. Na janela Regras do formulário, acionar Adicionar.

 

03. Selecionar as informações solicitadas para definir a regra.

 

Expandir
titleSaiba mais

As informações necessárias para definir uma regra são:

Campo
Campo para o qual a regra será definida.

Atividade
Atividade na qual a regra definida para o campo deve ser executada.

Ação
Ação que será executada para o campo na atividade definida. As opções disponíveis são:

 Desabilitar
  • Desabilitar: quando selecionada, determina que o campo será exibido desabilitado quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra.
 Desaparecer
  • Desaparecer: quando selecionada, determina que o campo não será exibido quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra.
 Validar
  • Validar: quando selecionada, determina que será executada uma validação no campo quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra. Ao selecionar essa opção, é necessário definir os critérios que serão considerados na validação do campo. Informações sobre como definir os critérios de validação podem ser obtidas no caminho alternativo Definir critérios de validação.
 Denifir
  • Definir valor: quando selecionada, determina que será atribuído um valor específico para o campo quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra. Nesse caso, é necessário definir o valor que será atribuído. Informações sobre como definir esse valor podem ser obtidas no caminho alternativo Definir valor para campo.

É possível filtrar as regras inseridas pelo campo a partir de Filtrar por atividades.

 

04. Acionar Salvar.

 

 

 




05. Acionar Visualizar formulário para verificar como o formulário será publicado, se desejado.

06. Acionar Salvar.

 

Caminhos alternativos

 

Configurar validação da regra do formulário

...

04. Inserir a mensagem que será apresentada ao usuário que preencher o campo com um valor que não satisfaz as condições da validação.

05. Acionar Salvar.

 

 

Definir valor de campo da regra de formulário

...