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Extrator das Informações Fiscais Datasul para o TAF (TOTVS Automação Fiscal).

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Manufatura

Módulo:

MOF

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

OF1001

Extrator das Informações Fiscais para o TAF

OF1000Parâmetros do Extrator
OF0970Cadastro das Informações Sobre Valores Agregados
Requisito (ISSUE): 
Jira
serverJIRA Produção
serverId0c783de1-186e-383b-975c-a1acd7d76cb5
keyMANFIS01-1109

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle, SQL e Progress.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®

Descrição

O objetivo deste documento é apresentar as rotinas desenvolvidas para realizar a extração das informações fiscais e cadastros do ERP Datasul para integração com o TAF (TOTVS Automação Fiscal - Protheus) e posteriormente efetuar a geração da obrigação SPED Fiscal.

As informações extraídas pelo ERP Datasul será gerado de acordo com as especificações do layout definido pelo TAF, para visualizar o layout de integração acesse na TDN: 07. Conheça o Layout de Integração.

Para demais informações sobre o TAF acesse no TDN a Base de Conhecimento TAF.

 

Importante

Após a atualização do ambiente, antes de iniciar o processamento do extrator, são pré-requisitos para o funcionamento da rotina do Extrator do TAF:

  • Os documentos fiscais devem estar atualizados/integrados no módulo de Obrigações Fiscais - MOF
  • Realizar o fechamento da apuração dos impostos (ICMS/IPI/ST/DIFAL/FCP)
  • Caso utilize a rotina do Importador Genérico (LF0214/LF0303), os dados devem ser previamente importados para o ERP, exceto documentos fiscais e itens que deverão ser importados em OF (Importação de Notas Fiscais - OF0312)
  • Necessário estar utilizando o pacote 12.1.14, por conta do dicionário de dados e atualizações de funcionalidades utilizadas na extração das informações.
  • Existem duas formar de integrar as informações com o TAF, por importação de "Arquivo Texto" ou "Tabela Compartilhada", caso opte por tabela compartilhada e utilize o banco de dados Progress é necessário que a versão seja 11.3 OpenEdge ou superior, para que a integração com o TAF por tabela compartilhada funcione corretamente. 

 

Procedimentos para Utilização

 

Cadastro de Informações Sobre Valores Agregados - OF0970

Nesse cadastro é possível parametrizar algumas informações exclusivamente para a geração do registro T072 (Informações Sobre Valores Agregados), que corresponde ao registro 1400 do SPED Fiscal no TAF.

A configuração poderá ser realizada por CFOP, Natureza de Operação, Emitente ou Item, podendo utilizar a operação "Filtro" ou "Exceção" além de sugerir o Item IPM (Índice de Participação dos Municípios) de acordo com a tabela existente na EFD ICMS/IPI.

 

Parâmetros Gerais do Extrator TAF - OF1000: 

O programa de parâmetros gerais do extrator está disponível por estabelecimento e inicialmente foram definidos alguns parâmetros para definir a origem dos dados, sendo do produto ou importador genérico (LF0214/LF0303). 

Estabelecimento: Código do estabelecimento, conforme cadastro no CD0403 (Manutenção Estabelecimentos)

Utiliza a rotina de Inventário do Produto?: SIM - Indica que utiliza a rotina de inventário do produto Datasul EMS 2 / NÃO - As informações do inventário são importadas via rotina de Importação Genérica (LF0214 / LF0303). 

Utiliza o Módulo Recuperador de Impostos do Produto?: SIM - Indica que utiliza o Módulo Recuperador de Impostos do Produto Datasul EMS 2 / NÃO - As informações do  Módulo Recuperador de Impostos são importadas via rotina de Importação Genérica (LF0214 / LF0303).

Utiliza Inf. sobre Valores Agregados automático?: SIM - Indica que utiliza o programa OF0970 (Parâmetro Inf. sobre Valor Agregado) para a geração automática do registro T072 (Informações sobre Valores Agregados) / NÃO - As Informações sobre Valores Agregados são importadas via rotina de Importação Genérica (LF0214 / LF0303).                         

Extrator das Informações TAF - OF1001

No programa OF1001 foi adicionada a obrigação "SPED Fiscal":

Etapa 1 - Periodicidade: Para o SPED Fiscal a periodicidade será "Mensal"                                                                

 


Etapa 2 - Obrigações: Necessário selecionar a obrigação "SPED Fiscal"

 

Etapa 3 - Registros:

Serão apresentados os registros para processamento, por padrão todos os registros são apresentados marcados/selecionados, porém pode ser desmarcado o registro que não se deseja processar.


