Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
titleImportante:

As informações abaixo somente são válidas se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente no programa Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) estiver com o valor “Sim”. Quando for realizada uma manutenção nos compartimentos de óleo e filtro, a geração da ficha de Lubrificação terá o segue comportamento:

  • Ficha: Contas existentes na Ficha de Abastecimento sempre receberão informações do histórico estabelecimento, conforme a data de movimento existente no layout (informação do histórico de estabelecimento com data igual ou inferior a data do registro que está sendo criado);
  • Item Lubrificação: Conta e centro de custo lubrificação da tabela item lubrificação será alimentada com o valor informado no campo Conta Despesa existente no programa Abertura Ordem Manutenção (MV0301).

 Mais informações:
 Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação

Informações
titlePré-requisitos:

São pré-requisitos para a execução dessa função:

Manutenção Oficina (MV0102)

Manutenção Equipamento Frota (AB0138)

Abertura Ordem Manutenção (MV0301)

Parâmetros Manutenção Mecânica (MV0101)

Tipos de Manutenção (CD0580)

Manutenção Planejadores (MV0106)

Manutenção de Termos de Abertura e Encerramento (CD0102)

Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais (CD0602)

...

Campo:

Descrição:

Contador

Inserir o valor contador do equipamento.

Valor do contador pode ser informado igual a zero. Quando informado, deve ser maior que o último contador registrado para o equipamento e irá criar um registro na Função no programa Consulta Histórico Vida Equipamentos (AB0618).

Nota
titleNota:

O campo é desabilitado na inclusão ou alteração de uma OM e quando o Tipo de Ordem for criado para equipamento.

Somente serão validadas Ordens de Equipamento:

  • Na Inclusão: Verifica a parametrização no novo campo “Bloqueia Informar Contador na OM” existente no cadastro de Equipamento, quando o campo estiver assinalado, o campo "Contador" será desabilitado. Quando o campo "Bloqueia Informar Contador na OM" não estiver assinalado, o campo "Contador" será habilitado.
    Ao informar uma tarefa que possua um plano de manutenção, é verificado como o novo parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” do plano está parametrizado:
       -  Se estiver assinalado, o valor do contado será alterado para “Zero” e depois desabilita o campo “Contador”;
       -  Se não estiver assinalado, o campo “Contador” será habilitado.

  • Na Alteração: verifica se ao menos uma das tarefas da OM possui plano de manutenção informado, verificando como o parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” do plano está parametrizado:
       - Se estiver assinalado, o valor do contado será alterado para “Zero” e depois desabilita o campo “Contador”;
       - Se não estiver assinalado, o campo “Contador” será habilitado.

Quando o parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” estiver desmarcado no cadastro de Equipamento e a Ordem possuir alguma tarefa que tenha um plano com o parâmetro “Bloqueia Informar Contador na OM” selecionado, o campo “Contador” será desabilitado e receberá o valor “0”.

Subsistema

Inserir o código e será apresentada a descrição do subsistema relacionado ao componente, quando ordem for do tipo “Componente”. 

Componente

Inserir o código e será apresentada a descrição do componente na qual será realizada a manutenção. Componente informado deve estar fora do equipamento, para que possa ser realizada a manutenção. 

Tipo Manutenção

Inserir o código e será apresentada a descrição do tipo de manutenção principal da ordem de manutenção. Quando informado, serão sugeridas as contas da ordem e despesa.

Se em uma ordem de manutenção são realizados serviços de planos de preventiva e também serviços corretivos, o custo (ou a conta despesa) que irá absorver estes custos será a conta sugerida através do tipo de manutenção que causou a abertura da ordem.

Setor

Inserir o código e será apresentada a descrição do setor da oficina em que o equipamento (ou componente) sofrerá a manutenção. Caso oficina informada seja de terceiros, inserir o setor padrão da oficina. 

Planejador

Inserir o código e será apresentada o nome do planejador (ou responsável) da ordem de manutenção. Quando parametrizado, planejador pode receber e-mail sobre manutenção em componentes em garantia. 

Causa

Inserir o código e será apresentada a descrição da causa de um equipamento, componente ou centro de custos de uma ordem de manutenção. 

Sintoma

Inserir o código e será apresentada o sintoma de um equipamento, componente ou centro de custo de uma ordem de manutenção. 

Contas Ordem

Inserir a conta da ordem de manutenção. Esta conta irá receber os valores de mão de obra, para que na sua valorização possa transferir os custos para a conta despesa.

Conta deve ser do tipo: despesa, sistema e ordem serviço. 

Contas Despesa

Inserir à conta que receberá os custos finais após a valorização da ordem. Conta deve ser: despesa, sistema e consumo. 

Contador Secundário

Inserir o valor contador secundário do equipamento.

Valor do contador pode ser informado igual a zero. Quando informado, deve ser maior que o último contador registrado para o equipamento e irá criar um registro de vida dos equipamentos - AB0618.

Somente será solicitado quando tipo de ordem for “Equipamento” e o equipamento tiver controle de contador secundário. 

OM Origem

Exibe a ordem de manutenção do equipamento motorizado de Origem. 

Entrada

Inserir a data e hora de entrada do equipamento (ou componente) na oficina. Uma ordem de manutenção pode ser aberta com antecedência (conforme programação de parada). A data de entrada identifica o momento em que o equipamento parou para manutenção.

O cálculo de disponibilidade do equipamento é realizado através da data de entrada do equipamento na oficina (e não pela data de abertura da ordem. 

Previsão de Término

Inserir a data e hora de previsão de término do serviço no equipamento. Quando informado corretamente, permite que os serviços sejam gerenciados, analisando as tarefas vencidas, a vencer e dentro do prazo (ver Função Gerenciador da Manutenção (MV0613)). 

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento relacionado à ordem de manutenção. Quando informado o código da oficina, será sugerido o estabelecimento conforme o já cadastrado na oficina.

Somente será permitida a alteração de um estabelecimento quando ordem de manutenção estiver com o estado “Não Iniciada”.

Os lançamentos de uma Nota Fiscal (ou requisição de materiais) somente poderão ser realizados para o estabelecimento informado na ordem de manutenção. 

Unidade Negócio

Inserir a unidade de negócio da ordem de manutenção mecânica.

A Unidade de Negócio será sugerida e transferida da seguinte forma para Ordem de Manutenção, conforme o tipo da Ordem:

  • Ordem de Equipamento: Será buscada a unidade de negócio do Histórico de Atividade do Equipamento, que tenha sua data de cadastro menor ou igual a data de abertura da Ordem.
  • Ordem de Componente: Será buscada a unidade de negócio do cadastro de Componentes.
  • Ordem de Centro de Custo: Não será sugerida a unidade de negócio, isto é, deverá ser solicitada ao usuário, tendo o mesmo a opção de utilizar um programa de zoom de pesquisa. 
Informações
titleImportante:

A validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

Por intermédio do botão Matriz Unidade Negócio, é possível visualizar a Matriz de Unidade de Negócio existente no período do Evento.

Usuário Abertura

Exibe o nome do usuário que realizou a abertura da ordem de manutenção. 

Usuário Alteração

Exibe o nome do usuário que realizou a última alteração na ordem de manutenção.

...