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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | TOTVS Obras e Projetos | Módulo | Contratos |
Segmento Executor | Construção e Projetos | ||
Projeto1 | CPTOP001 | IRM1 |
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Requisito1 | CPTOP001- | Subtarefa1 |
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Chamado2 |
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País | ( X) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | <Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
(Obrigatório)
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
PARÂMETROS
- Deverão ser criados dois novos parâmetros, em PARÂMETROS DO PROJETO > INTEGRAÇÃO > SUPRIMENTOS / FATURAMENTO > TIPOS DE MOV. DE PEDIDOS:
- TIPO DO MOVIMENTO A PAGAR
- TIPO DO MOVIMENTO A RECEBER
- Os tipos de movimento selecionados serão utilizados automaticamente ao se criar um pedido extra do tipo "Faturamento Direto", onde este irá verificar no contrato selecionado qual o tipo do contrato, se a pagar ou receber, para definir qual dos Tipos de Movimento será considerado.
CONTRATO
- No cadastro do contrato, deverá ser incluído um anexo para “Cadastro de clientes/fornecedores para Faturamento Direto”.
- Apenas serão exibidos:
- CLIENTES (OU AMBOS), caso o Contrato seja do tipo "A RECEBER".
- FORNECEDORES (OU AMBOS), caso o Contrato seja do tipo "A PAGAR".
- Os clientes/fornecedores deverão ser considerados e filtrados conforme este anexo para o cadastramento de Faturamento Direto.
- Caso não haja nenhum cliente/fornecedor cadastrado, poderão ser utilizados qualquer fornecedor existente.
- Apenas serão exibidos:
PEDIDO DE MATERIAL EXTRA
- Serão criados no peido de material extra os campos abaixo:
- FATURAMENTO DIRETO: Define que o pedido extra é do tipo faturamento direto
- Quando marcado, irá habilitar os campos CONTRATO e CLIENTE / FORNECEDOR, alem de desabilitar e limpar o campo TIPO DE MOVIMENTO
- Quando desmarcado, irá desabilitar os campos CONTRATO e CLIENTE / FORNECEDOR, alem de habilitar e preencher o campo TIPO DE MOVIMENTO com o tipo de movimento default.
- CONTRATO: Será incluído um lookup que irá definir a qual contrato pertence o "Pedido de Material Extra"
- Apenas serão exibidos os "Contratos de Serviço" que sejam com finalidade "Prestação de Serviços"
- Ao selecionar um contrato, o campo CLIENTE / FORNECEDOR será limpo, pois cada contrato selecionado poderá ter clientes / fornecedores diferentes.
- Ao selecionar um contrato, o campo TIPO DE MOVIMENTO será preenchido com o "Tipo de Movimento" definido no "Parametrizador", conforme o "Tipo de Contrato" selecionado.
- Caso não esteja definido o "Tipo de Movimento" necessário no "Parametrizador", será exibida uma mensagem de erro, informando que é necessário realizar tal configuração.
- CLIENTE / FORNECEDOR: Será incluído um lookup que irá definir a qual o cliente ou fornecedor daquele pedido.
- Apenas serão exibidos os clientes e fornecedores associados ao contrato selecionado.
- Caso o contrato não possua o “Cadastro de clientes/fornecedores para Faturamento Direto” definido, serão exibidos todos os clientes e fornecedores existentes no sistema
- FATURAMENTO DIRETO: Define que o pedido extra é do tipo faturamento direto
- Não será permitido salvar um pedido extra do tipo FATURAMENTO DIRETO cujos campos CONTRATO e CLIENTE / FORNECEDOR estejam vazios.
- Itens do pedido:
- Caso seja um pedido do tipo "Faturamento Direto", no cadastro dos ítens, o contrato será preenchido automaticamente com o mesmo que estiver selecionado na tela de identificação.
- O campo de contrato ficará bloqueado.
- Caso seja alterado o Contrato na tela de identificação, deverá ser alterado automaticamente o Contrato dos itens já associados ao pedido.
MEDIÇÃO DO CONTRATO
- Deverá ser criado o campo VALOR FATURAMENTO DIRETO na medição do contrato.
- Este campo exibirá o somatório dos valores de todos os "Faturamentos Diretos" existentes para aquele contrato e que ainda não tenha sido considerado em nenhuma medição.
- Quando utilizado, o "Faturamento Direto" irá armazenar o código da medição em que foi considerado para calculo do Saldo.
- O Faturamento Direto deverá ser bloqueado, não podendo ser alterado ou excluído, caso esteja associado a uma medição que já possua movimento gerado.
- O valor do Faturamento Direto deverá ser abatido automaticamente do "Saldo".
- O Valor do Faturamento Direto não será enviado para o movimento, que irá considerar normalmente o valor do Saldo atualizado.
- Na tela de edição da medição, alem da exibição do valor referente aos "Faturamentos Diretos", haverá um ícone que irá chamar a tela de rastreabilidade, para permitir ao usuário identificar quais pedidos compõem aquele valor, alem de exibir o movimento.
Definição da Regra de Negócio
- DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO – CONTROLE DE COMPRAS E APROVAÇÃO DE FATURAMENTO DIRETO
- O processo de compras de material para um contrato é diferente do processo de compras ‘normal’, ou de pedido extra.
- Para as compras de material dos contratos, geralmente, a empresa incorporadora necessita aprovar a ‘compra’ antes de realizar a entrada da NF do material no seu nome
- Para que seja possível controlar este processo (fazer com que um usuário somente dê entrada numa NF de faturamento direto para um contrato, se existir uma OC aprovada para o contrato), faz-se necessário o desenvolvimento participativo abaixo:
CONTRATO:
ETAPA 1 (DESENVOLVIMENTO 1) – O Contrato deve ter valor default (código) para deduções e retenções e código do faturamento direto (deduções)
Se preenchidos, os itens gerados manualmente ou automaticamente como descritos abaixo devem vir com estes itens preenchidos;
Colocar um anexo para os fornecedores que podem fornecer para aquele contrato. (Se não tiver pode qualquer um)
- Será criado um serviço pelo TOP, consumido pelo Nucleus, verificando os fornecedores que poderão ser inseridos na Ordem de compra.
- Não será tratado cotação.
- Deverá ser modificada a tela do movimento exibindo o contrato e o fornecedor
SOLICITAÇÃO DE FATURAMENTO DIRETO:
ETAPA 1 (DESENVOLVIMENTO 1) – RECONHECER O PEDIDO DE FATURAMENTO DIRETO
O pedido de faturamento direto continuará partindo do módulo de engenharia (através do Pedido Extra), porém, com algumas particularidades;
Deverá ser criado no pedido Extra um Parâmetro de Projeto que cadastra de tipo de movimento fixo, pois o Lookup é liberado para o usuário selecionar qualquer tipo de movimento. Caso a opção seja habilitada, o TOP sempre usará o movimento do Parâmetro para Faturamento Direto, em caso negativo o TOP continua deixando o usuário informar o movimento.
Criar um Flag na capa do pedido extra “pedido de faturamento direto”
Se o Flag for marcado, tem que habilitar um ‘combo’ para o usuário selecionar o contrato (apareça somente os contratos de serviços ou de marco contratual ou contrato de Parcela Fixa)
Na aba “item do pedido de material extra”:
- Não precisa mais aparecer o campo ‘contrato’ -> automaticamente some o campo “contrato” (pois todos os itens que serão pedidos estarão vinculados ao contrato informado na capa do pedido extra)
- As tarefas a serem exibidas serão apenas as tarefas que estão no contrato que ainda tem saldo.
A partir do momento em que o pedido for gerado no sistema de compras (Nucleus), o tipo de movimento gerado deverá contar a informação do número do contrato (código do projeto e código do contrato)
Exemplo:
- O número do contrato deve estar gravado na tabela, mas não deverá gerar a “DEDUÇÃO” (a dedução será somente no tipo de movimento que tiver o parâmetro “DEDUZ CONTRATO” habilitado)
- Ao receber o tipo de movimento, a informação “numero do contrato” deverá ser passado para os demais tipos de movimentos gerados
- Deverá ser alterada esta tela para também exibir o fornecedor do contrato.