E313
DescriçãoRegistro TAFRegistro SPED Fiscal 

 

 

Apuração do DIFAL/FCP



T051E300/E310 
T051AAE311 
T051ABE312 
T051ACE313 
T051ADE316 

 

 

 

Apuração do ICMS





T020E100/E110/1900/1910 
T020AAE111/1921 
T020ABE112/1922 
T020ACE113/1923 
T020ADE115/1925 
T020AEE116/1926 
T020AF- 




Apuração do ICMS ST

T021E200/E210 
T021AAE220 
T021ABE230 
T021ACE240 
T021ADE250 
T021AE-T051AAE311  T051ABE312  T051AC

 

Apuração do IPI

 

T022E500/E520 
T051ADT022AAE316E530 
T022ABE510 

 

 

 

Combustíveis

T069  
T069AA  
T069AB  
T070  
T070AA  
T070AB  
    
    
    
    





Etapa 4 - Parâmetros: 

Nesta tela devem ser informados os parâmetros que serão considerados no processamento das informações

 

Empresa: Código da empresa que será considerada para extração das informações.

Estabelecimento: Código do estabelecimento (início/fim) que será considerado para extração das informações (CD0403), caso não informe o estabelecimento o programa considera todos os estabelecimentos relacionados à empresa.

Série, Documento: Informações do número de série e documento será considerado para extração das informações.

Data Extração: Período (inicial/final) que será considerado para extração das informações. 

Gerar relatório de conferência? Marcando/Selecionando este campo, ao final do processamento será gerado um relatório para a conferência das informações processadas pelo extrator em formado XLSX podendo ser visualizado pelas ferramentas Excel/LibreOffice.

Extrair Para: 

Tabela Compartilhada: As informações extraídas serão gravadas na tabela TAFST1 para integração com o TAF.

Arquivo Texto: As informações extraídas serão gravadas em arquivo texto para importação no TAF.

 

Etapa 5 - Parâmetros

Considerar CFOP de serviços?: Marcando este campo, serão considerados no processamento da Apuração os CFOPs de serviços (1.933, 2.933, 5.933 e 6.933).  

Documentos Fiscais Entradas, Saída, Serviço: Indica se deverão ser processados os tipos de documentos selecionados.

Plano de Contas Contábeis: Relacionar o código da empresa no produto EMS5 e o campo "Matriz de Contas" para que seja informado a matriz de tradução de contas.      

Primeira Entrega Bloco G: Este parâmetro somente deve ser marcado quando o período se referir a primeira entrega do bloco G no arquivo do Sped Fiscal, ou seja, no período em que se iniciar a obrigação de escrituração fiscal digital do CIAP ou quando isso ocorrer de forma espontânea.

Ao executar a extração dos dados com esta opção marcada, serão extraídos os dados dos documentos/itens referentes aos bens do ativo imobilizado.

 

Etapa 6 - Inventário

Mudança Forma Tributação: Indica que, por exigência da legislação ou por regime especial, houve alteração da forma de tributação da mercadoria. Neste caso, se a legislação determinar, o inventário pode ser parcial. Exemplo: Mercadoria no sistema de tributação por conta corrente fiscal (crédito e débito) e a legislação passa a cobrar o ICMS por substituição tributária.

Solicitação Baixa Cadastral: Indica por ocasião da solicitação de baixa.

Alteração Regime Pagamento: Indica que o contribuinte muda de condição, alterando o regime de pagamento. Exemplo: Mudança da condição “Normal” por inclusão no “Simples Nacional” ou inclusão em “Regime Especial”;

Solicitação da Fiscalização:  Indica que se trata de solicitação específica da fiscalização.

Data Fechamento:  Data de fechamento do inventário para cada motivo preenchido.

Tipo Preço Base ICMS: Selecionar o tipo de preço para a base de cálculo do ICMS para cada Motivo Inventário preenchido. As opções disponíveis são: 

  • Médio Mensal

  • Preço Base

  • Última Entrada

  • Preço Reposição

  • Média Entradas

% Margem: Percentual de margem para acréscimo da base para cada Motivo Inventário preenchido.

Estab X Item: Selecionar por intermédio do botão apresentado ao lado direito do campo os itens que serão inventariados para cada Motivo Inventário preenchido.

Data Transação Documento: Para o tipo de preço da base de ICMS “Média Entradas”, é solicitada uma faixa de datas para filtrar os documentos do recebimento que serão utilizados para apurar o valor médio da base de ICMS do item.

Considera Produtos em Fabricação: Quando preenchido, considera os produtos acabados ou semi-acabados que estejam em processo de fabricação com ordens de produção abertas que ainda não foram produzidas ou que foram parcialmente produzidas.


Etapa 7 - Impressão

 

 

 

 

 

Jira
serverJIRA Produção
serverId0c783de1-186e-383b-975c-a1acd7d76cb5
keyMANFIS01-1109