Card |
---|
default | true |
---|
id | 1 |
---|
label | Mural do Portal |
---|
| O Mural do portal tem como objetivo, realizar a apresentação da IE para os Alunos, Responsável Acadêmico e Responsável Financeiro. A IE pode parametrizar os avisos para que os mesmo fiquem em destaque, e através dela, o aluno poderá ser redirecionado para algum menu específico, como exemplo: Avaliação Institucional. Parametrização1- Conceder Permissão para o Usuário que irá realizar a parametrização do Banner a ser exibido no Portal do Aluno. Serviços Globais | Acesso | Perfis | 'Sistema' Educacional | Acesso Menu| Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Banner
2- Acessar o menu: Banner para realizar a configuração do Banner a ser exibido no portal Totvs Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Banner 2.1 - Titulo para apresentação: O Título que aparecerá sob a imagem a ser ser configurada; 2.2 - Link: Caso deseja redirecionar o Aluno para outra página, informar o link neste campo; 2.3 - Data Inicial : A data inicial determina a data em que o Banner será apresentado no mural. A data Inicial é preenchida automaticamente de acordo com a data corrente, mas é possível informar uma data anterior ou posterior a data atual; 2.4 - Data Final: A data final determina o dia em que o Banner será apresentado no mural; 2.5 - Ordem: O campo ordem tem como objetivo definir a ordem de apresentação do mural. Exemplo: Existem 2 Banners com a ordem de apresentação = 1 --- A data do 1º Banner é do dia 01/12/2016 á 31/12/2016 --- A data do 2º Banner é do dia 15/12/2017 á 15/02/2017 A ordem de apresentação será: a partir 1º Banner 2.6 - Parâmetro Ativo: Este parâmetro determina que o banner está ativo ou não, através deste parâmetro que o usuário determina se o Banner será apresentado no mural; 2.7 - Imagem: O campo imagem tem como objetivo determinar qual a imagem será exibida no mural, é possível cadastrar com as seguintes extensões: .JPG , .JPEG, .JPE
Apresentação da Funcionalidade Conector de Widget |
---|
url | https://www.youtube.com/watch?v=mILTpyVxAUY&feature=youtu.be |
---|
|
|
Card |
---|
id | 2 |
---|
label | Cadastro Acadêmico |
---|
| Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
| Nessa página irá conter todas as informações do aluno como contato, endereço, curso, registro acadêmico, turno e toda sua identificação. Para que possa ser visualizado no portal os dados pessoais do aluno, deve ser dado a permissão em seu perfil. Acessar MDI/Menu/Serviços Globais/Perfil/Educacional (portal) /Acadêmico/ Dados pessoais.
Após dar permissão, para o acesso no portal deve ir no canto superior direito onde encontra-se a foto do aluno e clicar nela, onde irá aparecer ‘Cadastro acadêmico’. Segue:
Para que o aluno possa fazer alterações em seu cadastro vai depender da parametrização na MDI. Acessar configurações|Parametros|RMPortal |Geral 1/9
- Com a Opção ‘Apenas consulta’ marcada, o aluno não poderá fazer nenhuma alteração em seus dados.
- Com a opção ‘Solicitar alteração para a Filial do aluno’ marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para sua filial. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado na filial do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
Para cadastrar o e-mail na Filial do aluno basta acessar MDI/Fiscal/Filial/Anexos/Dados Educacionais. - Com a opção ‘Solicitar alteração para o Nível de ensino do aluno’ marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para seu nível de ensino. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado no nível de ensino do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
Para cadastrar o e-mail do Nível de ensino do aluno basta acessar MDI/ Configurações/ Nível de Ensino. - Com a opção ‘Permitir Alteração’ marcada o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer qualquer alteração em seus dados e salvar.
Informações |
---|
| A foto do aluno somente é possível incluir pela MDI no cadastro do aluno. No portal para sua visualização ela tem o tamanho máximo de 190x190px e dependendo do seu tamanho e formato (quadrada ou retangular) ela é ajustada para melhor visualização. |
|
Card |
---|
id | 3 |
---|
label | Dados Profissionais |
---|
| Nessa página irá conter todas as informações Profissionais do aluno, como Empresa, Cargo e endereço.Para que possa ser visualizado no portal os dados profissionais do aluno deve ser dado a permissão em seu perfil: Acessar MDI/Menu/Serviços Globais/Perfil/Educacional (portal) /Acadêmico/ Dados pessoais/Dados profissionais.
