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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | TOTVS Gestão do Planejamento e Controle da Produção | Módulo | Abertura de OP |
Segmento Executor | Gestão de Obras & Projetos | ||
Chamado | TWBTG2 | ||
País | (X) Brasil |
Objetivo
Efetuar a geração das Ordens de Produção de reprocessamento e consequentemente possibilitar a geração dos Registros K 260 e K 265 do Bloco K conforme disposto no Ato COTEPE/ICMS 7 de 13 de maio de 2016.
Definição da Regra de Negócio
O Ato COTEPE/ICMS 7 de 13 de maio de 2016 altera a redação de alguns artigos do Ato COTEPE/ICMS 09/08, que dispõe sobre as especificações técnicas para a geração de arquivos da Escrituração Fiscal Digital - EFD, acrescentando alguns dispositivos ao Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Fiscal - EFD, entre eles os seguintes registros do Bloco K:
Bloco | Descrição | Registro | Nível | Ocorrência | Obrigatoriedade do bloco (Todos os contribuintes) |
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K | Desmontagem de mercadorias – Item de Origem | K210 | 3 | 1:N | OC |
K | Desmontagem de mercadorias – Item de Destino | K215 | 4 | 1:N | OC |
K | Reprocessamento/Reparo de Produto/Insumo | K260 | 3 | 1:N | OC |
K | Reprocessamento/Reparo – Mercadorias Consumidas e/ou Retornadas | K265 | 4 | 1:N | OC |
K | Correção de Apontamento dos Registros K210, K220, K230, K250 e K260 | K270 | 3 | 1:N | OC |
K | Correção de Apontamento e Retorno de Insumos dos Registros K215, K220, K235, K255 e K265 | K275 | 4 | 1:N | OC |
K | Correção de Apontamento – Estoque Escriturado | K280 | 3 | 1:N | OC |
Reprocessamento
Trata-se de um ponto de maior relevância, pois afeta praticamente todas as indústrias. Nesses registros foram incluídas as possibilidades de apontamento do reprocesso industrial, o que não poderia ser apresentado de forma assertiva no modelo anterior, visto que sempre exigia lista técnica e consumo mínimo, além do impedimento de utilização de um produto resultante como componente/insumo.
Essas informações foram divididas em dois registros:
- K260 – Reprocessamento/Reparo de Produto/Insumo – Produtos Acabados/Insumos: Esse registro informa o produto que será reprocessado ou que foi reprocessado e o insumo que será reparado ou que foi reparado no período de apuração do registro K100 – Período de Apuração do ICMS/IPI. Ou seja, informa os produtos que serão retirados do estoque para o devido reprocesso e/ou reparo.
- K265 – Reprocessamento/Reparo – Mercadorias Consumidas e/ou Retornadas: Nesse registro é informado o consumo de mercadoria e/ou o retorno de mercadoria ao estoque, ocorrido no reprocessamento/reparo de produto/insumo informado no Registro K260 – Reprocessamento/Reparo de Produto/Insumo – Produtos Acabados/Insumos. Ou seja, esse registro trata da quantidade de insumos utilizados no reprocesso ou reparo, bem como trata do retorno de sobras, quando for o caso.
Registro K 260: Reprocessamento de Produto / Insumo
Este registro tem o objetivo de informar o produto que será reprocessado ou que foi reprocessado no período de apuração do Registro K100.
Quando a informação for por período de apuração (K100), onde não existirá o controle por ordem de produção, o registro K260 somente deve ser informado caso ocorra saída e respectivo retorno ao estoque de produto/insumo no
período de apuração, com o respectivo consumo de mercadorias no K265 para se ter esse reprocessamento, caso seja necessário, uma vez que não se teria como vincular a quantidade consumida de mercadorias com a quantidade que
saiu do produto/insumo envolvendo mais de um período de apuração.
As quantidades de saída ou retorno ao estoque devem ser expressas, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200: UNID_INV.
Quando houver identificação da ordem de produção ou serviço, a chave deste registro são os campos: COD_OP_OS e COD_ITEM.
No caso em que a ordem de produção ou serviço não for identificada, o campo chave passa a ser COD_ITEM.
Nº | Campo | Descrição | Tipo | Tam | Dec | Obrig |
01 | REG | Texto fixo contendo "K260" | C | 004 | - | O |
02 | COD_OP_OS | Código de identificação da ordem de produção de reprocessamento | C | 030 | - | OC |
03 | COD_ITEM | Código do produto/insumo a ser reprocessado ou já reprocessado (campo 02 do Registro 0200) | C | 060 | - | O |
04 | DT_SAÍDA | Data de saída do estoque | N | 008* | - | O |
05 | QTD_SAÍDA | Quantidade de saída do estoque | N | - | 03 | O |
06 | DT_RET | Data de retorno ao estoque (entrada) | N | 008* | - | OC |
07 | QTD_RET | Quantidade de retorno ao estoque (entrada) | N | - | 03 | OC |
Observações:
Nível hierárquico - 3
Ocorrência – 1:N
Descrição dos campos do registro K260:
Campo 01 (REG) - Valor Válido: [K260].
Campo 02 (COD_OP_OS) – Preenchimento: informar o código de identificação da ordem de produção, no reprocessamento, caso exista. Validação: obrigatório se o campo DT_RET não for preenchido e o campo DT_SAÍDA estiver no período de apuração do K100.
