Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Configurar Detalhamento

Visão Geral do Programa

Objetivo da rotina, como se integra com as demais rotinas do sistema, considerações gerais do programa permitindo ao cliente obter uma visão de como e quando deve ser utilizada.

...

Essa função é utilizada para que o usuário configure os campos dos assuntos a serem disponibilizados para o detalhamento das consultas no BI. Ao mesmo tempo, é possível identificar cada atributo relacionado ao assunto com um nome conceitual, facilitando assim o entendimento do usuário final que realizará o detalhamento dos dados.

Nota
Nota:
A funcionalidade de detalhamento está preparada apenas para bancos OLAP e Data Warehouse padrão do BI. Caso faça customizações ou utilize um Data Warehouse e OLAP próprios, pode haver incompatibilidade com a ferramenta de detalhamento do produto. A princípio, para não ter essa incompatibilidade, deve-se modelar o banco Data Warehouse com modelo “star-schema”.

Como configurar o detalhamento para o BI

Objetivo da tela:

Descreva o principal objetivo da tela

Configurar as informações a serem apresentadas como detalhamento de uma consulta como, por exemplo, o número de nota fiscal, série, número da ordem de produção, número do título do contas a receber, entre outros.

 

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Listar as ações relacionadas à tela.

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados:

 

1º Passo: O primeiro passo é executar o ‘Utilitário de detalhamento (DrillThrought)’. Na ferramenta Administrativa do BI, acessar o menu ‘Editar’, ‘Utilitário de Detalhamento’.

Será exibida a tela de Detalhar com os seguintes campos, onde deverão ser informados:

  • Nome do ‘Servidor’ (nome do Servidor SQL/OLAP que deseja conectar).

  • Nome do ‘Banco de dados OLAP’ que deverá ser considerado (se estiver de acordo com a estrutura do produto padrão BI, deverá se chamar ‘DTS_DataWarehouse’).

2º Passo: Depois da execução deste procedimento, acessar a funcionalidade ‘Configurar Detalhamento’ e seguir as orientações selecionando o banco de dados e a tabela fato que deseja configurar. Cada tabela fato pode estar relacionada a mais de um assunto e as configurações serão iguais para todos eles. Para saber quais os assuntos relacionados a cada tabela fato, basta clicar no sinal (+) ao lado do nome da tabela fato. Ao selecionar uma tabela fato, serão apresentados os campos para configuração, tanto da tabela fato quanto das dimensões vinculadas a esta tabela. 

3º Passo: Selecionar os campos que farão parte do detalhamento.

Os campos da tabela fato e das dimensões deverão ser selecionados e inseridos na tela de ‘Itens para exibir no detalhamento’.

É possível renomear os campos configurados para o detalhamento, a fim de facilitar a visualização do usuário durante a construção de suas consultas.

Para concluir a configuração, basta clicar em ‘OK’, e o detalhamento será aplicado para os campos que foram configurados.

 

Informações

Importante:
Sempre que houver alteração na estrutura física da tabela no banco de dados relacionado, a configuração deve ser revista ajustando a seleção de campos. A ferramenta não insere automaticamente os novos campos na configuração do detalhamento.

Caso um novo cubo virtual seja criado a partir de uma mesma tabela fato já configurada, essa configuração será automaticamente utilizada no detalhamento.

A configuração dos campos está associada apenas a tabela fato e essa configuração é a mesma para todos os assuntos a ela relacionados. 

 

...