EXEMPLO:
- Uma empresa que terceiriza toda a parte de construção (ex.: empresas que constroem shopping center, centros de convenções e outros), geralmente constrói 90% através de contratos de prestação de serviços;
- Nestas empresas, geralmente o próprio fornecedor do serviço quem faz a cotação de preços de material junto aos fornecedores;
- Elas (ou o responsável pelo projeto) lançam no sistema uma ORDEM DE COMPRAS relativo ao faturamento direto, informando o número do contrato;
- O encarregado pela obra somente irá dar entrada em uma NF de faturamento direto, caso exista uma OC aprovada (a empresa incorporadora garante que não todos os pagamentos à fornecedores de faturamento direto serão aprovados).
ETAPA 2 (DESENVOLVIMENTO 2) – VINCULAR A DEDUÇÃO DO FATURAMENTO DIRETO NAS TAREFAS DO CONTRATO (DURANTE A LIBERAÇÃO DA MEDIÇÃO DO CONTRATO)
- Quando existir um pedido extra com faturamento direto, deve deduzir de acordo com o rateio no movimento e deve ser preenchido automaticamente sempre, permitindo ao usuário, modificar o valor deduzido se necessário.
- Será feita uma consistência na liberação de contrato, para garantir a integridade (evitando que seja medido 100% de uma atividade que ainda possua nota fiscal a ser deduzida). Para isto será analisado se o saldo da tarefa a medir é superior ao que falta deduzir, caso contrário o sistema Barra.
- (Saldo Medir > Falta Deduzir)
- Será criado um Parâmetro de Projeto para os códigos padrões de “Dedução” e “Retenção”. Este parâmetro irá atuar tanto para faturamento direto quanto para outras formas de dedução e retenção.
O botão “gera integração com suprimentos/faturamento” não deve ser executado sem que o período seja liberado (é obrigatório clicar no botão de liberação do período primeiro). Para esta situação será criado um Parâmetro de Projeto que exigirá essa obrigatoriedade.
OBS.: Para os contratos que usam “DEDUÇÃO POR TAREFA”, na aba “deduções do contrato”, deveria ser apresentado automaticamente todos os itens comprados por tarefa. Será necessário reformular a tela (para dar mais usabilidade / visibilidade) a tarefa que será deduzida.
Motivo: O usuário ao realizar uma medição (liberação da medição) pode esquecer de deduzir o material de faturamento direto desta medição.
Ao efetuar uma medição de 100% de uma tarefa, se o usuário esquecer de deduzir o faturamento direto da tarefa, como ele vai deduzir essa NF no futuro (pois a tarefa já foi medida 100%)? Para este cenário a consistência na Liberação, deixará tratado para não acontecer de existir deduções maiores ao saldo a medir.
=> Consistências ao realizar medições / liberação das medições:
a) Se alguém informar manualmente uma outra retenção/dedução (no momento de realizar a liberação da medição), esta deve ser rateada globalmente (ratear da forma como faz hoje, uma vez que esta retenção/dedução manual não estará vinculada a uma NF - ratear proporcional para todas as tarefas), ou abrir a possibilidade de rateio nos itens medidos.
Exemplo: fornecimento de alimentação.
b) Só deixar deduzir um item de faturamento direto se tiver uma medição para a tarefa em questão (tarefa que tem rateio no movimento), e se essa medição puder absorver a dedução (integralmente ou em parte).
c) Controlar o saldo de faturamento direto (não deixar medir 100% e liberar 100% de uma tarefa, se tiver faturamento direto pendente para a tarefa).
d) Não será permitido a liberação para o faturamento sem antes se entrar na tela de liberação, e na tela de liberação o botão ao lado do campo “vlr retido pdo” deixará de existir, e o calculo deve ser feito de forma automática ao se entrar na tela ou se efetuar alterações na outra aba.
DETALHAMENTO DO COMPORTAMENTO DO NOVO PARÂMETRO – USA DEDUÇÃO POR TAREFA ****
Este ponto estava sendo tratado no CHAMADO TRQANC
Foi detectado pelo cliente um problema no rateio nas atividades ao efetuar a liberação da medição de um contrato que tenha faturamento direto.
De forma resumida (segue abaixo um passo a passo com as telas desta simulação), o problema acontece quando há um contrato com mais de um item associado, e há uma NF de compras faturamento direto para apenas UM dos itens associados.