Campo 03 (COD_ITEM) – Validação: o código do produto/insumo a ser reprocessado ou já processado deverá existir no campo COD_ITEM do Registro 0200.
Campo 04 (DT_SAÍDA) - Validação: a data informada deve ser menor ou igual a DT_FIN do registro K100.
Campo 05 (QTD_SAÍDA) – Preenchimento: não é admitida quantidade negativa.
Campo 06 (DT_RET) – Validação: a data deve estar compreendida no período de apuração – K100 e ser maior que DT_SAÍDA.
Campos 04 e 06 (DT_SAÍDA e DT_RET) – as datas de saída e retorno ao estoque do produto/insumo substituem, respectivamente, as datas de início e conclusão da ordem de produção/serviço.
Campo 07 (QTD_RET) – Preenchimento: não é admitida quantidade negativa. Validação: este campo será obrigatório caso o campo DT_RET estiver preenchido.
Registro K 265: Reprocessamento - Mercadorias Consumidas e/ou Retornadas
Este registro tem o objetivo de informar o consumo de mercadoria e/ou o retorno de mercadoria ao estoque, ocorridos no reprocessamento/reparo de produto/insumo informado no Registro K260.
A quantidade deve ser expressa, obrigatoriamente, na unidade de medida de controle de estoque constante no campo 06 do registro 0200: UNID_INV.
A chave deste registro é o campo COD_ITEM.
Nº | Campo | Descrição | Tipo | Tam | Dec | Obrig |
01 | REG | Texto fixo contendo "K265" | C | 004 | - | O |
02 | COD_ITEM | Código da mercadoria (campo 02 do Registro 0200) | C | 060 | - | O |
03 | QTD_CONS | Quantidade consumida – saída do estoque | N | - | 03 | OC |
03 | QTD_RET | Quantidade retornada – entrada em estoque | N | - | 03 | OC |
Observações:
Nível hierárquico - 4
Ocorrência – 1:N
Descrição dos campos do registro K265:
- Campo 01 (REG) - Valor Válido: [K265]
- Campo 02 (COD_ITEM) – Validações:
a) o código da mercadoria deverá existir no campo COD_ITEM do Registro 0200;
b) o código da mercadoria deve ser diferente do código do produto/insumo reprocessado/ reparado (COD_ITEM do Registro K260);
c) o tipo da mercadoria (campo TIPO_ITEM do Registro 0200) deve ser igual a 00, 01, 02, 03, 04, 05 ou 10.
Campos 03 (QTD_CONS) e 04 (QTD_RET) – Preenchimento: não é admitida quantidade negativa.
Validação: pelo menos um dos campos é obrigatório.
Para possibilitar a inclusão do processo de reprocessamento no TOTVS Gestão do Planejamento e Controle da Produção, será realizada a criação de um campo relativo ao Reprocessamento na rotina de "Ordem de Prodção", que passa a atender ao processo de geração da operação interna relativa aos Registros K260 e K265. Assim, quando do encerramento de uma Ordem de Produção de Reprocessamento, o sistema irá alimentar estes registros que farão parte do Bloco K do SPED Fiscal.
Quando da criação de uma Ordem de Produção, o campo relativo ao Reprocessamento virá desmarcado, indicando que a OP que está sendo criada se trata de uma Ordem de Produção normal, ou seja uma Ordem de Produção de fabricação. Assim, para utilizar o processo de Reprocessamento, será necessário marcar este novo campo.
Na Ordem de Produção de Reprocessamento deverá ser informada a estrutura que será reprocessada. O sistema irá permitir que seja efetuada a manutenção nos componentes e atividades da estrutura, para que sejam excluídos os que não serão utilizados no reprocessamento.
A partir daí será efetuado o processo normal de qualquer Ordem de Produção.
Apesar da rotina do SPED Fiscal (da qual o Bloco K faz parte) ser gerada no TOTVS Gestão Fiscal, os lançamentos relativos aos Registros K 210 e K 215 serão enviados diretamente pelo TOTVS Gestão do Planejamento e Controle da Produção.
No registro K260 serão informados:
- Código da Ordem de Produção;
- Código do Item - Item a ser reprocessado, e que é obrigatoriamente uma estrutura;
- Data Saída – Data em que foi efetuada a saída da estrutura a ser reprocessada do estoque para a produção;
- Qtd. Saída – Quantidade dessa estrutura que saiu do estoque e foi para a produção;
- Data Retorno – Data de término da Ordem de Produção;
- Qtd. Retorno – Quantidade dessa estrutura que retornou ao estoque após o reprocessamento.
No registro K265 serão informados:
- Código do Item – Código do insumo que foi consumido ou retornado para o estoque após o reprocessamento (neste caso serão considerados todos os itens que estiverem na Ordem de Produção e que forem do tipo P - Produto);
- Qtd Consumida – Quantidade consumida do insumo no reprocessamento;
- Qtd Retornada – Quantidade do insumo que retornou ao estoque após o reprocessamento.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
Ordem de Produção | Alteração |
| Conforme constante definições constantes deste documento |
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo
:
Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
- KORDEM - Ordem de Produção
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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