Após dar permissão, para o acesso no portal deve ir no canto superior direito onde encontra-se a foto do aluno e clicar nela, onde irá aparecer ‘Cadastro acadêmico’ e clicar na segunda aba de ‘Dados profissionais'. Para que o aluno possa fazer alterações em seu cadastro profissional vai depender da parametrização na MDI. Acessar configurações|Parametros|RMPortal |Geral 1/9
- Com a Opção 'Apenas Consulta' marcada, o aluno não poderá fazer nenhuma alteração em seus dados.
- Com a opção ‘Solicitar alteração para a Filial do aluno’ marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para sua filial. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado na filial do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
Para cadastrar o e-mail na Filial do aluno basta acessar MDI/Fiscal/Filial/Anexos/Dados Educacionais. - Com a opção ‘Solicitar alteração para o Nível de ensino do aluno’ marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para seu nível de ensino. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado no nível de ensino do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
Para cadastrar o e-mail do Nível de ensino do aluno basta acessar MDI/ Configurações/ Nível de Ensino. - Com a opção ‘Permitir Alteração’ marcada o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer qualquer alteração em seus dados e salvar.
|
Card |
---|
| Visualização dos responsáveis temporários Nesta tela é possível que o aluno e o responsável acadêmico vejam o cadastro feito do responsável acadêmico e financeiro do aluno, cadastrado pela instituição na MDI do educacional no cadastro do aluno. Mas para que fique visível no portal, deve-se dar permissão no perfil do aluno. Acessar Serviços Globais| Perfil| Ao dar permissão também no item de responsáveis temporários, o aluno e o responsável acadêmico poderá incluir responsáveis temporários para o aluno, porém no portal não é possível excluir os antigos responsáveis apenas coloca-lo como ativo ou inativo. Após salvar os responsáveis temporários é possível editar apenas e-mail e telefones para contato.
|
Card |
---|
id | 5 |
---|
label | Movimentação Acadêmica |
---|
| Nesta tela de movimentação acadêmica, é possível visualizar todas toda movimentação do aluno, como: matricula, trancamento de curso, se ele está cursando, foi aprovado ou reprovado dentre outros. É possível também visualizar se aluno foi selecionado para fazer o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), caso selecionado se ele compareceu para fazer a prova. Além dessas informações é possível visualizar qual foi o tipo do ingresso do aluno, data de inicio e conclusão do curso. Antes de qualquer coisa é necessário dar permissão no perfil do aluno para que ele consiga acessar as movimentações, sem dar permissão ao perfil para o aluno, a aba não ficará disponível: Serviços Globais| Perfil |Acadêmico|Movimentação acadêmica: No portal basta clicar na foto do aluno no canto superior direito da tela, onde irá direcionar para o registro acadêmico, daí é só clicar em movimentação acadêmica: Movimentação Acadêmica para o Ensino Superior: Apenas no ensino superior terá as informações de ENADE, Coeficiente de rendimento e média Global, tipo do engresso data de inicio e data de conclusão do curso no inicio da tela. Coeficiente de rendimento e média Global são fórmulas cadastradas na MDI para que seja feito o calculo dos mesmos. Para cadastrar o tipo de ingresso, data de ingresso e data da conclusão do curso, deve acessar a MDI Cadastro do aluno | Anexo |Curso Habilitação | Aba de ingresso E a conclusão do curso na aba de diploma: Configuração do ENADE, deve ser feito também na MDI em : Matricula no período letivo | Aba ENADE E de acordo com as informações feitas na MDI aparece no portal separadas por período letivo, segue: Aviso |
---|
| Os campos em branco aparece quando a situação para a prova do MEC está marcada como NENHUM, consequentemente não terá data e nem comparecimento. |
Movimentação acadêmica vai aparecer toda a movimentação do aluno durante toda sua vida acadêmica separadamente por período letivo podendo ser agrupada de acordo com o que desejar Para fazer o agrupamento bastar arrastar qualquer coluna para o cabeçalho. Movimentação Acadêmica para Ensino Básico: No Ensino básico não exibe as informações do ENADE, e nem as informações do curso como do ensino superior. Só exibe as informações da movimentação acadêmica do aluno que também é separada por período letivo e podendo ser agrupadas:
|
|
|
Card |
---|
| A Central do Aluno tem como objetivo unificar a estrutura acadêmica do aluno em relação a Notas, Faltas, histórico e Ocorrências. Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
| Neste menu o Aluno poderá acompanhar a relação de faltas que o mesmo obteve na durante o período letivo. Para o que aluno consiga visualizar os dados |
Card |
---|
| Este Menu está disponível apenas para o contexto Ensino Básico. Este menu tem como objetivo, listar a relação do histórico do Aluno. O histórico no portal, seguirá a mesma estrutura do histórico na MDI. Onde o aluno contará com as seguintes informações: - Dados da Disciplina;
- Código da Disciplina;
- Carga Horária;
- Faltas;
- Notas/Conceito
Além disso, contará com a informação do nome, cidade e estado da Instituição de Ensino que o aluno estudou. Print |
|
|
Card |
---|
| Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
id | 3 |
---|
label | Informações da Disciplina |
---|
| Informações da disciplina tem o objetivo de informar o aluno detalhes sobre as disciplinas separadamente. Para acessar as informações, basta clicar em cima da disciplina em qualquer tela que ela está disponível. Por exemplo na tela de notas: Ao clicar na disciplina vai abrir uma segunda tela com algumas informações sobre a disciplina, e para saber mais, basta clicar em 'Ver mais informações', onde irá abrir a seguinte página:
Aulas da Disciplina:
Nesta tela é possível visualizar através do plano de aula gerado na MDI, todas as aulas que o aluno terá. Pode ser visualizado no filtro com a data que preferir, por 'Esta semana', por 'Hoje', e pela 'Próxima semana'. Sem expandir a linha da aula é possível visualizar o total de faltas, total de lições de casa, total de matérias disponível e se há ocorrências. ao expandir na setinha ao lado da data é possível visualizar detalhadamente por aula ausências, materiais e a visualização da lição de casa. Ao clicar no horário da aula é possível visualizar o conteúdo previsto e realizado daquela disciplina, a lição de casa e o material disponível para download.
Ao clicar no material ele irá direcionar diretamente para a tela de material para download. Mesma coisa acontece caso clique diretamente em cima da lição de casa. Na coluna de avaliação e ocorrências quando o possui, irá aparacer os ícones indicando como segue a baixo. Ao clicar em avaliações ele é direcionado para aba de avaliações mesma coisa ocorre caso clique no ícone de ocorrências.
Após clicar no ícone de avaliações abrirá a aba de avaliações : Image Added Após clicar no ícone de ocorrências abrirá a aba de ocorrências : Image Added Image Added |
|
|
Card |
---|
| Menu específico para o Contexto Ensino Superior
|
Card |
---|
| Deck of Cards |
---|
effectDuration | 6 |
---|
id | Oportunidades |
---|
| Card |
---|
id | 6 |
---|
label | Atividades Curriculares |
---|
| Deck of Cards |
---|
effectDuration | 6 |
---|
id | Atividades Curriculares |
---|
| Card |
---|
| Neste menu, irá listar todas as Atividades Ofertadas disponíveis para o aluno, conforme a parametrização realizada pela Instituição de Ensino. Ao acessar o menu, o aluno contará com um filtro, onde poderá filtrar as Atividades Curriculares por componentes para melhor visualização. As atividades estarão classificadas através de uma legenda sendo: Aberto para Inscrições: São todas as Atividades em que o aluno poderá se inscrever, seguindo as seguintes regras: - O Período da Atividade deverá compreender o período atual;
- O Período das inscrições deverá estar cadastrado dentro do período atual;
- Possuir vagas disponível para inscrição;
- Associar o Curso/Habilitação para que os alunos possam se inscrever.
Ultimas Vagas:É a relação de todas as Atividades Ofertadas que estão com poucas vagas disponíveis. Para determinar a quantidade de vagas, será necessário cadastrar a quantidade de vagas no cadastro da Atividade Ofertada.O cadastro é realizado em: Totvs Educacional | Atividades Acadêmicas | Acadêmico | Atividades Ofertadas
Últimos Dias: É a relação de todas as atividades que estão com o período de inscrição próximo a data de encerramento Vagas Esgotadas: É a relação de todas as atividade que não possui vagas, onde não será possível que o aluno se inscreva na Atividade Curriculares. |
Card |
---|
id | 12 |
---|
label | Atividades Inscritas |
---|
| Neste menu, o Aluno terá uma visão geral de todas as Atividades Curriculares em que o mesmo está inscrito que ainda não foi inciada, as atividades que estão em execução e as atividades que já foram concluídas. Ao acessar o menu, o aluno contará com um filtro, onde poderá filtrar as Atividades Curriculares por componentes para melhor visualização. As Atividades Curriculares Inscritas estão classificadas através de uma legenda, sendo: Não Iniciada: São atividades que o Aluno efetuou a inscrição, porém a sua execução não foi iniciada Obs: Para classificar as Atividades Curriculares para "Não iniciada", o período da atividade deverá estar com a data posterior a data Atual. Exemplo: A data atual é 19/12/2016, o Período da Atividade deverá iniciar a partir do dia 20/12/2016.
Em Andamento: É a relação de atividades em que o Aluno está executando atualmente. print Concluída: É a relação de Atividades que o aluno já concluiu. Obs: Para determinar a conclusão da atividade, é necessário que o campo Data de Início e Data Fim no cadastro do contexto do Aluno esteja preenchido. print |
|
|
|
|
Card |
---|
id | 10 |
---|
label | Quadro de Horários |
---|
| O Quadro de horários do aluno consiste na exbição do cadastro feito na MDI dos horários de cada disciplina semanal. Para o cadastro na MDI, acessar Montagem de quadro de horários selecionar período letivo, turma e turno. Após carregar as disciplinas só arrastar para o horário e dia desejado.Cadastrado na MDI, acessar cadastros globais|perfil| Quadro de horário e dar permissão para que o aluno possa visualizar o quadro no portal. Segue: Dado a permissão, acessar: Portal|menu|Quadro de horários: - A faixa mais escura no dia da semana indica o dia vigente para o aluno.
- Caso tenha disciplina modular, será identificado pelo asterisco e com a legenda explicando em cima do quadro de horário.
- O quadro de horário é por periodo letivo, é possível alterar o periodo letivo e verificar horários de períodos anteriores
- Caso o aluno queira ver sala, prédio, professor da disciplina basta clicar em cima da disciplina que irá exibir a tela a baixo:
Ao clicar em ver mais informações o aluno é direcionado para a tela de informações da disciplina. Dica |
---|
| Para saber mais sobre as informações da disciplina, ainda aqui no TDN clique no menu Disciplinas. |
|
Card |
---|
| Card |
---|
| Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
| A Listagem dos Beneficios consiste em todas as bolsas que o aluno possui. Na MDI o cadastro é feito no cadastro do aluno, no caminho a baixo: Aluno| Anexo | Contrato | Anexo do contrato | Bolsas Após feito este cadastro, para que fique visível no portal é necessário dar permissão no perfil do aluno: Serviços Globais | Perfil | Financeiro | Beneficios Ao logar no portal a visualização das bolsas está disponível em Financeiro|Beneficio: Nesta página irá contenter todas as bolsas cadastradas para o aluno na MDI, ativas e inativas de acordo com a legenda Verde para bolsas ativas, como mostra acima e Vermelho para bolsas inativas: Além das informações de serviço,data de inicio da bolsa, o desconto, data término, contrato que está vinculado a bolsa do aluno, data de cancelamento quando for cancelada e motivo, e data de concessão da bolsa irá exibir também o ícone identificando se a bolsa é retroativa. O processo de Bolsa Retroativa é utilizado para instituições que desejam incluir ou excluir bolsas para seus alunos depois que os lançamentos já foram gerados e até mesmo baixado.Os lançamentos das parcelas que receberão as bolsas ou que serão excluídas bolsas já lançadas serão atulizados automaticamente. |
|
|
|
Card |
---|
id | 15 |
---|
label | Avaliação Institucional |
---|
| A Avaliação Institucional está disponível apenas para o Contexto Ensino Superior
A avaliação institucional é um mecanismo de análise que proporciona o autoconhecimento institucional das organizações de ensino superior. Tem como objetivo construir conhecimento sobre sua própria realidade buscando entender a amplitude de suas atividades para melhorar a sua qualidade educativa e atingir maior expressão social. Ela faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). As avaliações das Instituições de Educação Superior são desenvolvidas em duas etapas: auto avaliação coordenada por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição de Ensino Superior (IES); avaliação externa realizada por comissões designadas pelo INEP. Nesta página serão exibidas as avaliações disponíveis para o aluno para que ele possa executar.Para responder a Avaliação Institucional, clique no botão: Responder. print. |
|