Histórico da Página
Integração Protheus x CiaShop MultiEstoque
Características do Requisito
Linha de Produto: | Protheus - CiaShop. | ||||||||||||||||
Segmento: | Varejo. | ||||||||||||||||
Módulo: | SigaLoja. | ||||||||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||||||||
Cadastros Iniciais: | Identificacao de Lojas - Dados do acesso CiaShop (Token e Locais de Estoque) tabela SLJ- Identificacao de Lojas | ||||||||||||||||
Requisito (ISSUE): | MVAR-1061061 | ||||||||||||||||
País(es): | Brasil. | ||||||||||||||||
Banco(s) de Dados: | todos | ||||||||||||||||
Tabelas Utilizadas: | SLJ/MGU/MGR | ||||||||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows/Linux. |
Descrição
Alterado o cadastro de Identificação de Lojas (LOJA080) para indicar se a filial informada e o locais de estoque informados irão associados à loja irão para o e-commerce CiaShop através dos métodos da API branch e waheroure warehouse - enviados pela rotina LOJA900I - Cadastro de Filiais e Armazéns, respectivamente, caso o campo e-commerce esteja com o valor Ativo
.
Alterado a rotina de envio de Produtos (LOJA900A) para não enviar o saldo do produto, caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop (campo e-commerce esteja com o valor Ativo)
Alterada a rotina de envio de Estoque/Preço para enviar o Preço e a vigência Promocional do Produto e o saldo por armazém. O envio de saldo por armazém somente será enviado caso exista ao menos uma loja cadastrada com filial e locais de estoque a ser integrados com o e-commerce CiaShop (campo e-commerce esteja com o valor Ativo)
Importante: Esta melhoria depende que a integração e-commerce CiaShop esteja implantada, conforme o Documento Técnico http://tdn.totvs.com/display/PROT/DT_Integracao_e-Commerce_CiaShop_Versao11.80 além da implantação do cadastro de Token http://tdn.totvs.com/display/PROT/MVAR-852_DT_INTEGRACAO_PROTHEUS_X_CIASHOP_TOKEN
Importante
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO148 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
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Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o UPDLO148 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina CiaShop.
- No módulo SIGACFG acesse Ambiente >> Cadastros >> Parâmetros e verifique que o parâmetro MV_LJECSTF, MV_LJECOMO e MV_DIASRET foram criados conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | MV_LJECSTF |
Tipo: | C |
Descrição: | Loja Ecommerce Status Faturado. |
Valor Padrão: | 30 |
Nome da Variável:
MV_LJECOMO
Tipo:
L
Descrição:
E-Commerce CiaShop.
Valor Padrão:
.T.
Nome da Variável:
MV_LJECDIR
Tipo:
N
Descrição:
Numero de dias a retroceder na data de processamento dos pedidos de venda CiaShop aprovados/cancelado.
Valor Padrão:
0
Nome da Variável:
MV_LJECDNF
Tipo:
C
Descrição:
Endereço Url Danfe da NFe E-commerce CiaShop.
Valor Padrão:
Nome da Variável:
MV_LJECURL
Tipo:
C
Descrição:
Endereço Url dos dados da NFe E-commerce CiaShop.
Valor Padrão:
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
MH6 (X2_CHAVE) | AMARRAÇÃO DADOS NO CIASHOP (X2_NOME) | E (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
Chave | Nome | Modo | PYME |
MH8 (X2_CHAVE) | EC CIASHOP LOG STA.PED.CAN.APR (X2_NOME) | E (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: não utilizado. |
Descrição | Ex.: não utilizado. |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
Tabela MH6 - AMARRAÇÃO DADOS NO CIASHOP:Campo
MH6_FILIAL
Tipo
C
Tamanho
8
Decimal
0
Formato
@!
Título
Filial
Descrição
Filial do Sistema
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Sim
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Filial do Sistema.
Campo | MH6_PDECOM |
Tipo | C |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Ped E-Com. |
Descrição | Ped E-Commerce |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Código do pedido de venda E-commerce. |
Campo | MH6_STATUS |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Formato |
|
Título | Status Pedid |
Descrição | Status Pedido |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Status do pedido de venda E-commerce: -1=Volta passo;00=Pedido colocado;05=Em analise;10=Pagamento confirmado; 15=Embalado;21=Parcialmente enviado; 30=Enviado;90=cancelado; 91=Devolvido |
Campo
MH6_RASTRE
Tipo
C
Tamanho
20
Decimal
0
Formato
@!
Título
Rastreio
Descrição
Rastreio
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Código do rastreio Correios.
Campo
MH6_PEDORI
Tipo
C
Tamanho
6
Decimal
0
Formato
@!
Título
Ped.Ori.Loja
Descrição
Pedido Origem Loja/MktPla
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Pedido Origem Loja ou Market Place
Campo
MH6_CANORI
Tipo
C
Tamanho
35
Decimal
0
Formato
@!
Título
Canal Origem
Descrição
Canal Origem
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Canal Origem Market Place:
Ex.: Lojas Americanas
Campo
MH6_HRRAST
Tipo
C
Tamanho
8
Decimal
0
Formato
@!
Título
Hr Rastreio
Descrição
Hora Rastreio
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Hora de envio do código do rastreio para o site da loja Ciashop.
Campo
MH6_DTRAST
Tipo
C
Tamanho
8
Decimal
0
Formato
@!
Título
Dt. Rastreio
Descrição
Data de Rastreio
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Data de envio do código do rastreio para o site da loja Ciashop.
- Tabela MH8 - EC CIASHOP LOG STA.PED.CAN.APR:
Campo
MH8_FILIAL
Tipo
C
Tamanho
8
Decimal
0
Formato
@!
Título
Filial
Descrição
Filial do Sistema
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Sim
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Filial do Sistema.
Campo
MH8_SEQ
Tipo
C
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
Sequencia
Descrição
Sequencia
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Sequencial de gravação item de LOG.
Campo
MH8_NUM
Tipo
C
Tamanho
15
Decimal
0
Formato
@!
Título
Ped.Protheus
Descrição
Pedido Protheus
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Número do pedido de venda ou número do título a receber.
Campo
MH8_PEDECO
Tipo
C
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
Ped E-Comerc
Descrição
Pedido E-Comerce
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Número do pedido de E-Commerce associado ao pedido de venda.
Campo
MH8_DOCPED
Tipo
C
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
Nota Fiscal
Descrição
Nota Fiscal
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Número da nota fiscal do pedido de venda ou documento do orçamento (SL1).
Campo
MH8_SERPED
Tipo
C
Tamanho
3
Decimal
0
Formato
@!
Título
Serie
Descrição
Serie
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Série da nota fiscal do pedido de venda ou série do orçamento (SL1).
Campo
MH8_ORCAME
Tipo
C
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
No Orcamento
Descrição
Numero do Orcamento
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Número do orçamento (SL1).
Campo
MH8_PRODUT
Tipo
C
Tamanho
15
Decimal
0
Formato
@!
Título
Cod. Produto
Descrição
Codigo do Produto
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Código do produto.
Campo
MH8_STAPRO
Tipo
C
Tamanho
2
Decimal
0
Formato
@!
Título
Status Proth
Descrição
Status do Protheus
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Status do pedido de venda Potheus.
Campo
MH8_STACIA
Tipo
C
Tamanho
2
Decimal
0
Formato
@!
Título
Stat CiaShop
Descrição
Status CiaShop
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Status do pedido CiaShop atrelado ao pedido de venda Potheus.
Campo
MH8_MOTIVO
Tipo
C
Tamanho
2
Decimal
0
Formato
@!
Título
Mot.Err.Suce
Descrição
Motivo Erro ou Sucesso
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Código do motivo de erro ou sucesso no processamento pedidos cancelados/aprovados CiaShop.
Campo
MH8_DESMOT
Tipo
C
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
Descr.Mot.ES
Descrição
Descricao Motivo Err/Suce
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Descrição do motivo de erro ou sucesso no processamento pedidos cancelados/aprovados CiaShop.
- Tabela SC5 - Pedidos
Campo | C5_DTRASTR |
Tipo | D |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Dt. Rastreio |
Descrição | Data de Rastreio Pedido |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Data de envio do rastreio correios. |
Campo | C5_HRRASTR |
Tipo | C |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Hr. Rastreio |
Descrição | Hora do Rastreio |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Hora de envio do rastreio correios. |
Campo
C5_ECPEORI
Tipo
C
Tamanho
15
Decimal
0
Formato
@!
Título
E-com.Ped.Or
Descrição
E-commerce Pedido Origem
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Pedido Origem MarketPlace.
Campo
C5_ECCAORI
Tipo
C
Tamanho
25
Decimal
0
Formato
@!
Título
E-Com.Ca.Ori
Descrição
E-Commerce CAnal ORIgem
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Pedido Origem MarketPlace.
- Tabela SC9 - Pedidos Liberados
Campo | C9_PEDECOM |
Tipo | C |
Tamanho | 15 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Ped.E-Commer |
Descrição | Pedido E-Commerce |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Pedido e-commerce associado ao pedido de venda CiaShop. |
Campo
C9_ECPEORI
Tipo
C
Tamanho
15
Decimal
0
Formato
@!
Título
E-com.Ped.Or
Descrição
E-commerce Pedido Origem
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Pedido e-commerce origem associado ao pedido de venda CiaShop.
Campo
C9_ECCAORI
Tipo
C
Tamanho
25
Decimal
0
Formato
@!
Título
E-Com.Ca.Ori
Descrição
E-Commerce CAnal ORIgem
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Canal Origem do pedido de venda Ciashop.
- Tabela SLJ - Identificação Loja
Campo | LJ_URL |
Tipo | C |
Tamanho | 150 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Url Lj Ciash |
Descrição | Url Loja Ciashop |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Endereço de acesso ao site da loja. |
Campo
LJ_TOKEN
Tipo
M
Tamanho
10
Decimal
0
Formato
@!
Título
Chave Token
Descrição
Chave Token CiaShop
Nível
0
Usado
Sim
Obrigatório
Não
Browse
Sim
Opções
When
Relação
Val. Sistema
Help
Chave de acesso ao site da Loja (Token).
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
MH6
Ordem
1
Chave
MH6_FILIAL+MH6_PDECOM
Descrição
Filial+Ped E-Com.
Proprietário
U
Índice
MH6
Ordem
2
Chave
MH6_FILIAL+MH6_PEDORI
Descrição
Filial+Pedido Orig.
Proprietário
U
Índice
MH8
Ordem
1
Chave
MH8_FILIAL+MH8_SEQ
Descrição
Sequencia
Proprietário
U
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | MV_LJECURL |
Tipo | C |
Descrição | Endereco Url dos dados da NFe E-commerce CiaShop. |
Valor Padrão |
Nome da Variável
MV_LJECDNF
Tipo
C
Descrição
Endereco Url Danfe da NFe E-commerce CiaShop.
Valor Padrão
Nome da Variável
MV_LJECDIR
Tipo
N
Descrição
Numero de dias a retroceder na data de processamento dos pedidos de venda CiaShop aprovados/cancelados.
Valor Padrão
0
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LJECDIR |
Tipo: | N |
Cont. Por.: | 0 |
Descrição: | Numero de dias a retroceder na data de processamento dos pedidos de venda CiaShop aprovados/cancelados. |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LJECURL |
Tipo: | C |
Cont. Por.: | 30 |
Descrição: | Endereco Url dos dados da NFe E-commerce CiaShop. |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LJECSTF |
Tipo: | C |
Cont. Por.: | 30 |
Descrição: | Loja Ecommerce Status Faturado. |
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LJECDNF |
Tipo: | C |
Cont. Por.: | |
Descrição: | Endereco Url Danfe da NFe E-commerce CiaShop. |
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu
SigaLoja.xnu
Submenu
E-commerce
Nome da Rotina
Monitor Serv. Ciashop
Programa
LOJA906
Módulo
SigaLoja
Tipo
Função Protheus
Menu
SigaLoja.xnu
Submenu
E-commerce
Nome da Rotina
Grava/Envia Rastreio Ped.
Programa
LOJA900I
Módulo
SigaLoja
Tipo
Função Protheus
Menu
SigaLoja.xnu
Submenu
E-commerce
Nome da Rotina
Consult.pedido.financeiro
Programa
LOJA900M
Módulo
SigaLoja
Tipo
Função Protheus
Procedimento para Utilização
11111
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Chave de acesso Token
No ambiente da Loja virtual, gerar token para se comunicar com a loja virtual;
Acessar o administrador da loja através do endereço padrão https://nomedaloja.myciashop.com.br/manager.
Trocar o <nomedaloja> por <totvsdev>:
https://totvsdev.myciashop.com.br/manager
Estas informações são fornecidas ao cliente após criação da loja pela equipe administrativa Ciashop. Lembramos que a loja é criada após o envio do contrato e proposta (digitalizados) de implantação devidamente assinados pelo cliente:
Login: totvsdev
Senha: totvsdev
A confirmar Login e senha clicando no botão Login a tela abaixo é apresentada:
Clicar em Apps e, em seguida, clicar em Criar App Privado:
Na caixa nome do App, preencher um nome do aplicativo. Sugerimos o nome Protheus. Por fim, clicar no botão Gerar Token.
O App será gerado e aparecerá na listagem de nomes:
Na lista de aplicativos, procure o App criado e, em seguida, clique no botão Copiar Token:
No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse Atualizações / Gerência Vendas / Identif.de Lojas:
Clique na opção Incluir ou Alterar (caso o identificador da loja já esteja gravado):
Preencha os campos abaixo e cole a chave, copiada no item Copiar Token, no campo Chave Token. A Url (totvsdev.myciashop.com.br) será alimentada do parâmetro "MV_LJECOMK".
Clique no botão Confirmar e em seguida Fechar:
Caso a Chave ou a Url não esteja de acordo ao tentar utilizar a consulta Traker o sistema apresenta a mensagem de erro.
Inclusão Pedido de Venda no site da loja Ciashop
Acesse o site CiaShop para inclusão do pedido CiaShop:
http://totvsdev.myciashop.com.br/:
Na caixa de texto [ Pesquise seu produto... ] digite o produto e clique em buscar:
Clique no botão [ Comprar ]:
Clique no botão [ ir para o carrinho ]:
Digite o CEP e clique no botão [ calcular ] para cálculo do Frete e Clique no botão [ FECHAR PEDIDO ]:
Digite um e-mail válido e clique no botão [ Continuar ]:
Digite uma Senha válida e clique no botão Continuar:
Clique no botão [ Usar este endereço ]:
Selecione uma Forma de Pagamento (p. ex. Depósito Bancário) e clique no botão [ concluir compra ]:
Clique em Autorizar e Fechar Compra:
Será apresentada uma tela de pedido confirmado:
Um e-mail é enviado confirmando o recebimento do pedido:
Entre com novos pedidos seguindo os passos anteriores selecionando outras formas de pagamento: cartão de crédito e faturado.
Digite o número do cartão, código de segurança e clique no botão [ Autorizar e Fechar Compra ]:
Inclua novo pedido e selecione a forma de pagamento Faturado. Clique em [ concluir compra ]:
Aguarde o processamento do pedido:
3. Baixando Pedido de Venda do site da Loja CiaShop para o Protheus
No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações /Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) :
Posicione no último pedido de venda gravado (p. ex.: 000160):
No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse E-commerce > Monitor Serv. CiaShop (LOJA906):
NOTA IMPORTANTE !!! – NÃO UTILIZAR O SIGAMDI PARA EXECUTAR ESTA ROTINA !!!
Clique na linha LOJA901A – Pedidos e clique no botão [ Executar ]:
Aguarde o término da execução da sincronização de dados com a CiaShop:
Sincronização efetuada com sucesso:
Clique no botão Log para consultar o Log de execução da rotina Pedidos:
Clique no botão [Detalhes]:
Clique no botão [ Cons Tracker ] para consultando o Tracker dos pedidos:
Digite o número do pedido e-commerce para consulta do tracker:
Clique no botão [+] para expandir a consulta do tracker:
No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações /Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) e visualize o pedido de venda gerado:
Consultando o número e o status do pedido e-commerce (00=Pedido Colocado):
4. Aprovando o Pedido de Venda no Protheus
No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse Atualizações / Gerencia Finanças / Baixas a Receber (FINA070), Posicione no título a ser baixado e clique na opção Baixar :
Clique no botão [Confirmar] para confirmar a baixa do título:
Clique no botão Sair:
No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações /Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) posicione no pedido de venda e verifique o status do pedido (10=Pagamento confirmado) cujo título a receber foi baixado:
Consultado o pedido e-commerce 520 pela ferramenta Postman poderemos visualizar o status do pedido no CiaShop:
No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse E-commerce > Monitor Serv. CiaShop (LOJA906) posicione na linha LOJA900E – Status de Pedidos e clique no botão [Executar]:
Após a sincronização dos dados na loja virtual observe a coluna último sincronismo e resultado (=sucesso).
Recebimento e-mail de pagamento aprovado:
Consultado o pedido e-commerce 520 pela ferramenta Postman poderemos visualizar o status do pedido no CiaShop:
No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saida (MATA460) selecione os itens a faturar e clique na opção Prep.docs:
Ajustes os parâmetros e clique no botão OK para confirma-los. Seleciona a série e nota:
Confirme a geração da nota clicando nos botões OK:
Clique no botão sair para sair da preparação do documento.
No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de venda (MATA410) E verifique o status do pedido (30=Enviado) de venda que teve o seu título a receber baixado:
No Controle de Loja (SIGALOJA), acesse E-commerce / Monitor Serv. CiaShop posicione na linha LOJA900E – Status de Pedidos e clique no botão executar:
Após a sincronização dos dados na loja virtual observe a coluna último sincronismo e resutado (=sucesso).
Recebimento e-mail de pedido enviado:
Visualizando o status do pedido e-commerce 520 pela ferramenta Postman:
nota: se o parâmetro MV_LJECDIR (numero de dias a retroceder da data de processamento) estiver diferente de 0 (zero) a data será retroagida (p. ex.: = 2 data do sistema 21/09/2016 será retroagida para 19/09/2016).
5. Aprovação Pedido de Venda site Loja CIaShop
Processamento do pedido aprovado Loja CIashop no Protheus (LOJA900K).
Para acesso ao site da Loja Ciashop digite o endereço abaixo:
http://totvsdev.myciashop.com.br
Será apresentada na tela abaixo:
Para incluir um produto, digite na caixa de texto o código do produto em seguida clique no botão buscar:
Para comprar o produto informe a quantidade e clique em comprar:
Selecione Ir para o carrinho:
Digite o Cep, selecione calcular para cálculo do Frete e selecione Fechar Pedido:
Selecione Usar este endereço e continuar:
Selecione uma das formas de pagamento e concluir a compra:
Depósito Bancário
Cartão de Crédito
Faturado
Aguarde o processamento do pedido:
Na tela de pedido confirmado selecione Voltar para página principal:
Rotina LOJA901A - Pedidos
A rotina LOJA901A – será utilizada para baixar (incluir) no Protheus o pedido informado anteriormente no site da loja (CiaShop), pedido de e-commerce 677. Na baixa do pedido Ciashop, será atualizado no Protheus a tabela de pedido de venda (SC5/SC6), reserva (SC0), título a receber (SE1) e orçamento (SL1/SL2/SL4). O pedido será gerado com status 00 – pedido colocado (C5_STATUS).
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada:
Os pedidos de venda na loja Ciashop serão sincronizados com o Protheus:
Ao término da rotina de Pedidos será apresentado na coluna Resultado Erro ou Sucesso. Ainda posicionado na linha de Pedidos, selecione Log para consultar o log do pedido.
Selecione o botão detalhes:
Observe o número do pedido e-commerce e role a barra de rolagem à direita:
Selecione voltar para retornar a tela Monitor de serviços E-commerce:
Ainda posicionado na linha LOJA901A - Pedidos selecione botão Cons Tracker para consultar o Tracker do pedido de venda:
Digite o número do pedido E-commerce (680) gerado anteriormente e selecione Ok:
Selecione Fechar para sair da tela do Tracker:
Pedido de Venda
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:
Role a barra de rolagem vertical para visualizar os demais campos:
Nota: pedido gerado com quantidade liberada zerada, ou seja, pedido não liberado para faturamento.
Selecione o botão fechar para sair da tela de pedido de venda:
Título a Receber
Pelo módulo Controle de Lojas, acesse a opção Atualizações >> Gerencia Financas >> Contas a Receber:
Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo e selecione Visualizar:
Reserva
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> Gerência Vendas >> Controle Reservas:
Selecione Visualizar:
Selecione Fechar para sair da tela Controle Reservas:
Orçamento
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualizaçs >> Atendimento >> Venda Assistida:
Role a barra de rolagem até o orçamento desejado e selecione Visualizar:
Selecione o botão Sair para fechar a tela de orçamento:
Status de Pedidos (LOJA900E)
A rotina de Status de Pedidos envia para o site da loja Ciashop os status dos pedidos de venda no Protheus. Ao final da execução da rotina Status de Pedidos, a rotina de cancelamento e aprovação de pedido de venda (LOJA900K) é chamada para o processamento dos pedidos Ciashop cancelados e/ou aprovados no site da loja.
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada. Selecione a linha da rotina LOJA900E – Status de Pedidos e clique em executar:
A sincronização dos dados com a loja virtual Ciashop x Protheus será processado.
Ao término dos processamentos das rotinas Status de Pedidos (LOJA900E) e Cancelamento/Aprovação pedido de venda (LOJA900K) selecione o botão Fechar para fechar o Monitor de Serviços E-commerce.
Aprovação do pedido de venda
Tomando como exemplo o pedido de venda E-commerce 000680, importado anteriormente, e cancelado pela rotina temos:
Ao ser executada a rotina de aprovação de pedido (LOJA900K), ela liberará no Protheus o pedido de venda (SC5/SC6/SC9) para faturamentos (geração documento de saída), baixará o título no contas a receber no Financeiro (SE1). As Reservas (SC0) e o orçamento (SL1/SL2/SL4) serão mantidos.
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Faturamento >> Documento de saída:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e verifique que o pedido E-commerce 680 (pedido Protheus correspondente 000304) consta no sistema como liberado para faturamento:
Para verificar se o título a receber foi baixado pela rotina de aprovação de pedido de venda Ciashop utilize o módulo Controle de Lojas, acesse a opção Atualizações >> Gerencia Financas >> Contas a Receber:
Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo. Selecione a opção Legenda no Ações Relacionadas:
Pedido de Venda
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:
Role a barra de rolagem vertical para visualizar os demais campos. Com a baixa do título o status do pedido de venda é alterado para Pagamento Confirmado:
Preparação do Documento de Saída
Uma vez o pedido de venda liberado para faturamento e o título a receber baixado (pagamento confirmado), pela rotina de aprovação pedido, podemos faturar (gerar a nota fiscal de saída) do pedido.
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Faturamento >> Documento de saída:
A tela de parâmetros é apresentada. Preencha os parâmetro e confirme selecionando o botão OK:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e verifique que o pedido E-commerce 680 (pedido Protheus correspondente 000304) consta no sistema como liberado para faturamento:
Marque, com duplo-clique, o item a fatuar e clique no botão Prep. docs:
Preencha os parâmetros necessários:
Selecione a Série, número da nota e clique em ok:
Clique no botão Ok para confirmar a geração da nota:
Aguarde a geração da nota fiscal:
Selecione a opção Ações Relacionadas para visualizar a legenda:
Selecione a opção Sair para fechar a tela de prepração de nota:
Pedido de Venda
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada. Selecione a linha da rotina LOJA900E – Status de Pedidos e clique em executar:
Recebimento de e-mail confirmação pedido de venda enviado:
Para os pedidos de venda com status 30 ( Enviado ) e nota fiscal Gerada serão enviados os dados da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e um e-mail será enviado ao usuário do pedido de venda:
Nota: para reenviar os dados da nota fiscal (NFe) exclua da tabela MGT - EC CIASHOP LOG SINCR STAT PED o registro referente ao pedido de venda Protheus/Ecommerce.
Para consultar os status do pedido, visualizar o pedido de venda e o financeiro (título a receber):
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Consult.pedido.financeiro:
Informe os parâmetros necessários para compor o filtro:
Selecione a opção Legenda para visualizar os status dos pedidos de venda:
Selecione Ações Relacionadas para consultar o financeiro (título a receber) do pedido de venda:
Selecione o botão Fechar para sair da tela de consulta Financeiro:
Duplo clique na linha do pedido de venda apresenta a tela de visualização do pedido de venda:
Role a barra de rolagem horizontal/vertical para visualizar os demais campos:
6. Processando pedidos Cancelados/Aprovados CiaShop
Status de Pedidos (LOJA900E)
A rotina de Status de Pedidos envia para o site da loja Ciashop os status dos pedidos de venda no Protheus. Ao final da execução da rotina Status de Pedidos, a rotina de cancelamento e aprovação de pedido de venda (LOJA900K) é chamada para o processamento dos pedidos Ciashop cancelados e/ou aprovados no site da loja.
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. A tela Monitor de Serviços E-Commerce será apresentada. Selecione a linha da rotina LOJA900E – Status de Pedidos e clique em executar:
A sincronização dos dados com a loja virtual Ciashop x Protheus será processado.
Ao término dos processamentos das rotinas Status de Pedidos (LOJA900E) e Cancelamento/Aprovação pedido de venda (LOJA900K) selecione o botão Fechar para fechar o Monitor de Serviços E-commerce.
Cancelamento de pedido de venda
Tomando como exemplo o pedido de venda E-commerce 000677, importado anteriormente, e cancelado pela rotina temos:
O pedido de venda, por algum motivo, pode ser cancelado pela loja Ciashop. Ao ser executada a rotina de cancelamento de pedido (LOJA900K), ela excluirá no Protheus o pedido de venda (SC5/SC6), Reservas (SC0), contas a receber no Financeiro (SE1) e o orçamento (SL1/SL2/SL4). Ao consultar o tracker do pedido de venda e-commerce cancelado utilize a tela abaixo. Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Monitor Serv. Ciashop. Selecione a linha LOJA901A - Pedidos selecione botão Cons Tracker para consultar o Tracker do pedido de venda:
Digite o pedido E-commerce cancelado:
Será apresentada a mensagem abaixo:
Selecione OK para fechar a tela da mensagem apresentada. Selecione Fechar para sair da rotina Monitor de Serviços E-commerce.
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e verifique que o pedido E-commerce 677 (pedido Protheus correspondente 000303) não consta mais no sistema:
Para verificar se o título a receber foi excluído pela rotina de cancelamento de pedido de venda Ciashop utilize?
Pelo módulo Controle de Lojas, acesse a opção Atualizações >> Gerencia Financas >> Contas a Receber:
Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo:
Reserva
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> Gerência Vendas >> Controle Reservas:
Role a tela até encontrar o título a receber ou pesquise a reserva conforme tela abaixo:
Orçamento
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualizações >> Atendimento >> Venda Assistida:
Role a tela até encontrar reserva ou pesquise o título a receber conforme tela abaixo:
Após a execução da rotina Status Ped.Canc./Aprov (cancelamento pedido CiaShop 542) os dados do pedido de venda (SC5/SC6/SC9), financeiro contas a receber (SE1), orçamento (SL1/SL2) e reservas deverão ser excluídos do sistema:
7. Rastreio
Para incluir e/ou enviar os dados do rastreio (Correios) do pedido de venda para o Ciashop:
Pelo módulo Controle de Loja, acesse a opção Atualização >> E-commerce >> Grava/envia Rastreio Ped:
Informe os parâmetros para filtrar os pedidos de venda:
Informe o número do pedido e-commerce para o filtro e a data e hora do envio do rastreio. A data e hora não compõem o filtro dos pedidos de venda. Esses dados serão gravados no pedido de venda.
Duplo clique na linha do pedido para seleção da linha:
Duplo clique na coluna Rastreio para apresentação da tela de inclusão do rastreio e envio. Digite o rastreio e mantenha marcada a caixa Enviar status:
O código do rastreio será enviado para o site da Loja Ciashop. Selecion Ok para fechar a janela de aviso e Sair para fechar a tela de rastreio:
Para consultar os dados do rastreio no pedido de venda:
Pelo módulo Faturamento, acesse a opção Atualizações >> Pedidos >> Pedidos de venda:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:
A tela de pedidos de venda será apresentada. Posicione no último pedido de venda e selecione opção Visualizar:
Role a barra de rolagem Vertical para visualizar os dados do rastreio:
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o n U_UPDLO148 no campo Programa Inicial. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 15/12/2016
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Atualizações do Compatibilizador
1. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela SLJ - Identificação Loja
Campo | LJ_URL |
Tipo | C |
Tamanho | 150 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Url Lj Ciash |
Descrição | Url Loja Ciashop |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Endereço de acesso ao site da loja. |
Campo | LJ_TOKEN |
Tipo | M |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Formato | @! |
Título | Chave Token |
Descrição | Chave Token CiaShop |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Opções | |
When | |
Relação | |
Val. Sistema | |
Help | Chave de acesso ao site da Loja (Token). |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
2. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
Procedimento para Utilização
11111
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab