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  • ER MLOG-164 EDI Importacao Solicitacao Carga BRA

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.

Informações Gerais

Especificação

Produto

Logix

Módulo

WMS

Segmento Executor

Distribuição e Logistica

Chamado

TVHXEV

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

Criar uma rotina para permitir a importação de dados via EDI, com uma interface diferenciada separando as regras de importação do arquivo das regras de validação e efetivação dos documentos importados, permitindo desta forma integrar na camada de importação outras formas de tratativa de recebimento de dados (xml, web-service).

Neste momento somente serão tratados documentos do tipo Solicitação de Carga.

Definição da Regra de Negócio

Importação de Arquivo

Deverá ser criado uma rotina que permita efetuar a importação dos arquivos de EDI para layouts das rotinas RECEBIMENTO SOLICITACAO CARGA RETORNO DEPOSITANTE e RECEBIMENTO SOLICITACAO CARGA VENDA, onde esta deverá apenas processar os atributos e "destrinchar" as informações recebidas no arquivo EDI sem efetuar nenhum tipo de validação de regra de negócio, apenas deverão ser tratadas regras de formatação de campos e regras de conversão de tipos neste momento.

Esta rotina deverá permitir informar qual o tipo de processo e quais os depositantes para o qual se deseja efetuar a importação dos arquivos. Com base nestes filtros deverão ser carregadas as informações de quais os depositantes e quais layouts estão parametrizados e ativos para serem processados, podendo ainda ser marcado/desmarcado um depositante e layout em especifico. A definição da tela deve ser conforme Protótipo 1.

Ao clicar em processar deverá ser analisado as parametrizações de layout buscado os diretórios onde ficam armazenados os arquivos a serem processados e de acordo com a característica de layout deverá ser validado as informações de origem e destino do arquivo para avaliar se o mesmo pertence ao depositante e empresa do processamento e para layouts com identificador de tipo de registro deverá ser avaliado a integridade dos agrupamentos de informação.

Após este processo deverão ser analisadas cada um das linhas e separados os atributos para efetuar a inserção nas respectivas tabelas edi_solicitacao_carga_mestreedi_solicitacao_carga_item para as informações vindas na linha processada. Caso as informações de um determinado documento estejam em mais de uma linha, como por exemplo na respectiva hierarquia:

Cabeçalho de Arquivo
 | → Cabeçalho do Documento
 |     |→ Destinatário do Documento
 |     '→ Itens do Documento
 '→ Rodapé de Arquivo 

Ao processar as informações do destinatário do documento deverá ser atualizado o registro gerado para o mesmo com as informações dos atributos presentes na linha processada.

Caso seja um layout sem identificador de tipo de registro, onde todas as informações devem vir numa única linha, deverão ser separadas as informações relativas a capa do documento e as informações relativas aos itens deste documento, respeitando o atributo ou grupo de atributos que devem ser considerados como chave para indicação de novo documento. 

Em ambos os casos a inserção e ou atualização dos valores dos atributos em cada um dos seus respectivos campos nas tabelas deverá ser do valor recebido no EDI aplicados apenas os filtros de formatação e/ou conversão de valores, quando cadastrado.

Deverão ser processados todos os arquivos de todos os depositantes informados no filtro, ou pendentes quando via JOB, de forma contínua, sendo os documentos encontrados inseridos nas tabelas do EDI com a situação 1-Pendente Processamento, sendo somente ao final de todo este processamento, quando for o caso, iniciar a validação de regras de negócio destes documentos.

Ao final do processamento da importação dos arquivos deverá ser apresentado um resumo de quantos arquivos foram processados e quantos foram importados e quantos rejeitados.

Importante: Neste processo um arquivo marcado como importado não necessariamente poderá conter documentos válidos e que efetivamente gerem solicitação de carga. Apenas o processo de importação dos dados contidos no mesmo é que ocorreu com sucesso.

Nota: Caso todos sejam processados com sucesso e esteja parametrizado para efetuar a validação e efetivação dos documentos de forma automática após a importação não deverá ser apresentada nenhuma mensagem.

Esta mesma rotina deverá ter a opção de ser processada via JOB da mesma forma que manual, sendo que quando for via JOB serão considerados todos os depositantes com layout cadastrado e ativos.

Validação dos Dados

Com os dados importados já gravados nas tabelas edi_solicitacao_carga_mestre e edi_solicitacao_carga_item respectivamente, deverá ser processado a validação das informações recebidas. Deverão ser validadas neste momento as informações pertinentes as regras de negócio. As validações aplicadas neste momento seguem as mesmas lógicas e validações da digitação manual de uma solicitação de carga.

Esta validação poderá ser feita de forma automática quando via JOB ou parametrizado na tela de importação manual para disparar automaticamente a validação após a importação. Porém, caso não seja automático, poderá a qualquer momento ser efetuado este processo de validação a partir da tela conforme Protótipo 2. Nesta tela poderão ser informados um ou mais depositantes, data de importação e situação dos documentos a serem processados/consultados, podendo ainda ser marcado/desmarcado um documento em específico.

