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Chave

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Integração TOTVS Educacional X Scientia - Modelo 1

Informações Gerais

Linha de Produto:

RM

Segmento Executor:Educacional

Módulo:

Informe o móduloTOTVS Educacional

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

Chamado:

Exportação de Dados para o Scientia Enterprise

Exportação de Dados para o Scientia Enterprise

Importação de Dados do Scientia EnterpriseImportação de Dados do Scientia Enterprise
Parâmetros do EducacionalParâmetros do Educacional
Informe o(s) chamado(s) relacionado(s)
Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).

EDUEDU001-183

País:

(  X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros:

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos>.

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer - Detalhamento do Epic. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para cálculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

Objetivo

A integração do TOTVS Educacional com o Scientia Enterprise foi planejada para que seja possível utilizar as funcionalidades de geração de quadro de horário, alocação de professores e alocação de salas disponíveis no Scientia Timetabler para geração de oferta de Turma/Disciplina no TOTVS Educacional.

 

Ao utilizar esta integração, o Scientia Timetabler será a ferramenta padrão para planejamento e organização do quadro de horários, alocação de Professores e Salas para as respectivas Turmas/Disciplinas do TOTVS Educacional.

 

Esta integração é dividida em dois processos principais, Exportação de dados do TOTVS Educacional para o Scientia Enterprise e Importação de dados do Scientia Enterprise para o TOTVS Educacional.

 

O processo de exportação de dados para o Scientia Enterprise é um recurso que envia os dados essenciais dos cadastros do TOTVS Educacional, permitindo a utilização do Scientia Enterprise para alocar professores, salas e gerar as ofertas de horários das Turmas/Disciplinas. No envio das informações o processo utiliza mascaras pré-definidas para que a relação entre informações dos dois sistemas seja identificada corretamente, possibilitando que a leitura da oferta montada seja realizada.

 

O processo de importação de dados é o recurso que permite que os agendamentos realizados no Scientia Timetabler sejam importados para o TOTVS Educacional, possibilitando assim que os horários da oferta de Turma/Disciplina e as alocações de Professores e Salas para estas Turmas/Disciplinas sejam atualizadas. Este processo busca informações das Atividades do Scientia que obedeçam as chaves criadas no processo de exportação.

 

Definição da Regra de Negócio

Parametrização de integração com Scientia

Acessar: Módulo Educacional | Parâmetros| Integração | Scientia

  • Selecione “Utilize integração com Scientia”.
  • Escolha qual tipo de banco de dados será utilizado na integração, SQL Server ou Oracle.
  • Insira informações de conexão com a base de dados de Exportação e teste a conexão
  • Insira informações de conexão com a base de dados de Importação e teste a conexão
  • Defina em Modelo de integração: "Modelo 1 - Otimiza horários e recursos de turma/disciplina existente"
  • Defina o comportamento do sistema:
    • Permitir atualização dos horários da turma/disciplina que possua professor com folha de pagamento aprovada
    • Permitir alteração de salas via integração após a matrícula de alunos
    • Permitir alteração de professores da turma/disciplina via integração após a matrícula de alunos
    • Permitir alteração de horários via integração após a matrícula de alunos
    • Permitir atualização de turma/disciplina com conteúdo de plano de aula preenchido
    • Quando houver alunos matriculados na turma/disciplina enviar o total de alunos matriculados

É necessário parametrizar tanto a base de exportação quanto a de importação para que seja possível exportar com sucesso, pois existem informações que são validadas no Scientia durante o processo.

Exportação de Dados para o Scientia

 

Acessar: Módulo Educacional | Integrações | Scientia | Exportação de Dados para o Scientia Enterprise

  • Ao abrir o processo, a primeira tela exibida é a de boas vindas, basta avançar.
  • A seguir temos a tela de seleção de Período Letivo. Nesta tela existem os seguintes parâmetros:
    • Dados a exportar: Este parâmetro possibilita a opção de enviar todos os dados novamente, enviar os dados alterados desde a última exportação ou enviar apenas os registros que foram alterados a partir de uma data, que possui como padrão a data da última integração. Na primeira exportação é obrigatório o envio de todos os registros.
    • Lista de Períodos Letivos: Devemos selecionar o(s) Período(s) Letivo(s) que ser(á)ão integrado(s) dentro da lista de Períodos Letivos com status aberto.
    • Avance para a próxima tela.
    • A seguir temos a tela de seleção de professores onde pode-se utilizar os seguintes modos de seleção:
      • Seleção padrão do sistema 
      • Seleção via SQL
      • Não enviar a informação de professores
    • Avance para a próxima tela.
    • A seguir temos a tela de seleção de Turmas/Disciplinas que serão exportadas para o Scientia Enterprise. Nesta tela temos as seguintes opções
      • Quantidade de aulas semanais: Este parâmetro indica quantos Templates de Atividade serão gerados para as Turmas/Disciplinas que não possuem o campo de Quantidade de Aulas preenchido.
      • Enviar todas as Turmas/Disciplinas dos Períodos Letivos selecionados: Este parâmetro determina que o processo envie todas as Turmas/Disciplinas existentes nos Períodos Letivos, Filial e/ou Nível de Ensino selecionados.
      • Filtros de Matriz Aplicada e Carga Horária: Caso não deseje enviar todas as Turmas/Disciplinas dos Períodos Letivos selecionados, utilize estes filtros para restringir as Turmas/Disciplinas que deseja enviar. O filtro de carga horária busca na Grade ou Turma a carga horária dependendo do Nível de Ensino da Turma/Disciplina.

 Serão enviadas todas as Turmas/Disciplinas listadas, independente de estar selecionada ou não. Utilize a seleção de Turmas/Disciplinas para remover as disciplinas que não deseja enviar.

  • Execute o processo, ao final, os dados já estarão disponíveis na base de integração para serem importados no Scientia pelo SPDA – Syllabus Plus Data Adaptor.

Importante:

  • Se o parâmetro do TOTVS Educacional "Quando houver alunos matriculados na turma/disciplina enviar o total de alunos matriculados" estiver marcado as turmas/disciplinas que contenham alunos matriculados enviarão no campo PosPlannedSize do Programme of Study do Scientia o total de alunos matriculados . Para todos os outros cenários o sistema continuará enviando a informação do máximo de alunos da turma ou turma/disciplina de acordo com a configuração do controle de vagas definido na matriz curricular.
  • Como a base do Scientia é anual, deve-se ter muita atenção ao escolher os períodos letivos que deseja integrar.
  • Caso possua dúvidas de como executar o SPDA consulte a documentação do Scientia ou entre em contato com o Help Desk.

 

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

(Opcional)

Procedimento para Utilização


<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;

Localização da rotina no menu;

Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;

Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação

Se necessário, utilizar prints de tela>.

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>