Ao realizar a liberação da medição do contrato, os valores “deduzidos” em relação ao faturamento direto estão sendo rateados em todos os itens associados ao contrato, conforme exemplo abaixo:
CÓDIGO DA TAREFA | VALOR ORÇADO | VALOR CONTRATADO | VALOR MEDIDO (100%) | VALOR DE FATURAMENTO DIRETO | RETENÇÃO TÉCNICA (5%) | VALOR LIBERADO PELO SISTEMA | VALOR QUE DEVIA SER LIBERADO |
01.01.07.01 | R$ 50.000,00 | R$ 50.000,00 | R$ 50.000,00 | R$ 23.780,00 | R$ 2.500,00 | R$ 39.573,33 | R$ 23.720,00 |
01.01.07.02 | R$ 100.000,00 | R$ 100.000,00 | R$ 100.000,00 | R$ - | R$ 5.000,00 | R$ 79.146,67 | R$ 95.000,00 |
TOTAIS | R$ 150.000,00 | R$ 150.000,00 | R$ 150.000,00 | R$ 23.780,00 | R$ 7.500,00 | R$ 118.720,00 | R$ 118.720,00 |
Percebe-se no exemplo acima, que o valor de R$ 23.780,00 relativo às compras de faturamento direto estão associadas apenas ao item 01.01.07.01. No momento de efetuar a medição e gerar a liberação, este valor está sendo deduzido proporcionalmente entre todas as atividades medidas do contrato.
Esta problemática faz com que o “valor apropriado” na tarefa, fique incorreto.
SEGUE ABAIXO PASSO A PASSO DA SIMULAÇÃO:
1 – Simulação 01 - Cadastro do contrato:
2 - Simulação 02 - Entrada de NF Faturamento direto
Foi efetuada uma compra de dois itens (madeira e gesso) para o primeiro item associado ao contrato (01.01.07.01), totalizando R$ 23.780,00
3 - Simulação 03 - Rateio por centro de custo do item 01
O produto de número 1 comprado no faturamento direto foi apenas para a atividade 01.01.07.01
4 - Simulação 04 - Rateio por centro de custo do item 02
O segundo item da NF também foi associado apenas a atividade 01.01.07.01
5 - Simulação 05 - Valor do Faturamento Direto Dentro do Contrato
Após dar entrada nas NF, os dois produtos estão sendo vistos no anexo do contrato (“Produtos faturados no contrato”)
6 - Simulação 06 - Medição do contrato
Foi efetuada uma medição de 100% dos dois itens do contrato, totalizando R$ 150.000,00
7 - Simulação 07 - Liberação da medição do contrato (Valores informados)
No momento de liberar o período medido R$ 150.000,00, foram deduzidos 100% dos itens do faturamento direto (também houve uma retenção técnica).
8 - Simulação 08 - Valor total retido
9 - Simulação 09 - Pagamento da medição do contrato
Geração da ordem de pagamento da medição
10 - Simulação 10 - Rateio por centro de custo do pagamento da medição do contrato
Na figura abaixo é possível observar que a ordem de pagamento da medição levou o rateio proporcional (ou seja, a apropriação de custo das duas atividades ficarão incorretas, pois os produtos de faturamento direto foram comprados apenas para a atividade 01.01.07.01, e no pagamento da medição estes produtos foram deduzidos de todos os itens do contrato).
CÓDIGO DA TAREFA | VALOR ORÇADO | VALOR CONTRATADO | VALOR MEDIDO (100%) | VALOR DE FATURAMENTO DIRETO | RETENÇÃO TÉCNICA (5%) | VALOR LIBERADO PELO SISTEMA | VALOR QUE DEVIA SER LIBERADO |
01.01.07.01 | R$ 50.000,00 | R$ 50.000,00 | R$ 50.000,00 | R$ 23.780,00 | R$ 2.500,00 | R$ 39.573,33 | R$ 23.720,00 |
01.01.07.02 | R$ 100.000,00 | R$ 100.000,00 | R$ 100.000,00 | R$ 0,00 | R$ 5.000,00 | R$ 79.146,67 | R$ 95.000,00 |
TOTAIS | R$ 150.000,00 | R$ 150.000,00 | R$ 150.000,00 | R$ 23.780,00 | R$ 7.500,00 | R$ 118.720,00 | R$ 118.720,00 |
- Para este item será necessário modificar a Tela de dedução mostrando qual a tarefa será deduzida e consequentemente criar uma nova consistência onde o total da dedução não poderá ser maior que o total medido da tarefa.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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