Ao iniciar o processo de validação todos os documentos a serem processados deverão ser marcados com a situação 2 - Em Processo de Validação

Deverão ser avaliadas as seguintes regras:

  • Validar as informações referentes ao destinatário buscando pelo CNPJ e IE (Inscrição estadual) se existe um cliente já cadastrado com estas informações. Quando não possuir IE buscar apenas pelo CNPJ;
  • Caso exista deverá avaliar se o endereço de entrega é o mesmo do cadastro de clientes, caso contrário deverá avaliar se já existe um endereço de entrega cadastrado e não havendo deverá cadastrar um novo;
  • Caso não encontre o cliente deverá efetuar o cadastro do mesmo;
  • Validar as informações da transportadora buscando pelo CNPJ e IE. Quando não possuir IE buscar apenas pelo CNPJ;
  • Quando o documento for do tipo nota fiscal deverá ser obrigatório receber a transportadora;
  • Validar as informações do redespachante buscando pelo CNPJ e IE. Quando não possuir IE buscar apenas pelo CNPJ;
  • Validar as informações da nota fiscal de acordo com as parametrizações do contrato do depositante;
  • Validar as informações do pedido de acordo com as parametrizações do contrato do depositante;
  • Caso não esteja parametrizado para controle automático de pedidos obrigatoriamente deverá receber a informação da nota fiscal ou do pedido via EDI, da mesma forma caso esteja parametrizado parta controle sequencial do sistema não poderá receber esta informação via EDI;
  • Validar as informações de CFOP;
  • Validar as informações do indicador de seleção manual para o documento. Não poderá ser seleção manual para itens com saída identificada, documentos do tipo cross-docking e carga granel;
  • Validar as informações de cross-docking. Não poderão haver itens mistos num mesmo documento, ou seja itens do tipos cross-docking e itens do tipo normal;
  • Validar as informações de carga granel. Não poderão haver itens mistos num mesmo documento, ou seja, todos os itens do respectivo documento deverão ser do tipo granel;
  • Validar as informações do indicador de troca de propriedade e as informações da nota fiscal de recebimento que será relacionada a esta solicitação de carga;
  • Validar os valores da capa do documento. No caso de documento do tipo nota fiscal as informações básicas de ICMS e IPI serão validadas quando informadas;
  • Validar a integridade das sequencias de itens recebidas no documento. Não poderá haver falhas na sequencia;
  • Validar as informações dos itens itens recebidos averiguando o cadastro do mesmo no Logix e efetuando o de/para para o item Logix;
  • Validar as informações do tipo de estoque quando esta vier preenchida;
  • Validar as informações da restrição de estoque quando esta vier preenchida;
  • Nos casos onde não foram informados tipo de estoque e/ou restrição serão avaliados se existe para o depositante um tipo cadastrado como padrão;
  • Efetuar as validações da unidade de medida efetuando a conversão das quantidades quando for o caso;
  • Validar as informações referentes a nota de saída identificada quando for informado;
  • Validar as informações de dimensionais quando estas vierem preenchidas;
  • Nos casos onde controle data de validade e a mesma tenha vindo informada deverá avaliar se existem regras de validade por depositante ou item que impeçam a utilização de datas dentro da fixa informada, exceto para retornos ao depositante;
  • Validar os valores dos itens do documento. No caso de documento do tipo nota fiscal as informações básicas de ICMS e IPI serão validadas quando informadas;

Caso existam problemas relacionados a validação dos dados, para cada situação encontrada será gravado um descritivo do erro na tabela edi_solicitacao_carga_erro, sendo que para a sequencia 0-Zero representa erros relacionados a capa do documento e as demais representam erros relacionados as sequencias dos produtos. Estes erros poderão ser consultados na mesma tela que efetuou o processamento da validação utilizando a situação que for necessária para identificação do erro. Os documentos com erros de validação poderão ter as seguintes situações: 3 - Erros de Validação no Documento, 4 - Erros de validação nos Itens e 5 - Erros de Validação em Ambos. Para facilitar a consulta de documentos com erros deve existir uma opção que englobe todos os três tipos de erros reportados.

Ao final deste processamento os documentos que não apresentarem erros estarão aptos a ser efetivados e ficarão com a situação 6 - Documento Validado. Esta situação é temporária e transitória, pois ao final deste processo de validação automaticamente já deverá ser disparado o processo de efetivação dos documentos, que será detalhado adiante.

Esta mesma rotina deverá ter a opção de ser processada via JOB da mesma forma que manual, sendo que quando for via JOB serão considerados quando a execução for a partir da importação, todos os documentos importados em todas as transações de importação geradas no processo anterior ou quando for via JOB apenas de validação e efetivação todos os documentos que estejam com a situação 1 - Pendente de Processamento.

Importante: Mesmo sendo possível selecionar vários depositantes todo o processamento em lote para validação e efetivação dos documentos é sempre executado por depositante, sendo controlado as transações neste nível.

Efetivação dos Dados

Com os dados já validados e aptos a serem efetivados deverá efetuar as em primeiro lugar verificar dentre os documentos se existem notas fiscais que foram importadas para dar cobertura fiscal para pedidos que estão aguardando nota fiscal. Quando for encontrado uma nota fiscal para um determinado pedido, deverá validar se as informações da nota fiscal são as mesmas do pedido. Deverá ser avaliado se o pedido já não se encontra expedido ou faturado, pois nestas situações não será permitido atualizar nenhuma informação. A sequencia dos itens tanto no pedido como na nota fiscal importada deve ser a mesma com os mesmos itens. Estes documentos importados que foram utilizados para atualizar os pedidos já existentes deverão ser transferidos para os documentos já importados nas respectivas tabelas edi_solic_carga_mestre_impedi_solic_carga_item_imp.

Após estas validações os documentos restantes deverão ser inseridos nas tabelas da solicitação de carga definitiva gravando a capa do documento 

 

 

Protótipo de Tela

 

Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.