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OGSARA01-460 - Melhoria no cadastro de complemento mínimo de tarifa
Características do Requisito
Linha de Produto: | SARA |
Segmento: | Supply Chain - Logística |
Módulo: | Faturamento |
Rotina: | Cadastro de Itens de Tarifa (itens faturáveis) Cadastro de Tabela de Tarifas (lançamento do Complemento Mínimo) Cálculos do Faturamento com Complemento Mínimo Função de retorno de valores dos operandos de cálculo |
Cadastros Iniciais: | Não se aplica. |
Parâmetro(s): | UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO: Identifica se na função Retorna Valor Operando, o sistema ira considerar o caminho do pré-calculo quando o caminho do documento de saída ou DA for NULO ou ZERO. Valores possíveis: S/N. |
Ponto de Entrada: | Não há. |
Chamados Relacionados | Não há. |
Requisito (ISSUE): | LOGSARA01-460 |
País(es): | Brasil |
Banco(s) de Dados: | SQLServer |
Tabelas Utilizadas: | SARA_DB..tab_tar_valor_comp_min SARA_DB..tab_tar_valor_comp_min_val SARA_LOG..tab_tar_valor_comp_min SARA_LOG..tab_tar_valor_comp_min_val |
Sistema(s) Operacional(is): | Windows |
Descrição
No Módulo Faturamento, foram efetuadas algumas melhorias para facilitar o cadastro de itens e tabela de tarifas relacionados ao complemento mínimo, bem como ajustar a função que retorna os valores de operandos para não considerar o caminho 2 (pré-cálculo) quando o valor do caminho 1 (Documento de saída normal) for igual a zero.
Resumo das alterações no módulo Faturamento:
1. Alterado o cadastro de tabela de tarifas referente ao lançamento do complemento mínimo
Antes deste desenvolvimento, para efetuar o cadastro do complemento mínimo no item da tabela de tarifas, era necessário um cadastro prévio de complementos mínimos por fórmula, gerando dificuldade para o cadastro e também uma quantidade enorme de registros obsoletos com o passar do tempo.
Agora o usuário passou a ter duas formas de cadastrar complemento mínimo para Itens da Tabela de Tarifas:
- Forma antiga: cadastrando previamente o Faturamento Mínimo Fórmula (Menu Cadastro > Faturamento Mínimo > por Fórmulas) e apenas informando seu código na tela de Cadastro de Tabelas de Tarifa - Itens - Complemento Item Tarifa.
- Forma nova: informar a fórmula, valores e taxas, serviço (em caso de desvio), se cálculo imposto e cálculo de carga perigosa, diretamente na tela de Cadastro de Tabelas de Tarifa - Itens - Complemento Item Tarifa.
Nessa nova forma, os valores informados são armazenados em duas tabelas novas criadas para este fim (tabelas tab_tar_valor_comp_min e tab_tar_valor_comp_min_val).
A rotina de processamento de cálculo foi alterada para atender as duas formas de cadastro do complemento mínimo, a antiga e a nova.
2. Alterado o cadastro de itens de tarifa permitindo ordenação e agrupamento na grade de registros.
Alterada a grade de registros do cadastro de itens de tarifa permitindo ordenação, filtros e agrupamento de registros.
Incluído botão para permitir exportar os dados do grid para EXCEL.
3. Alterada a função de retorno de valores dos operandos para ignorar ou não o caminho 2 (pré-calculo) quando o retorno do caminho 1 (Documento de saída normal) for igual a ZERO, conforme parametrização.
Antes deste desenvolvimento, no processo de cálculo de faturamento, a função que retorna os valores dos operandos estava utilizando para cálculo a regra do caminho do pré-calculo, quando o resultado do caminho referente ao documento de saída ou DA resultava em um valor NULO ou ZERO.
Agora foi criado um parâmetro para identificar o tipo de cálculo dos operandos (UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO). Este parâmetro deverá indicar se será considerado o caminho do pré-calculo, quando o caminho do documento de saída ou DA for NULO ou ZERO.
O funcionamento da função que Retorna o Valor dos Operandos passou a ser da seguinte forma: Se o parâmetro estiver desligado, o sistema irá retornar sempre o valor do caminho selecionado mesmo o valor sendo nulo ou zero. Em caso de valor NULO ou BRANCO o sistema resultará sempre o valor ZERO.
O valor DEFAULT para o parâmetro é DESLIGADO ('N').
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
Procedimento para Configuração
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
No Módulo Sistema > Cadastro > Parâmetros, configurar o parâmetro UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO.
Procedimento para Utilização
Roteiro para testes da rotina:
1. Alterado o cadastro de tabela de tarifas referente ao lançamento do complemento mínimo
a. No Módulo Faturamento > Cadastro > Faturamento Mínimo > Por Fórmulas, cadastrar uma ou mais configurações de faturamento mínimo.
Obs.: de preferência utilizar fórmulas que usem mais de uma taxa ou valor.
b. Para uma tabela de tarifa/item de tarifa, registrar complemento mínimo.
Pode-se efetuar o cadastro de duas formas:
• Utilizando o modo antigo: informando o campo “Faturamento Mínimo Fórmula”
• Utilizando o modo novo implementado, deixando o campo “Faturamento Mínimo Fórmula” vazio e preenchendo diretamente a fórmula, valores, serviço, se cálculo imposto e cálculo de carga perigosa.
c. Faturar um lote que utilize essa tabela de tarifa.
2. Alterado o cadastro de itens de tarifa permitindo ordenação e agrupamento na grade de registros.
a. No Módulo Faturamento > Cadastro > Itens de Tarifa (Serviços Faturáveis), verificar as funcionalidades de ordenação, filtros e agrupamento de registros do grid. Exportar o grid para excel utilizando o novo botão criado em tela para este fim.
3. Alterada a função de retorno de valores dos operandos para ignorar ou não o caminho 2 (pré-calculo) quando o retorno do caminho 1 (Documento de saída normal) for igual a ZERO, conforme parametrização.
a. Para determinado OPERANDO de cálculo, no módulo SISTEMA > Cadastro > Mapa Campos, efetuar o cadastro de um Caminho 1 (Documento de saída normal) que vá retornar ZERO/Nulo. Sugestão utilizar um
SELECT 1 from tab_lote where 1=2.
Para o Caminho 2 (Pré-Cálculo), utilizar um select que retorne registros.
b. No Módulo Faturamento, efetuar um cálculo de um lote que utilize esse OPERANDO.
Verificar: Se o parâmetro UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO estiver desligado, então o sistema NÃO deve utilizar o Caminho 2 (Pré-Cálculo), pelo fato de que o caminho 1 não está retornando valor. Se o parâmetro UTILIZA_MAPSELECT2_RETORNA_VALOR_OPERANDO estiver ligado, então o sistema deve utilizar o Caminho 2 (Pré-Cálculo), pelo fato de que o caminho 1 não está retornando valor.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab