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Criação de Parametros do Factor / Factor - Estoque de Terceiros

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Linha de Produto:

Informe a linha de produtoRM

Segmento Executor:Informe o segmentoConstrução e Projetos

Módulo:

Informe o móduloGestão Planejamento e Controle da Produção

Rotina:


Rotina

Nome Técnico

Parâmetros

Não se aplica

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Parâmetros do RMFactor

Não se aplica

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

Chamado:

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s)N/A

Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).CPMOV001-877

País:

(  X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros:

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos>.

(Obrigatório)

Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer - Detalhamento do Epic. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para cálculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

configure o uso do estoque de terceiros no processo produtivo.

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.

 

Para habilitar o controle do estoque de terceiros é necessário realizar algumas parametrizações no RMFactor, são elas:

Na página "Gerais", habilitar o parâmetro "Controla Estoque Terceiro".

Na página "Movimentação de Estoque" no grupo "Movimentação Estoque de Terceiros" deve ser definido os movimentos utilizados para movimentação do estoque de terceiro, são eles:

  1. Tipo de movimento de empenho de matéria-prima
  2. Tipo de movimento de baixa de matéria-prima
  3. Tipo de movimento de devolução de matéria-prima
  4. Tipo de movimento de entrada de perda de material

Na página "Locais de Estoque":

  • Na página "Matéria-prima Terceiro", configurar o local onde é armazenado as matérias-primas de terceiro (local padrão) e outros caso exista.
  • No grupo "Matéria-Prima Empenhada", página "Empenho Terceiro" configurar o local de empenho utilizado para materiais de terceiros.
  • No grupo "Matéria-Prima Empenhada", página "Perda Material Terceiro" configurar o local de destino de materiais perdidos.

Na página "Apontamento", pode-se optar por considerar primeiro o material de terceiros na proporcionalização automática realizada pelo apontamento. Esse parâmetro só tem efeito quando o parâmetro "Controla Estoque Terceiro" está habilitado<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros ]do RMFactor

[Alteração]

RMFactor -> Opções [Atualizações -> AcadêmicoParâmetros -> Tesouraria]Produção

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

 

   

 

-   Baixa de Matéria-Prima de Terceiros: deverá permitir que sejam informados somente os tipos de movimento de baixa de Estoque de Terceiros do Nucleus.

  • Campo: CODTMVSAIDATRCR
  • Tipo: DKCODTIPOMOV
  • Aceita nulo: Sim
  • Descrição: Tipo de Movimento de Saída no Estoque Terceiro

 

-   Devolução de Matéria-Prima de Terceiros: deverá permitir que sejam informados somente os tipos de movimento de devolução de Estoque de Terceiros do Nucleus.

  • Campo: CODTMVENTRADAMPTRCR
  • Tipo: DKCODTIPOMOV
  • Aceita nulo: Sim
  • Descrição: Código Movimento entrada Materia Prima Terceiro

 

-   Empenho de Matéria-Prima de Terceiros: deverá permitir que sejam informados somente os tipos de movimento de transferência de Estoque de Terceiros do Nucleus.

  • Campo: CODTMVTRANSFESTQRESERVATRCR
  • Tipo: DKCODTIPOMOV
  • Aceita nulo: Sim
  • Descrição: Cód.mov.da transf.p/estoque de reserva terceiro

 

-   Entrada de Perda de Material de Terceiros: deverá permitir que sejam informados somente os tipos de movimento de devolução de Estoque de Terceiros do Nucleus.

  • Campo: CODTMVENTRADAPERDAMATERIALTRCR
  • Tipo: DKCODTIPOMOV
  • Aceita nulo: Sim
  • Descrição: Tipo Mov. Perda Material

 

Esses campos não devem ser obrigatórios, pois deverão ser preenchidos somente quando a empresa controla Estoque de Terceiros e realiza produção com produtos de terceiros.

 

O parâmetro “Controla estoque de terceiro” na página Gerais dos parâmetros do FACTOR habilita as parametrizações e uso do estoque de terceiros na produção.

  • Campo: KPARAMETROSFACTOR.CONTROLAESTOQUETERCEIRO
  • Tipo: DLOGICO
  • Aceita nulo: Não
  • Default: Falso
  • Descrição: Controla estoque de terceiros

 

Não é necessário parâmetro de “Saldo físico utilizado” ou “Origem do Custo” para estoque de terceiro pois ambos são fixos e não configuráveis no sistema de gestão de estoque e faturamento.

  • Locais de Estoque:

Deverá ser criado um campo para que seja informado o local de estoque em que se encontra o Estoque de Terceiros. Esse campo deverá ser informado somente quando a empresa controla Estoque de Terceiros e realiza produção com produtos de terceiros. Deverá ser informado mesmo que o local de estoque do Estoque de Terceiros seja o mesmo do Estoque Próprio.

 

Nos parâmetros de produção, na página “Locais de Estoque” deve ser criada uma nova página “Terceiros” (Visão/Edição) onde vai ser definido o local de estoque de terceiros padrão e secundários (Grid).

 

Nos parâmetros de produção, na página “Locais de Estoque”, na parte inferior onde já existe o controle do local de empenho e perda de material através de combo de seleção, vai ser adicionando “Empenho - Terceiros” e “Perda de Material – Terceiros”

 

Essas informações ficam registradas na tabela KLOCALESTOQUE e a diferenciação de cada um se dá pelo campo TIPOLOCAL

 

Os novos registros serão representados como:

TipoLocalDescrição(enum)
REstoque de Terceiros – PadrãoleMateriaPrimaTerceiroDefault
LEstoque de TerceirosleMateriaPrimaTerceiro
GEmpenho – TerceirosleEmpenhoMPTerceiro
DPerda de Material – TerceiroslePerdaMaterialTerceiro

 

Delphi

  TTipoLocalEstoque = (leMateriaPrimaDefault, leAcabadoDefault, leMateriaPrima,

    leAcabado, leEmpenhoMP, leInvalid, leSemiAcabadoDefault, leSubProdutoDefault,

    leSemiAcabado, leSubProduto, lePerdaMaterial);

 

  • Custos | Custo de Subprodutos Gerados (Apenas comportamento do parâmetro):

Quando neste parâmetro estiver marcada a opção “Utilizar Custo RM Nucleus” e o parâmetro “Controla estoque de terceiro” estiver marcado, o cálculo de custo do subproduto deverá considerar o custo do Estoque de Terceiros, quando houver a utilização de produtos de terceiros na produção.

 

  • Deverá ser criado um parâmetro relacionado o parâmetro Apontamento | Default: Calcula Prop. Qtde. de Material Consumido para definir a prioridade de consumo dos produtos na produção, se irá consumir primeiramente os produtos de terceiros ou os produtos próprios.
    • Campo: KPARAMETROSFACTOR.PRIORIDADECONSUMOMPTERCEIRO
    • Tipo: DLOGICO
    • Aceita nulo: Não
    • Default: Falso
    • Descrição: Considerar primeiro o material de terceiros na proporcionalizarão

 

 

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>

    Esse parâmetro somente vai ter funcionalidade se o parâmetro Apontamento | Default: Calcula Prop. Qtde. de Material Consumido estiver marcado e o parâmetro “Controla estoque de terceiro” estiver marcado

    .

    (Opcional)

    Procedimento para Utilização


    <Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;

    Localização da rotina no menu;

    Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;

    Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação

    Se necessário, utilizar prints de tela>.

    Procedimento para Configuração

    (Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

     

    CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

     

    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
      (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

     

    Tipo:

    Informe o Tipo do parâmetro

    Cont. Por.:

    Informe o Conteúdo padrão

    Descrição:

     

     

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

     

    2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

    Menu

    Informe o Menu em que estará localizada a rotina

    Submenu

    Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

    Nome da Rotina

    Informe o Título da rotina

    Programa

    Informe o Fonte da rotina

    Módulo

    Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

    Tipo

    Informe a Função

    Opcional

    Fluxo do Processo

     

    <Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

    Opcional

    Dicionário de Dados

     

    Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

      

    Índice

    Chave

    01

    <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

    02

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

    03

    <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

    Campo

    <AAA_PERESP>

    Tipo

    <N>

    Tamanho

    <6>

    Valor Inicial

    <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

    Mandatório

    Sim (  ) Não (  )

    Descrição

    <Referência Mínima para Cálculo>

    Título

    <Ref.Calc.>

    Picture

    <@E999.99>

    Help de Campo

    <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>